A United Aircraft Corporation (UAC) está construindo uma série de novas instalações em sua fábrica de aeronaves Komsomolsk-on-Amur (KnAAZ), no extremo leste da Rússia, em uma tentativa de aumentar a capacidade e permitir que a empresa aumente a produção em série do caça furtivo multifuncional Sukhoi Su-57 de quinta geração.

Uma subsidiária da Rostec State Corporation da Rússia, a UAC construirá várias novas instalações na KnAAZ projetadas para testar sistemas e equipamentos para o Su-57, incluindo uma instalação para testar equipamentos rádio-eletrônicos a bordo, um reservatório de combustível e uma estação de teste de motor. A construção dessas novas instalações está sendo realizada às custas da UAC, que deve entregar 76 caças Su-57 ao Ministério da Defesa da Rússia (MOD) nos próximos anos.

Como parte de um programa para aumentar a produção em série do Su-57, a UAC planeja reconstruir as atuais capacidades da KnAAZ para ajudar a expandir a produção. Este trabalho será realizado com recursos do orçamento federal da Rússia.

Vladimir Artyakov, primeiro vice-diretor geral da Rostec State Corporation, disse: “A UAC está cumprindo um grande contrato estatal. Nos próximos anos, o [MoD russo] precisa receber 76 caças Su-57. A fim de produzir o número necessário de aeronaves com alta qualidade e dentro do prazo, começamos a expandir e modernizar as instalações de produção. Já no segundo semestre de 2023, as novas instalações da estação de testes de voo da KnAAZ devem receber a primeira aeronave.”

A UAC marcou o início da construção durante uma cerimônia de fundação dos novos edifícios no KnAAZ em 19 de agosto, como parte das comemorações do Dia da Frota Aérea da Rússia e para marcar o 88º aniversário desde a formação da KnAAZ. Durante o evento, uma cápsula comemorativa com uma mensagem para as futuras gerações de construtores de aeronaves KnAAZ foi colocada na fundação de um dos prédios.

Tendo completado seu voo inaugural em 29 de janeiro de 2010, o Su-57 – o primeiro caça furtivo multifuncional de quinta geração da Rússia, desenvolvido para rivalizar com o Lockheed Martin F-22A Raptor desenvolvido nos EUA – permaneceu em testes na maior parte de sua vida, com apenas dez protótipos e pelo menos seis exemplares de produção em série até o momento. Tendo entrado em serviço operacional com as Forças Aeroespaciais Russas (RuASF) em 25 de dezembro de 2020, o tipo viu um serviço de combate limitado e, embora tenha sido desdobrado para operações sobre a Síria em algumas ocasiões, não foi usado para apoiar a ofensiva russa em Ucrânia.

Ao considerar os planos iniciais de aquisição da Rússia para o Su-57, a aquisição foi reduzida e adiada consideravelmente em várias ocasiões, com questões técnicas e sanções ocidentais à economia russa após a anexação da península da Crimeia em 2014 sendo fatores-chave para isso. O MoD russo inicialmente planejava adquirir 60 Su-57s padrão de produção até 2020, seguidos por mais 150-160 até 2025. No entanto, esses planos mudaram depois que o presidente russo Vladimir Putin anunciou que 76 exemplares seriam comprados e entregues às Forças Aeroespaciais Russas pela 2028.

Potenciais pedidos de exportação também foram considerados nos planos iniciais para o ciclo de produção do Su-57. Por exemplo, uma versão indiana da plataforma deveria ser desenvolvida sob o programa Sukhoi/Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA) ou T-50, agora cancelado. Desde que a Índia se retirou do programa em 2018, o Su-57 ainda não registrou nenhum sucesso no mercado global de exportação.

FONTE: key.aero

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