A General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) está comprometida em fornecer sua família de veículos aéreos não tripulados (UAVs) MQ-9 de média altitude e longa duração (MALE) para a Ucrânia, disse um porta-voz da empresa a Janes em 2 de novembro.

Com o governo dos EUA declarando sua intenção de fornecer à Ucrânia “drones de ataque pesado” da GA-ASI, a empresa disse que pretende oferecer sua família MQ-9 ao país como parte de uma ampla gama de apoio à Europa Oriental que se baseia no recente contrato de arrendamento MQ-9A Reaper com a Polônia.

“A Polônia está em um alto estado de prontidão devido à guerra na Ucrânia, então questões de segurança operacional nos impedem de discutir o número de aeronaves e muitas outras especificidades deste acordo. Não queremos minar as tremendas vantagens oferecidas pela família de aeronaves MQ-9 divulgando muitas informações publicamente. A General Atomics continua comprometida em apoiar a defesa de aliados e parceiros na Europa Oriental, incluir um dia também fornecendo essas capacidades críticas para as Forças Armadas da Ucrânia”, disse o porta-voz.

Embora relatórios anteriores tenham se referido a uma potencial transferência de MQ-1C Grey Eagles armados com mísseis ar-superfície AGM-114 Hellfire, a família MQ-9 compreende os UAVs MQ-9A Reaper e MQ-9B SkyGuardian (embora sua linhagem remonta ao MQ-1 Predator que foi desenvolvido no Grey Eagle).

FONTE: Janes.com

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments