São Paulo, Brasil, 4 de agosto de 2022 – (B3: EMBR3 | NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados de acordo com as normas contábeis IFRS (International Financial Reporting Standards) e em Reais.

Os dados financeiros trimestrais de 30 de Junho de 2022 (2T22), 31 de Março de 2022 (1T22), 31 de Dezembro de 2021 (4T21) e 30 de Junho de 2021 (2T21), são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, enquanto os dados anuais são auditados, exceto quando de outra forma indicado.

Na comparação entre o 2T22 e o 2T21, o dólar norte-americano teve desvalorização de 6,9% em relação ao real brasileiro.

PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS

RECEITA LÍQUIDA E MARGEM BRUTA

A Receita liquida consolidada de R$ 5.044,0 milhões (US$ 1,018.9 milhões), no 2T22, representou redução de 14,8% na comparação com o ano anterior principalmente por menos entregas na Aviação Comercial, Defesa & Segurança e parcialmente compensada por maiores receitas em Serviços & Suporte.

DESTAQUES

  • A carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o 2T22 em US$ 17.8 bilhões (+US$ 0.5 bilhão comparado ao 1T22). Este é o maior nível pós-pandemia, impulsionado por um nível de pedidos consistente. O anúncio recente de 20 pedidos firmes de E195-E2 pela Porter será incluído no backlog do 3T22.
  • A margem bruta consolidada reportada no 2T22 foi de 22,9%, superior aos 18,2% reportado no 2T21, com melhoria na comparação com o ano anterior na maioria dos segmentos devido ao mix de produtos, aumento de preços e a performance operacional em geral, incluindo eficiências tributárias.
  • EBIT e o EBITDA ajustados foram de R$ 409,2 milhões e de R$ 622,8 milhões, respectivamente, levando a margem EBIT ajustada de 8,1% e margem EBITDA ajustada de 12,3%.
  • No 2T22, a Embraer apresentou lucro líquido ajustado (excluindo-se impostos diferidos e itens especiais) de R$ 199,8 milhões e lucro por ação ajustado de R$ 0,27.
  • O Fluxo de Caixa Livre (FCL) no 2T22 teve um superávit de R$ 486,2 milhões, que representou uma melhora significativa em relação a R$ 215,7 milhões no fluxo de caixa livre no 2T21, suportado pelo desinvestimento das instalações de Évora e pelo IPO da EVE, que compensam as necessidades de capital de giro e a estratégia de gestão de passivos.
  • A Companhia encerrou o trimestre com dívida total de R$ 6.273,7 bilhões, ou R$ 0,611 bilhões menor quando comparado ao 1T22 e em linha com a estratégia de melhoria da nossa estrutura de capital e gestão de passivos.
  • Nós reafirmamos todos os aspectos dos objetivos financeiros e de entregas para 2022, sem variações materiais.

Para ler relatório completo em inglês, clique aqui.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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SteelWing

Parabéns pelos resultados!
Pelo menos aquele canal vai parar de falar absurdos como: – ” caros amigos, hoje no mundo dos EUA.. vou defender a venda da embraer para a Boeing, porque se não a embraer vai falir…”

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Fernando

embr3

Fernando EMB

Bons resultados, parabéns para todos os funcionários.

Nonato

Volto a defender a ideia de um fundo nacional suportado por cidadãos brasileiros que apoiam a Embraer. Esse fundo levantaria recursos com seus integrantes que comprariam uma parte da Embraer ou ofereceria recursos para evitar que a empresa passe por dificuldades e tente se socorrer de empresas ou governos estrangeiros. Uma sugestão é cada cota valer 10 mil reais. Mil cotas (participantes) daria 10 milhões de reais. 100 mil cotas daria um bilhão de reais. Os funcionários da Embraer poderiam ser os maiores interessados. Já iriam pelo menos uns 5 mil funcionários. Nada impediria que interessados comprassem mais de uma… Read more »

Cansado

Amigo, isso já existe, se chama “Bolsa de Valores”.
A diferença da sua proposta é que ela não é exclusiva para brasileiros.
O que você propõe seria uma espécie de “estatização privada”, algo meio estranho que nem na Coreia do Norte existe.

Nonato

Amigo o que você falou não tem pé nem cabeça.
Demonstra pouca compreensão do escrevi.
Na bolsa cada indivíduo comprando 10 mil reais em ações tem influência mínima.
Na falta de um grande grupo nacional para evitar que, a qualquer momento a Embraer possa ser engolida por qualquer grupo estrangeiro, esse fundo teria certa força.
Um grupo único com um bilhão de reais na mão.
E esse valor poderia aumentar.
Funcionários da Embraer deveriam ser os primeiros interessados.
Não tem nada a ver com estatização.

Nonato

Estranho o pessoal negativar.
Muita gente diz ser a favor da Embraer.
Na hora de levantar recursos para mantê-la nacional e forte, muitos se mostram “revoltados”.

Scudafax

A nossa “liderança” política e militar tem a ilusão de defesa através da compra de equipamentos e tecnologias prontas de outras nações. E ainda se ilude ao achar que sem capacidade orgânica de acesso ao Espaço somos capazes de garantir nossa defesa. Acesso ao Espaço deveria ser prioridade zero nacional. Sem isso, melhor vestir o pijama do que se iludir.

Nick

A Embraer apesar de ser capital privado, tem uma importância estratégica pela soberania do Brasil. Os EUA tem a LM, Boeing, França a Dassault, Italia a Leonardo(em conjunto com outros europeus), A BAE, etc.

Seu braço militar EDS tem que ser mantido e ter seu crescimento sustentado.

[]’s

h.saito

E a Embraer postou um vídeo do novo avião no canal do YouTube deles.

Frederick

Desde o cancelamento da aquisição hostil do acordo Boeing/Embraer, minhas ações EMBR3 valorizaram 65%.

Bom dia.