A C-130 Hercules from the 153d Airlift Wing, Wyoming Air National Guard, flies over the state of Wyoming in appreciation for essential personnel on the front lines of COVID-19 on May 15, 2020. Cheyenne, Wyo. The flight was comprised of 2 C-130 Hercules aircrafts and the route included 35 hospitals and clinics throughout the state with only two of those being diverted due to inclement weather. (U.S. Air National Guard photo by Staff Sgt. Jon Alderman)

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) “groundeou” (proibiu o voo) a maioria de seus aviões C-130H Hercules (e suas variantes) mais antigos devido a um problema nas hélices dos motores.

O Comando de Mobilidade Aérea (AMC) confirmou a informação na sexta-feira (30/9) informando que uma parcela considerável da frota C-130H, que era de 128 aeronaves no início do ano fiscal de 2022, não pode voar. Também não ficou claro quanto tempo levará para substituir todos os conjuntos de hélices defeituosos.

A AMC disse que 116 C-130H foram aterrados na terça-feira devido a preocupações de que seus conjuntos de hélices defeituosas e que as inspeções nos próximos dias mostrarão quantos deles foram afetados.

A AMC disse também que a proibição de voo foi “generalizada” e afetam principalmente a Reserva da Força Aérea e a Guarda Aérea Nacional.

A página não oficial do Facebook da Força Aérea postou uma captura de tela de uma ordem técnica de conformidade de tempo nas aterragens na quarta-feira. Na sexta-feira, a página postou uma captura de tela de um slide que dizia que os equipamentos defeituosos nas hélices foram instalados não só numa centena de C-130H, mas também em todos os oito MC-130H Combat Talon, sete EC-130H Compass Calls e um TC-130H.

Em um comunicado ao Defense News, o Comando de Mobilidade Aérea disse que uma equipe de manutenção do Warner Robins Air Logistics Complex, na Geórgia, encontrou um vazamento persistente vindo de uma hélice de C-130H durante o teste de funcionamento do motor do avião após ter sido submetido à manutenção nível Parque.

Esse conjunto de hélice foi removido e enviado para a oficina de hélices do complexo, disse a AMC, onde um técnico encontrou uma rachadura no conjunto.

Outras inspeções descobriram que mais dois conjuntos de hélices tinham o mesmo problema, acrescentou o Comando de Mobilidade Aérea.

A AMC ordenou inspeções visuais imediatas em todos os C-130H com a hélice modelo 54H60 mais antiga e, em seguida, realizou revisões metalúrgicas e análises de estresse, disse o comando. Após essas revisões, o Comando de Mobilidade Aérea emitiu outra ordem para substituir imediatamente as hélices problemáticas.

O comando disse que os C-130J e C-130H mais novos que já tiveram seus conjuntos de hélices atualizados com o sistema NP2000 de oito pás não são afetados pelo pedido.

Esta é a segunda vez em mais de três anos que um número significativo de C-130H foi aterrado devido a problemas na hélice. Em fevereiro de 2019, a Força Aérea aterrou 60 C-130H – na época, quase um terço da frota – por várias semanas devido a preocupações de que suas pás de hélice anteriores a 1971 pudessem quebrar. Esses C-130 tiveram suas pás de hélice substituídas nas semanas seguintes.

FONTE: Defence News

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