Por Lane Mello – Blog Fatos Militares

Equipado com o mesmo motor que o Vought F4U Corsair e o popular P-47 Thunderbolt, o Grumman F6F Hellcat era uma aeronave de caça projetada e fabricada nos EUA destinada a operar a partir de porta-aviões. Sua produção tinha como objetivo substituir o F4F Wildcat no decorrer da atividade da Marinha dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Apesar da aparência muito semelhante à do seu antecessor, o Hellcat era um projeto completamente novo, mas ainda assim, visto por especialistas como uma espécie de irmão robusto do Wildcat.

Extremamente resistente e excelentemente projetado, o Hellcat se mostrou um grande diferencial no decorrer dos combates aéreos do Pacífico, batendo de frente com os temidos A6M Zero japoneses a partir de 1943 e garantindo a superioridade aliada na frente de batalha em questão.

Protótipo Grumman_XF6F-1

Motor do F6F Hellcat

Os Hellcats eram equipados com um membro da família de motores Wasp, o Pratt & Whitney R-2800 Double Wasp, um motor a pistão de 18 cilindros, duas estrelas e resfriamento a ar com deslocamento de 2.800 polegadas cúbicas, o equivalente a 46 litros.

Considerado um dos melhores e mais eficientes motores de pistão em estrela já vistos, o R2800 teve um papel de destaque no decorrer da Segunda Guerra Mundial, ganhando distinção por seu uso extensivo nas principais aeronaves americanas utilizadas durante e após o conflito.

Este equipamento proporcionava ao Hellcat uma velocidade máxima de 605 km/h a uma potência de 2.200 cavalos, a maior do período. Além disso, este motor conferiu a esta aeronave uma razão de subida acima de qualquer outro avião americano, tirando do A6M Zero a posição de melhor caça a sobrevoar o Pacífico.

No pós-guerra, o motor utilizado pelo Hellcat continuou a ser produzido pela Pratt & Whitney, que demonstrou uma grande preocupação com o desenvolvimento de melhorias, sendo a injeção de água a mais notável. Essa modificação foi responsável por proporcionar uma maior potência de decolagem, o que melhorou consideravelmente a experiência de voo civil.

Desempenho do F6F Hellcat

Com um design simples e altamente eficiente, o Hellcat era um avião médio, extremamente resistente, ágil e bem armado. Proporcionava uma excelente proteção para o piloto e atendia todas as exigências do alto comando americano, que visava um projeto que garantisse a superioridade aérea aliada no Pacífico.

Além disso, o Hellcat foi o projeto com o menor número de modificações no decorrer da Segunda Guerra Mundial, mesmo com um total surpreendente de 12.275 unidades produzidas ao longo de dois anos.

Durante seu tempo em combate com as cores e o brasão da Marinha dos Estados Unidos, os Fuzileiros Navais e a Aviação Naval Britânica, foi responsável por 5.223 abates confirmados, número este que representa o maior dentre as estatísticas de todos os caças aliados, sendo o P-51 Mustang, da USAAF, o seu maior rival nesse sentido, com um registro de 4.950 abates na frente europeia.

Apesar de não possuir a manobrabilidade dos conhecidos e temidos Mitsubishi A6M Zero e dos Nakajima Ki-43, da Marinha Imperial Japonesa, a potência e versatilidade do F6F Hellcat garantiam uma batalha em pé de igualdade.

O N1K2 é talvez o melhor caça japonês da Segunda Guerra Mundial. Ele certamente foi capaz de lutar contra Hellcat em pé de igualdade. No entanto, apenas 1.413 unidades foram produzidas. Este N1K2-Ja está no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA
Outro forte candidato ao título de melhor caça japonês é o Nakajima Ki-84 Hayate. (Museu Aéreo e Espacial de San Diego)

Grumman F6F Hellcat: um projeto de sucesso

Grummans cats – Gatos Grummans – Wildcat em primeiro plano, Hellcat atrás dele e Bearcat mais distante

O Hellcat atuou em larga escala até o ano de 1954, sendo utilizado principalmente como caça noturno e se consagrando um projeto de extremo sucesso. Combateu em praticamente todas as batalhas travadas sobre o Pacífico, sendo a batalha de Midway a única onde esta aeronave não esteve presente, atingindo êxito em todas.

Além de disso, o Hellcat ainda se consagrou como um dos caças com maior aceitação entre os militares que tiveram a oportunidade de pilotá-los, o que pode ter contribuído muito com o grande número de abates de aeronaves japonesas atribuídas a esse avião, que perde apenas para o P-38 Lightning em vitórias sobre os nipônicos.

Especificações (Modelo: F6F-5 Hellcat)
Dimensões
Comprimento 10,34 m (33,9 ft)
Envergadura 13,06 m (42,8 ft)
Altura 3,99 m (13,1 ft)
Área das asas 31 m² (334 ft²)
Alongamento 5.5
Peso(s)
Peso vazio 4 190 kg (9 240 lb)
Peso carregado 5 714 kg (12 600 lb)
Peso máx. de decolagem 6 990 kg (15 400 lb)
Propulsão
Motor(es) 1 x motor a pistão radial Pratt & Whitney R-2800-10W “Double Wasp” supercharger de dois estágios de velocidade
Potência (por motor) 2 200 hp (1 640 kW)
Performance
Velocidade máxima 621 km/h (335 kn)
Alcance bélico 1 520 km (944 mi)
Alcance (MTOW) 2 460 km (1 530 mi)
Teto máximo 11 370 m (37 300 ft)
Razão de subida 17,8 m/s
Armamentos
Metralhadoras / Canhões
  • 6 x metralhadoras M2 Browning .50 de 12,7 mm (0,500 in) ou
  • 2 x canhões de 20 mm (0,787 in) e 4 x metralhadoras M2 Browning .50 de 12,7 mm (0,500 in)
Foguetes
  • 6 x HVAR de 127 mm (5,00 in) ou
  • 2 x Tiny Tim de 298 mm (11,7 in)
Bombas Até 1 814 kg (4 000 lb) de bombas sendo:

  • Torpedos ou bombas (no rack central)
    • 1 x bomba de 907 kg (2 000 lb) ou
    • 1 x torpedo Mk. 13-3
  • Bombas (sob as asas)
    • 2 x de 450 kg (992 lb) ou
    • 4 x de 227 kg (500 lb) ou
    • 8 x de 110 kg (243 lb)
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