Primeiro esquadrão de agressores F-35 em Nellis
Mais de três anos depois que a Força Aérea dos EUA anunciou pela primeira vez sua intenção de reativar o 65º Esquadrão Agressor com caças F-35, a unidade foi reativada formalmente na Base Aérea de Nellis, Nevada, em 9 de junho.
Durante a cerimônia de reativação, o esquadrão também apresentou os primeiros F-35 atribuídos à unidade, pintados com um padrão único de cinza escuro e claro.
Antes da cerimônia, o chefe do Comando de Combate Aéreo, general Mark D. Kelly, voou um F-15E contra o primeiro F-35 atribuído à unidade, pilotado por seu novo comandante, o tenente-coronel Brandon Nauta.
“Devido à crescente ameaça representada pelo desenvolvimento de caças de quinta e sexta geração [chinesa], devemos usar uma parte de nossas aeronaves de quinta geração hoje em Langley, Elmendorf, Hill, Eielson e agora Nellis, para replicar o adversário com capacidades de quinta geração”, disse Kelly, de acordo com um comunicado. “Precisamente porque temos essa ameaça credível, quando replicamos um adversário de quinta geração, tem que ser feito profissionalmente. Esses são os Agressores.”
O 65º AS fornecerá à USAF “red air” de quinta geração para replicar as ameaças avançadas representadas por outros caças de quinta geração da China e da Rússia.
“Usar o F-35 como agressor permite que os pilotos treinem contra ameaças pouco observáveis semelhantes às que os adversários estão desenvolvendo”, disse o coronel Scott Mills, comandante do 57º Grupo de Operações, em comunicado.
Os F-35 que comporão o 65º Esquadrão Agressor estão programados para serem aeronaves sem código de combate – os planos originais previam a transferência de nove da Base Aérea de Eglin, na Flórida.
Em Nellis, os caças de quinta geração ajudarão a treinar alunos da Escola de Armas da Força Aérea e também auxiliarão nos exercícios Red Flag, entre outros exercícios e eventos de treinamento. Ao fazer isso, eles também ajudarão a treinar pilotos de outros serviços e aliados, disse Mills.
Oficiais já haviam começado a integrar agressores de quinta geração no Red Flag 21-3, usando caças F-35 no exercício ao lado de F-16 do 64º Esquadrão Agressor, mas o 65º AS é o primeiro esquadrão agressor equipado com F-35.
FONTE: Air Force Magazine
É, estão em outro patamar.
Um esquadrão de agressores equipados com F35…
Sempre estiveram.
Dominam o mundo.
Doa a quem doer.
A verdade é essa.
Sempre?? Ué, mas até 1776 eram colonia.
E antes deles ouve muitos impérios que uns até duraram dezenas de séculos.
Eu considero o patamar alemão e o japonês superiores. Seus líderes foram burros e idiotas em fazer guerras contra vários inimigos, mas a capacidade deles me parece um pouco melhor e mais afinada. Os americanos, são bons, mas os alemães e os japoneses superam. Os americanos têm muita força pelo apoio sionista.
São os melhores.
Não precisam nem simular quedas.
Amigo, você será bombardeado pelos que vivem “fora-da-casinha”, aqueles caras que criticam os que buscam melhorias. Nunca ouviram falar em SWOT e ações decorrentes dessas análises. O profissionalismo se impõe sobre os “joguinhos” de Fla-Flu típicos das discussões entre amadores como nós. A Navy não está em outro patamar, está em outro planeta e a realidade está aí, sem muita conversa, mas ações concretas, decorrentes de planejamento, execução, controles, monitoramento, melhorias e retro-alimentação. Um ciclo constante. Mas os que não compreendem esse ciclo, ficam rosnando o tempo todo. Aceitem que é menos dolorido. Quando entenderem que uma aeronave melhor do… Read more »
Navy ou USAF?
Perdoe a falha. USAF
Efeito Top Gun.
Postura importante.
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Provavelmente são F35 do primeiro lote, com problema de Software para estarem em primeira linha, mas suficientemente operacional para servirem de Agressors.
E mesmo assim, a tesoura vai passar.
‘O secretário da Força Aérea dos EUA, Frank Kendall, disse que plataformas não tripuladas de baixo custo são fundamentais para preencher eventuais lacunas de capacidade criadas pela redução de frota de aviões a curto prazo, enquanto o serviço investe em capacidade que lhe permitirá competir coma a China a longo prazo.’
Qual é o fundamento para a sua conjectura?
Há aí inúmeros F-35 dos primeiros lotes, que não serão modernizados para a ultima versão “estável” da aeronave. Estas unidades serão usadas como treinadores e agora como agressors. Muitas delas serão retiradas de serviço e usadas como fonte de peças para as versões mais antigas. Fica mais barato produzir aeronaves novas do que modernizar as aeronaves dos primeiros lotes….
Pode pesquisar por aí.
Obrigado pela complementação. Imaginei que UM review completo de hardware computacional e software … e sua reimplantação não seria barato.
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E provavelmente é mais que o suficiente para mobiliar esquadrões de treinamento / agressor, e ainda podendo ajudar em defesa de maneira “econômica” dado que os “stelfi” chines de exportação está saindo do forno e deve aparecer em cenários novos em poucos anos.
Replico a lógica dos F22 que serão aposentados e que hoje servem a Guarda Aérea Nacional treinando os reservistas dos EUA.
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Estes F22 não são os primeiros entregues e não possuem todas as atualizações de hardware e software que a ultima versão entregue.
O F-5 fazia esse papel no passado. Está na hora de trocarmos nossos F-5 por F-35, seguir o exemplo. (sei, é só um sonho)
São muito caros, fora da realidade brasileira, s os gripoens foram uma batalha tremenda para adquiri Los.
Deviam ter alguns Typhoons e Rafale no esquadrão, variedade de adversários e estratégias ajuda no treinamento.
Legal esse padrão de dois tons de cinza, foge do padrão do F-35 onde todos são iguais.
Esses aí são os F-35 bichados dos primeiros lotes, são pouco confiáveis. Muitos países que compraram essas versões pé de boi devem ter se arrependido, mas é o que tem pra hoje. Se prestassem estavam na primeira linha, é melhor isso do que serem vergonhosamente levados para o deserto e cobertos com uma camada de látex branco. Seria um fim prematuro e melancólico. Os que tiveram seus defeitos de projeto atenuados estão saindo agora da fábrica. É o programa militar mais caro de toda a história, com um histórico de pouca eficiência, contestável superioridade e capacidade técnica duvidosa, muito aquém… Read more »
Silvano, Não tem F-35 “pé de boi”… As três variantes da aeronave foram desenvolvidas para que se incorporassem quaisquer modificações em pacotes, de modo que a frota inteira se mantivesse atualizada… ou a gosto ou a depender do poder aquisitivo do cliente… Até se pode dizer que o custo benefício de se investir nas aeronaves dos primeiros lotes tenha um custo benefício ruim, mas não é possível dizer que não se pode tecnicamente faze-lo. Ocorre que os potenciais inimigos dos EUA estão desenvolvendo ou já incorporando aeronaves furtivas. Logo, nada mais lógico que os “agressors” da USAF utilizarem essa aeronave… Read more »
Posso tar falando bobagem, mas acho que é uma excelente saída pras primeiras versões de f35, que não aceitam atualização do software.
Podem ser atualizadas sim, porém sai caro e demora, a decisão ficou para unidades novas , com o preço caindo para patamar usd 80 m. Ficaram justamente para isto, treinamento . Para nos e estranho, porem para USA e bem normal, visto a quantidade de aeronaves que terao ativa.
Senhores e senhoras da redação!!! Senhoras e senhores da impressão parem as impressoras!!!! Confere que a Holanda irá adquirir o C-390?!?!? Boa canarinho voaaaa!!!
[OFF-Topic]
Editores, podem confirmar se a Holanda fechou a compra dos KC-390 mesmo??
https://www.defensie.nl/organisatie/luchtmacht/nieuws/2022/06/16/defensie-vindt-opvolger-voor-c-130-hercules
Chevalier, acabamos de publicar a notícia sobre a seleção.
https://www.aereo.jor.br/2022/06/16/holanda-vai-de-c-390m-da-embraer/
Quanto a fechar a compra, isso é uma outra coisa, que é a assinatura de contrato.
Srs um offtopic, parece que a Holanda escolheu o KC 390 para a aquisição de 4 aeronaves….
Offtopic: parece que vendemos 5 kc390 para os holandeses
Caro Gabriel BR
Cinco se fosse o C-130. Quatro C-390 fazem o mesmo serviço, conforme a notícia.
Abraço
Caro Gabriel BR
Relendo a notícia, fiquei na dúvida. Parece que são cinco mesmo. Eles querem aumentar as 2.400 horas para 4.000 horas de voo.
Abraço
São cinco. A notícia sobre a seleção do C-390 já está aqui no Poder Aéreo:
https://www.aereo.jor.br/2022/06/16/holanda-vai-de-c-390m-da-embraer/
https://aviationweek.com/defense-space/aircraft-propulsion/netherlands-selects-kc-390-hercules-replacement
Grande notícia. Holandacescolhe o Kc-390 para substituir os Hércules. Primeira entrega em 2026.
Agora corre o perigo da fab querer reduzir seu pedido para 15 aviões!!!!
O contrato tá bem amarrado , acho que não rola não
Se a Russia estivesse combatendo a OTAN abertamente em um conflito convencional , já teria sido varrida do território ucraniano , até o presente momento o passeio da Russia virou um pesadelo para os mesmos , indo para o 4o. mês … os ucranianos não pensam como vc…
Se a Russia estivesse combatendo a OTAN abertamente como sugere, os Russos teriam sido expulsos da Ucrânia, os fracasso russos até o presente momento se dá principalmente pela resistência ucraniana ….
Grande notícia. Tomara que se concretize.
Penso que, sem prejuízo para as atividades de transporte da FAB, as entregas estrangeiras deveriam passar na frente. Iríamos para a vitrine, equipando forças aéreas de países da Otan.
O Su57 é muito defendido por “Bolsonaristas Russos ” aqui no Brasil, e o F35 é um lixo segundo estes especialistas… Realmente o F35 é tão ruim, voa tão mal que os EUA os usam já até como Aggressors…. Kkkkk ah esses especialistas, como conseguem defender um lixo half-stealth (só de frente) sem nem uma linha de produção kkkkkk
É… O que o SU-57 e J-20 não forçaram os EUA fazer para se equiparar…
Su57 ainda nao existe, e a qtidade projetada de produção e pequena. J20 e a incógnita, vamos ter que esperar algum uso operacional para avaliar, na minha opinião será bem difícil bater f35. O f35 esta em operação em diversas forças experientes, enquanto chinês não tem experiência combate nem em produção ( só produzia cópia caça russo sob licenca). Tudo e possível, porém não acredito.