Caça ucraniano é perdido após abater cinco drones
A Força Aérea Ucraniana informou que perdeu um dos seus caças perto de Vinnytsia. O evento ocorreu ontem (12/10) por volta das 21h. O comunicado informou que o piloto se ejetou em segurança. As informações foram dadas através de um comunicado feito no Facebook.
Segundo informado, o piloto estava realizando uma missão de combate onde abateu cinco drones kamikazes Shaheed-136 de origem iraniana (três no sul do país e dois sobre Vinnytsia). No dia anterior o piloto havia destruído dois mísseis de cruzeiro lançado pelos russos.
O motivo da queda e o tipo de aeronave não foram informados, mas vídeos que circulam pelas mídias sociais mostram um possível Su-27 (ou MiG-29) perseguindo e disparando um míssil ar-ar contra um alvo (eventualmente um drone) a média altura em Vinnytsia (vídeo abaixo).
ATUALIZAÇÃO (13/10/2022)
Destroços de um caça MiG-29 foram encontrados em Vinnytsia. Muito provavelmente se trata da aeronave descrita mais acima.
#Ukraine: The wreckage of a Ukrainian MiG-29 fighter aircraft in a Falcon-style paint scheme- the jet reportedly crashed in #Vinnytsia Oblast yesterday during an AD mission against Russian Shahed-136 drones and cruise missiles. pic.twitter.com/ORocRKQUuV
— 🇺🇦 Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) October 13, 2022
According to some sources, the jet flew into the remains of a destroyed drone or was damaged by the shrapnel of its warhead, causing a loss of control. pic.twitter.com/GTFoKBuCsc
— 🇺🇦 Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) October 13, 2022