FOTO: Primeiro KC-30 (A330) nas cores da Força Aérea Brasileira
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, compartilhou no Twitter esta foto do primeiro KC-30 (A330-200) nas cores da Força Aérea Brasileira.
Segundo o Baptista Junior, o KC-30 FAB 2901 deixará a Irlanda e seguirá para os EUA, onde será recebida contratualmente.
O FAB 2901 deverá pousar na Base Aérea do Galeão em 26/07/2022.
O avião, que tinha matrícula PR-AIS, fez manutenção na Jordânia e depois seguiu para a Irlanda a fim de receber a pintura da FAB.
A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou em 18/04, o contrato com empresa Azul S.A. referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). O valor global do contrato é de cerca de US$ 80 milhões.
A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.
Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.
Me de papai
” O bicho ficou lindo ”
me perdoem, mas porque não poderia ser pintado no BRASIL?
Se não me engano, foi divulgado anteriormente que as oficinas que tem a capacidade de realizar a manutenção e pintura no Brasil, estavam com agenda cheia, e no contrato entre a FAB e Azul, tem prazo para a aeronave ser entregue, não daria tempo do prazo ser cumprido se todo o trabalho fosse realizado no Brasil.
André muito, mas muito obrigado mesmo !!!!
Eu estava conm receio de não sermos capaz de tal evento…
Abração
Aquisição rápida, bem feita e necessária para a Força Aérea e o país.
Não vamos mais passar vexame caso seja necessário repatriar brasileiros, trazer medicamentos para brasileiros e servir a outros povos que dele necessitem.
Só precisa aumentar a quantidade de unidades, 2 é um começo mas a FAB demanda de mais que esse número.
Temos uma frota grande de KC390. Não é a mesma coisa, é menor, mas nos raros momentos de estarem ambos os A330 em uso, os Millenium complementam.
Na década de 80 e 90 a FAB tinha quatro 707’s
Certamente. Idealmente, no futuro deveriam ser adquiridas duas outras aeronaves, sendo uma delas com porta lateral.
Não foi uma aquisição rápida, leia sobre o projeto KC-X.
Seu conceito de vexame é interessante. Tem muito país que queria ter a capacidade de “passar esse vexame” mas não consegue ou porque não tem capacidade de produzir uma aeronave como o KC390 ou até mesmo de o comprar.
Belíssimo padrão de pintura. Ficarão mais belos do que o 767 que operamos por um tempo.
Quando convertidos para MRTT serão de grande importância estratégica.
Será convertido na Espanha. A expectativa é que a conversão seja feita em 18 meses, mas há uma fila. Deve estar pronto em 2024.
Isso que não entendo tá uma salada doida as camuflagem da FAB, esses de um jeito, KC de outro, gripen de outro, F-5 de outro…
Cada um tem uma função e um teatro de operações diferente?
Tirando os F-5, que não compensa investir em pintura do que vai ser tirado de operação nos próximos anos.
então é KC-30 e Gripen em um teatro e F-5 e KC-390 no outro???
ademais, até hoje não tive uma explicação lógica porque no Brasil cada FA tem um cocar diferente nas suas aeronaves.
Não há lógica nenhuma. Na Itália a FAB assumiu o cocar tipo estrela a fim de se assemelhar com o cocar norte americano. E, depois, não quis mudar. Simples assim.
Teremos uma aeronave de primeira linha, capas de opera com diversas forças aéria do mundo, e dar apoio fora do país como a repatriação dos brasileiro que estavam na Ucrânia.
Mas esses constantes traslados não queimam horas de voos e ciclos da aeronave?
kkkkkkkkkk
Não , o pessoal zera as horas e fica tudo certo.
kkkkkkkkk
Se considerarmos que um ciclo é a decolagem, subida, pressurização, descida, despressurização e pouso de uma aeronave civil e considerarmos que este avião saiu do Brasil, voou para a Jordânia, depois para a Irlanda, depois irá para os EUA e depois para o Brasil, se eu não estiver enganado, aí serão apenas 4 ciclos e menos de 50 horas de voo mais ou menos.
Para uma aeronave que é projetada para voar oque? 8.000 ciclos?
Acredito que estes voos até serem entregues a FAB não fazem muita diferença.
Próxima vez deveriam fazer igual fizeram com o Gripen F-39. Vir em algum navio
Contém ironia
Moleza, da pra voltar o Hodômetro no dedo…
Lindãoo
Retomando a capacidade perdida!!
Belíssimo, mas não deveria ter uma pintura fosca? Usaram alto-brilho!
E porque? A fosca suja q é uma barbaridade. Nos arrependemos c a pintura fosca dos E/R-99. Na modernização mudamos p brilhante. Melhor p lavar.
Olá Rinaldo. É a FAB engajada na verdadeira operação Lava-jato. riso. Lembrei das primeira cenas do filme “Apertem os cintos, o piloto sumiu” (o título em português é muuuuto bom) quando os frentistas vão verificar o óleo, limpar o parabrisas e passar o cartão de crédito do piloto.
Sim. Os leigos não sabem q aviões são lavados, igual carro. Toda Base Aérea tem uma Seção de Lavagem. E segue uma rigorosa regra da Secretaria do Meio Ambiente do município por conta dos dejetos químicos. Assunto q vc conhece bem.
Orgulho de ver FORÇA AÉREA BRASILEIRA com esse modelo e cor.
Isso foi rápido kkkk
Perai não entendi, ele vai sair da Irlanda e vai pros EUA, depois disso vem pro Brasil?
Enquanto isso quando a conversão para MRTT será feita? Aqui mesmo?
Apenas a Airbus converte A330 em MRTT, e isso só vai acontecer na Espanha. Levará 18 meses, acredito que a FAB fará um primeiro e depois o outro (a ser recebido em breve), mantendo sempre um KC-30 disponível.
Sai da Irlanda onde foi pintado, vai para os EUA onde será legalizado e vem pra cá onde será usado até que tenha lugar na fila pra ser convertido na Europa.
Ficou mó pitelzin, sô!
Interessante que parece que esse tom de cinza é mais escuro que os E99 ou 767 da FAB. Pode ser só sombra ou efeito da foto, mas achei esse aí até mais bonito.
À propósito…
top
https://www.flightradar24.com/AZU9840/2ca1b08e
Indo pros EUA
Se deslocando para Victorville (USA) nesse momento.
Não entendi a necessidade da aeronave ir para os EUA? Será que era arrendada à Azul?
Foi comprada pela Comissão da FAB nos EUA. Então ela que tem que receber e ver se está tudo em ordem.
Sempre achei uma bela aeronave, linhas muito lindas, este bicho vai ficar Bonito em fotos com o F-39 , F-5, Kc-330 entre outros….
Muito Bonito !!!
https://www.youtube.com/watch?v=y1GBoeHPJvA Agora é partir para esse próximo passo, converter ao padrão MRTT. Alguns dizem precisar de 18 meses, mas no começo do vídeo fala-se em 9 meses para um A330 ser convertido para MRTT, levando em conta que são modelos com lança de reabastecimento e capacidade para receber combustível (não sei se a FAB fará essa opção, haja vista que só utiliza aviões com capacidade de reabastecimento por sonda e cesta) – então isso pode reduzir a complexidade de instalação de sistema nos KC-30. O KC-30 será muito bem vindo e tomara logo integrado a FAB, voando para vários lugares… Read more »
A FAB esta chegando lá. Só sair o segundo lote de Gripen E e já podemos dizer que seremos em breve uma força aérea top de linha.
Dai de beber a quem tem sede !!!🙏
Parabéns a FAB e a todos os envolvidos!!!
Nessa configuração, quantos passageiros podem ser transportados ?
FAB sendo FAB. Das FFAA, de longe, é quem administra melhor seus programas de novas aquisições e modernizações.
O adesivo branco na deriva está cobrindo o q? A matrícula?
Não mais
Olá Colegas. Eu na entendo a razão da FAB pintar as aeronaves de cinza e as indicações em preto ao invés de outro tom de cinza. O preto parece aumentar a visibilidade, anulando o efeito do cinza.
É sério isso ?? tá zuando né ?!
Camargo, não faz diferença a grande distância. Tem q entrar na ala p ler alguma coisa. Vai por mim.
Olá Rinaldo. Obrigado. Vejo várias fotos de aviões da USAF, da RAF (a foto de um C17 em Recife por exemplo) e até da Austrália com as letras em um tom de cinza, bem discretas.
NOOSSAAAAA …. essa foi pra Usar o Pinico
ficou lindo!
Em caso de uma terceira G mundial nuclear no hemisfério norte. O Brasil será zona de retaguarda. Inclusive todo o hemisfério Sul. As áreas do hemisfério norte atingidas por armas nucleares serão destruídas e as terras agrícolas se tornarão improdutivas, chuvas radioativas, contaminação,etc. Haverá grande fome no hemisfério norte. Os sobreviventes vagararao pelas estradas igual no filme de Eli ou mad Max. Os mais abastados fugirão para o hemisfério Sul principalmente o Brasil, más também Austrália e nova Zelândia e também África. A Argentina irá se resfriar muito. O Brasil é zona de retaguarda de todo o mundo. Irá recomeçar… Read more »
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 caramba essa é da boa fala a fonte aí 😃😃
Amigo … .
Quando todas nukes explodirem , a nuvem negra cobrirá o planeta !
Esqueça , pois será questão de tempo para todos morrerem ….
Os ventos do hemisfério norte não se misturam com os ventos do hemisfério Sul. Estudos de guerra nuclear desde a G mundial nuclear fria. Espero que esteja entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio quando acontecer o prazo e até o final de 2023.
Eu já ouvi essa teoria etc…
Em parte (bem pouca) pode até fazer algum sentido, mas vai com calma não é bem assim não.
Esses pseudo-entendidos gostam de fantasiar pra ganhar like, só isso.
Que viagem é essa “mermão ???!!!
Cara, eu não sei que remédio voce tem tomado, mas, cogite a possibilidade de retornar ao médico e alterar a medicação…
No hemisfério Sul entre a linha do Equador e a linha do trópicos de Capricórnio. Será a área de sobrevivência da humanidade restante depois de uma g nuclear. A África infelizmente ninguém quer ir morar. Então nessa linha o Brasil será o abrigo do restante da humanidade. Receberá Rússia, Europa, china, EUA, etc. Que aqui conseguirem chegar. Isso foi estabelecido desde a guerra fria. O nordeste será uma terra produtiva. Por isso a invocação com a amazônia. Quê será uma terra para receber os refugiados do hemisfério norte. E recomecera o mundo. O profeta Antônio conselheiro falou do nordeste o… Read more »
É por ser um cara com problemas psicológicos você escreve muito bem, devo admitir.
O prazo é até o final de 2023 , quando acontecerá a g mundial nuclear no hemisfério norte. Espero que você esteja vivendo entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio. Zona de retaguarda nuclear. Vamos estudar pessoal e aguardar.
E onde se estuda algo que ira acontecer no futuro?
Eu quero saber o resultado da mega da virada de 2022 para ficar milionário antes dessa guerra nuclear ai.
Falou o profeta Kings !!!
Não esqueça!!!
Assim outro profeta já falava:
“Gentileza gera gentileza” 🤪
Pensei que fosse pra postar coisas sobre o KC-30.
Pra quem quiser acompanhar voo… as 18:52, o FAB 2901 está no meio do oceano, a caminho de Fort Laudardale, Florida. Link no print..
Mas que ficou lindo ficou…
Magavilha
Acredito que essa primeira unidade vai ficar operando como transporte de passageiros enquanto a outra unidade deve ser entregue direto a Airbus para modificação.
Quando vão instalar os pods de reabastecimento nas asas??
Na conversão para MRTT.
Depois de um hiato que julgo embaraçoso para o grupo de transporte da nossa Força Áerea, eis uma imagem que alivia. Uma aquisição que merece ser exaltada e cujos esforços foram mais que justificados. Uma pequena bobagem reforça meu incômodo tremendo com o perfil personalista do COMAER. Fosse um comandante que pensa institucionalmente, enviaria a imagem para a Agência Força Aérea para essa publicar o furo. Mas, não, opta por publicar em uma conta que diz ser pessoal, e a Agência que se vire para republicar. A nossa Força Aérea significa que a FAB é de TODO o povo brasileiro.… Read more »
Eu acho a tentativa de encontrar cabelo em ovo bem mais embaraçosa que o mencionado hiato.
Uma crítica a alguém lhe causa mais incômodo que um esquadrão que encontra-se sem aeronave alocada.
Meu apontamento vem dessa e inúmeras ações personalistas do Comandante. Aponte porque não há, é o mínimo que se espera de uma réplica. .
Até então não sabia que seu apelido era uma ironia.
É cada um…
Sua crítica não foi ao personalismo do comandante e qualquer pessoa nota isso. Ainda que de fato fosse, que importa se ele tem um ego do tamanho de um Myria? O que importa é que faça um bom trabalho e isto está sendo feito.
Eu sei o que escrevi, repeti e interpretação além dessa é paranoia de torcedor de político.
Postura republicana é a base de um bom trabalho no Estado, além da Impessoalidade ser um dos fundamentos do serviço público, garoto. Não vejo isso no comando, cuja capacidade operacional ou estratégica nunca duvidei e já foram comprovadas à exaustão.
Todos que ocuparam seu cargo anteriormente realizaram um excepcional trabalho. Todos. Incluindo o pai dele, um dos campeões da FAB. E assim fizeram respeitando esses limites basilares.
Mas não estou aqui para convencê-lo. Aplauda sempre o que te causar boas emoções.
… hum… mais alguém aqui esta “surpreso” com a “velocidade” que essas aeronaves foram adquiridas e estão sendo preparadas para o serviço?
Diga logo o que quer dizer. Não fale nas entrelinhas.
Quando adquire rápido, há suspeitas. Quando demoram, também não é bom.
Qual o período que julga adequado para aquisição de aeronaves para a FAB?
Compartilhe conosco e também aponte qual a falha no edital que poderia levantar suspeitas. O documento é público.
Essas aeronaves darão uma interessante capacidade de atuação transcontinental à FAB.
Ficou lindo, só falta o Brasão da República no leme e os Brasões do 2º/2º GT e da V FAe perto da cabine de comando.
V FAE não existe mais há alguns anos. Nenhuma FAE existe mais.