Nos últimos dois anos as apresentações das aeronaves da FAB foi suspensa em função da pandemia. Sendo assim, grande parte do público não pôde ver de perto as mais recentes pinturas comemorativas criadas para homenagear diferentes datas históricas da FAB.

Durante o Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea Brasileira, ocorrido no último domingo (21/8) nas instalações da AFA, o público que esteve presente viu de perto duas dessas pinturas.

A primeira delas foi do F-5F matricula FAB 4910. A aeronave é o mais novo F-5 da Força Aérea, sendo que ele foi incorporado à frota em outubro de 2020. O 4910 era um dos “jordanianos” adquiridos pelo Brasil que posteriormente foi revisado no PAMA-SP e convertido em F-5FM pela Embraer. Por ser o F-5 mais novo da FAB, espera-se que ele ainda voe por muito tempo.

Sobre a pintura propriamente dita, ela foi feita na deriva da aeronave para simbolizar os 75 anos do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV). No lado esquerdo um desenho estilizado mostra a silhueta de todas as aeronaves utilizadas pelo esquadrão ao longo do tempo. Na lateral direita foi pintado um tigre estilizado .

Outra pintura que foi exibida no evento homenageava os 80 anos da criação da AFA. Ela foi feita na deriva de um T-25C Universal utilizado pela própria academia. Nas fotos acima e abaixo é possível ver a pintura comemorativa no T-25 matrícula 1908 e a pintura original de outro T-25 atrás dele.

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Emmanuel

Os amantes de modelismo agradecem.

Fabrízio

Segundo KC-30 pintado e quase pronto em Dublin para seguir voo até os EUA para recebimento.

Carlos Crispim

Pinturas SENSACIONAIS!!!!!!!!!!!!!!!!! Já salvei essas fotos, vão pra minha galeria de pinturas fenomenais. Parabéns aos artistas, ficaram realmente fantásticas.

Burgos

Bacana !!!
Muito bom mesmo !!!
Que apareçam mais 👍

Capa Preta

Se foi encorporando em 2020, e a previsão e de mais 15 anos de vida útil no pós modernização, então deve voar até 2035 pelo menos.

Tutor

Se tirar uns dois dentes daquele tigre ali, fica mais condizente com a realidade da nossa Força Aérea, infelizmente.
PS: sei que irão negativar o comentário, mas, infelizmente é nossa realidade. Menos de 50 caças supersônicos com quase meio século de idade, para uns país do nosso tamanho (população, território e riquezas) é uma vergonha.

RPiletti

Já entenderam isto e estão se esforçando com os Gripens. Não dá pra bater sempre, respira um pouco e conta até 9…

Ivo

Vendo a deriva da aeronave e prestando atenção no antecessor do F5, o AT33, fico pensando que até o início dos anos 70 seria isso que usaríamos em combate de guerra fria ficasse quente. Seria bem difícil.

Marco

Senhores editores acredito que a matricula da anv seja 4810 e não 4910 como está na reportagem. O 4910 foi o primeiro Mirage IIIEBR. Belissimas fotos e reportagem.