Embraer publica Perspectivas de Mercado para 20 anos
Relatório cita a importância de flexibilidade de frota e aeronaves menores para atender ao novo perfil de demandas e impulsionar a sustentabilidade
Farnborough, Reino Unido, 19 de julho de 2022 – A Embraer publicou suas Perspectivas de Mercado para os próximos 20 anos para o segmento de aeronaves comerciais com menos de 150 assentos. O relatório apresenta análises e tendências globais e regionais que influenciarão a demanda por novos jatos e turboélices até 2041.
Hoje, os executivos da empresa destacaram os principais elementos do relatório em uma coletiva de imprensa durante o Farnborough Airshow, que incluíram:
Crescimento e Recuperação da Demanda
A demanda mundial por viagens aéreas, medida em receita por passageiro-quilômetro (RPK), crescerá 3,2% ao ano (CAGR) nas próximas duas décadas, um pouco menos do que a taxa de 3,3% prevista no ano passado. O crescimento mais fraco reflete uma desaceleração de curto prazo da economia global, os efeitos da pandemia e o impacto do conflito Rússia-Ucrânia.
Espera-se que os RPKs retornem aos níveis de 2019 até 2024.
Digitalização e Regionalização
Continuarão as tendências para o aumento da digitalização (home office, videoconferências) e regionalização (relocalização produtiva – reshoring), que surgiram no início da pandemia, e irão impulsionar a demanda por aeronaves de menor capacidade.
Foco na flexibilidade da frota e na transição para tecnologias verdes
A adequação da capacidade à demanda é a maneira mais sustentável de capturar as oportunidades de crescimento no mundo pós-pandemia. Novas tecnologias verdes tendem a se concentrar em aeronaves de menor porte, onde as inovações são incialmente aplicadas antes da introdução em plataformas maiores. Nesse contexto, aviões menores são elementos-chave para viagens aéreas mais sustentáveis, além de melhorar igualmente a conectividade.
Conversões de aviões de passageiros para cargueiros
O forte crescimento do comércio eletrônico está abrindo novos mercados para aeronaves a jato de carga com menor capacidade, impulsionando a demanda por conversões de passageiros para cargueiros.
Entregas de novas aeronaves – Por números:
Demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos 10.950 unidades
- 8.670 jatos
- 2.280 turboélices
- Valor de mercado de todas as novas aeronaves US$ 650 bilhões
Taxa de crescimento anual de RPK – classificada por região
- 4,3% Ásia-Pacífico (inclui China)
- 4,0% América Latina
- 3,8% África
- 3,2% Média Global
- 3,2% Oriente Médio
- 2,3% Europa
- 2,0% América do Norte
Participação de RPK até o final de 2041
- 42% Ásia-Pacífico
- 38% Europa + América do Norte
Entregas de jatos – 8.670 (% de participação)
- 2.740 América do Norte (31,6%)
- 2.230 Ásia-Pacífico (25,7%)
- 2.320 Europa e CEI (26,8%)
- 750 América Latina (8,7%)
- 330 Oriente Médio (3,8%)
- 300 África (3,5%)
Entregas de turboélices – 2.280 (% de participação)
- 960 Ásia-Pacífico (42,1%)
- 500 Europa e CEI (21,9%)
- 400 América do Norte (17,5%)
- 200 África (8,8%)
- 180 América Latina (7,9%)
- 40 Oriente Médio (1,8%)
Baixe as Perspectivas de Mercado para 2022 completo, incluindo análises e sinopses regionais para cada uma das seis regiões do mundo em www.embraermarketoutlook2022.com
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Siga a Embraer Twitter: @Embraer
DIVULGAÇÃO: Embraer
Um dos primeiros passos para um bom planejamento estratégico é tentar antecipar as tendências a longo prazo.
Com uma capilaridade mundial, a Embraer dispõe de centenas de clientes que podem ajudar a elaborar este cenário futuro.
E daí se programar para oferecer os meios que melhor atenderão as novas necessidades.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Exatamente João…
E, que foto animal essa hein😲
Estava esperando que eles incluíssem a perspectiva de aeronaves militares de carga na categoria do KC390
A divulgação das perspectivas de mercado são feitas desta forma, para um determinado mercado… o da aviação comercial no caso. E pronto. Não misturemos as bolas.