Saab faz parceria com a empresa sueca de aeronaves elétricas Heart Aerospace
A Saab se comprometeu a se tornar acionista minoritária da fabricante sueca de aeronaves elétricas Heart Aerospace com um investimento de US$ 5 milhões
A Saab e a Heart Aerospace também assinaram um acordo de colaboração sobre o fornecimento de subsistemas e a exploração de outras áreas de colaboração, incluindo certificação e fabricação. Isso está de acordo com a ambição da Saab de apoiar a transição para a aviação sustentável.
“Isso reforça nosso compromisso com tecnologias e soluções inovadoras para a aviação sustentável. A Heart é pioneira na aviação elétrica comercial e esperamos contribuir para o futuro da aviação com nossa experiência no desenvolvimento de soluções na vanguarda da tecnologia”, diz Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
A Heart Aerospace desenvolve o ES-30, um avião elétrico regional com capacidade padrão de 30 passageiros alimentado por baterias, permitindo operar com baixo ruído e zero emissões.
Outros investidores da Heart Aerospace incluem Breakthrough Energy Ventures, EQT Ventures, European Investment Council, Lower Carbon Capital, Mesa Air Group, United Airlines Ventures e Air Canada.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura de ajudar as nações a manter seus povos e a sociedade seguros. Capacitada por seus 18.000 funcionários talentosos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, sustentável e equitativo. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Possui grandes operações em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa doméstica de várias nações.
FONTE: Saab
Pergunta: Como as baterias pesam bastante, não comprometem e muito a operacionalidade de um avião elétrico? Já que um avião normal decola e cheio e quando pousa geralmente está muito mais leve devido ao combustível, e no caso dos de bateria, ele vai decolar e pousar com o mesmo peso basicamente… Isso não teria que ter um trem de pouso bem mais reforçado? E o tempo de recarga das baterias não deixa esse tipo de aviação muito nichada não? Pq acredito que seria um problema a mais para um taxi aereo esse tempo de recarga. Alguém sabe qual seria a… Read more »
mas estão querendo explorar exatamente isto: um nicho bem específico…o futuro para aviação verde sustentável de grande alcance e capacidade com certeza não é puramente elétrico. Pode ser motores turbofan ou turbohelices queimando LH2 ou LNG.
Acredito nisso também…. Claro, poder ter algum aproveitamento híbrido com o elétrico, mas dificilmente só elétrico.
Certamente os desenvolvedores estão levando isso em consideração. E só valerá a pena, só venderá se conseguir desempenho e custo acessível. Antes que eu ou você suscitasse essas duvidas, o fabricante já sabia que baterias são pesadas. Talvez façam o projeto para voos bem curtos tipo 500 km. Daria certo para Rio – São Paulo. Por isso também é só para 30 passageiros. Para haver espaço para as baterias. Quanto ao tempo se carga, uma possibilidade seriam kits de baterias removíveis. Do mesmo jeito que tiram bagagem, a empresa aerea trocaria as baterias. Para isso, tem de ser um processo… Read more »
Uma solução que poderia ser adotada é o de projetar o avião com um pack de bateria removível. Assim, enquanto o avião está no ar com um deles, o outro está no chão sendo recarregado. “Alguém sabe qual seria a vantagem de se ter avião a bateria?” Custo de operação. Motores elétricos são mais eficientes do que motores a reação ou combustão, a energia elétrica é mais barata e – via de regra – requerem MUITO menos manutenção. Para colocar em perspectiva, uma companhia aérea americana que opera voos curtos com Cessna Caravans – Cape Air – estimou uma redução… Read more »
Sempre gostei da Saab e confio nos seu aparato técnico de ponta tenho certeza que a parceria Embraer-Saab será duradoura e juntas desenvolverão o melhor de dois mundos no que tange as moderníssimas tecnologias aeroespacial .
Projeto interessante.
Roberto, talvez seja uma versão anfíbia, um flying boat moderno. 😀
Olha o tamanho dessa empenagem… Será que não tem jeito de otimizar essa configuração? Avião movido a motor elétrico mas gastando energia com o arrasto dessa empenagem toda.