Saab Press Trip 2022 – ‘Armed Forces Airshow Day 2022’
Por Alexandre Galante*
No sábado, 27 de agosto, estivemos no Armed Forces Airshow Day 2022, na Ala F 16 em Uppsala, na Suécia.
Os jornalistas da Saab Press Trip 2022 puderam fazer um “walkaround” no Gripen E 6012 da Força Aérea Sueca e conversar com o piloto de testes Martin Donaldsson.
Aeronaves históricas com o Saab AJ 37 Viggen e o Saab J 35 Draken também estavam presentes no evento.
*O editor viajou à Suécia a convite da Saab.
Bem que a trilogia poderia investigar da demora na entrega dos nossos vetores….
Qual o motivo? Estão guardando para um eventual conflito com a rússia, retaliação pelo BRASIL manter-se neutro ou problema de produção?
Saldanha, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Os outros dois aviões devem chegar ainda este ano. O motivo do atraso se deve ao fato de que as instalações na Base Aérea de Anápolis não estavam prontas para receber os aviões e as obras atrasaram. Não adianta nada mandar os aviões para o Brasil se não há lugar para abrigá-los devidamente. Existem 30 caças Gripen E atualmente em produção, em diferentes estágios.
Galante, MUITO OBRIGADO!
Eu estava preocupado!!!!
Bom dia Galante, positivo. É verdade, mas acontece que a Suécia já está no Gripen E 6012. Eu lembro do Gripen E de série 6002.
Brasil sendo Brasil.
O programa F-X se arrasta desde o anos 90, escolheram o Gripen entre 2013 e 2014 e quando estão entregando as aeronaves atrasam as reformas da BAAN.
As vezes ou sempre dá vontade de chorar.
Galante.
Foi falado por um colega na outra matéria que virão 2 agora em setembro e outros 2 em dezembro.
É isso mesmo, você tem esta informação?
Não tenho essa informação de que serão mais 4 aviões esse ano, mas é possível.
Caro Galante, vi essa informação numa live sobre a reunião de maio com o comandante. Parece que era uma previsão, se manteve ou não já não sei.
Abraços!
Nesse link, aos 24:34.
https://youtu.be/XqT46olXXYQ?t=1474
Quem sabe não mandam 4 de uma vez.
T o m a r a !!!!!!!!!!
Duvido, mas vai que, né?
Que grande oportunidade participar de um eventos desses…. Parabéns. E esse J 35 Draken é um dos meus favoritos seu desenho é sem igual e poderia facilmente ter saído de um dos episódios de “Star Wars” ou “battlestar galactica”
“ está se revelando uma saga de percalços e contratempos, onde, quando surge uma novidade, é um novo atraso, um novo prazo, ou algo que falta, começando um novo ciclo de suposições e hipóteses.”
.
Alguém aí falou F-35?
Eu acho o C-17 um avião muito bonito, é imponente! Eu gostaria de ver algumas unidades dele na FAB, ainda mais levando em consideração o tamanho do Brasil, mas não podemos nutrir muitas esperanças e desejos quando se tratam das forças armadas brasileiras, a pessoa se ilude e se estressa à toa, não vale a pena.
Roberto, só Santa Cruz e Canoas com caças? Não acha pouco? Bem, eu sei que você é fã do F-16, mas como eu gosto mais do F-18 e Rafale, colocaria qualquer um desses no lugar do F-16, as bases continuariam as mesmas, e ainda adicionaria uma em Manaus e Natal, o número de caças por base poderia ser entre 12-16. O Hércules é uma excelente aeronave mas eu acho que seu tempo está acabando, eu ficaria com os KC-390 e uns 6 C-17. Em Natal poderia ser o hawk ou o mb-345. Em Pirassununga também ficaria com o Grob. Claro,… Read more »
“o número de caças por base poderia ser entre 12-16.”
Aqui eu queria dizer por esquadrão.
Talvez você tenha razão no caso do C-17, e eu escolhi o KC-390 caso ele realmente se comprove um bom avião, o que ainda pode levar um tempo.
Teve alguns incidentes durante os testes como aquele durante o vôo e a saída de pista, até aqui “tudo bem”, normal em aeronaves em fase de testes, mas sabemos o que de fato ocorreu nesses dois incidentes? Acho que só no dia-a-dia e em operações reais para saber seu real desempenho, até porque no papel tudo é bonito, mas vindo da Embraer eu acho que ele será um bom avião, mas isso só o tempo vai dizer. Eu sei que você é um grande fã do Hércules, mas ele já é um avião mais do que testado e aprovado, já… Read more »
Nesse seu cenário os Gripens ainda iriam para Anápolis ou eles seriam ou cancelados ou voltaríamos no tempo e eles nunca teriam sido contratados? Mesma pergunta pro KC-390. Se é só um exercício mental, ignorando escolhas passadas então o meu EB ‘ideal’ teria VtrBld SR Patria tanto 6×6 quanto 8×8 em configurações APC, IFV, morteiro etc etc ao invés do Guarani e minha MB teria 5 FREMMs ao invés de ter priorizado o prosub e agora ao invés de estar começando a construir as FCT estaria começando a fazer 4-5 subs Type 214. Ao invés do HX-BR eu gostaria de… Read more »
O lobby da SAAB é fraco, por isso estão tentando rebaixar o Gripen para venderem os caças concorrente, e os EUA, com medo de uma aproximação entre China e Argentina estão tentando convencer os ingleses a retiraram os embargos e liberarem a venda aos argentinos do F-16 ex-Dinamarca ou do Tejas.
https://youtu.be/hv0Sb3OJ5V4