UAC da Rússia diz que o primeiro caça Su-75 Checkmate voará em 2024
Yury Slyusar observou que foram feitas mudanças no projeto Checkmate e o cronograma do voo de estreia do caça foi alterado
A United Aircraft Corporation (parte da corporação de tecnologia estatal Rostec) pretende construir quatro protótipos do caça leve monomotor Su-75 Checkmate de última geração, disse o CEO da empresa Yury Slyusar à TASS, no fórum técnico-militar internacional Army 2022, em 16 de agosto.
“Usamos tecnologias avançadas de supercomputadores no projeto Checkmate, o que nos permite reduzir substancialmente o prazo de construção do protótipo e iniciar os testes de voo já em 2024. Agora foram lançados os preparativos para a produção de dois protótipos. planejamos construir quatro protótipos”, disse o executivo-chefe.
O mais recente caça monomotor doméstico Checkmate projetado pela Sukhoi Aircraft Company (parte da United Aircraft Corporation) foi apresentado no show aéreo internacional MAKS 2021, que aconteceu na cidade suburbana de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. A apresentação do caça no exterior foi realizada no Dubai Airshow 2021, nos Emirados Árabes Unidos. O novo avião é um derivado do caça Su-57 de quinta geração.
Clientes estrangeiros descreveram seus requisitos para o caça Su-75 Checkmate, após o que foi realizado o trabalho para otimizar a aeronave, disse Slyusar.
“Ao longo do tempo desde a apresentação do projeto no show aéreo MAKS 2021, foi organizado um trabalho para obter um feedback de clientes em potencial. Além dos requisitos adicionais dos clientes, foi realizado um trabalho para otimizar o custo e analisar algumas soluções técnicas, que tornou possível aumentar substancialmente a vantagem competitiva e a atratividade comercial e reduzir os riscos técnicos na criação do avião monomotor doméstico”, disse o executivo-chefe.
Mudanças foram feitas no projeto Checkmate e o cronograma do voo de estreia do caça foi alterado. A United Aircraft Corporation pretende lançar os testes do caça em 2024, disse ele.
O Su-75 está sendo desenvolvido principalmente como um avião de exportação. O projeto está atualmente em fase de preparação para a produção dos primeiros protótipos. O avião é baseado no princípio modular com algumas soluções opcionais, o que permite utilizar as melhores tecnologias de 5ª geração, explicou o presidente-executivo.
O trabalho na versão não tripulada do Checkmate prosseguirá simultaneamente com a criação do caça monoposto, disse Slyusar.
“O trabalho na versão não tripulada do Checkmate está em andamento desde os estágios iniciais do projeto. A versão não tripulada pode ser criada junto do avião monoposto da versão tripulada”, disse ele.
Mesmo a aeronave de assento único de linha de base incorpora soluções técnicas que ajudarão a reduzir o prazo de desenvolvimento da versão não tripulada, disse Slyusar.
O novo caça monomotor Checkmate é baseado em tecnologia furtiva e é equipado com um compartimento interno para armamentos ar-ar e ar-superfície. O caça transportará uma carga útil de mais de 7 toneladas e será capaz de atingir até seis alvos por vez.
O caça Checkmate será capaz de voar a Mach 1,8 (1,8 vezes a velocidade do som) e terá um alcance operacional de 3.000 km. A aeronave será equipada com um motor altamente eficiente.
Espera-se que o mais recente caça de ponta da Rússia possa competir com o F-35A Lightning II dos EUA e o JAS 39 Gripen da Suécia. O Checkmate incorpora os sistemas mais recentes, incluindo sua configuração de arquitetura aberta para atender aos requisitos do cliente e tecnologias exclusivas de inteligência artificial.
O fórum técnico militar internacional Army 2022, organizado pelo Ministério da Defesa da Rússia, acontece de 15 a 21 de agosto nas instalações do Patriot Park, perto de Moscou, no campo de prática de Alabino e no aeródromo de Kubinka, e também em todos os distritos militares da Rússia e no Frota do Norte, em mais de 30 regiões russas.
FONTE: TASS
Será que sai mesmo?
Acho que essa cria de X-32 com F-16 (Su-75) também não é tão stealth assim, como pairam dúvidas sobre as capacidades stealth do Su-57
Acho ele bem mais crível em termos de design furtivo do que o SU 57.
Na verdade um dos grandes problemas desses caças (na minha visão de leigo obviamente) tem relação com esses canopy absolutamente convencionais que poderia tranquilamente fazer parte de um caça dos anos 80…
Acho ele muito convencional no design na lateral, principalmente entre o motor e asas.
Fora esse tubo enorme com linhas nada delicadas que ele possui na parte superior.
“Usamos tecnologias avançadas de supercomputadores no projeto Checkmate”
Ainda não acredito que esse caça vai levantar vôo em 2024, nem com os tais “supercomputadores” ajudando.
Com a guerra na Ucrania acho muito dificil a Russia conseguir colocar ele no Ar em 2 anos.
Pelo contrário.
Com essa guerra, o Mundo rachou e a Rússia terá muito mais facilidade de colocar seus produtos.
Devo lembrar que cerca de 85% do Planeta não apoiam as sanções OCIDENTAIS contra a Rússia.
E pior, consideram essas medidas um sério risco para o seu futuro.
Agora faz o seguinte, esse 15% ( UE/EUA/JAPÃO/Australia, Canadá …etc ) quanto representa em porcentagem de PIB global? Só o G7 deve representar algo como 45% do PIB mundial, só os 7 … e pior são todos aliados.
…
Não ajuda muito vc pegar os PIBs por moeda corrente.Só mascara os resultados.
Ou seja, vc está se enganando.
Pegue a produção real de cada País e vc perceberá o quanto o Ocidente está perdendo espaço e a Ásia avançando
Ásia retoma seu lugar como centro do Mundo.
abmes.org.br/noticias/detalhe/3248
E a essência do novo centro do Mundo é a China, o Império do Meio.
Acostume-se com a nova realidade.
Faço melhor ainda.
Esses 15% estão tendo seríssimos problemas econômicos, principalmente devido a sua perda de importância nessa área.
Esse assunto já foi bastante discutido aqui e é consenso que o desenvolvimento econômico está no Oriente.
Daí até a inquietude dos EUA e países ocidentais.
Sério? Tu jura que os “85% ” não enfrentam e não enfrentarão problemas econômicos, sociais/étnicos e sanitários?
Sério que a RPC não seria afetada perdendo o mercado europeu e americano ?
Na década de 80 era “consenso” que o Japão iria superar os EUA.
OBS 1 não ter sancionado e diferente de apoiar. O Brasil não sancionou mas condenou a ação russa.
OBS 2 Desses “85% ” três (3) bilhões se resumem a dois países, cheios de contradições e várias falhas sociais que necessitam ser no mínimo amenizadas.
Números são números.
Por que vc acha que os EUA estão nesse desespero todo?
Já era.
Passou.
Não volta mais.
Estamos entrando em uma nova era mundial.
Vai estudar economia Se os paises ricos tem forte inflação, imagina o resto dos países! A alta infração que há nos EUA nesses 2 anos é comum no Brasil, é o nosso normal. Acorda para o mundo real. Nossa selic em 14% diz tudo, auxilio Brasil de 50% do salário mínimo. Salário no Brasil menor que há 1 decada atrás. Imagine em uma Rússia que é mais pobre que o Brasil, lotada de corrupção, guerra, sanções. Deixe de ser doido, falo serio! Isso não é questão de paixões, é o mundo real. Inflacao de 10% nos EUA é a maior… Read more »
Vídeo de ontem (20/08) onde o apresentador explica as implicações da viagem que Jiping fará à Arábia Saudita, a situação do dólar como moeda de reserva e a criação de um novo sistema de pagamentos no Brics que poderá ter a adesão de vários países.
Mostra até uma interessante compra de produtos russos pelos indianos que pagaram com renmibi chinês.
Pois é.
Acredite
youtube.com/watch?v=1n97Iqqqg6o
Mas vc ignora que estes nunca foram clientes de Moscou para compras militares…rs
O que tem a ver ? rs
Se os chips da samsung estaobproximos do brasil, deveriamos tbem ter uma parceria com a industria aerea da coreia democratica. Imagine… Radares inteligentes e tal. Agora sem ver por dentro, até agora vejo apenas uma maquete do f16 russo.
Piada pronta. Aguardem…
Mais engraçado que os problemas do F-35, inclusive com seus mergulhos no mar, impossível.
Correram para lançar um produto e deu nisso.
Melhor voltar pra prancheta de desenho.
Falou o almirante do sofá, conhecedor e especialista.
Se o su57 fez seu primeiro vôo em 2010 e, 12 anos depois apenas 4 unidades foram entregues, como noticiou a Tass, o su75 vai entrar em operação lá por 2050, junto com o 5gen iraniano.
https://tass.com/defense/1494379
“O Su-75 está sendo desenvolvido principalmente como um avião de exportação”
Leia-se: Bielorrússia, Irã, Venezuela e talvez alguma outra republiqueta.
Com um mercado tão vasto, o desenvolvimento e sucesso desse ai estão garantidos!
(assim como da UAC)
Como o gráfico acima mostra, 85% do Planeta estão ao lado da Rússia contra as atitudes dos países ocidentais.
E esses ‘apoiadores’ estão escabreados com essas atitudes ocidentais e estão se resguardando.
Bola fora do Ocidente.
Ponto para Putin.
Antigamente eu defendia armamento russo. Eu até defendia os helicóptero Sabre no Brasil.
Depois dessa guerra na Ucrânia: tudo porcaria! Inacreditável a quantidade de russos mortos por causa de armamento podre e técnicas ruins.
Mais um argumento técnico de um expert da net.
Grande notícia!
Prevendo o mesmo fiasco do Su-57, acho que lá por 2040 ele sai.
Você é russo?
Não, é só doente mesmo.
Alguns detalhes que criam não poucas perplexidades sobre os “stealths” e 5g ao redor do mundo .
Observar o acabamento do revestimento no F-35 :
…
Agora um concorrente :
Nessa imagem fica ainda mais claro :
Outra curiosidade: o HDMS
do F-35 , peça chave que contribuiu decisivamente para a redução da carga de trabalho do piloto, sua consciência situacional e tempo de reação :
O concorrente oriental:
O competitor russo:
Analista de fotografia.
Vai descansar um pouco.
Vc está estressado com essa notícia.
Tiozão, relaxa ! Se o ritmo for o mesmo do PAK-FA não veremos esse caça em operação nem tão cedo.
Este é o prototipo que não precisa ser muito furtivo o de série tem um revestimento que não apresenta os rebites isso ja foi mostrado em outras publicações.
E cadê o modelo de produção? Já vão 12 anos desde o primeiro voo do Su-57 e ate hoje não existe um modelo de produção, só protótipos e modelo de pré-padrão.
Não entendo essa mania de tentar esconder o obvio, o Su-57 esta no mínimo uns 6 anos atrasado e não da sinais de que as coisas vão correr mais rápido daqui pra frente.
Até 2030 vão fabricar duas unidades, acho que vai ser o mesmo fiasco do SU-57.
O Su-57 deveria ter seguido esse conceito do Su-75.
Vamos ver no próximo filme Top Gun 3, Espero ver esse caça voando por lá.
Depois da própria Tass confirmar que foram entregues apenas 4 su57 de produção seriada até agora, vê-se que a rostec tem algumas dificuldades em sua linha.
https://tass.com/defense/1494379
Se o su75 fizer seu primeiro vôo em 2024, vai entrar em operação lá por 2050.
Chora Dezinho.
É Da Lua, só 4 unidades depois de 12 anos do primeiro vôo. Dura a realidade, logo vai ter que criar mais uma lista de apelidos.
Por que temos q tomar partido do país A ou B? Vejo muitos brigando porque o país tal fez e o outro está atrasado. Besteira! Se não houver concorrência, não há evolução. Temos que ter países diferentes fabricando armas diferentes, inclusive (e para nós primordial) o Brasil ter seu espaço também. Sonho em um dia estar aplaudindo um caça totalmente nacional pronto e operando.