Caças F-16 da Guarda Aérea Nacional da Carolina do Sul participam do exercício Relampago VII na Colômbia
Seis caças F-16 da 169ª Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional da Carolina do Sul estão na Colômbia para o exercício Relampago VII.
EUA e Colômbia participam do exercício Relampago VII em Barranquilla.
O objetivo do exercício é fornecer à Força Aérea Colombiana o treinamento de interoperabilidade realista solicitado como países aliados, sob os padrões da OTAN.
Os EUA enviaram oito F-16s e dois aviões-tanque KC-135 para apoiar este treinamento. A Carolina do Sul é o Estado Parceiro da Colômbia no Programa de Parceria do Estado.
A Força Aérea Colombiana participou com caças Kfir e aviões de ataque leve A-29 Super Tucano.
O F-16 é um dos candidatos para substituir os velhos Kfir da Colômbia, juntamente com o Saab Gripen E, Eurofighter Typhoon e Kfir Next-Generation (NG) atualizado da IAI.
Falar em Gripen E, cadê os nossos?
São gripens-E amigo,não são toyotas Corolla…
irão chegar mais dois no fim do ano…
A capacidade de produção aumenta continuamente e está aumentando para a taxa de produção total em Linköping durante o próximo ano.
A produção de cerca de 30 aeronaves Gripen E está em andamento, o que significa que a Saab iniciou a fabricação de cerca de um terço dos caças atualmente na carteira de pedidos.
Creio que não era essa a questão levantada. Mas onde estão os dois que já chegaram e os outros dois que foram entregues lá na Suécia.
Qual a capacidade da Suécia em fabricar os gripen ?
Isso é uma pergunta séria?
Há um tempo atrás, o ex-CEO da Saab,se não me engano ainda era oHåkan Buskhe, disse que a planta de Linkoping era capaz de fabricar dez Gripen-E por ano, mas certamente foi ampliada como tem em meu comentário acima.
Quase 10 anos após a compra, 10 ANOS, e temos 2 caças apenas, pior, ninguém sabe onde estão.
Da assinatura do contrato para entrar no projeto e posteriormente comprar e participar da produção você quer dizer.
Já chegaram 3 e não 2 como disse.
Quanto a localização, aí depende de qual unidade fala. Gavião Peixoto, Anápolis ou Linkoping.
Certamente você não considerou em sua matemática que o primeiro vôo do Gripen E foi em 2017 e, de lá para cá, vem ocorrendo o desenvolvimento da aeronave, inclusive com os testes para a integração e adoção do WAD e outras particularidades do novo avião. Então, pesquisar antes de criticar por criticar é beeeem saudável.
Como é avião novo, só deixa de ser caza experimental quando comprova o full capabiliti. Os cinco que já chegaram estão em São José dos Campos para esta certificação. o sexto chega esse ano.
O mais diferencial em capacidade comprovada é o míssil Meteor, já homologado no avião. Com o Gripen temos um Eurofighter pela metade do custo de ciclo de vida útil e entramos no rol de países com capacidade moderna e efetiva em poder aéreo.
CINCO?????
Não conseguiu “ver” ainda?
Excelente, os sistemas de guerra eletrônica do Gripen E estão aprovados.
Pelas fotos, pelo menos 4 Kfir estão disponíveis.
E devagarinho a Diplomacia americana vai vendendo alguma versão do F-16 para a Colômbia substituir justamente os “cansaditos” Kfir.
Me parece que só uma grande reviravolta diplomática para o Gripen E ser o escolhido (na minha opinião o melhor substituto).
Falou tudo.
Concordo plenamente.
“Pelas fotos, pelo menos 4 Kfir estão disponíveis”…
Caro Gabriel, na primeira foto vi, pelo menos, 5 Kfir.
GRIPEN Es serão exclusivos da Suécia e do Brasil… vai custar muuuuiitooo caro!
Podiam rebatizar eles de AMX II
Justamente. O F-39 é o “Novo F-32” da fab…. Fazer o quê? Não poderíamos esperar nada diferente do brasil,sil,sil,sil……
Até a década de 30 vão apelidar de F-70.
Sim. Um Gripen é tão caro quanto um F-35A e é consideravelmente mais caro que um F-16 usado ou um T-50, difícil ter comprador. Acho que só a FAB com a questão de ToT aceitaria um contrato assim.
Posso estar enganado mas pesquisei e constatei que os kfir Nunca participaram da CRUZEX, mas quando é para os EUA foi pra ontem e quase metade da frota operacional !! O Brasil tem que parar de fazer esse papel ridículo de “grande irmão” que tolera essas desfeitas pois sempre disponibilizamos o melhor disponível na CRUZEX !! Não devemos esperar menos dos demais participantes!!
Isso é sério? Quer comparar dispor os poucos aviões que tem para um exercício em casa com levar os caças para o outro lado do continente e deixar o país sem defesa?
Defesa contra qual ameaça? Os russos não tem condições de atacar ou apoiar qualquer um contra um país sul americano. A China é uma incógnita, até que ponto eles estão se preparando pra uma guerra de dominação ao estilo nipônico dos anos 30/40. E mais, quais as reais capacidades dos equipamentos chineses?
E qualquer vizinho pobre que tente algo,vai logo ser parado pela ONU e possíveis sanções contra sua economia.
Os vizinhos amam esse “antro de americanos capitalistas” na Colômbia. Não precisa de muita coisa não para arrumar uma confusão.
Você quer dizer que a FAB deve ter o poder de DETERMINAR o tipo de aeronave que cada País deveria trazer? É isso mesmo que eu li? Se não for atendida senta no meio fio e chora? Envia uma nota de protesto?
A FAB, assim como a USAF, não vendem aviões….. Mas seus Países sim!
Creio q o Br deveria sim exercer seu poder de persuasão e vender seus produtos bélicos para os países vizinhos, como os EUA fazem.
De uma forma “chula”, se m permite: acho sim “desaforo”, estarmos a ajudar e sobretudo doar material as FA de Países vizinhos e não haver “um retorno”.
Santo Deus!!! Não há mais Estadistas como o Barão do Rio Branco!!! Lixo de Itamaraty!!!
O seu comentário não tem NADA a ver com o comentário do Jonathan, ao qual respondi.
“Creio q o Br deveria sim exercer seu poder de persuasão e vender seus produtos bélicos para os países vizinhos…”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……..
Que poder?????
Kfir Next-Generation (NG) atualizado da IAI. Qual é a diferença para o atual? Só eletrônica?!?
Guarda Aérea Nacional não, Guarda Nacional Aérea (ou do Ar)…
O nome é Air National Guard (ANG), então o correto é o segundo.
Não tenho duvidas que o F16 será o próximo caça Colombiano!
Meio off topic, mas ainda falando de F16, a Grécia recebeu hoje seu primeiro F16V, mais são esperados ainda esse ano.. Busquei um artigo jornalístico em inglês…
.
https://greekreporter.com/2022/09/12/first-upgraded-f-16-jets-arrive-greece/
.
Sds
Existe a possibilidade, considerando a troca de governo por lá, que eles sejam mais avessos aos F-16 e favoráveis aos Gripen? Eu ainda acho que vão ao saldão do deserto e mandar ver em MLU nos 16 por lá.
Gripen??? Qual a vantagem escolher uma aeronave que terá pouca escala de produção? E que talvez sejam somente meia-dúzia de caças,então vai de F-16,é o certo.
Um Gripen E/F deve ser consideravelmente mais caro que um F-16 usado, talvez mais caro que um F-16 novo.