KC-390 Millennium realiza, pela primeira vez, lançamento de carga na Antártida

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Suprimentos como medicamentos, equipamentos e mantimentos são levados, periodicamente, à Estação Antártica Comandante Ferraz

O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita pesquisas científicas na região. Nos 40 anos de atividades do Brasil no Continente Gelado, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem contribuído há 39 anos, por meio do apoio aéreo, para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente ártico e a entrega de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Pela primeira vez, o KC-390 Millennium da FAB, aeronave pilotada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, realizou o lançamento de carga.

FAB na Estação Antártica

O Esquadrão Gordo, Unidade responsável por essa missão, transporta cargas, víveres, equipamentos, roupas e cartas para a estação. Isso ocorre em até dez viagens por ano. E, desde o início, somente o C-130 Hércules, uma das aeronaves da FAB, tinha condições de operar durante todo o ano na Antártica.

A Chefe da seção de operações do Esquadrão Gordo, Major Joyce de Souza da Conceição, comenta a nova fase operacional, com o C-130 Hércules sendo substituído pelo KC-390 Millennium, nas missões futuras no Continente Antártico. “O cumprimento dessa missão hoje representa um marco para a FAB, um momento histórico para o Esquadrão. A aeronave C-130, durante 39 anos, cumpriu com excelência o programa antártico brasileiro e, no dia de hoje, cada integrante que faz Clique aqui para baixar a imagem originalparte dessa história pode sentir-se orgulhoso ao ver refletido no que foi feito o seu legado de abnegação, dedicação, profissionalismo”, relata a piloto.

A missão, a bordo desta aeronave nova e moderna que integra a frota da FAB há três anos, teve início com a decolagem da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ) no dia 30/06 às 8h23 (horário de Brasília) rumo a Estação Antártica, para apoiar a Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Esquadrão Gordo na missão

O Esquadrão Gordo, responsável pela Missão de Ressuprimento Aéreo, utilizou o método CDS, (do inglês Container Delivery System), com o lançamento da carga acondicionada em oitos pacotes. Aproximadamente 2.000 quilos de suprimentos materiais foram enviados para os integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

“O KC-390 está sendo colocado à prova para poder lançar cargas pelo CDS na Baía do Almirantado. “Na região, os ventos giram em torno de 100 km/h, isso é um desafio tanto para a tripulação quanto para o aparelho de pontaria, que precisa posicionar a aeronave na condição de lançamento, sem margem de erro, permitindo, assim, que o sistema faça o cálculo correto, prevendo o lançamento da carga na zona estabelecida pela Marinha do Brasil. Nesse sentido, salienta-se que a altura do lançamento é entorno de 200 metros (600 pés) em uma velocidade de 150kt. Cerca de 270km/h”, explica o Comandante da Missão, Major Aviador Flávio Diniz Pereira.

Equipes envolvidas

Para o sucesso de toda missão, uma série de requisitos precisam ser checados. Dessa forma, em um ambiente totalmente diferente e diante de todo o desafio, diversos profissionais estiveram envolvidos. O Chefe da Estação Antártica Comandante Ferraz, Capitão de Fragata Alessandro Domingos Gurski, destacou a importância da chegada dos suprimentos, levados pela FAB. “ As maiores limitações na Estação são o afastamento da família e nossa alimentação. A primeira a gente consegue suprir com ligações, já a segunda, temos a limitação de alimentos frescos, frutas e verduras, mas isso é possível com a ajuda da Força Aérea Brasileira, nos voos de inverno. No verão, recebemos a ajuda dos navios da Marinha do Brasil vindos de Punta Arenas, assim conseguimos superar as dificuldades sem muitos problemas”, conta o militar.

Neste processo, também há o envolvimento do Mestre de Cargas. Para o Sargento Daniel Carvalho no Peixoto de Barros, que atua como Loadmaster no Esquadrão Gordo, a responsabilidade para o cumprimento da missão é grande. “Um lançamento de carga a 200 metros do solo requer muita atenção dos tripulantes, principalmente dos Loadmasters, apesar de ser uma carga leve. A partir do momento que abre a porta de carga e rampa, para o lançamento, a atenção tem que estar 100% no que vai acontecer. Aos tempos e movimentos, cada luz tem um procedimento e temos que estar muito atentos a isso; luz vermelha, luz amarela e, principalmente, luz verde, que é o momento em que a carga é solta, quando esperamos que tudo aconteça da melhor forma possível”, explica.

Outra profissional que integrou a missão, foi a Instrutora Mecânica do KC-390 do 1°/1° GT, Sargento Ivy Amaral da Costa. Para ela, integrar o grupo como a primeira mulher a estar, pela primeira vez, a bordo do novo avião de transporte da FAB no Continente Antártico, foi uma satisfação pessoal e profissional. “A aeronave no clima frio precisa de alguns cuidados, como remoção e estoque de alguns componentes para que se possa ter confiabilidade de que nas próximas operações esses equipamentos irão funcionar. Ser a primeira mulher instrutora mecânica é motivo de honra. Agradeço a confiança dos meus superiores para atingir essa meta, abrindo, com isso, as portas para as próximas que virão”, finaliza.

Estação Comandante Ferraz

A EACF é uma base antártica pertencente ao Brasil e está localizada na Ilha do Rei George, cerca de 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, sendo considerada uma das maiores estações de pesquisa da Antártica. A estrutura conta com 17 laboratórios para o estudo de várias áreas como: medicina, química, microbiologia, oceanografia e meteorologia.

No inverno, período em que o mar está congelado, o acesso torna-se ainda mais difícil, sendo necessário realizar lançamento aéreo de cargas para possibilitar o abastecimento de medicamentos, equipamentos e mantimentos que suprem a EACF. A base antártica, mantida pela Marinha do Brasil (MB), desenvolve diversos estudos, denotando a prioridade do PROANTAR para as atividades científicas.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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VFA-31

SENSACIONAL! Ansioso pelo pouso da máquina naquela pista desafiadora. Alguém sabe o motivo daqueles suportes laterais na rampa de carga durante o lançamento?

Camargoer.

Olá VFA. Se for sobre a primeira foto, são as portas do compartimento do trem de pouso abertas. Seria isso?

VFA-31

Olá Camargo, é a primeira foto. Na lateral da rampa de carga possui duas “chapas”.

Camargoer.

Verdade. Parece uns anteparos que fecham as laterais das portas. Teríamos que ver em outros KC390 se isso é parte da porta ou se é usado apenas para o lançamento de cargas. Fiquei curioso também.

Bueno

Muito Bommm!!
Queria ver a divulgação oficial do Vídeo do KC-390 reabastecendo o Cracal EC725
 
Tem o vídeo de um canal do Youtube que da para ver o KC390 em treino de reabastecimento do Cracal EC725 da FAB 
 
A matricula PT-ZNJ de um dos K390 da EMBRAER em qualificação/treino de reabastecimento do Cracal EC725 da FAB 

Segue recorte da imagem…

Rinaldo Nery

Aerodinâmica. Pra direcionar o escoamento do ar, e não entrar no compartimento de carga.

VFA-31

Por que será que o C-390 utiliza isso? C-130J não tem, nem o C-17.

Rinaldo Nery

Porque a aerodinâmica deles é distinta. Formas diferentes.

Henrique de Freitas

Avião sensacional! Não basta ter, tem que saber operar. Mais 1 ponto para o KC-390. Silenciosamente vai repetindo todas as missões que o Hercules executa para não deixar dúvidas sobre sua capacidade operacional. Parabéns a todos os envolvidos.

Clésio Luiz

É, pousar na Antártica é algo tão difícil que eles só mandam as mais especializadas aeronaves pra lá:

https://www.youtube.com/watch?v=mpNx5p0c_X4

Last edited 2 anos atrás by Clésio Luiz