Ir ao Parque de Material de São Paulo (PAMA-SP) sempre é uma boa oportunidade de ver como anda o estado da frota de caças F-5 da FAB. Tradicional local onde são feitas as grandes revisões dessas aeronaves, sempre existem curiosidades para serem vistas. No entanto, o momento é de acompanhar aqueles que já foram desativados ou os que estão em processo de desativação.

No hangar H-003, batizado de “Hangar Major Santos” (foto abaixo), o maior dos edifícios do Parque, é feita boa parte da manutenção pesada (nível parque) dos caças F-5 da FAB, há várias décadas.

Neste mês de outubro, as seguintes aeronaves F-5 estavam em diferentes estágios de manutenção, os dois primeiros aparentemente iniciando o processo (com desmontagem de suas partes e inspeção das células, incluindo um modelo F, biposto) e os quatro seguintes já em fase de remontagem dos diversos componentes:

  • F-5FM FAB 4808 (revisão 1200h)
  • F-5EM FAB 4861 (revisão 600h)
  • F-5EM FAB 4875
  • F-5EM FAB 4877
  • F-5EM FAB 4848
  • F-5EM FAB 4845

Além dos listados acima, outras três células também estavam no hangar:

– F-5EM (matrícula não identificada)
– F-5EM FAB 4836 (desativação – foto abaixo)
– F-5FM FAB 4806 (em processo de alienação – aeronave da qual já falamos aqui)

Em exposição estática estavam dois F-5. O velho conhecido FAB 4871 (comumente utilizado para este propósito mesmo, em eventos anteriores) e o FAB 4850 parcialmente montado (sem os motores, trilhos das pontas das asas, assento ejetor e outros).

Num outro hangar (H-002), pelo menos um F-5EM (matrícula FAB 4849) fazia companhia para várias aeronaves desativadas, como alguns UH-1H e Esquilos.

Bem distante do público estava uma dupla de fuselagens de F-5 parcialmente desmontadas. Uma deles era do FAB 4870, a outra não foi possível identificar a matrícula. Perto delas, também estavam células de jatos de ataque A-1, também desativados, mas isso é assunto para outra matéria.

Em resumo, havia pelo menos 14 células de F-5, sendo que quatro não voltarão a voar novamente, outras em processo de desativação e algumas em manutenção. Estamos assistindo ao fim de uma era. O ciclo chega ao seu fim – ou melhor, ao início do seu fim, pois ainda restam alguns bons anos até que o último F-5 seja desativado. Que venham os novos F-39 Gripen e que os jatos F-5 sejam lembrados pelo que representaram, todos esses anos, como caças táticos e de defesa aérea.

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