Proposta sueca à República Tcheca: compre Gripen E e ganhe C/D
Segundo embaixador sueco na República Tcheca, no caso de compra do novo Gripen E os tchecos podem ficar de graça com os 14 caças Gripen C/D que atualmente alugam da Suécia
Matéria atualizada em 1/7/22 às 15h15
A Rádio Praga Internacional informou nesta quinta-feira, 30 de junho, que a Suécia está pronta para oferecer à República Tcheca, de graça, os 14 caças Gripen C/D que o país aluga dos suecos, caso optem por comprar o Gripen E ao final do período de leasing. A informação foi dada pelo embaixador sueco, Fredrik Jörgensen, em entrevista à Agência de Notícias Tcheca.
A Força Aérea da República Tcheca fez um acordo com a sueca Saab para leasing de 12 caças Saab Gripen C, monopostos, e 2 Gripen D, bipostos, em junho de 2004, e começou a receber as aeronaves já no ano seguinte. O contrato, que permitiu voarem cerca de 30.000 horas até hoje, foi renovado em 2015, incluindo modernização para a versão MS20, com capacidade ar-solo melhorada para uso de bombas guiadas a laser, além de novos modos ar-ar para o radar. O contrato vencerá em 2027, ainda que exista a opção de estendê-lo por mais dois anos, ao invés de renovar.
Tchecos querem ampliar frota de caças e decidir logo – concorrentes da Saab se mexem
Como ocorreu na última vez em que o prazo para renovação do aluguel se aproximava, concorrentes passaram a se movimentar para oferecer alternativas aos tchecos. Desta vez, um dos postulantes é o caça americano Lockheed Martin F-35, de quinta geração, conforme notícias recentes, que também deram conta da intenção tcheca de ampliar sua força de caças supersônicos para 24 aviões.
As informações sobre as necessidades da Força Aérea da República Tcheca foram explicitadas pela ministra da Defesa Jana Černochová, conforme notícia publicada na versão online do jornal tcheco DNES (iDNES). A ministra afirmou que pretende decidir o futuro da frota de caças o mais breve possível, e que já recebeu uma recomendação militar para futuras ações. Espera-se que o governo tcheco trate do assunto nas próximas semanas, o que inclui a possibilidade de ampliar a frota para 24 caças, e há conversações a respeito do F-35, segundo a matéria do iDNES.
Com a proposta sueca de oferecer o Gripen E para compra, incluindo os 14 jatos C/D atualmente alugados como “brinde”, teoricamente essa quantidade de 24 aeronaves seria obtida com a aquisição efetiva de apenas 10 aviões Gripen E novos, a um custo muito mais convidativo do que um contrato de 24 aeronaves F-35 – ainda que estes últimos sejam caças furtivos de 5ª geração, enquanto o Gripen C/D é um caça de 4ª geração, sendo o modelo E considerado como “4ª++”. Não foi informada, porém, a quantidade exata de jatos Gripen E que precisariam ser comprados para fazer valer a cessão dos atuais 14 Gripen C/D tchecos.
Embaixador sueco promete entregas rápidas e enfatiza economia
Ainda segundo o embaixador Jörgensen, as entregas de novos caças Gripen E será rápida caso os tchecos aceitem a oferta, com a vantagem adicional de praticamente não haver mudanças na infraestrutura já existente para apoio aos atuais 14 caças C e D. Estes também seriam modernizados para o padrão mais recente dessas versões, ao qual foram elevados, nos últimos anos, os exemplares em serviço na Força Aérea Sueca.
Sobre esses prazos, a matéria do iDNES trouxe mais detalhes informados por Jörgensen. De acordo com o embaixador, a modernização dos 14 caças atualmente em serviço na Força Aérea Tcheca seria completada em um ano, e a produção dos novos Gripen E que forem contratados levaria entre um ano e um ano e meio adicionais – presume-se assim que todo o processo de renovar a frota tcheca de caças supersônicos com Gripen E e Gripen C/D modernizados tomaria entre 2 anos e 2 anos e meio no total, conforme a quantidade de aeronaves novas a serem recebidas. “É uma transição relativamente rápida, qualquer outro sistema levaria muito mais tempo, isso é óbvio”, disse Jörgensen.
O embaixador sueco também comparou os custos de operação do Gripen com o de outras escolhas que os tchecos possam fazer, provavelmente (embora sem citar) referindo-se ao F-35, sobre o qual houve notícias recentes de ser oferecido à República Tcheca: “Se você levar em consideração o custo de manter aviões no ar, nós estimamos que competidores custariam cinco vezes mais por hora de voo. Isso é, evidentemente, algo que precisa ser levado em conta”, disse Jörgensen.
Ministério da Defesa diz não saber da oferta sueca
Ainda segundo a matéria do iDNES, o Ministério da Defesa da República Tcheca reagiu com cautela às informações dadas pelo embaixador sueco, afirmando não saber nada sobre a oferta sueca. O embaixador afirmou, de fato, que a Suécia não tem mantido contato recentemente com os tchecos sobre o futuro da frota de caças do país.
Porém, entendendo que agora a República Tcheca pretende acelerar o processo, representantes suecos decidiram confirmar a proposta, segundo Jörgensen. Ele também disse que a Suécia está aberta para acordos intergovernamentais, assim como a acordos diretos entre o governo tcheco e a Saab, fabricante dos caças Gripen.
Proposta muito boa!
Eu aceitaria na condição 14 + 24 Gripen. Pois 24 parece pouco.
38 caças com os meus recursos inicialmente pensado, sem dor de cabeça.
Muito boa mesmo.
E com certeza não vai drenar o orçamento pelo baixo custo da hora de vôo.
Como você bem disse, 38 caças, para eles, está de ótimo tamanho. Extremamento moderno e dentro da realidade e ameaças da região.
O país é não é tão grande!
O lobby americano é forte. Provável que os tchecos fiquem com os F-35. Mas pra eles, que estão basicamente cercados por países Otan, comprar umas uns 12 a 18 e pronto. Estariam com uma força mais que suficiente. Acho que a quantidade 24 é porque o esquadrão típico dos F-35 é 24. Provavelmente com gripen um número menor seja suficiente. Comprar mais só pra garantir substituição quando os C/D envelhecerem
Adunlucas,
Os próprios tchecos estão falando em 24 caças para dois esquadrões. Cada país tem seus números de caças por esquadrão, e isso pode também variar com o tempo. Na Suíça, por exemplo, são 11. Na Suécia e na França são 20, se não me engano.
E no Brasil como será:12,14,16,18 ou 33?
Se o total ficar em 66, aposto (puro chute) em 4 esquadrões de 16 aviões cada (dois esquadrões em Anápolis, um em Santa Cruz e um em Canoas) sobrando duas aeronaves para ensaios, integração de armas etc no DCTA e/ou na Embraer.
Olá Nunão. Precisamos definir uma moeda de apostas… concordo que o $Boscos pode ser inadequado. Podemos usar $Nunões no PN, $Poggios no Aéreo e $Galantes no forte. Ou algo mais genérco, como $Pães, já que a gente tem o hábito de fazer muitas contas de padaria para estimar valores de navios e aviões. Melhor, $Kichutes, já que a gente faz muito chute de valor.
rzrzrz…gostei….
Voto por Kichute$
kkk positivei para valer como enquete…rzrzr
Olá Nunão. Também gosto dos Kichute$ como valor de aposta.
Falaram em entrega rápida. Se eu fosse fabricante de um produto que é dificil vender (ou mesmo que fosse “fácil”, que nenhum é), não ficaria demorando a entregar. Ah, você quer 50 caças até ano que vem? Entrego! A Saab tem 18 mil funcionários, como amplamente divulga. A receita dela vem de qualquer venda de produtos que só se fecha negócio ocasionalmente (ninguém compra mísseis, fragatas, submarinos uma vez por ano). Então, surgindo o negócio, é entregar logo, caso seja do interesse e da necessidade do cliente. Lógico que depende de fornecedores, aos quais se aplica a mesma lógica. A… Read more »
“Ah, você quer 50 caças até ano que vem?
Entrego!”
Me diz onde tu compra as tuas cartolas pra eu também fazer essas mágicas…
Encontrei hoje matéria original da versão online de jornal tcheco de grande circulação, com mais detalhes.
Sobre o prazo de entrega, o embaixador sueco disse que em um ano todos os 14 caças Gripen C/D tchecos em serviço receberiam a mais recente atualização destas versões. E levaria entre um ano a um ano e meio além desse prazo para entregar os caças Gripen E que forem comprados. Ou seja, entre 2 anos e 2 anos e meio para todo o processo.
Vou atualizar a matéria com essa e outras informações.
Olá Nunão. Pois é. Eu também tenho este número na cabeça para a produção de um caça sofisticado. 2~2,5 anos, o que inclui neste período a contração da fabricação dos dispositivos e aviônicos (sensores, radares, motores, etc). Todos estes itens são feitos sob encomenda. Nenhum deles é produto de série.
Como dizem por aí, “acertô, mizeravi.”
(Mas é por aí mesmo o processo completo, escrevi uma vez uma matéria sobre o Rafale em que se mencionava prazo parecido).
Achei, mizerávi!!! Rsrsrs Esta matéria de 2013 fala de três anos pra todo o processo de produção de um Rafale, sendo a montagem final e integração de todos os componentes responsável pela segunda metade desse tempo. https://www.aereo.jor.br/2013/10/23/o-plano-b-da-dassault-e-da-dga-francesa-para-pagar-o-rafale/?_gl=1*1fbx1bc*_ga*MTg2NzYzODM2NC4xNjQ5ODgwMTUw Interessante é que essa matéria dialoga bastante com a análise comparativa que fiz, há cerca de um mês, sobre os problemas de cadência x exportações enfrentados pelo KC-390 hoje e pelo Rafale há dez anos: https://amp.aereo.jor.br/2022/05/26/kc-390-e-rafale-exportacoes-x-reducao-na-cadencia-historias-parecidas/ A gente até esquece de alguns detalhes com o tempo, mas da cadência mínima de 11 caças Rafale produzidos por ano, o MD francês só queria pagar… Read more »
Tem uns 2, 3 anos que o Nonato insiste em comparar fabricação de Caça com a fabricação de Corolas.
E ele se mantém firme nessa analogia “super pertinente”.
Faz mais tempo. Desde 2015 ou 2016.
uai…mas vi que a Toyota está sendo contratada para assessorar processo produtivo mesmo uai!!!!! o homi tava certo…rzrzrzrz
Não é nada simples construir e certificar um avião.
Se até carro, que são milhões de vezes mais simples,fazemos em massa por mais de 100 anos e ainda assim temos uma espera de até 120 dias… imagine algo bem mais complexo. sempre foi normal esperar por anos… comparação muito superficial, mas talvez esclareça a complexidade de se construir em massa algo que demande tecnologia de ponta.
Mas agora o Gripen-E já deve ter conseguido todas as certificações, e a planta da Saab pode trabalhar em um ritmo maior,eu li que a planta da Saab em Linköping poderia entregar 10 Gripen por ano…
Dois de queijo e três de carne por favor.
Não confunda pão com avião. Cada um tem “tempo de cozimento” diferente.
Proposta como essa não se vê todo dia. Pode até ser que eles recusem mas creio que as chances da venda acontecer aumentou substancialmente.
Se recusa apenas para conseguir condições ainda melhores, seja da LM, seja da SAAB. Creio que dos suecos sejam mais fáceis e melhores, já que para a LM não é tanta vantagem assim vender apenas mais 24 unidades de um caça que já tem contrato de milhares. Quem precisa mesmo fazer essa venda é a SAAB. Novamente enfatizo, os tchecos sabem negociar, nós brasileiros não.
Eu já acho que o Brasil fez certo na compra do Gripen, proposta mais realista. Assim como gepard, leopard 1, guarani, submarino e helicópteros francês etc…(época do PT, quando o foco era plano nacional de defesa, não motociata, cargos civis para militares, patrimonialismo e aumentos salariais).
Por que não sai na rua? tem medo do que, afinal?
“O foco era defesa”. Aham
Engraçado ver os defensores de políticos hahahah.
Falam como se algum deles pudesse mudar o rumo do Brasil kkk..
Brasil nunca foi bom e nunca será. Sempre fomos pobres, corruptos, de baixa cultura, etc…
Sempre seremos mais atrasados eu Europa, América do Norte e agora até da Ásia. Se vacilar a África passa a gente também rsrrr.
América do Sul e Latina não tem futuro !
Não estamos defendendo políticos, defendemos quem luta pela nossa e pela sua liberdade.
Esse lero-lero de liberdade.
Quem está ameaçando minha liberdade é quem ameaça dar golpe.
Explica pra mim que golpe é esse. Não é o STF que deu golpe, exorbitando suas funções?
A exarcebação do papel do judiciário decorre da incapacidade dos outros poderes de fazer política .
O judiciário só age provocado. Se toda hora a disputa política é levada para as cortes, ao invés de ser resolvida no domínio político, é claro que o judiciário assume um protagonismo inadequado. Não existe vácuo na política. Dessa forma não adianta querer que o judiciário “se contenha”. Se ele fizer isso as questões levadas às cortes ficarão sem encaminhamento.
Falta o Congresso e o Executivo assumirem seu papel na resolução das questões de natureza política e deixarem o judiciário quieto
Acho que ninguém deu golpe. Pelo menos não até o presente momento, embora alguns ameaçam o tempo inteiro
Nelson pare de ser alienado, ninguém defende a nossa liberdade, apenas interesses que fazem todos nós de massa de manobra.
Já tivemos governos de esquerda, centro e de direita, e incrivelmente nenhum deu certo e pronto !
É diferente dos EUA que mesmo revezando o lado o país continua andando pra frente, Europa é a mesma coisa.
Esse papo que o próximo governo será melhor sempre foi conversa fiada. Talvez existam governos menos piores no Brasil, mas falar que algum foi bom é ser muito tapado.
Ou pela nossa liberdade x pela nossa submissão a um sistema fracassado que oprimiu e continua oprimindo muitas pessoas no mundo com mentira e uma casta de governantes corruptos vide coreia do norte, cuba, etc.
au, au, au
au, au, au
au, au, au
Tio Sam e a rainha agradecem seu pensamento e formação negativa de opinião.
Talvez minha opinião esteja errado mesmo rsrr…
Brasil é tão bom que deixa EUA e Europa no chinelo rsrr…
Espero que o Brasil feche as fronteiras para conter a entrada de tantos Americanos e Europeus em nosso país, que estão atrás do “Sonho Brasileiro”.
Por favor, não coloque a compra do Gripen e do Guarani no mesmo balaio que o helicóptero francês e a megalomania de submarinos “nacionais” que compromete o já curto orçamento de investimento da MB.
…a única defesa que o partido corruPTo fazia era a do crescimento do patrimônio dos seus dirigentes e da corrupção….mais nada.
Eita que a conversa começou a desvirtuar aqui e já foi pros lados de propaganda política. Todo ano eleitoral é esse pé no saco.
Pessoal, voltem ao assunto. Leiam as regras do blog senão isso vira uma bola de neve:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Desculpa. Eu sou o culpado, misturei PT e o resto foi junto.
Não vou repetir isso.
Porque nós não?
Olá Jadson. Uma venda de 24 F35 seria da ordem de US$ 3 bilhões. É um valor expressivo para qualquer empresa, seja a Lockheed ou SAAB.
É expressivo, mas o que a LM assim como o governo dos EUA estaria dispostos a oferecer para ela? Será que vale a pena? É como o caso do C-390 na Holanda. Será que valia a pena para a LM oferecer os mesmos acordos industriais que a Embraer aos holandeses? Para a Embraer é um ganho de capacidade, para a LM não. Uso como exemplo o próprio FX-2. Por que a Boeing não ofereceu mais vantagens que a SAAB? Para eles não valiam a pena investir tanto, transferir tanto, para um programa tão pequeno para eles. É nesse sentido que… Read more »
O problema p/ o Gripen E é que não é ele não concorre contra o F-35 apenas, concorre contra os EUA e como se já não bastasse o conhecido peso político e facilidades de financiamento, depois da invasão russa a Ucrânia, comprar F-35 é como contratar um serviço de segurança da melhor empresa de vigilância do mundo, o bandido sabe que se mexer c/ o cliente deles vai sofrer graves consequências.
Mais ou menos tbm. Tem que pensar que para a LM vender mais 24 caças não fará quase diferença nenhuma, já que eles têm um contrato de milhares com o governo americano e outras centenas com diversos países ao redor do mundo. Independente das qualidades e problemas do F-35, por mérito ou por livre e espontânea pressão, o F-35 já é um campeão de vendas. Logo, para a LM, não é vantajoso oferecer muitos benefícios ou qualquer compensação em contratos pequenos assim. Já no caso da SAAB não, eles precisam desesperadamente vender e essa matéria é a prova. Nesse caso… Read more »
A República Tcheca como integrante da Otan, nunca vai atuar sozinha numa guerra. No máximo vai fazer parte de uma grande força tarefa.
Eles deveriam analisar com carinho esta proposta, o Gripen tem todas as capacidades tecnológicas pra atuar em rede e com um custo operacional muito menor que o F-35.
E os recursos economizados poderiam ser empregados em outras áreas de defesa, como um bom sistema de defesa antiaérea.
“custo operacional muito menor que o F-35…”
Gostaria de saber de onde ,vcs,comentaristas de blogs da internet,tiram essas afirmações…
Olá Marcos. Há muita documentação sobre isso. Por exemplo, https://stratpost.com/gripen-operational-cost-lowest-of-all-western-fighters-janes/
Boa!
E é o que vão fazer, analisar a melhor proposta e a da Saab, é muito boa, quanto ao bom sistema de defesa aérea, eles já estão à espera do Spyder Israelita, assim como estão a analisar a compra de um novo MBT.
Ah é. Realmente os EUA vão se meter numa guerra, gastando bilhões por mês pra defender um cliente que comprou o equivalente ao que eles tem num mero navio dos fuzileiros navais. Confia.
O Gripen E precisa mostrar, em exercícios, que entrega tudo o que promete. Se entregar, vai vender. Com o Rafale foi o mesmo.
Entenderam como se negocia, senhores? Alguém mais consegue imaginar o que a Suécia nos ofereceria se ao invés de ir correndo anunciar que compraríamos um segundo lote de qualquer jeito, independente das condições, poderíamos considerar o F-35? Algum palpite? Vocês têm uma chance.
Já falei aqui várias vezes, a compra desses aviões foi muito, mas muito mal negociada.
Não é nada contra o avião em si, mas que o acordo ficou muito aquém do que poderia ser alcançado em benefícios ao Brasil, isso está claríssimo hoje.
Uma dedução, sem saber as reais condições do acordo do segundo lote e o nível de parceria estabelecido.
E os 4 caças Gripen E a mais no primeiro lote?
Logicamente que houve negociações: fabricação dos Gripens F na Suécia…
First flight of DRDO SWIFT TD (technology demonstrator) UCAV successfully conducted today
Test video
https://youtu.be/dzCr9VCchdk
Se ao invés de atropelar as coisas e escancarar as intenções, assim como fizemos, nós disséssemos que estamos considerando o F-35 por ser um caça de 5 geração, que no cenário atual, bla bla bla e que o Gripen ficaria para depois, deixando a possibilidade de ficarmos apenas nesse lote, os suecos estariam nas nossas mãos, nos oferecendo muito mais vantagens e quem sabe até comprando KC-390. Mas disso e repito, brasileiro é boca aberta. Aqui a gente compra pelo preço anunciado e ainda ri de quem pechincha, de quem faz joguinho. Sigamos.
2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
3, brasileiro gosta de parceria caracu.
Depender, se for brasileiro das Minas Gerais, não compra sem desconto não. Se não der desconto a gente não compra, uai… kkkkkk
Exato. A gente se apegou ao Gripen como se fosse um negócio nosso, que tínhamos que correr para viabilizar o negócio e não os suecos.
15 anos para comprar e nós corremos?!
Se ainda houver tempo, cancelem a compra e anunciem o interesse no f35, su57 sei lá..
Vamos ver se a suécia tb irá nos ofertar uma boa proposta. Na hora de vender e caro pra gente, somos o parceiro, descartaram o kc390 por um inferior e fazem uma proposta dessas para os thecos….Havia um quadro no humor, décadas atrás que era o BRASILEIRO muito bonzinhooo ( otário, ou neste caso talvez muito esperto)
Amigo, não descartaram o 390 por um inferior. Escolheram o C130J porque precisam das aeronaves pra anteontem! Só isso. Além de terem toda a logística já implementada. A fase lá pro aquelas bandas não tá fácil e não há tempo hábil pra prazos maiores de implementação.
Óbvio que torço pro 390 e muito, mas a realidade é essa.
Vamos ver um segundo lote de Gripens na FAB, uma futura aquisição de 390 por mais países e vida que segue.
Ainda vou mais longe. Essa proposta da Rep. Checa tem tudo pra ajudar o 390. Imagina mais um país com a dupla Gripen / KC390 operando. É uma baita propaganda.
Não vejo nada de mais na proposta Sueca. Os C/D são um contrato de leasing. Depois de 22 anos o valor será residual. Além do mais você não sabe quanto eles vão cobrar pelos E/F, entre outras coisas.
Praticamente a SAAB e o governo sueco estão dando as aeronaves para não ter que recebê-las de volta, mais fácil e melhor vender algumas e se livrar das antigas que eles não querem mais.
Mais ou menos, DanielJr. Pelo que o embaixador sueco falou, está incluída na oferta a modernização dos 14 caças tchecos para o padrão mais recente dos Gripens C/D suecos, capazes de empregar SDBs, mísseis Meteor, entre outras melhorias. Então o que está incluído não representa exatamente “se livrar” dos aviões. Ainda que os tchecos não aceitem a oferta e devolvam os 14 caças Gripen C/D em 2027, até lá os pagamentos anuais do leasing continuarão a dar lucro e manter empregos suecos no apoio logístico e tudo o mais. E os suecos, caso recebam os caças de volta daqui a… Read more »
“Na hora de vender e caro pra gente, somos o parceiro” Saldanha, Saiu mais caro do que compra de prateleira, com certeza. Mas acho que andam focando muito nessa história de descartarem o KC-390, como se tivesse sido parte da proposta original negociada, ou mesmo interesse direto da FAB no que desejava receber em compensações pelo negócio. A compra fechada em 2014 teve atrelado um contrato de 9 bilhões de dólares em compensações (offsets), devidas pela Saab, e destinadas a cerca de 60 projetos ligados a tecnologia para diversas empresas privadas e instituições / organizações públicas (como institutos de pesquisa)… Read more »
Fernando “Nunão” De Martini, semana passada eu já havia explicado para o Saldanha, mas acredito que ele acha que tudo não passa de uma traição dos suecos. Semana passada ele perguntou: “E aproveitando, por onde anda a tão falada parceria saab/Embraer, já que optaram pelos c130 ao invés dos K390″… Se eles optaram pelo C-130 Saldanha da Gama, foi devido aos atrasos do programa KC-390. A Suécia sempre mostrou interesse no KC-390,como alternativa para a substituição das suas aeronaves Hercules C-130,porém com os atrasos no cronograma de desenvolvimento eles não tiveram como esperar, pois o primeiro protótipo estava ainda em… Read more »
Se ainda houver tempo, cancelem a compra e anunciem o interesse no f35
E a multa?
Sou a favor de esquecerem um segundo lote de Gripens e comprarem 8-12 F-35s.
Bah, quer vira uma Índia?
Temos o orçamento militar da Índia?
Tu achas viável pagar a manutenção e as horas de voo do F35?
Tu achas bom ficar sempre dependendo do humor dos americanos e sempre com medo de embargo?
Tu achas vantajoso ter um caça que até parceiros americanos de longa data reclamaram de estarem sendo espionados por suas próprias aéronaves em horário em que elas deveriam estar desligadas em solo? Imagina durante as missões então.
Kkkkkk é só fazer um corte de pessoal que tem orçamento.
Quanto à espionagem, eles nos espionam com ou sem F-35, filhote. Não faz diferença nenhuma.
“Vamos ver se a suécia tb irá nos ofertar uma boa proposta. Na hora de vender e caro pra gente, somos o parceiro, descartaram o kc390 por um inferior e fazem uma proposta dessas para os thecos”…. Saldanha da Gama,sério que você realmente acompanha sites de notícia de defesa ou será que você só presta atenção nas fotos?! É público e notório o fato dos suecos terem escolhidos os C-130 italianos ao invés dos KC-390… Basta você procurar aqui ou em outros veículos especializados em defesa. escrevi semana passada aqui o porquê da decisão, tudo se deu devido ao nosso… Read more »
Roberto, É evidente que agora as entregas da nova geração do Gripen podem ser rápidas, porque o desenvolvimento já está praticamente pronto. No nosso caso, houve participação no desenvolvimento e uma série de treinamentos de engenheiros e técnicos para participar disso. O ritmo da entrega para o Brasil é ditado agora pelo ritmo dos desembolsos anuais do contrato – apesar do início dos pagamentos da parte principal financiada se iniciar apenas a partir de 2025 no contrato original, os juros de 2,19% ao ano e seguros de crédito de 0,85% (são números que estou escrevendo de memória) são pagos em… Read more »
Esses 14 alugados já se pagaram! Foi uma boa jogada!
Agora sim, se for isso mesmo é um baita negócio.
Concordo com um leitor que disse que a forma como já anunciamos interesse em um segundo lote pode ter sido uma forma errada de negociar.
O comprador nunca deve deixar o vendedor com a certeza de que vai comprar.
Esses 14 poderiam até ser interessante para a nossa marinha substituir os A4.
Dar a certeza a SAAB de que já vamos encomendar um segundo lote sem nenhuma licitação na época achei estranho e poderiamos aproveitar que eles estão com dificuldades em vender a outros países para barganhar melhor.
Qual o valor unitário desse segundo lote ?
” Esses 14 poderiam até ser interessante para a nossa marinha substituir os A4. “
Pensei o mesmo….
abraços
A Marinha muito provavelmente dispensaria visto que o Gripen não é um caça naval e o Gripen-M nunca saiu do papel. Se a desculpa da MB para manter operativos os vetustos A-4 é a doutrina, não faria sentido algum pensar no Gripen C/D mas talvez no Super Hornet e mesmo com este último não vislumbro razão para tal por motivos óbvios. A MB que lute.
A MB merecia CPI. A frota é um verdadeiro museu e enquanto isso eles gastam vultosas quantias em aeronaves inúteis para a missão-fim da força ou em viaturas blindadas para o CFN.
De fato, afinal, o gripen não conseguiria pousar em um dos nossos portas aviões… -.-
Até a marinha ter outro porta aviões os gripens C/D só estarão disponíveis em um museu!
Acho engraçada essa história de manter a doutrina.
Quem vê pensa que a MB fez centenas de missões de treinamento com caças embarcados no MG e no SP, além de ter atuado em dezenas de batalhas em guerras.
Não duvido que os poucos pilotos da MB que operaram A-4 no MG ou no SP já estão de pijama em casa.
Quantos treinamentos com o A-4 ocorreram no MG e no SP? Em quais anos? Quantos pilotos voaram?
Dá para chamar de doutrina?
“Esses 14 poderiam até ser interessante para a nossa marinha substituir os A4″.
Provavelmente só estarão disponíveis, para qualquer eventual novo operador, se os tchecos não se interessarem pela oferta sueca e os devolverem em 2027, daqui a cinco anos.
Só não entendi o que isso tem a ver com o Brasil negociar com os suecos, afinal, demonstrar interesse em 14 caças Gripen C/D usados não seria uma forma de piorar o poder de barganha, ou seja, o contrário de bancar o difícil ou desinteressado?
Sim, Nunão, também acho que essas aeronaves aqui não ajudariam e ainda poderiam atrapalhar
Eu estou achando bem curiosas algumas linhas bastante comuns de argumentação sobre o segundo lote brasileiro do Gripen, em comentários de matérias dos últimos tempos: 1 – Parte dos comentaristas reclama do segundo lote ser pequeno (26 aviões, segundo notícias divulgadas), e que assim tudo o que foi acrescentado ao contrato em transferência de tecnologia está indo pro ralo, com tão poucos caças, que não vale a pena, que tem que comprar mais de 100 etc. Em geral, defendem transferência de tecnologia, mas que aqui se faz tudo errado. 2 – Parte dos comentaristas também reclama do segundo lote ser pequeno,… Read more »
A dedução simples é óbvia é que não importa o que se faça, sempre tem um monte de gente pra reclamar.
Até aí tudo bem, reclamar é importante (usando fatos reais, ao invés de imaginários, é claro). Críticas são fundamentais, na verdade.
O problema é que vejo muita gente (muita gente mesmo) reclamando um dia de forma totalmente oposta à que reclamou no dia anterior (às vezes, no mesmo dia e se vacilar no mesmo comentário rsrsrs).
Coisa de maluco, ou de pinico de pardal, como diria o colega Marcelo Ostra.
É essa praga da falta de raciocínio lógico que infesta a nação.
É como se as ideias fossem soltas no ar e você pudesse, a cada hora, pegar uma diferente. Como se não houvesse relações entre causas e efeitos, entre pressupostos e conclusões.
E isso somado à necessidade imparável de falar alguma coisa, qualquer coisa.
Quando se discute política então, isso é de dar nos nervos. As pessoas atiram para tudo quanto é lado, sem falar lé com cré.
Olá Nunão. Tem uma história do Rui Barbosa sensacional. Pela manhã, ele fez uma defesa de um cliente no tribunal, vencendo a disputa para o seu cliente. Na mesma tarde, ele voltou no mesmo tribunal, com outro cliente e fez uma outra defesa para o mesmo juiz. Quando ele terminou, o juiz parabenizou mas completou. Dr Rui, o senhor fez uma defesa brilhante, mas a sua tese agora há tarde foi o contrário da sua defesa feita nesta manhã neste mesmo tribunal. Eu não entendo. Dai o Rui Barbosa completou “Meritíssimo, pela manhã eu estava equivocado”
Hahahaha
Excelente anedota histórica. É bem por aí.
A diferença é que Rui Barbosa tinha inteligência de sobra. Não é exatamente o caso dos que se contradizem em questão de minutos, às vezes no mesmo comentário rsrsrs.
hhahahahahahaha muito bom
Nunão, o teclado aceita tudo! Aqui tem até especialista em COVID! Guerra na Ucrânia, então, nem vou comentar. Metade aqui deveria estar no Itamaraty!
Pois é.
Mas precisaria baixar muito o nível da prova pro Instituto Rio Branco.
Nunão você fala em “tortuosidade” de pensamentos, num sentido de incoerência, dos que aqui comentam e criticam algumas ou várias decisões das forças. Falta falar tbm da incoerência das forças que custam muito (muito mesmo) dinheiro público. Você fala como se houvesse dois grupos. O 8, que defende compra de prateleira de tudo ou o 80, que defende a nacionalização de tudo, com Tot de tudo que se puder. Só que tem o grupo que gosta da ideia de ter um desenvolvimento tecnológico nacional, desde que seja viável e mantido. É o grupo que fica puto com todo o esforço… Read more »
“Você fala como se houvesse dois grupos. O 8, que defende compra de prateleira de tudo ou o 80, que defende a nacionalização de tudo, com Tot de tudo que se puder.” Leia de novo. Eu mencionei uns 4 perfis pelo menos. E há outros mais. ” Aí vocês falam “só tem contrato pra 36, vocês tão viajando”. Nessa vocês fingem que a ideia não era ter os três lotes” Eu não finjo nada, só falo do contrato especificamente pra quem afirma que a FAB colocou na licitação do F-X2 que iria comprar 100 ou mais caças, ou que isso… Read more »
E pra completar, vendo as respostas ao seu comentário: “falta inteligência”. “O teclado aceita tudo”. “Não sabem nada do que falam”. É extremamente engraçado dois grupos de pessoas: 1) o grupo que precisa concordar com o editor do site. É o editor, se ele falou está certo. Vou concordar. 2) o outro grupo é o grupo que invoca alguma característica técnica para se esquivar da questão principal. É o grupo que diz “Eles não entendem nada. Nao sabem nada da doutrina. Não sabem nada da tática. Não sabem nada da técnica”. E assim, em seus íntimos, eles deram uma adequada… Read more »
Talvez não houvesse outra opção, mas eu acho um equívoco por parte da Saab de usar um motor americano no novo Gripen. Não teria sido possível usar o motor do Rafale por exemplo ou do Typhoon? Os americanos são mais restritivos que os europeus em relação à armamentos.
Henrique, O motor do Rafale (Snecma M88) não alcança a potência do motor do Gripen E (GE F414), ele está mais próximo da potência do motor do Gripen C (Volvo RM12, versão sueca do GE 404). O motor Eurojet EJ200 do Typhoon sim, está na mesma classe do GE F414. Quanto a restrições, desconheço que o governo americano ou a GE tenham se oposto a qualquer fornecimento das concorrências em que o Gripen E parcicipou até hoje. Pelo contrário, no caso da concorrência indiana, houve lobby da GE em prol das aeronaves equipadas com seu motor (Gripen e Super Hornet),… Read more »
Sugestão ao site: seria interessante um guia visual para ajudar a diferenciar as variantes do Gripen e mesmo as diferenças de um modelo para o outro da mesma variante.
Já fizemos isso em várias matérias, Henrique. Seguem algumas:
https://www.aereo.jor.br/2010/06/17/comparando-o-gripen-c-com-o-ng/
https://www.aereo.jor.br/2016/05/31/projeto-do-gripen-m-comparado-ao-c-e-ao-e-os-trens-de-pouso/
https://www.aereo.jor.br/2011/01/14/o-trem-de-pouso-do-gripen-ng-demo-comparado-a-outras-versoes/
https://www.aereo.jor.br/2016/05/27/conhecemos-de-perto-o-gripen-39-7-aviao-de-testes-de-sistemas-da-nova-geracao-do-caca-sueco/
Você pode encontrar várias outras usando o campo busca do blog.
Não seria interessante a FAB verificar esses caças e dependendo das suas condições tentar negociar com a SAAB uma possível aquisição dos mesmos q apesar de serem usados é bem superior ao q temos atualmente (F5,Amx),aumentando o número desses vetores na força e talvez mais na frente modernizá-los p/ o padrão E.
Franklin,
Mas o interesse da Saab (e do governo sueco, conforme a matéria) é que esses 14 caças continuem em serviço na República Tcheca…
Se os tchecos recusarem a oferta e devolverem os caças em 2027, ao final do contrato de leasing, aí sim será do interesse dos suecos encontrar um novo destino pra eles.
Olá Franklin. Creio que seria a aquisição de um esquadrão de F39C/D seria um erro para a FAB. Existem algumas células de F5E estocadas que poderiam ser modernizadas usando componentes de aviônica dos F5M retirados de serviço, mantendo toda a logística de manutenção, caso os F39E/F novos atrasem. O ideal é mesmo focar nos F39 novos.
Fora o fato de que simplesmente não há como modernizar Gripen C para E. São estruturas com diferenças grandes.
Seria preciso uma reconstrução. Inviável.
Já falei antes e volto a repetir, depois do segundo lote haverá o terceiro. Vinte e quatro aeronaves, totalizando 80 caças. Não trabalho na força aérea e nem na SAAB. Falo porque é um pensamento racional e dentro da realidade da FAB olhando de fora. Um lote maior, dois lotes menores. Fecha em um número redondo equipando quatro esquadrões com 20 aeronaves. Um ao Norte, outro no Sul, Brasília e Rio. 80 Gripen E são mais do que suficientes para atender as necessidades da FAB. Depois se pensa em 5ª geração. Quem sabe, uns 20 F-35 via FMS daqui uns… Read more »
“Já falei antes e volto a repetir, depois do segundo lote haverá o terceiro. Vinte e quatro aeronaves, totalizando 80 caças.”
Emmanuel, só um reparo: se os dois primeiros lotes somados chegarem a 66 caças (36+4 do primeiro, somados a 26 do segundo), seriam 14 (e não 24) num terceiro lote para chegar aos 80 que você argumenta em seu comentário.
Ou, no caso de vc desejar um terceiro lote de 24, a soma final chegaria a 90 (66+24).
Valeu pela correção Nunão.
Seriam 14 aeronaves então. Vejo uma FAB com 80 Gripen E.
Chegou a hora do governo sueco e da Saab entrar em ação para garantir mais venda do seu aviao com ofertas melhores ,por que os Países que estao decidindo comprar caças de 4++ geracao estão escolhendo o F-16 !!!
O F-16 e o f-35 ja tem fila de espera,quem comprar agora vai receber os avioes so em 2027 em diante !!!
Ja o gripen a linha de montagem ta prescisando de mais pedidos !!!
Quem comprar o Gripen tem a vantagem de receber a aeronave em 2023 ou 2024,com certeza a Suécia repassaria suas aeronaves ja contratadas para o cliente com certeza !!!!
Sabendo disso, o Brasil e a Embraer deveriam entrar em ação. Oferecendo melhores condições na aquisição de KC-390, caso is Tchecos aceitem essa proposta Sueca com certo número de JAS-39F dentro desse pacote, adoçando, mesmo que um pouco, essa proposta e a própria proposta de venda dos KC. Claro que tudo combinado antes com a Suécia.
É bom lembrar que mesmo o ‘F’ sendo fabricado na Suécia, receberemos alguns royalties em cada venda por sermos coautores dessa versão, sem falar em mais encomendas de componentes fabricados aqui, gerando emprego e renda aqui.
correto
Nós somos “coautores” do projeto? Achei que a gente tinha só financiado, bem como participado com técnicos e fornecendo peças. Não creio que esse tipo de participação venha a gerar qualquer royaltie para o Brasil. Nosso benefício seria exportar alguns componentes.
Ou seja, “por favor, comprem e entrem para a lista de apenas dois operadores”.
Desespero é complicado.
Sei não, daqui há alguns anos uma certa republiqueta só sul do globo vai amargar grandemente suas péssimas escolhas !
Se entrarem para a lista serão três operadores.
Pois é.
Temos que rezar para isso, já que fizeram a caga$#@&da novamente.
Fico abismado como nunca aprendemos nada.
Somo como um cão que vive correndo atrás do rabo.
Prezado Nunão: há alguma novidade a respeito dos Gripens sul africanos? Eles vão modernizar ou substituir ?
País impressionante por vários motivos. Estive lá em 2013 visitando amigos e as distâncias são realmente curtas. De Praga pra Olomouc, no centro-nordeste, foi pouco mais de 2hr30m de trem. De Olomouc pra Brno, perto da fronteira com a Áustria, pouco mais de uma hora de ônibus. Assim, 38 gripen cobririam rapidamente pontos bem distantes do país, permitindo rápida resposta aérea.
O Nonato tava certo!!! rzrzrz
Embraer faz parceria com Toyota para maior eficiência em sistema produtivo
https://br.investing.com/news/stock-market-news/embraer-assina-acordo-com-a-toyota–para-melhorar-eficiencia-1014381
Carvalho, essa notícia já está aqui rsrsrs
Ainda insisto…F35 é excelente avião…mas olha ai…atenção ao ponto…versões C/D podendo ser atualizadas para a eletronica E/F em ano e meio…
Enquanto os primeiros F35 não compensam ser atualizados pelos proprios americanos….é de se pensar e ficar com pé atras….
Vamos ver se o tchecos pensam nisto…afinal mesmo excelente o F35…seriam tão poucos….e o pouco que tem…tem de voar…já o F39 foi justamente pensado nisto…atualização e disponibilidade….e baixo custo….
“ Ainda insisto…F35 é excelente avião…mas olha ai…atenção ao ponto…versões C/D podendo ser atualizadas para a eletronica E/F em ano e meio…” Não é exatamente assim, Carvalho. Sem prejuízo do seu argumento e comparação, mas há limites. A eletrônica e as arquiteturas de softwares são diferentes conceitualmente entre a geração C/D e a E/F. Por exemplo, o radar dos C/D não é trocado, mas aperfeiçoado, no caso do padrão mais moderno disponível para as atualizações das versões C/D, então não chega ao mesmo alcance e capacidades de detecção. E por aí vai. Os E/F, mesmo externamente semelhantes, foram pensados em… Read more »
mas ECM estas coisas….vai não…?porque se nem isto for….vira falacia….o radar ate entendo para não ter de trocar….mas se o resto tambem não….então é outra coisa..e não atualização….
atualização a um padrão é uma coisa….
integração do armamento atualizado, é outra….
oia….
Carvalho, tem vários itens nas atualizações do Gripen C/D, dá uma busca aqui no blog com as palavras Gripen MS20, MS20 Block 2. Também vai aparecer outros detalhes de atualizações digitando Gripen FMV (sigla da administração de armamento da Suécia). Não é só integração de armamento, são melhorias que fazem, por exemplo, esses armamentos serem explorados ao máximo possível (maior alcance dos mísseis , precisão etc). No caso das melhorias no radar, que eu me lembre não são só de software, mas de hardware, conferem mais alcance, mais modos. Tem outros itens relacionados a datalink, autoproteção e muito mais. O… Read more »