O desenvolvimento conjunto de um caça de última geração para o Japão e o Reino Unido provavelmente envolverá uma estrutura comum, apurou o Yomiuri Shimbun.

Os arranjos para integrar os planos de desenvolvimento estão em fase final, segundo fontes.

Os dois governos tomaram a decisão depois de concluir que o desenvolvimento conjunto de uma estrutura comum poderia reduzir os custos porque os requisitos de desempenho tanto para a Força Aérea de Autodefesa quanto para a Força Aérea Real são quase idênticos, de acordo com várias fontes do governo.

O governo japonês incluirá os custos relacionados na solicitação de orçamento para o ano fiscal a partir de abril de 2023 e decidirá sobre a visão geral do desenvolvimento até o final deste ano.

O Japão planeja introduzir o caça de próxima geração em meados da década de 2030, quando o caça F-2 começará a ser retirado de serviço. O objetivo é desenvolver uma aeronave furtiva, equipada com radar e sensores de alto desempenho, capaz de operar com um grande número de drones em combate.

Inicialmente, o Japão buscou apoio para o novo caça da empresa de defesa americana Lockheed Martin Corp., mas os arranjos enfrentaram dificuldades.

O Reino Unido tinha anteriormente um plano para trabalhar com a Itália e a Suécia para desenvolver o Tempest como o sucessor de seu principal Eurofighter Typhoon, com implantação prevista para 2035.

Posteriormente, Tóquio e Londres concordaram que seria apropriado que os dois governos desenvolvessem a mesma fuselagem porque buscam quase os mesmos requisitos de desempenho para a aeronave, que também será desenvolvida no mesmo período. O esforço conjunto também deverá reduzir os custos estimados em mais de ¥ 1 trilhão e melhorar a eficiência da produção.

A Itália também está considerando participar do projeto conjunto Japão-Reino Unido. Espera-se que o envolvimento da Lockheed Martin se limite a garantir a interoperabilidade com aeronaves militares dos EUA.

A Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. e a BAE Systems PLC, uma grande empresa britânica de aeronaves e defesa, provavelmente assumirão a liderança no desenvolvimento, supervisionando o projeto da estrutura e do sistema geral. A Leonardo S.p.A. também pode se juntar ao projeto.

Espera-se que a Mitsubishi Electric Corp. e a subsidiária da Leonardo no Reino Unido produzam o radar. A grande empresa industrial pesada japonesa IHI Corp. e a Rolls-Royce PLC serão responsáveis ​​pelo desenvolvimento do motor, enquanto uma empresa italiana também está considerando sua participação no projeto.

O Reino Unido desenvolveu em conjunto o Eurofighter Typhoon com países como Alemanha e Itália. Este caça foi exportado para países da Áustria à Arábia Saudita.

Com vistas à exportação do caça de última geração, o governo japonês intensificará as discussões sobre a revisão das diretrizes operacionais dos Três Princípios sobre Transferência de Equipamentos e Tecnologia de Defesa.

De acordo com as diretrizes operacionais, o Japão permite a transferência internacional de equipamentos de defesa, incluindo peças, para países com os quais mantém relações cooperativas de segurança. No entanto, as finalidades limitam-se principalmente às operações de resgate, transporte, alerta e vigilância, sendo restrita a exportação de produtos acabados, como caças e destróieres.

Tendo isso em consideração, o governo está ponderando estipular um plano de revisão das orientações operacionais da Estratégia Nacional de Segurança, cuja revisão está prevista para o final do ano.

FONTE: The Yomiuri Shimbun


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