CCTV: Aeronaves de combate da ‘série 20’ da China são um sinal de maior força ofensiva
- A implantação em massa do caça furtivo J-20, do cargueiro pesado Y-20 e do helicóptero Z-20 mostram a transformação da Força Aérea do PLA, diz emissora estatal
- A reportagem incluiu áudio do aviso do piloto de caça chinês a um avião estrangeiro sobre o Mar da China Oriental
A força aérea chinesa acelerou sua transformação para se tornar “defensiva e ofensiva” com a implantação em massa de suas aeronaves de combate “série 20”, incluindo o caça furtivo J-20, segundo a mídia estatal.
Nos últimos anos, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular introduziu novas aeronaves cujos nomes levam o número 20, incluindo o caça furtivo J-20 em 2017, o transporte pesado Y-20 em 2016 e o helicóptero Z-20 em 2019. O H-20 bombardeiro estratégico está em desenvolvimento.
“As aeronaves da série 20 demonstraram o ritmo da transformação estratégica da força aérea do PLA”, disse a CCTV em 13 de outubro.
No início dos anos 2000, a Força Aérea anunciou seu objetivo estratégico de evoluir da “defesa da pátria” para se tornar “defensiva e ofensiva” e investiu pesadamente no desenvolvimento dos aviões da série 20.
O Chengdu J-20 fez seu voo inaugural em 2011. A introdução deste caça furtivo de quinta geração fez da China o segundo país, depois dos Estados Unidos, a ter um caça furtivo desenvolvido internamente em serviço.
A força aérea confirmou no mês passado que o J-20, também conhecido como “Mighty Dragon”, foi implantado em todos os cinco comandos de teatro. Os aviões, que são os caças mais avançados da China, patrulham regularmente o Mar da China Oriental e o Mar da China Meridional.
No início deste ano, houve um encontro próximo entre um J-20 e um F-35, o caça furtivo mais avançado dos EUA, sobre o Mar da China Oriental, de acordo com o general Kenneth Wilsbach, comandante das Forças Aéreas do Pacífico dos EUA.
A reportagem da CCTV incluiu áudio que dizia ser um alerta de rádio do piloto do J-20 para um avião de militar estrangeiro durante uma patrulha sobre o Mar da China Oriental. De acordo com a CCTV, o piloto fazia parte do Comando de Teatro Oriental do PLA, que supervisiona Taiwan e o Mar da China Oriental.
“Aqui é a Força Aérea Chinesa. Você está se aproximando do espaço aéreo chinês. Saia imediatamente”, disse a voz no clipe de áudio, que foi acompanhado por imagens de um J-20 voando.
O Xian Y-20 Kunpeng é um grande avião de carga que pode transportar até 66 toneladas. Desde que entrou em serviço, o avião participou de várias missões de transporte internacional, incluindo duas entregas humanitárias de alto nível para Tonga e Afeganistão no início deste ano.
Em agosto, sua variante de avião-tanque, o YU-20, estreou oficialmente para substituir o avião-tanque H-6U, que “destacou uma nova atualização da capacidade estratégica da força aérea”, disse a CCTV.
“Desde a implantação do YU-20, participamos ativamente de exercícios diversificados e missões de treinamento e nos aprimoramos em combate real e treinamento prático”, disse o piloto do YU-20, Guo Zheng, segundo a reportagem da CCTV. Guo acrescentou que o avião-tanque poderia multiplicar o alcance dos caças, aumentando a capacidade de combate do PLA.
O Harbin Z-20, um helicóptero utilitário de médio porte, é considerado a versão chinesa do Sikorsky UH-60 Black Hawk e é comparável em desempenho ao helicóptero fabricado nos EUA.
FONTE: South China Morning Post
Esse Xi’an Y-20 tem cara de irmão maior do nosso KC-390. Seria um KC-780!
Estão ocorrendo prisões de pilotos aposentados da OTAN que trabalharam pra força aérea chinesa, caso interessante de se observar.
Parabéns ao chineses.
Se pegarmos o PIB per capita da Austrália e multiplicamos pela nossa população, teremos o PIB da China.
Tem algo de errado com o Brasil. E acho que ninguém sabe.
No boom das commodity, não investimos em ferrovias, em portos, em aeroportos, em obras de saneamento e moradia, não abrimos a nossa economia, não investimos na educação básica ( o Brasil não avançou no ranking do PISA), logo, o resultado é esse, do Brasil não avançar na sua economia .
Nada disso é interessante pros latifundiários e pra elite que nos governa desde a Colônia.
Que papo de diretório acadêmico…. ¨As elites…¨ Você tem iPhone?
É papo, mas é verdade.
Triste realidade.
Me poupe, cordeirinho. Não tenho iPhone e mesmo se tivesse seria comprado com o dinheiro do MEU trabalho, nada que o capitalismo faz é por favor, fora que achar que o conceito de elite depende do “iPhone” mostra o quanto você desconhece do tema, raciocínio profundo como um pires.
O Brasil tem um dos maiores índices Gini de desigualdade do mundo, uma das maiores desigualdades fundiárias do mundo e por aí vai, tudo parte da estrutura que foi montada a favor das elites agrárias e seus atuais descendentes.
Tem direito a Terra quem trabalha ganha dinheiro para poder comprar e pronto. Esse papo de dar terra pra quem não sabe a diferença de um pé de já p um
Le de cana já era.
Belas palavras, só perde pro silêncio.
Você sabia que existem milhões de agricultores sem terra, assim como vaqueiro não é dono das cabeças de gado que cuida?
O Brasil é o 44º país com maior índice GINI, uma situação muito ruim, mas ainda assim, melhor do que o Irã (41º), Venezuela (34º), China (27º), Argentina (17º).
Muito a nossa frente estão Etiopia (114º), Laos (94º), Yemen (92º), Benin (83º). Lugares onde todo mundo é miserável a desigualdade social é baixa.
E o que tem o iPhone nisso? Papo de tio do zap.
você ainda nem chegou no DCE, né?
Pessoal do DCE parou no final do século XIX. Veja há quantos anos os latifundiários foram deixados para trás pelos grandes empresários e essa bobagem ainda é repetida.
Desde quando PT é elite? Por 16 anos fomos (mal)governados por ele, bem na época do boom das commodityes.
Fullback, houve sim “investimentos” este tipo, mas em outros países
Investimento para os “cumpanhero”. Mas dessa vez será diferente.
Fonte: confia
A tal da agricultura familiar é balela os Petrolina desviaram muita grana com essa
Balela. Esse tipo de agricultura só funciona nos estados q tem tradição S, PR,SC onde tem descendentes de europeus e japonês que produzem grãos, hortaliças, suínos frangos, leite etc. e
No Centfo Oeste os Grande q fazem a
Diferença no BIb. Os pequenos dos estados do Sul não ganhão nada do governo eles tem as cooperativas q funcionam
Dos criadores da “caixa preta do BNDES”, que nunca existiu e que se gastou mais de um milhão numa auditoria pra satisfazer o mito que estava esperneando…
https://www.correiodopovo.com.br/notícias/política/bolsonaro-afirma-que-não-há-caixa-preta-do-bndes-1.762365
Gastou QUARENTA E OITO MILHÕES na tal da auditoria, que no fim concluiu que o BNDES teve lucro de mais de UM BILHÃO em todos os famosos empréstimos às nações latinoamericanas…
Passa o Link Richtoffen =]
Tentei dar 2 joinhas mas não deu! Pq merece!
“Nāo investimos”
O partido das trevas nāo investiu, você quer dizer nāo é?
O mesmo pessoal que estāo querendo recolocar no poder hoje. É como dizem, o Brasil tem um enorme passado pela frente.
Esse povo nāo merece nada melhor. Nada.
Quem comprou os Gripens NG para a FAB??
Ivan… Quem comprou os Grippens foi o Governo… …e pode ter certeza, que se fosse no atual governo em que ocorressem as compras, teríamos todo uma compra menos custosa aos cofres públicos…
Certamente.
Estaria cheirando o poste que o Tio Sam usou e teria encomendado alguns F-16 de segunda mão.
O saldo, iria para o rancho.
Foi o mesmo que sucateou as Forças Armadas Brasileiras.
Tá bom pra você?
Mirão, creio que você está desinformado em matéria de investimentos das Fas.
Quem comprou os Gripens NG para a FAB foram os contribuintes, a situação se arrastava desde os anos 90, o nine não se decidiu, sua sucessora também não, já estava se tornando insustentável, mesmo assim ela estava quase optando pelo F-18 até que houve aquela crise do Snowden.
De qualquer forma, um governo que repassa dinheiro para as forças armadas para que elas tenham as mínimas condições de cumprir suas obrigações constitucionais não faz mais do que a obrigação, não merece elogios por isso.
Os contribuintes não participam na escolha do caça da FAB, Allan Lemos. A sua narrativa está eivada de desinformação. Leia o processo de escolha e aquisição dos Gripens, legalmente.
No caso Snowden, você tem razão. O martelo dos Super Hornets já tinha sido batido.
“De qualquer forma, um governo que repassa dinheiro para as forças armadas para que elas tenham as mínimas condições de cumprir suas obrigações constitucionais não faz mais do que a obrigação, não merece elogios por isso.”
Existem muitos interesses nessas transações, infelizmente.
Retiro o que eu disse a você sobre estar desinformado. Peço desculpas, Allan Lemos.
O contribuinte.
O atual foi tão bom, teve tanto investimento no país ou nas FA que o anterior vai voltar …
Brasil caiu em todos os rankings possíveis de desenvolvimento ..
Mas está tranquilo afinal temos que se preocupar com o comunismo. 🤡🤡
E temos mesmo. O comunismo ainda existe. Lá na China tem um tal de PCC, cujo um dos objetivos é implantar o regime no mundo. Comprando esse mundo.
Olha a situação do Brasil, tem certeza que nossa preocupação é o comunismo ?
E se falar que a China é comunista podemos dizer então que o comunismo deu certo né ?
Deu certo (para fora), porque (para dentro) continua sendo aquilo que todos conhecem. Em outras palavras, a China é capitalista nas relações comerciais internacionais e comunista em relação aos seus habitantes.
Prezado Rinaldo, os chineses não têm o costume de querer mudar o regime dos países com os quais fazem comércio:
O “comunismo” (búú!) é Bicho-Papão de milico aposentado tentando manter alguma relevância…
https://youtu.be/F3XTCpA-RLs
Errou, o objetivo do PCC lá é se manter no poder e fazer uma China forte, tão se lascando pro resto do mundo, desde que cumpram contratos. O único país sempre quis exportar o seu estilo de vida é os EUA.
Não apenas na China. Não se esqueça que o PCdoB ainda existe e tem em seu estatuto:
“ Tem como objetivo superior o comunismo. Afirmando a superioridade do socialismo sobre o capitalismo, almeja retomar um novo ciclo de luta pelos ideais socialistas, renovados com os ensinamentos da experiência socialista do século XX”
Já o PCB tem:
“A revolução brasileira é,
portanto, de caráter socialista, e este é o objetivo central da ação do PCB.”
Vergonhoso que esse regime responsável pelos maiores genocídios da história da humanidade ainda ecoe em nossa sociedade.
https://youtu.be/F3XTCpA-RLs
https://youtu.be/F3XTCpA-RLs
Toda vez que esse homi sai do argumento tecnico fala b.o.s.t.a…
Olha… Mas que interessante…. O ”elemento” diz que o atual governo não investiu em nada mas se omite em admitir que o atual governo vêm pagando dívidas de 16 anos da péssima gestão que tivemos … Fora enfrentar 2 anos de pandemia e de quebra de uma guerra que desestabilizou o mercado mundial….
Aproveitar para dar a dica que: Encham o tanque do carro, domingo é eleição, segunda não será mais preciso segurar artificialmente os preços.
.
A tentativa de reeleição vai sair muito cara no nosso bolso.
De fato, na época do nine o IDH do Brasil era igual ao da Suiça e olhe que nem precisou lidar com pandemia ou guerra na Europa.
que o anterior vai voltar …
Sim, as pesquisas que erraram tudo no 1º turno merecem total credibilidade.
pelo visto acertou ne zé? kkkkkkk
Piorar com o falso deus também ninguém merece.
E agora que o governo está fazendo tudo isso que mencionastes, na medida do possível em meio a tanta sabotagem, tem uma turma querendo voltar um povinho escarlatemente canhoto ao poder pra voltarmos a não fazer tudo que mencionastes.
Assim é se lhe parece.
Sabotagem?
No “boom” das commodities o Brasil não fez poupança. Um país faz poupança investindo em infra-estrutura e adquirindo reservas internacionais. A nossa infra-estrutura até foi encomendada, mas parou na corrupção epidêmica e foi sepultada pela Lava Jato, que impediu as obras de continuarem e as empresas de funcionarem. As reservas internacionais do Brasil já eram relevantes e não houve alteração de maior monta. Enfim, o Brasil TORROU o que recebeu no boom das commodities e ninguém sabe exatamente onde, porque educação, saúde e assistência social não melhoraram, houve centenas de obras paralisadas e quebradeira das grandes empresas de construção civil,… Read more »
Fez sim, 350 bilhões em reservas e ainda acabou com a fome. Hoje torraram as reservas com renuncia fiscal de ICMS e com auxilio Brasil pra comprar voto. Brasil teve pleno emprego… Governo atual em 4 anos fez 1 ponte.
Eu tinha fome na época do PT..hehehe
Tem MUITA coisa errada no Brasil, e quase todo mundo sabe disso
Precisamos dar fim à corrupção, consertar nossos problemas internos, dar atenção aos discursos prejudiciais que andam “importando” pra cá e focar na nossa defesa. Pois o mundo se encontra nesse momento como um barril de pólvora prestes a explodir a qualquer momento…
O Brasil está errado desde que Cabral pôs os pés aqui, maldita hora.
Todo mundo sabe, corrupção generalizada nos últimos 35 anos de redemocratização, só agora cessaram os casos generalizados e já estamos sentindo os efeitos de muitas melhoras que só não foram maiores porque estávamos quebrados, sob lei do teto de gastos e pegamos uma pandemia mundial e uma guerra na Europa.
” já estamos sentindo os efeitos de muitas melhoras “
Algum exemplo ?
Melhora em que? Em 4 anos de governo fez 1 ponte. Criou um exercito de indigentes com a reforma trabalhista, uma horda gigante de “empreendedores” (na pratica subempregados) que sequer contribui para o INSS, vão explodir o sistema de assistencia social daqui a algumas decadas. Irresponsaveis!!!
E a ponte caiu!!
Cessaram?
Enquanto o Ocidente brinca de guerra em outra frente, a China avança em passos largos. Quando abrir os olhos, já era! E não vai ser por falta de aviso pois tem muita analista militar avisando sobre isso!
os Russos quiseram ser aliados dos EUA lá nos finais dos anos 80 e em toda a década 90, desmontaram a URSS, acabaram o pacto de Varsóvia ,fizeram a cartilha neoliberal na economia com Mcdonalds e tudo mais e não se importaram na época com o crescimento da OTAN, sua industra militar e espacial fazia parcerias com a dos EUA, vide Yak-141/f-35 e a contrução da estação espacial internacional, que usou a mesma tecnologia de módulos criada para a antiga MIR, (alias os módulos principais e iniciais, como o Zarya, e diversos sistemas vitais são construções russas). Mas os EUA… Read more »
Aproveitar essa matéria aqui pra comentar algo sobre a China.
Alguns dias atrás saiu a matéria de pilotos britânicos que foram para a china treinar pilotos chineses.
Agora tem a matéria de que esses pilotos foram usados pela Inglaterra pra obter informações sobre as aeronaves chinesas…
Literalmente faca de dois gumes
(fontes no comentário a seguir pra que esse não fique travado)
https://www.express.co.uk/news/world/1686465/RAF-news-china-uk-nato-raf-pilots-british-security-agencies
https://www.mirror.co.uk/news/world-news/former-raf-pilots-who-went-28308312
https://eurasiantimes.com/us-pilot-working-for-china-detained-down-under-was-helping-beijing/
Acho que essas informações seriam bem limitadas, não acho os chineses não seriam burros de sair confiando todo tipo de informações pra esses pilotos estrangeiros.
Esse plano deu tão certo que até jornaizinhos sabem da genialidade dele né?
Você assistiu James Bond demais.
Ainda bem q o video tem legendas, fica mais fácil….rsrsrsrs
EDITADO
Boa noite a todos. A velocidade de produção de aviões, navio, etc. Não prejudica a formação dos militares para operar esses meios ? Por exemplo o tempo necessário para formar um piloto de caça na China é o mesmo que no Brasil ?
Enquanto a China tem recursos e expande suas Forças Armadas, os EUA estão endividados e reduzindo as suas.
Essa equação não vai bater.
Quem quer ter pau para bater precisa mostrar o tamanho do porrete. Parabéns ao PC Chinês conhece seu passado, transforma o presente para conquistar o futuro.
O que mais me chamou a atenção no vídeo é a preocupação com o acesso indevido a base, vejam que nos 3 minutos iniciais do vídeo todos os notebooks tem mouse com fio, sim todos com fio! E não estão ligados a uma rede wifi, mas a um conversor que o liga a um cabo de REDE!
Os caras não estão para brincadeira, não sei se no nossos quarteis, ou nos pontos de comando, há alguma preocupação do tipo?
A inveja é uma desgraça rsrsrsrsrsrsrs
A China já tem algum equivalente ao P-8 Poseidon?
Sim o KQ200/Y9-Q baseado no cargueiro Y-9.