JAS 39D Gripen e Saab 340 Erieye AEW da RTAF - Foto: Saab

A Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) e sua contraparte chinesa PLAAF realizarão um exercício aéreo conjunto de 10 dias em Udon Thani, disse uma fonte ao Bangkok Post. Segundo a fonte, a China confirmou que se juntará ao exercício aéreo em Udon Thani.

Segundo a fonte, a China confirmou que se juntará ao “Falcon Strike 2022”, que acontecerá de 14 a 24 de agosto na Ala 23.

A China deve enviar uma frota de seis caças J-10C/S, um caça-bombardeiro JH-7A e uma aeronave de controle e alerta antecipado Shaanxi KJ-500 para participar do exercício, disse a fonte.

Os caças chineses Su-27 não estarão envolvidos no exercício.

A RTAF empregará cinco aeronaves Gripen, três aeronaves de ataque Alphajet e uma aeronave de controle e alerta antecipado SAAB 340 AEW. Os jatos F-16 fabricados nos EUA não participarão, disse a fonte.

O exercício é o quinto desse tipo desde 2015. A rodada anterior foi realizada em 2019 também na Ala 23, com sede em Udon Thani.

Segundo a fonte, o exercício fortalecerá os laços entre as duas nações como parte dos esforços cooperativos para ajudar a manter a paz e a segurança na região.

O exercício também aumentará as capacidades e a eficiência da aviação dos dois países, ao mesmo tempo em que aumentará as relações entre o pessoal da força aérea, disse a fonte.

J-10C
KJ-500
JH-7A

FONTE: Bangkok Post

NOTA DA REDAÇÃO: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments