A Tactical Air Support (TacAir) disse que concluiu os testes de voo iniciais do TacIRST, projetado pela Lockheed Martin, um sensor infravermelho integrado de busca e rastreamento, ou IRST, em seus jatos agressores F-5 Advanced Tiger.

Por meio dessa colaboração entre a Lockheed Martin e a Tactical Air Support, ambas as empresas estão trabalhando para trazer esse recurso para a comunidade mais ampla de replicação de ameaças.

A Tactical Air Support (TacAir) é uma empresa privada que fornece o papel de adversário ‘Red Air’ com sede em Reno, Nevada.

Seus caças F-5AT são F-5E/F modernizados para simular com eficiência as modernas capacidades inimigas a fim de preparar melhor as tripulações dos EUA e aliados para futuros conflitos.

A frota da Tactical Air Suport é composta por 21 aeronaves F-5E/F excedentes da Jordânia que foram grandemente modificadas e reformadas pela Northrop Grumman e equipadas com atualizações personalizadas para criar uma “plataforma adversária de 4ª geração com economia de 3ª geração”, conforme descrito por TacAir.

FONTE: The Drive/The War Zone / FOTOS: Tactical Air Support / @SpacecoastPix

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Xô pegar minha pipoca aqui.

Estou pronto pra ver a choradeira.

Ivanmc

Gostei da pintura desses Tigres da TacAir.

Funcionário da Petrobras

Muito parecido com a camuflagem do Gripen E sueco.

Ivanmc

É verdade bem lembrado.

Wellington Góes

Até os F-5E civis já possuem IRST operacionais, rsrs
O perigo disso é ter gente da FAB pensando em colocar nos F-5EM, até que os nossos F-39 tenham os seus operacionais. rsrsrs

Funcionário da Petrobras

Não dá ideia!

Maurício.

Já pensou nossos F-5 de IRST e radar aesa? Não teria pra ninguém…😂

Rinaldo Nery

Rapaz, você deve sonhar, toda noite, com os IRST dos F-39… Acho que quando você ver uma foto dos F-39 no pátio, em Anápolis, com os IRST vai abrir um espumante (ou se matar).

Maurício.

“Acho que quando você ver uma foto dos F-39 no pátio, em Anápolis, com os IRST”

Resta saber o ano dessa tal foto, em se tratando de Brasil e FAB, essa suposta foto pode ser daqui uns 20-30 anos…

Rinaldo Nery

Espere e verá. Depois posta aqui.

Maurício.

É claro que eu vou postar, mas a dúvida do ano ainda fica no ar, até porque, ninguém arrisca que ano seria.

Juliano Lisboa

Eu arrisco, 07 de dezembro de 2022.

Leandro Costa

Arrisco, no máximo, janeiro de 2023. Talvez antes até.

Maurício.

Leandro, acho que você e o colega aí de cima estão meio que otimistas, esses dias um piloto da FAB deu uma entrevista e disse que o Gripen só estará totalmente operacional na FAB lá pelo fim de 2025, portanto, em teoria, o IRST já deverá estar instalado até lá, mas acho dezembro de 22 ou janeiro de 23 meio perto demais, talvez até a metade do ano que vem.

Marcos Silva

É o que o AMX vai “dizer” ao Gripen quando se encontrarem….kkkkk

Wellington Góes

Estou ansioso por isso… Só não entendo porquê ainda não fizeram, depois de tanto tempo no país, já que a desculpa foi só o transporte de navio…

Marcos Silva

Até tu F-5? Xupa Gripen ! Kkkkklllll

George

O Gripen não precisa tirar o canhão para colocar o IRIST.

Maurício.

Verdade, tirar o canhão não precisa, é só dar uma “entortada” no nariz que entra de boas…

Rinaldo Nery

E qual o problema? Explique, porque sou muito burro pra entender uma ¨pérola¨ dessas.

Underground

Mudaram o desenho da radome.

Maurício.

Rinaldo, se você é “muito burro” eu não sei, não posso te julgar, mas que você tem muita dificuldade para entender ironias, disso eu não tenho dúvidas, eu percebi isso na última matéria sobre o F-35, o colega George foi irônico e eu também fui, simples assim.

Marcos Silva

Desenhe na próxima vez. Vai que entende..

Rinaldo Nery

Deve ser isso, então.

Fabio Araujo

Não deram muitos detalhes, mas creio pela imagem que estão ocupando o local dos canhões, mas como esse é um caça de treino e possivelmente nem tinha os canhões ou se tinha não os usavam foi uma boa opção colocar ali, mas para as inúmeras unidades em uso mundo afora, não falo do Brasil onde serão desativados, não vejo nenhum outro F-5 sofrendo upgrade e colocando isso!

Funcionário da Petrobras

Creio também que, por ser avião civil, há restrição da instalação do canhão.

Underground

Se tiraram os canhões, devem ter posto um peso equivalente para manter o CP.
Lembrem-se que a retirada de um dos canhões de nossos F-5 obrigou a FAB a recalcular o CG da aeronave. Disseram que como a Northrop não ajudou e eles tiveram que fazer tudo sozinhos, agora eles sabiam mais do F5 que o fabricante.

He, he, só nóis memo!!!

Funcionário da Petrobras

Estes F-5E ex-Jordânia são do mesmo lote dos que a FAB comprou em 2009?

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Rafael M. F.

Essas aeronaves são completamente aliviadas de qualquer peso supérfluo, e transportam menos combustível, ja que nao fazem longos traslados, o que as torna verdadeiros motores com asas, com relação peso-potencia próxima de 1.

Nas mãos de pilotos experientes, arrepiam.

Last edited 2 anos atrás by Rafael M. F.
M4|4v1t4

Simulando Gripen-E c/ IRST sendo empregado p/ algum pais de terceiro mundo em algum Teatro de Operações do tipo Amazônia Internacionalizada. Correto? Na garagem de adolescente d cada uma de suas cidades (EUA), existe a capacidade de integrarem um sistema desse tipo c/ a mm dificuldade que temos para trocar uma corrente de bicicleta. O mais incrivel eh saber q hah quem, inclusive muito XXXXXXX, q ache q a china, q nem d muito longe possui a mm capilaridade de absorssao de conhecimento na sociedade, possa ser comparada c/ o EUA em um eventual esforsso de guerra. Nao eh contorcionismo… Read more »

Marcelo Baptista

Ha? Vixe!

Rinaldo Nery

Parei de ler no ¨nassao¨ e ¨forssas¨…

M4|4v1t4

Serio mm q vc acha q eh erro de portuguez? Achei q um oficial da FAB seria menos inocente e soubesse ler nas entrelinhas e nas formas

Rinaldo Nery

Postagem de adolescente só entendo as dos meus filhos. Aqui é lugar de gente grande.

Rinaldo Nery

¨Portuguez¨ com ¨z¨. Difícil… Volta pra escola.

Funcionário da Petrobras

Ele pode ser gringo, afinal não utiliza acento nem cedilha.

Leandro Costa

Eu ainda uso o mesmo teclado velho sem ‘ç’ que eu usava quando era pequeno. Nem com o teclado desconfigurado para acentuação eu conseguia escrever tão mal.

A minha teoria pessoal é que quando o cara escreve mal, é porque não tem o costume de ler.

M4|4v1t4

Vc eh + eruditu d q eu entaum?
Acho q o q te irritou mm foi o conteudo d meu comentario
a forma ortografica foi soh o espantalho

Rinaldo Nery

Saber o básico da língua portuguesa não tem nada a ver com erudito. Qual sua idade, filho?

Rogério Loureiro Dhiério

Senhor do céu. Vc continua dando atenção a isso Nery?????

Pelo amor…..

Rinaldo Nery

Tem razão.

Mirão

Eu tenho minhas duvidas quanto a parte do “Aqui de lugar de gente grande”

Rinaldo Nery

Concordo. Também tenho.

tsung

ahsuhaushuahsuahsa… nao sei que eu ri diso , mas vou rir por mil anos kkk

Ivo

Tem ssedilha nesse teclado não meu filho?

Marcos Silva

Traduz ai,se não for muito “esforsso”…

Funcionário da Petrobras

Ele pode ser gringo, afinal não utiliza acento nem cedilha.

Tutor

Não cara!!! Posta isso aqui não; amanhã já vai ter 1350 comentários perguntando: “Cadê os IRST dos F-5 da FAB?”

Rinaldo Nery

Pergunta pro Wellington Góes…

Bruno

Ou vão soltar que os F-5AT são melhores equipados que nossos F-39….

Maurício.

Bruno, hoje, agora, nesse exato momento, o F-5 da matéria está sim melhor equipado que o nosso Gripen no quesito IRST, já que ele está equipado com tal sensor e os Gripen da FAB ainda não, isso é um fato, um pessoal gostando ou não, simples assim.🤷🏻‍♂️

Maurício.

Um Su-25 russo abatido, achei interessante como o piloto sai da aeronave muito rápido, uma ejeção não é brincadeira.

https://youtu.be/qkT7Q5EHOAc

Santiago

Além do IRST esses F-5 AT da Tactical Air receberam um moderno sistema de EW para se contrapor as modernas ameaças aéreas. Mesmo sem IRST, os F5-M da FAB se saíram bem no Exercício Salitre no Chile. Em um dos exercícios os F-5M alcançaram Superioridade aérea nós primeiros 15 minutos do Exercício dando oportunidade para os A-4 argentinos realizarem seus ataques sem serem incomodados.

Silvano

Acho que a combinação Gripen E, Meteor, IRIS T e E99M é praticamente imbatível na América do Sul.

Detalhe, já tem foto de Gripen da FAB voando como o tanque ventral.

glasquis7

De onde vcs conseguem essas informações???

Marcos Silva

do meio futebolístico,caro glasquis7: chutomêtro!

glasquis7

Pode ser mas, vamos dar chance de postar a fonte.

Só me surpreende essa precisão na informação:

os F-5M alcançaram Superioridade aérea nós primeiros 15 minutos do Exercício dando oportunidade para os A-4 argentinos realizarem seus ataques sem serem incomodados.”

Mesmo por que os A4 são pra ataque naval e na Salitre estavam designados para efetuar interdição aérea mas, vai que a informação que eu tenho é falsa.

Vamos esperar a fonte.

Bryan

Salitre? Tem certeza? Não foi isso que li em alguns noticiário militares à época.

glasquis7

Pelo que tenho entendido, nas missões, os F5M foram escoltados pelos F 16. O que sim é que nas missões em que a FAB foi escoltada, os Comandantes da missão eram pilotos FAB mas, não tenho nenhuma informação onde apareçam os F5M escoltando os A4. Mesmo por que na Argentina não são usados como CAS. Para isso usam os Pampa e os Pucara.

Maurício Veiga

Saudades do F20, pode latir a vontade cachorrada!!! O Gripem é um caça fantástico, torcendo pelo segundo lote…

Victor

Eles também tem capacidade BVR?

Bruno

Acho que pode simular a capacidade BVR através de software….mas é um achismo.

Capacidade real não tem, pois é uma aeronave civil.

ProfMac

Acho que o F5 é a única aeronave capaz de competir no critério longevidade com o B-52. Talvez daqui a 20 ou 30 anos ainda existam vários voando pelo mundo, tal a dificuldade que seus operadores tem em encontrar um outro jato que consiga rivalizar com ele na relação custo/benefício. E para a própria FAB, manter um esquadrão para treinamento “Agressor” não seria uma má idéia.

Angelo

Muito bonito esse caça; agulha q voa…

Sérgio Luís

Só falta no P-51!