Força Aérea de Israel aterra frota de F-35 após defeito nos assentos ejetáveis

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Força Aérea de Israel interrompe voos de treinamento devido a problema com os assentos ejetáveis ​​encontrados na frota militar do F-35 Joint Strike Fighter dos Estados Unidos

A Força Aérea de Israel interromperá os voos de treinamento para seus esquadrões de caças furtivos F-35 Adir depois que os militares dos Estados Unidos aterraram sua frota de caças F-35 Joint Strike Fighter por um problema com os assentos ejetáveis.

A decisão foi tomada pelo comandante-chefe da IAF Tomer Bar sábado (30) à noite. Toda a frota será avaliada nos próximos dias, com dois aviões examinados por dia por equipes da IAF que receberam equipamentos da Lockheed Martin.

Cada avião encontrado com assentos ejetáveis ​​funcionais retornará ao voo. Os aviões continuarão realizando missões durante as avaliações somente após autorização especial de Bar.

“As inspeções devem ser feitas de maneira rigorosa e completa para devolver a frota à plena competência, mantendo um alto padrão de segurança”, disse Bar, de acordo com um comunicado publicado pela Unidade do porta-voz da IDF.

A USAF aterrou os jatos devido a um dispositivo defeituoso acionado por cartucho dentro de seu assento de ejeção que impediria o piloto de ser capaz de sair da aeronave com segurança durante uma emergência.

No sábado, a IDF disse que “a força aérea recebeu informações sobre uma descoberta de falha segurança nos assentos ejetáveis ​​do F-35 que é avaliada como de baixo risco”, disse a Unidade do porta-voz da IDF, acrescentando que “uma diretiva foi recebida para realizar testes nos próximos 90 dias.

“Israel estava coordenando sua resposta com os militares dos EUA e o F-35 Joint Program Office”, continuaram os militares.

Israel possui 33 jatos avançados em dois esquadrões, o 116º Lions do Esquadrão Sul e o 140º Esquadrão Golden Eagle, com base na Base Aérea de Nevatim. A IAF também tem um terceiro esquadrão usado para treinamento.

Os jatos têm uma assinatura de radar extremamente baixa, permitindo que operem sem serem detectados nas profundezas do território inimigo. Desde que se tornou operacional em 2018, os esquadrões de F-35 realizaram missões na Faixa de Gaza e como parte da campanha de “guerra entre as guerras” de Israel.

A frota acabou de participar de um exercício internacional de uma semana com pilotos italianos de F-35, apelidado de “Lightning Shield”.

Em um comunicado, a Lockheed Martin disse que a empresa “continua trabalhando em estreita colaboração com o Joint Program Office e os clientes para garantir operações seguras e eficazes para a frota de F-35. Estamos auxiliando nas inspeções de assentos, quando apropriado, para apoiar o JPO recente e a direção do serviço.”

Qual era o problema?

O fabricante do assento, Martin-Baker, disse que o problema foi identificado pela primeira vez em abril, quando “uma anomalia foi descoberta” com um dos dispositivos nos assentos de um F-35 na Base Aérea de Hill, em Utah.

“Isso foi rapidamente rastreado até uma lacuna no processo de fabricação, que foi abordada e alterada”, acrescentou o comunicado.

De acordo com o Air Force Times, um mantenedor descobriu durante uma inspeção “que um cartucho de ejeção parecia suspeitosamente leve” e “após uma olhada mais de perto, o cartucho acabou perdendo sua carga explosiva que ejetaria o piloto com segurança”.

O cartucho usa pó de magnésio para inflamar o propulsor.

“Com muita cautela, as unidades do ACC executarão uma suspensão em 29 de julho para agilizar o processo de inspeção. Com base nos dados coletados dessas inspeções”, de acordo com a porta-voz do Comando de Combate Aéreo, Alexi Worley. “O ACC tomará a decisão de retomar as operações.”

O Air Force Times disse que na quarta-feira, cerca de 2.700 cartuchos de assento ejetável do F-35 foram testados e apenas três falhas foram descobertas.

FONTE: The Jerusalem Post

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