Caça F-4E Phantom II da ROKAF cai no Mar Amarelo
Um McDonnell Douglas F-4E Phantom II pertencente à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) caiu caiu no Mar Amarelo durante uma missão em 12 de agosto.
A aeronave – número de série desconhecido – fazia parte do 153º Esquadrão de Caça da ROKAF e estaria retornando à Base Aérea de Suwon (AB) na província de Gyeonggi-do, na Coreia do Sul, antes de cair no Mar Amarelo por volta das 12h20 (horário local). Os dois pilotos do F-4E conseguiram ejetar com segurança da aeronave antes que ela fosse destruída. Eles foram posteriormente resgatados e transferidos para um centro médico da Força Aérea em Cheongju – cerca de 112 quilômetros ao sul da capital do país, Seul – como medida de precaução.
De acordo com a ROKAF, os dois pilotos descobriram que um motor estava pegando fogo e mudaram o curso para uma área costeira em uma tentativa de mitigar qualquer risco para os civis, antes de abandonar da aeronave. Como resultado desse incidente, a ROKAF suspendeu todas as operações de voo não essenciais, exceto seus ativos de vigilância e emergência. O braço aéreo está atualmente investigando a causa desse evento de atrito, mas planeja aterrar todos os seus F-4E restantes até o resultado da investigação em andamento sobre o incidente.
O Phantom II entrou em serviço operacional na ROKAF em setembro de 1977 com 94 exemplares entregues no total. O braço aéreo sul-coreano também operou mais de 90 F-4Ds e 18 RF-4Cs, ambos já aposentados (junho de 2010 e fevereiro de 2014, respectivamente).
Acredita-se que aproximadamente 20 F-4Es ainda estejam operacionais com a ROKAF, todos operados pelo 153º Esquadrão de Caça da 10ª Ala de Caça em Suwon AB.
A Coreia do Sul planeja substituir suas antigas frotas de Phantom II e Northrop F-5E/F e KF-5E/F Tiger II pelo caça multifuncional KF-21 Boramae desenvolvido localmente pela Korea Aerospace Industries (KAI), que deve entrar na ROKAF serviço em 2028.
FONTE: Key.Aero
Tá aí um caça que eu gostaria de ter visto na FAB, no lugar daqueles mirage 2000 que vieram como tampão. Sei que não seria a melhor escolha já que são caros de operar, mas são bonitos e imponentes.
Vc quer dizer que gostaria de te-los visto no inicio dos anos 70 no Brasil, no lugar dos Mirage III-EBR, bem como a FAB tentou na época.
Na minha humilde opinião a aeronave mais bonita do século passado e deste século até agora. Outro que está na cola do “Fantasma” é o F-14 “Tomcat”. Linhas bonitas e essas asas com pontas dobradas, a cauda em diedro negativo faz do F-4 único. É óbvio que é apenas minha opinião.
O Mirage 2000 barra os 2.
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Ainda assim acho a linhagem Sueca de aeronaves a que possui o melhor desenho.
Quem ainda opera o F-4?
Turquia, Irã, Coreia do Sul…. os q lembrei de momento…
Japón, Grecia
É realmente uma pena que os americanos tenham se recusado a nos vender o F-4, teria ficado maravilhoso nas cores da FAB.
P.S. outro que eu considero uma pena não termos comprado (embora esse por falta de vontade, não de autorização) é o Harrier, para operar no Minas Gerais.
Muito,muito bonito…
Interessante notar que o F-4 sul-coreano da foto ainda utiliza o canhão no pod. Eu achava que todos os F-4E tinham o canhão montado internamente.
Puxa, um F4 Phantom ainda na ativa….fantástica maquina em sua época…o rei dos céus vietnamitas….
Esta ai um avião com certeza de desenho sem igual e muito poderoso, boa noticia os pilotos terem ejetados com segurança…. esse número de 7679 da martin-baker se refere ao numero total de ejeções bem sucedidas ? é realmente impressionante