VÍDEO: Traslado dos caças F-39 Gripen da FAB do Porto ao aeroporto de Navegantes (SC)
O canal do LEANDRO LS registrou o traslado dos caças F-39 Gripen da FAB, do Porto ao Aeroporto pelas ruas da cidade de Navegantes (SC).
O canal do LEANDRO LS registrou o traslado dos caças F-39 Gripen da FAB, do Porto ao Aeroporto pelas ruas da cidade de Navegantes (SC).
Que sejam muito bem-vindos. Mais uns 2 lotes de 30 unidades cada um. Após, iniciar a obtenção de 30 unidades de um caça de 5a. geração.
Muito otimismo para uma Segunda-Feira chuvosa e fria
Aqui no Rio está com sol e calor.
Por enquanto, porque vai chover a semana inteira… O que pra mim é ótimo, pois adoro dias nublados.
Quanto à caças de quinta geração pra FAB, acho muito improvável, porque ficaremos esta década inteira nos dedicando ($$$) ao recebimento/fabricação dos Gripen E.
Penso que seja mais realista a incorporação de vetores de quinta (quiçá sexta, se a economia da época permitir) geração do meio para o final da próxima década. Meu chute é que pros próximos 15 anos serão apenas os Gripen E/F mesmo!
“pros próximos 15 anos serão apenas os Gripen E/F mesmo!…” Quanto otimismo pra uma segundona…
Por que a entrega é em Navegantes e não em um porto de SP, já que serão enviados a Gavião Peixoto ?
Porque a FAB não quer pagar o pedágio pra descer a serra.
De Santos à Gavião Peixoto se sobe a serra.
Bom dia, é Porque Navegante é a única cidade que tem um porto e um aeroporto muito próximos, São menos de 3 KM do porto ao aeroporto então facilita muito
Sei que Navegantes possui uma população pequena e um fluxo de veículos menor, o que facilita demais a logística, mas o Santos Dumont é colado no Porto do Rio.
vc mesmo respondeu a pergunta: “Sei que Navegantes possui uma população pequena e um fluxo de veículos menor, o que facilita demais a logística”
Sem contar com as balas “projeteis” perdidos.
É cada comentário….
Sim, mas é porque a afirmação “Navegantes é a única cidade que tem um porto e um aeroporto muito próximos” não é verdadeira e eu quis exemplificar. 🙂
Desculpa meu amigo, mas quem, em sã consciência, iria colocar os F39 para decolar do SDU assim na entrega ? Há de se pensar em n coisas, principalmente o trajeto entre porto -> aeroporto e a pista de decolagem.
Pelo que sei Navegantes não tem grandes obstáculos. Já o SDU….
No mais, parabéns a FAB pelo novo vetor e pela logísitica adotada.
A questão de fluxo de veículos não é tão diferente, já que no horário que é feita a operação, de madrugada, é praticamente inexistente fluxo de veiculo no centro do Rio. Imagino que questões alfandegarias tenham um peso maior. E além disso a pista do Santos Dumont é 500 metros menor que a de Navegantes.
Eu até pensei no porto de Itaguaí que não é tão distante da Base Aérea de Santa Cruz e tem a BR-101 fazendo praticamente toda a ligação entre eles. Mas acho que a distância é bem maior.
Não tinha pensado nisso, mas do porto até a base é uma distância considerável, fora que ao chegar em SC iria ter muita dificuldade. Até a rua do Império é estreita, cheia de fios pra lá e pra cá…
por conta disso…
Se não me engano quando da chegada do 1º lote os caças depois de desembarcados ficaram guardados no Hangar do “Veio da Havan” se que agora também ?
Muito provavelmente sim… O Hangar da Havan é um dos únicos naquele aeroporto e talvez o mais bem preparado para deixar os Gripen guardados e preparar eles para voo até Gavião Peixoto. Não dá para deixar eles no pátio.
Um off:
Foi realizado o ADEX III da FACh entre os dias 13 e 15 deste mês. Seria interessante dar uma olhada como foi a integração dos E 3D Sentry
Lembrei da emoção desse Youtuber:
https://youtu.be/HfHNKYQpsvM
Veio com IRST ?
Não!
Os IRST podem ser instalados posteriormente, igual um míssil ou sensor qualquer!
Bem, é o que se espera, mas até o momento….
calma deve ter um motivo para tal, talvez os desconhecemos mas ele existe!
Deixar alguns foristas irritados… kkkkkkkkk
Rinaldo, você era da FAB, vai fazer 7 meses que os primeiros dois chegaram, o primeiro de testes já faz dois anos, e até agora nada de IRST, você deveria estar cobrando também e não rindo.
Depois o Wellington Góes chama a FAB de aeroclube aí você fica bravo…
Não fico nem um pouco bravo, por dois motivos:
1 – Não sei se TODAS as obras em Anápolis estão concluídas. Vou lá no sábado, dia 1°, e saberei; e
2 – Ninguém aqui (inclusive eu) sabe o que está sendo realizado na campanha de certificação em Gavião Peixoto, e quanto tempo demora.
Se fossemos um “aeroclube”, as coisas seriam feitas atabalhoadamente, o que não está acontecendo. E, como já foi dito em outra matéria, usar o termo “aeroclube” é um desrespeito às centenas de aeroclubes bem organizados e administrados Brasil afora.
Se fosse, era o de menos. Fica irritado quem não tem o que responder os questionamentos… Rsrs
Como não dá para enganar todo mundo o tempo todo, começa a se aborrecer… 🤭
Parabéns assisti toda live anterio também estava chovendo , trabalho fantástico o teu Obrigado
Vamos ver se não tranca no portão,😁😁😁😁
Estes 66 caças do primeiro e segundo lotes são suficientes para mobiliar os esquadrões de Anápolis, Santa Cruz e Canoas. Todavia ainda temos 2 esquadrões em Santa Maria que vão demandar um terceiro lote , a vida útil dos AMX A-1M termina em 2035. Se cada esquadrão tiver 12 caças temos necessidade de 84 Gripen pelo menos.
Não sei se o A-1 chega a 2035 não hein….
Já houve encomenda para o segundo lote?
E aí, novidades?! Como estão os preparativos para decolagem de Navegantes?! Imagens?!
A conta gotas…ate 2050 chegam todos….se não furar o pneu do navio…..
Como filha de piloto da FAB raiz, tenho a maior pena de ver os Gripen tratados como veiculo terrestre, com traslado pelas ruas da cidade, de noite,trepidando num asfalto inapropriado.
Avião é prá chegar voando, com escolta da esquadrilha da fumaça, em grande estilo.
Que se pense outra estratégia de chegada.
É um armamento de guerra. Acho difícil um país aceitar o translado em seu espaço aéreo voando.
Isso acontece no mundo todo. Basta pedir autorização de sobrevôo. Existe uma seção no EMAER pra tratar disso (SITFA).
Alguém sabe explicar por que esses aviões não chegam voando?
É um armamento de guerra. Acho difícil um país aceitar o translado em seu espaço aéreo voando. Imagina a quantidade de escalas da Suécia para o Brasil.
Já foi falado inúmeras vezes que os mesmos vem de navio devido a custos mais baixos.
Impressionante como numa reportagem positiva, sobre a chegada de mais um dos caças aguardados há mais de 20 anos, o pessoal fica de briguinha de torcida entre FAB e MB, os complexados com a síndrome de vira-latas dando seus latidos, uns criticando os oficiais, outros com briguinha de torcida entre EUA x Oriente, etc.
Parece que falta amadurecimento.
Parabéns à FAB, que esses caças sejam ótimas ferramentas para nossos pilotos executarem as melhores missões.
Falta mais que amadurecimento. Falta conhecimento, humildade e honestidade intelectual.
Decolaram hoje.
Sou de Bauru -SP , meu sonho sempre foi ser piloto de caça, mas aos 14 anos após ter passado por todos os processos de admissão da EPCAR, minha mãe não me deixou ir …. Amo a AFA, Tenho muito respeito pelos aviadores do nosso país, e por todos aviadores do mundo.