IMAGENS: Chegou o navio ‘Minervagracht’ transportando mais caças F-39E Gripen da FAB
O navio multipropósito Minervagracht trazendo mais dois caças Saab F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira já chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina.
As imagens feitas por Luiz Fernando Nardes – @shipspotting_Itajaí no Instagram, mostram o navio logo após a atracação, ainda com os tampões dos porões que abrigam os aviões fechados.
O navio multipropósito Minervagracht é do mesmo armador holandês que transportou os dois primeiros caças Gripen E em abril deste ano.
Como aconteceu com os primeiros Gripen que chegaram de navio, após o desembarque os caças seguirão por rodovia até o Aeroporto Internacional de Navegantes. Lá eles serão preparados para o voo de traslado para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Os caças F-39E Gripen deverão iniciar as primeiras operações na Base Aérea de Anápolis em novembro/dezembro de 2022.
Com a entrega de mais dois aviões, serão 5 caças Gripen em território brasileiro, com o primeiro deles sendo usado na Embraer para ensaios em voo.
O cronograma mais recente prevê a entrega de 36 caças até 2027, sendo 28 do modelo monoposto Gripen E e 8 do Gripen F biposto. A FAB solicitou a inclusão de mais 4 caças no primeiro lote e negocia com a Saab um segundo lote de 26 aviões, totalizando 66 aeronaves.
Os outros aviões que chegaram levaram 2 dias para decolar, após atracarem.
Muito provavelmente na terça-feira decolarão.
Muito bom! Mas eu quero mesmo é ver um post aqui dizendo: fab compra mais um lote de 24 unidades do caça. Mas, o meu medo terrivelmente é ler: fab diminuem em mais cinco unidade do KC-390 kkkkkkkkkkk
Infelizmente isso dependerá de quem ganhar as eleições.
O projeto gripen foi escolhido no governo do pt.
Depois de anos enrolando por tal decisão!O FX veio desde o tempo do FHC, se arrastou durante os governos do Lula – virou FX-2, teve uma barrigada com o presidente francês chegando anunciar os Rafales como vendedores (não sendo o preferido pelo comando da FAB) e quando a FAB tava desistindo (chegando a procurar sobras americanas no deserto) e após o episódio em que a presidência estava grampeada pelos americanos (até então o Super Hornet seria o preferido da presidente), sobrou unicamente o Gripen NG (e até a FAB já o preferia para de fato fazer parte do desenvolvimento do… Read more »
E depois de décadas enrolando, ainda decidiram em 2013, para assinar contrato em 2015 para começar a entregar uns 6 anos depois…
Muito céleres…
ótimo!
Da pra montar quantos esquadrões com 66 unidades? E além de Anápolis para onde seriam? Bem que a FAB podia arredondar para 70 de uma vez então né?
Depende da missão, um esquadrão geralmente consiste de 12-24 caças.
Não tem regra pra isso. Na FAB nunca teve.
Oi, um esquadrão é composto por 12 unidades.
Só por curiosidade (não estou contestando), mas há algum documento que regulamente isso? No Brasil nunca vi.
Estou em Itajaí. Tem um NaPaOc aberto à visitação no porto. O navio com os Gripen está do outro lado dorio.
Estive hoje la visitando o navio.
Contrato sendo cumprido
Qual será a choradeira deste vez?
Não veio antes do 07/09? O numero não agrada o pessoal da numerologia e astros?
O avião seguira para Gavião Peixoto em vez da base aerea em Manaus, e assim não fara frente para os SU-30 Venezuelanos? Não veio voando? Nâo teve fogos de artificio quando chegou? A munição nao veio junto com o avião?
A choradeira será eterna nesse blog
O Shipspotting e o Rurik já pegaram imagens dos caças. Já estão com as barras de reboque e fizeram um cercadinho de contêineres
pra não fugirem rsrsrsr.Será que o traslado vai hoje ainda?
E até o momento muito secretismo sobre essas novas aeronaves… Algumas fotos foram feitas por drones e elas estavam escondidas atrás de contêineres, a pergunta que fica é, por que isso?! Eu até tenho alguma idéia, mas deixa rolar… Veremos cenas dos próximos capítulos.
Estão sem o IRST, né? Putz, como pode isso? kkkkkkkk
É, realmente, é um belo navio
Olá Colegas. Ainda não consegui encontrar qualquer informação sobre o valor do aditivo das quatro aeronaves adicionais do primeiro lote. Alguém sabe qual foi o valor?
Esse navio parece mais uma balsa e não parece ter “volume” para transportar nada.
Vieram só com os gripens ou trouxeram outras mercadorias?