Eve e Fahari Aviation da Kenya Airways assinam acordo para até 40 eVTOLs de transporte de pessoas e cargas
O acordo envolve estudos conjuntos para desenvolver e dimensionar o mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) no Quênia e um modelo de negócios para operações de drones de carga
Melbourne, FL, 21 de junho de 2022 – Em março deste ano, uma subsidiária da Eve Holding, Inc. (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) e uma subsidiária da Kenya Airways, a Fahari Aviation, assinaram uma Carta de Intenção (LoI, na sigla em inglês) para até 40 veículos elétricos de decolagem e aterrisagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês). O acordo inclui estudos conjuntos por meio de um grupo de trabalho para desenvolver e dimensionar o mercado de UAM e um modelo de negócios para operações de drones de carga no Quênia. O início das entregas está previsto para 2026.
O eVTOL lift & cruise da Eve é 100% elétrico e o design mais prático para eficiência e certificabilidade. Seus múltiplos rotores são usados para decolar e pousar verticalmente e, em altitude de cruzeiro, os propulsores traseiros empurram a aeronave para frente como uma aeronave, proporcionando uma experiência de baixo ruído e facilitando a movimentação dentro das cidades e evitando engarrafamentos.
“A mobilidade aérea urbana é o futuro do transporte e temos a honra em ser os líderes na região. A jornada para realizar o sonho dos eVTOLs no Quênia está em andamento, e a parceria com a Eve é uma conquista fundamental para nós como parte da estratégia de adotar novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável da África,” disse Allan Kilavuka, Diretor Administrativo do Grupo e Diretor Executivo da Kenya Airways.
“Este é um novo capítulo da parceria entre a Eve e a Fahari Aviation que fortalece o nosso compromisso em estabelecer as bases que apoiarão de forma sustentável o ecossistema de mobilidade aérea urbana no Quênia. No ano passado, anunciamos uma colaboração para desenvolver modelos operacionais para os principais mercados da Fahari Aviation, e o anúncio de hoje confirma que estamos evoluindo com sucesso,” disse Andre Stein, co-CEO da Eve.
A Fahari Aviation tem se concentrado em soluções inovadoras e sustentáveis para abordar diferentes questões, como engarrafamentos, passeios turísticos, entrega de encomendas, agricultura e proteção da vida selvage. O eVTOL da Eve com emissão zero local e de baixo ruído, juntamente com sua experiência global, irá beneficiar o desenvolvimento da mobilidade aérea no Quênia.
Siga a Eve no Twitter: @Eveairmobility
Sobre a Fahari Aviation e a Kenya Airways
A Fahari Aviation é uma subsidiária integral da Kenya Airways PLC que liderará a aplicação da tecnologia de Aviação Emergente na região e no continente. O foco inicial de Fahari será a aplicação da tecnologia de drones em treinamento, operações e gerenciamento de tráfego, com o objetivo de crescer na distribuição e design de manutenção e produção de drones.
A Kenya Airways, membro da Sky Team Alliance, é uma das principais companhias aéreas africanas que voa para 41 destinos em todo o mundo, dos quais 34 estão na África e transporta mais de quatro milhões de passageiros anualmente. Em 2020, a KQ foi nomeada a Companhia Aérea Líder da África pelo World Travel Awards. Continua a modernizar sua frota, com suas 32 aeronaves sendo algumas das mais jovens da África.
O serviço de bordo é renomado, e o assento da classe executiva da aeronave widebody é consistentemente votado entre os 10 melhores do mundo. A Kenya Airways orgulha-se de estar na vanguarda de conectar a África ao Mundo e o Mundo à África através de seu hub no novo terminal ultramoderno no Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, em Nairóbi.
Sobre a Eve
A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de start-up, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociadas sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”.
Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.
DIVULGAÇÃO: Embraer
toda vez que eu vejo esse EVE, só penso nele com um IRST, e um mísseis anti carro tipo o Hellfire
A Embraer e BAE estão trabalhando para definir o potencial militar do EVE.
https://www.flightglobal.com/defence/bae-embraer-to-study-eves-military-potential/146926.article
olha que ótima notícia, obrigado pelo link
Alguma previsão de quando o primeiro aparelho será apresentado, ou de quando será o primeiro vôo?
Até agora só vi computação gráfica desse aparelho e um monte de acordos de cooperação e intenções de compra.
Nesse meio tempo lançaram ações na bolsa.
As coisas estão andando e sim, já existe previsão para o primeiro voo.