Saab Press Trip 2022 – Palestra ‘As principais capacidades do Gripen E’
Por Alexandre Galante*
A seguir, a palestra “As principais capacidades do Gripen E” realizada na sede da Saab em Estocolmo, em 26 de agosto.
Ela foi feita pelo major reformado Jussi Halmetoja, atual Operations Adviser – Air Domain – Saab Aeronautics.
Halmetoja é piloto de caça experimentado, com mais de 2.300 horas de voo no Viggen e Gripen. Ele também voou F-18, F-16, Rafale e Eurofighter.
Ele começou apresentando a localização geográfica estratégica da Suécia, cercada por ameaças aéreas e de superfície. A Força Aérea Sueca tem encontros com a aviação militar russa quase que diariamente.
Projetado para derrotar qualquer adversário
Por essa razão, o Gripen E foi projetado para enfrentar e vencer as ameaças russas atuais e futuras:
- Su-34 e Su-35
- Su-57
- Sistemas de Defesa Antiaérea S-400/500
Efetividade de Combate
Para isso o Gripen E foi dotado das tecnologias mais avançadas em sensores, colaboração homem máquina e guerra eletrônica, além de outras características avançadas.
Wide Area Display – Orientado para combate
O novo display de grande área (WAD) fornece consciência situacional ampliada para acelerar o ciclo OODA e ajudar o piloto a observar o quadro tático e a decidir qual ação tomar no mais curto espaço de tempo.
O grande diferencial do sistema do Gripen E é a capacidade de fusão de dados, onde os alvos são acompanhados com base nas informações recebidades de diversos sensores da própria aeronave e de outras plataformas.
A qualidade do rastreio (track quality) é apresentada no display auxiliando o piloto na tomada de decisão.
O radar AESA ES 05 Raven com grande capacidade apresenta modo ativo e passivo, com base giratória (swashplate) com cerca de 100 graus de cobertura. Tem capacidade simultânea ar-ar e ar-superfície e de imageamento SAR.
Interoperabilidade
O Gripen E é interoperável com o link 16 da OTAN ao mesmo tempo que emprega o link digital TDL sueco, além de sistemas de comunicação seguras e por satélite.
Sobrevivência e Guerra Eletrônica
O Gripen E é dotado de proteção 360º de classe mundial, com receptores RWR, Sistema de Alerta de Aproximação de Mísseis (MAW) e jammer interno. Possui também lançadores de chaff, flares e iscas ativas.
A aeronave possui também forte capacidade de ataque eletrônico para supressão de defesas inimigas (SEAD) sem a necessidade de plataformas especializadas. Pode realizar missões de ataque eletrônico com pods jammer e e sistemas de iscas.
O Gripen E também pode realizar o rastreio de alvos colaborativo e independente e tem capacidade de rastreio suficiente para engajamento de mísseis em 360º.
Capacidades ofensivas de Guerra Eletrônica
A combinação de sensores do Gripen E, com sistemas e armas garante que ele possa entrar em espaço aérea altamente contestado para lançar suas armas.
Ele pode usar o Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) para realizar missões de escort jammer, fornecendo proteção para outros aviões.
Uma capacidade adicional “stand-in” está sendo projetada com a MBDA para o míssil ar-superfície SPEAR-EW, que ao invés de levar uma ogiva explosiva carrega um jammer para acrescentar flexibilidade, saturação e criar alvos falsos.
*O editor viajou à Suécia a convite da Saab.
Show Galante.
Realmente é admirável a capacidade atual da SAAB/Suécia de desenvolver e fabricar sozinha um caça do padrão do Gripen E.
Quem hoje tem essa capacidade individual? EUA, Rússia, China, França e…
Feliz a FAB/Brasil pela excelente escolha.
“sozinha” é uma meia verdade. Desde o primeiro Saab a Suécia sempre utilizou componentes de terceiros. Até mesmo a França, que muitos veem como totalmente independente, a muito utiliza componentes de terceiros, como os assentos ejetáveis ingleses (vide o imbróglio dos Super Etendard argentinos).
Hoje o mundo industrial está tão globalizado, que mesmo os EUA importam componentes para as suas aeronaves. A ganância de investidores das empresas é tão grande, que boa parte da capacidade produtiva que ainda resta no país agora depende de componentes asiáticos.
Verdade. Em algum momento da história recente os economistas e administradores deixaram de lado a segurança nacional e, portanto, todos estão fragilizados. F-35 com placas e componentes chineses e com titânio russo… Um completo absurdo…
Grande filme.
Dependendo do componente não é ganância, mas necessidade mesmo.
Taiwan produz os melhores semicondutores no mundo. A menos que o fabricante resolva usar um semicondutor “nacional” (americano, francês, etc) de capacidade inferior, ele tem que importar de Taiwan.
Espera e os EUA não usam assentos ejectaveis Ingleses???!!!
Claro que usa, agora a França é o único país junto com Rússia e EUA que tem os seus caças com motores próprios.
Mas tanto Ingleses, como Italianos, Coreanos e Japoneses tem capacidades de construir caças, aliás os Ingleses também conseguem construir o seu próprio motor.
Os tradicionais construtores como USA, Europa, Rússia e mais tarde China, terão que concorrer agora com Coreia, Japão e Turquia, pelo menos.
Qualquer dia não haverá quase mercado externo para a indústria militar, só o próprio país e pouco mais existirá para comprar.
Não é Ganancia, é o cliente que quer pagar pouco por mais.
Suécia não faz sozinha, tem muitos componetes externos, Só EUA, FRA, RÚS tem essa capacidade, acho que a China em breve.
Eu não lembro se a FAB chegou a adquirir o míssil Taurus 350, gostaria de ver ele no inventário do nosso Gripen, até porque eu não levo muita fé no nosso míssil de cruzeiro que nunca fica pronto.
Quantos Gripens E serão entregues para a FAB ainda em 2022?
O plano era esse:
Negativo. Já foi atualizado e passou a ser esse :
E pelo visto vão ter que mudar daqui um tempo novamente, já que o Galante disse que as obras em Anápolis estão atrasadas!
Já estamos em setembro e nada. Será que vem todos de uma vez no final do ano, como no ano passado?
EduardoSP, é o famoso plano de entrega Seu Madruga: ““Estou juntando para te dar tudo de uma vez, um montão no fim do ano.”
Galante, Assisti a sua Live com o F.Salles, muito boa mesmo…
OFF TOPIC
Lançamento de bomba guiada a laser no exercício TAPIO
https://youtu.be/a2un9iOtBI4