Um McDonnell Douglas F-4E Phantom II pertencente à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) caiu caiu no Mar Amarelo durante uma missão em 12 de agosto.

A aeronave – número de série desconhecido – fazia parte do 153º Esquadrão de Caça da ROKAF e estaria retornando à Base Aérea de Suwon (AB) na província de Gyeonggi-do, na Coreia do Sul, antes de cair no Mar Amarelo por volta das 12h20 (horário local). Os dois pilotos do F-4E conseguiram ejetar com segurança da aeronave antes que ela fosse destruída. Eles foram posteriormente resgatados e transferidos para um centro médico da Força Aérea em Cheongju – cerca de 112 quilômetros ao sul da capital do país, Seul – como medida de precaução.

De acordo com a ROKAF, os dois pilotos descobriram que um motor estava pegando fogo e mudaram o curso para uma área costeira em uma tentativa de mitigar qualquer risco para os civis, antes de abandonar da aeronave. Como resultado desse incidente, a ROKAF suspendeu todas as operações de voo não essenciais, exceto seus ativos de vigilância e emergência. O braço aéreo está atualmente investigando a causa desse evento de atrito, mas planeja aterrar todos os seus F-4E restantes até o resultado da investigação em andamento sobre o incidente.

O Phantom II entrou em serviço operacional na ROKAF em setembro de 1977 com 94 exemplares entregues no total. O braço aéreo sul-coreano também operou mais de 90 F-4Ds e 18 RF-4Cs, ambos já aposentados (junho de 2010 e fevereiro de 2014, respectivamente).

Acredita-se que aproximadamente 20 F-4Es ainda estejam operacionais com a ROKAF, todos operados pelo 153º Esquadrão de Caça da 10ª Ala de Caça em Suwon AB.

A Coreia do Sul planeja substituir suas antigas frotas de Phantom II e Northrop F-5E/F e KF-5E/F Tiger II pelo caça multifuncional KF-21 Boramae desenvolvido localmente pela Korea Aerospace Industries (KAI), que deve entrar na ROKAF serviço em 2028.

FONTE: Key.Aero

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gordo

Tá aí um caça que eu gostaria de ter visto na FAB, no lugar daqueles mirage 2000 que vieram como tampão. Sei que não seria a melhor escolha já que são caros de operar, mas são bonitos e imponentes.

JCuritiba

Vc quer dizer que gostaria de te-los visto no inicio dos anos 70 no Brasil, no lugar dos Mirage III-EBR, bem como a FAB tentou na época.

Luiz Antonio

Na minha humilde opinião a aeronave mais bonita do século passado e deste século até agora. Outro que está na cola do “Fantasma” é o F-14 “Tomcat”. Linhas bonitas e essas asas com pontas dobradas, a cauda em diedro negativo faz do F-4 único. É óbvio que é apenas minha opinião.

Neto

O Mirage 2000 barra os 2.
.
Ainda assim acho a linhagem Sueca de aeronaves a que possui o melhor desenho.

JuggerBR

Quem ainda opera o F-4?

Rafael Coimbra

Turquia, Irã, Coreia do Sul…. os q lembrei de momento…

Leonardo

Japón, Grecia

Bruno Vinícius

É realmente uma pena que os americanos tenham se recusado a nos vender o F-4, teria ficado maravilhoso nas cores da FAB.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Bruno Vinícius

P.S. outro que eu considero uma pena não termos comprado (embora esse por falta de vontade, não de autorização) é o Harrier, para operar no Minas Gerais.

Adriano Madureira

Muito,muito bonito…

comment image

Bruno Vinícius

Interessante notar que o F-4 sul-coreano da foto ainda utiliza o canhão no pod. Eu achava que todos os F-4E tinham o canhão montado internamente.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Angelo

Puxa, um F4 Phantom ainda na ativa….fantástica maquina em sua época…o rei dos céus vietnamitas….

Rodrigo Maçolla

Esta ai um avião com certeza de desenho sem igual e muito poderoso, boa noticia os pilotos terem ejetados com segurança…. esse número de 7679 da martin-baker se refere ao numero total de ejeções bem sucedidas ? é realmente impressionante