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“A ideia de entrar em uma competição por recordes mundiais para aeronaves desta categoria foi concebida em 1986”, disse o designer geral da Sukhoi OKB, Mikhail Simonov. “Percebemos que a aeronave era capaz de fazer muitas coisas. Estávamos tão confiantes que, para bater o recorde, decidimos não construir uma aeronave dedicada e pegamos uma uma aeronave de série produzida, que havia voado e, é claro, preparada em conformidade com as rigorosas regras da Federação Aeronáutica Internacional. A aeronave foi chamada de Sukhoi P-42 como uma homenagem ao ponto de virada na batalha de Stalingrado em novembro de 1942. Então, ao defender a fortaleza do Volga, a aviação soviética desempenhou um papel importante no esmagamento do inimigo.”

Para as tentativas de recorde, uma aeronave da série inicial foi selecionada (designação de fábrica T10-15). Isso foi antes de ser usada ativamente no programa de teste de voo.

Para diminuir o peso, a aeronave foi modificada:

  1. o cone do nariz do radar foi substituído por um cone de metal; o freio de velocidade, suas dobradiças e seu sistema de extensão e retração foram removidos; a antiga área de instalação do freio de velocidade foi refinada estruturalmente; as barbatanas ventrais foram removidas; as portas variáveis ​​nas entradas de ar foram travadas em suas posições ideais;
  2. painéis de asa com bordos de ataque fixos foram instalados; os flaperons foram removidos e substituídos por uma estrutura fixa; os lançadores de mísseis foram removidos das pontas das asas;
  3. as pontas foram retiradas dos estabilizadores verticais;
  4. o guarda-lamas foi removido do trem de pouso do nariz;
  5. a aeronave estava equipada apenas com os auxílios de voo, navegação e comunicação necessários para um voo seguro;
  6. Pontos duros de armas, o canhão embutido e o recipiente de munição foram removidos.

No outono de 1986, a aeronave T10-15, oficialmente chamada de Sukhoi P-42, havia sido preparada para o programa de voo recorde planejado. Em 27 de outubro e 15 de novembro, o piloto de testes da OKB, Viktor Pugachev, acrescentou oito recordes de tempo de subida à altitude à tabela de conquistas mundiais em apenas dois voos – quatro recordes absolutos para aeronaves baseadas em terra e quatro recordes para aeronaves com peso de decolagem de até 35.274 libras (16.000 kg). Pugachev subiu para 9.843 pés (3.000 m) em 15,573 segundos e para 19.685 pés (6.000 m) em 37,05 segundos.

Em 10 de março de 1987 e em 23 de março de 1988, o piloto de testes Nikolai Sadovnikov voou o Sukhoi P-42 para 25.528 pés (9.000 m) em 44 segundos, 39.370 pés (12.000 m) em 55,2 segundos e 49.213 pés (15.000 m) em 70,329 segundos.

Os recordes anteriores foram estabelecidos em 16 de janeiro de 1975, por pilotos americanos voando no caça F-15. O Major Roger Smith voou a aeronave para 9.843 pés (3.000 m) em 27,57 segundos, e Major Willard “Mac” MacFarlane subiu para 19.685 pés (6.000 m), 29.528 pés (9.000 m) e 39.370 pés (12.000 m) em 39,33, 48,86 e 59,38 segundos, respectivamente. Em 10 de junho de 1987, Sadovnikov conquistou um recorde mundial para uma altitude de voo no nível da categoria N de 63.435 pés (19.335 m).

Sukhoi P-42

Outro recorde, estabelecido por Viktor Pugachev no Sukhoi P-42, foi levar uma carga de 2.205 lb (1.000 kg) para 49.213 pés (15.000 m) em 81,71 segundos. Um total de 27 recordes foi reivindicado pelos pilotos de teste da Sukhoi OKB Viktor Pugachev, Nikolai Sadovnikov, Evgeny Frolov e Oleg Tsoi.

A equipe recorde de pilotos de teste, especialistas em serviço em terra e designers da OKB foi liderada pelo designer-chefe Rolan Martirosov.

FONTE: SU-27 Flanker Family

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Kommander

Acho incrível essas competições, o pessoal se esforça o máximo para quebrar recordes e provar que são melhores. Claro que para alguém ganhar o outro tem que perder, mas eu acho interessante pra ver o quanto o ser humano tem potencial, fora as lições que são tiradas dessas competições.

Varg

O principal recorde do Eagle ainda não foi batido: as mais de 100 vitórias em combate.

Clésio Luiz

Uma anedota é que o aeródromo utilizado não recebeu uma modificação simples na pista, para segurar a aeronave no lugar antes da decolagem, como aconteceu com os voos do Streak Eagle.

A intenção era amarrar o P-42 a um blindado pesado com um painel metálico na frente. Só que na primeira tentativa, o P-42 começou a arrastar o mesmo pela pista… A solução foi somar um trator de esteiras ao blindado, fazendo com que o peso combinado de ambos fosse finalmente maior que a potência dos motores do Sukhoi.

https://youtu.be/mk3G5aJR_Wg?t=261

JuggerBR

E onde está esta aeronave hoje?

Alexandre Galante

Estava, até 2014, preservado no Aeroporto Internacional de Zhukovsky.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
ALTAIR IGNEZ DE SOUZA

É impressão minha ou a quantidade de rebites no P-42 e infinitamente maior que Eagle?

SteelWing

Recordes devidos ao superior design aerodinâmico do flanker . Já que o P&W f-100 do f-15 era ligeiramente superior ao AL-31.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Algol

Sim, o pessoal se esquece da aerodinâmica e sempre se lembra da relação potência/peso quando compara aeronaves. É o mesmo motivo pelo qual o Gripen possui uma razão de subida superior à do F-16 mesmo tendo uma relação potência/peso inferior.