A Força Aérea Espanhola passou mais de uma década tentando substituir os veteranos caças F/A-18A da 46ª Ala que defendem as Ilhas Canárias da Base Aérea de Gando por modernos caças Eurofighter.

No âmbito da feira alemã ILA em Berlim 2022, a Airbus anunciou a compra de 20 novos caças Eurofighter para a Força Aérea Espanhola. Desta forma, a Espanha vai finalmente substituir o F/A-18A.

Estas novas aeronaves serão muito semelhantes à variante denominada Quadriga, mais próxima de um Tranche 4 devido à sua configuração e gerida através da agência NETMA (NATO Eurofighter and Tornado Management Agency). Estes serão os mais modernos da Força Aérea Espanhola.

O programa Halcón

Eurofighter da Espanha

Em julho de 2020, a Airbus DS formalizou a oferta de venda de 20 Eurofighters do Tranche 3 equipados com radar de varredura eletrônica E-SCAN da empresa Hensoldt, chamando o programa “Halcón” (Falcão em Português). Segundo a Airbus, as entregas ocorrerão entre 2025 e 2030 e terão vida útil além de 2060. Além disso, suas capacidades técnicas permitirão a integração total ao Future Combat Air System ou FCAS.

“Este pedido adicional reforça o compromisso da Espanha não apenas com o Eurofighter, mas também com seu desenvolvimento e ambiente industrial. Gostaria de agradecer ao cliente por sua forte posição na defesa europeia no momento em que é mais necessária”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.

Conforme publicado anteriormente, essas aeronaves teriam uma configuração semelhante às escolhidas pela Força Aérea Alemã no âmbito de seu programa Quadriga. Este programa contempla a aquisição de 38 destes aviões de combate para substituir os mais antigos Tranche 1.

Suas principais características

A principal característica do Eurofighter Quadriga ou Halcón é o radar E-SCAN Active Electronically Scanned Array (AESA), capaz de rastrear vários alvos a curta distância e escanear a longa distância, combinando capacidades ar-ar e ar-terra. O radar que esses aviões terão é o chamado Mk1, que será fornecido pela Hensoldt e que no futuro deverá ser usado para modernizar os aviões dos dois primeiros Tranches.

A tecnologia AESA da Hensoldt baseia-se na substituição da antena mecânica rotativa do radar por um conjunto de Módulos Transceptores (TRMs) controlados eletronicamente. Este princípio, em combinação com um receptor multicanal altamente sofisticado, permite executar várias tarefas ao mesmo tempo, por exemplo, rastrear alvos individuais enquanto varre uma ampla extensão do espaço aéreo na frente da aeronave. Esse aprimoramento melhorará a capacidade de sobrevivência da aeronave mesmo em conflitos de alta intensidade.

A Espanha já encomendou cinco radares deste tipo, que presumivelmente chegarão a tempo de equipar as novas aeronaves, destinando-se ao retrofit do Tranche 1 caso isso não seja possível. Há planos de comprar mais 17 radares deste modelo para equipar o programa Quadriga/Halcon.

O Eurofighter Quadriga também terá o sistema de autoproteção Pretorian da EuroDASS (por Defensive Aids Sub System), um consórcio formado por Hensoldt, Leonardo UK, Elettronia e Indra.

DIVULGAÇÃO: Hensoldt

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