MUSAL realiza evento gratuito em homenagem a Santos-Dumont
Além do acervo permanente do museu, visitantes puderam conhecer a réplica do caça F-39 Gripen e assistir a diversas apresentações
O Museu Aeroespacial (MUSAl), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), realizou no dia 07/08, um evento gratuito em comemoração aos 149 anos do aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont, completados no dia 20 de julho.
A programação especial contou com demonstrações aéreas da Esquadrilha CEU, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação, saltos de paraquedistas do Exército Brasileiro (EB), quipe de salto livre da Força Aérea Brasileira (FAB) – Equipe Falcões, balonismo, aeromodelismo, oficinas educativas do Serviço Social do Comércio (SESC), apresentação da Banda da Base Aérea dos Afonsos, além da visitação às aeronaves e salas expositivas, que fazem parte do acervo permanente do MUSAL.
Os visitantes também puderam conhecer a exposição da réplica do novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen, que ficará disponível para visitação no local até o próximo dia 22 de agosto. Para entrar na cabine e conversar com um piloto é preciso fazer o agendamento prévio no site do museu. A entrada é gratuita.
A auxiliar administrativa Andreia Seabra levou o filho Calebe, de 8 anos, para conhecer a exposição permanente de Santos-Dumont. “Não conhecia, fiquei sabendo através do jornal e eu gostei muito. Agora fiquei sabendo que funciona diariamente. Meu filho é autista e ele assimilou muito vendo as figuras, os aviões, comigo explicando para ele. Ele assimilou muito mais do que na própria escola. Indico que tragam as crianças e eu vou voltar” declarou Andreia.
Já a advogada Saara Santana de Araújo Escarlate foi acompanhada do filho Victor, de 5 anos, o vizinho Luiz e a filha, a Maitê, de três anos. “Estou achando o evento muito bonito, tem bastante gente e atividades para pessoas de todas as idades. Bom para as crianças e para a gente conhecer um pouco a história das Forças Armadas e dos aviões que eram utilizados”, opinou a advogada.
O Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro Mauricio Carvalho Sampaio, afirmou que eventos como este ajudam a valorizar a história da aviação e fortalecem a interação entra a sociedade e a Força Aérea Brasileira. “O objetivo do Museu Aeroespacial é divulgar a nossa atividade, o que fazemos aqui no dia a dia. Não só o MUSAL, mas o que faz a Força Aérea Brasileira. Temos vários estandes, várias demonstrações, ocorrendo em paralelo com a exposição do nosso acervo. É o momento em que a população pode vir ao quartel, que está de portões abertos. É uma das oportunidades que o museu dá a população do Rio de Janeiro para conhecer um pouco mais da aviação e da Força Aérea Brasileira”, destacou o Oficial-General.
O ex-Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Márcio Bhering Cardoso, esteve presente no evento e elogiou a organização. “Está tudo muito bem coordenado, com apoio externo. O museu está com outra cara. As exposições estão em uma ordem lógica e a comunicação com o público está ótima, tanto na chegada ao museu, como a comunicação via mídia”, enfatizou.
O próximo evento deverá ocorrer no final de setembro e será em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao Mês da Asa – comemorações referentes ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. Para esse evento, como parte das atrações, estão previstas apresentações da Esquadrilha da Fumaça. Em breve, a programação completa será disponibilizada no site do Museu Aeroespacial (www.fab.mil.br/musal) e nas redes sociais (@museuaeroespacial).
FONTE: Força Aérea Brasileira
Brigadeiro do Ar R/1 MaurIcio Carvalho Sampaio. Brig. Refm Márcio Bhering Cardoso.
Até a FAB está misturando ativos e inativos agora?
Fred, acho q não. Sampaio é BQ 82, fui líder de esquadrilha dele na AFA. O Brig Bhering é “meia alguma coisa”. Acho q passou dos 65 é automaticamente reformado. Não é isso?
Sampaio é R/1 e Bhering já atingiu a idade-limite aos oficiais-generais , 68 anos, para a permanência na Reserva.
Mas a turma já sabe disso. Causa-me estranheza não mencionarem.
Melhor forma de homenagear seria acabar com essa patetada de que ele é o pai da aviação.
E quem seria então, por favor contextualize? Felizmente para mim os desenhos animados made USA que emporcalharam minha infância tiveram efeito curto. Hoje felizmente dou mais valor para saci, boitatá, as romarias de cidades de interior que exalam nossa rica cultura com suas belas imagens e sons, que esses enlatados que vemos na TV quase que diariamente trazendo uma cultura totalmente alheia a nossa.
Roberto Landell de Moura foi cooptado e ameaçado para não apresentar sua invenção, propalaram que era “coisa do demônio” e o acusaram de heresia ameaçando excomunga-lo. Ao invés de apoiarem julgaram-no como um bruxo. Teve até seu laboratório vandalizado e destruído. Landell também inventou ou descobriu o EFEITO KIRLIAN antes do casal KIRLIAN(SEMION E VALENTINA). Só 30 anos antes!!!
O braziu hoje é um país sem passado e memória….
Caro Agressor’s
Landell de Moura foi apenas mais um brasileiro que teve suas asas cortadas.
Abraços
Não basta a tristeza que o país se tornou. Agora até nossa história está sendo apagada. Quem consegue mudar a percepção das pessoas, controla a realidade. Uma nação sem passado, é uma nação sem futuro! Aquele que não busca conhecer o seu passado, está destinado a um futuro perdido. Este país já teve grandes nomes em sua história passada como Santos Dumont, Bartolomeu de Gusmão, D.Pedro II, Oswaldo Cruz, Vital Brasil, Manuel de Abreu, Landell de Moura, Carlos Chagas, Oscar Niemeyer, José Braz Araripe…Hoje temos nomes como Aron de Andrade, Miguel Nicolelis, Álvaro Alberto, Othon Luiz…E os brasileiros nem sabem… Read more »
Prezado Agressor’s
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo,
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo.
Trecho do Hino do Rio Grande do Sul.
Abraço
A uma grande diferença a ser feita entre “o primeiro à voar” e “o inventor do avião”…Santos Dumont não foi o primeiro homem a voar, mas foi de fato o pai da aviação moderna, já que seu design de avião que decola por si só com rodas e sem auxílio externo é o padrão que todos os aviões na história são baseados desde o 14 Bis até os dias de hoje. Santos Dumont efetivamente inventou o avião moderno. A questão do avião não é quem “inventou” o avião. Bem antes de Dumont e dos Wright outros inventores já tinham voado,… Read more »
Uma observação, Santos Dumont foi o primeiro que provou que tinha uma máquina motorizada capaz de decolar, voar e aterrisar. Ninguém antes dele foi capaz de provar isso, mesmo tendo algumas réplicas de algumas máquinas anteriores ao 14-bis que conseguiram voar, com destaque para o Condor Nº21.
Sei que pesquisadores não gostam de usar esse termo para ninguém.
Mas na minha opinião pessoal, os pioneiros que merecem esse título são:
George Cayley;
Otho Lilienthal;
Clement Ader;
Octave Chanute;
Alberto Santos Dumont;
Irmãos Voisin e
Henry Farman.
No que se refere ao mais pesado que o ar, estes são, pelo que conheço, os que mais contribuiram.
Prezado Joe Pai não é quem gera, mas quem cria. Assim pode-se explicar porque SD é o pai da aviação. Quando Louis Blériot concluiu seu voo pioneiro sobre o Canal da Mancha, Santos Dumont parabenizou-o. A resposta do inventor francês foi mais do significativa: “Eu não fiz mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é o nosso líder”. SD não se preocupava com os louros de suas vitórias. Seu objetivo era incentivar o uso do avião. Depois de desenvolver o Demoiselle, ele publicou todo o projeto na revista Popular Mechanics para quem… Read more »
Alberto Santos-Dumont, um dos cinco maiores gênios da humanidade, foi o inventor de grandes tecnologias mas patenteadas por outros, porque o inventor achava-se inspirado “a criatura pelo Criador”(expressão do próprio inventor)…Graças a ele podemos percorrer grandes distâncias em poucas horas ou minutos…veja alguns inventos do Pai da Aviação : – O motor V8, – O motor VW, – O motor radial, – O motor de arranque, – A porta de correr, – O hangar, – O relógio de pulso, – O dirigível, – O hidrogênio pelo gás dos lampiões, – Sapatos-plataforma, – Ternos longílineos, – Open Source, – O colarinho… Read more »
Apenas uma correção, o avião dos Wright tinha apenas 1 motor de 12HP que acionava 2 hélices.
Aqueles relógios de pulso feitos na Suíça lá pelo século XVIII não contam, né?
Os hangares são os originais. O ginásio de esportes também. O antigo Corpo de Cadetes hoje é a EAO (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais).