Suécia vai substituir antigos aviões de transporte C-130H por C-130J italianos

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O Ministério da Defesa sueco decidiu não atualizar seus antigos aviões de transporte C-130H, optando pela compra de aeronaves de transporte italianas C-130J mais recentes.

Isso foi revelado pelo ministério da defesa na última atualização do documento orçamentário.

Conforme detalhado, a substituição está planejada para ser gradual, e a Suécia compraria inicialmente quatro aeronaves da Itália. Duas das aeronaves devem chegar à Suécia em 2023 e serão atualizadas posteriormente.

Isso foi confirmado pelo comandante da Força Aérea Sueca, major-general Carl-Johan Edström, que disse à Airforces Monthly que esperava que mais dois aviões pudessem ser comprados da Itália, com o objetivo de substituir completamente os seis C-130H atualmente em serviço.

Também referido como TP 84 no serviço da Força Aérea Sueca, o Hercules está em serviço desde a década de 1960 e é uma das frotas de Hercules mais antigas da Europa. Todos os seis TP 84 estão estacionados na Ala Skaraborg perto de Lidköping, que serve como um hub para aeronaves de transporte militar e aeronaves especializadas da Suécia.

As aeronaves que a Itália transferiria para a Suécia deverão vir da 46ª Brigata Aerea Silvio Angelucci em Pisa/San Giusto.

FONTE: Defense Brief

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737-800RJ

Li que eles precisam de urgência na entrega porque seus C-130 estão caindo aos pedaços e que o KC-390 não poderia atendê-los de imediato.
Eu pensava que eles iriam de KC e acho que a própria Embraer via essa possibilidade como sólida, mas não deu…

Welington S.

Se é urgente obviamente que eles não esperariam a produção do KC-390 anos depois só para comprá-lo. Estão desativando os C-130 já surrados por outros já no final de vida.

Bruno Palma

C-130J em final de vida, essa é boa 🙂

Tutu

1/3 da vida, são aviões com quase 20 anos já.

Camargoer.

Olá 737, Pois é. Faltou alguém ir lá e oferecer os slots do KC390 da FAB para a Suécia. A FAB fez isso no passado com o A29.

LucianoSR71

Amigo, não é tão simples assim, 1º eles não estão comprando aviões novos, se fosse assim teriam que ter uma verba alocada de centenas de milhões de dólares o que não é o caso pois iriam simplesmente reformar os seus C-130H, e certamente na situação que se encontram c/ a Guerra na Ucrânia as novas necessidades da Defesa não param nos Cargueiros, muito mais terá que ser gasto a curto prazo e verbas terão que ser relocadas de algum lugar, pois não havia orçamento p/ isso. Há também a questão técnica, pois os nossos KC-390 tem uma configuração diferente do… Read more »

Rafael Oliveira

Acredito que ofereceram, mas eles não quiseram.
A Suécia nunca se comprometeu a comprar o KC-390. Era apenas uma possibilidade. Ela escolheu aquilo que era melhor para ela, assim como o Brasil fez com o Gripen.
Da mesma forma, a França não comprou nada do Brasil para compensar a compra dos submarinos e helicópteros.
De qualquer forma, daqui 15 ou 20 anos, se ainda estiver em fabricação, a Suécia pode vir a comprá-lo.

EduardoSP

É muita displicência perder uma venda de centenas de milhões de dólares só porque alguém não quis ir à Suécia fazer essa proposta.

Sensato

Não vi essa notícia. Onde você soube?

Jadson S. Cabral

Balela, papo fiado, conversa pra boi dormir. Se houvesse empenho do Brasil em vender mesmo, a FAB passava as aeronaves que ela já recebeu. Seria o um ganha-ganha, já que a FAB não quer os 22 e a Embraer não aceita diminuir o contrato de jeito nenhum. A FAB poderia muito bem passar 2 aeronaves dentro de poucos meses e mais duas daqui há no máximo um ano, se quisesse. Não é ela que diz que não tem condições de operar 22 aparelhos??? Pelas minhas contas tá sobrando 7 pra vender.

Elias

Nossa! Isto é uma facada nas costa.. s@kn@jem

Bruno Palma

Algo que Portugal devia ter feito ou ter adquirido algo com mais capacidades, mas só olharam para os “amigos” da Embraer, ao menos a Suécia pensou com a cabeça e viu qual era o melhor avião para as suas necessidades sem olhar para o seu parceiro do Gripen E.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Palma
Tutu

Um C-130J tem que capacidades superiores ao C-390?

Tutu

Acho engraçado esses portugueses.

Para a grande proporção da FAP deveriam ter comprado uns C-5 galaxy.

Bruno Palma

Secalhar devemo-nos juntar á Antonov para ter uns novos An-225 🙂
Portugal com as missões que tem no exterior o melhor avião era o A400M, já que também produzimos peças da Airbus cá

Tutu

Ué, se essas missões são tão importantes, e tem tanta verba, nada impede que os A400 venham, afinal, seus grandes amigos Franceses e alemães usam uma combinação A400 + C130J.

Resta saber se podem bancar o grandão.

Bruno Palma

Esta guerra na Europa vai trazer muito dinheiro europeu para comprar produtos europeus

Tutu

Resta saber quanto desse “dinheiro europeu” não vai parar somente em Paris ou Berlim, pelo menos para Embraer vocês não são só o patinho feio da aliança, ou aquele primo que está aqui só pq é legal.

Carlos Campos

kkkkkkkk choraram para pagar o menor possível no KC390 e o A400 seria o ideal, o ideal pra mim seria um AUDI Q8, mas me contendo com VW GOL no momento que é o que estou conseguindo manter kkkkkk você é uma piada.

José Marinho

O C 5 ou o C 17 esteve em cima da mesa mas nao seguiu em frente, mas, acredito que o sexto KC nao venha e venham dois A 400 mesmo usados da Europa

Tutu

Amigo tenho dúvidas, C-17 é igual F-5, quem tem não vende, e C-5 os americanos tbm não vendem.

Bruno Palma

Um KC-390 pouco acrescenta ou nada a um C-130J, tem mais velocidade e pouco mais.

LucianoSR71

A carga máxima de um C-130J é de 20 ton, o KC-390 pode levar de 15% a 30% mais = até 23 ton c/ carga distribuída e até 26 ton se a carga for centralizada e é nessa situação em que vc pode levar um blindado sobre rodas como o Pandur II, como na recente demonstração do KC-390 na Rep. Tcheca e no C-130 não tem como. Há ainda outra diferença: as dimensões internas do KC-390são um pouco maiores e não tem o obstáculo que é a seção de junção asa/fuselagem do C-130 que limita ainda mais a altura interna… Read more »

Bruno Palma

Não fiquei nada impressionado por levar uma Pandur, era uma Pandur “sem nada”, para transportar uma Pandur com a torre e o canhão de 30mm e blindagem extra eram precisos 3 aviões porque não cabe tudo em apenas 1.

Tutu

Olhe a foto com mais atenção antes de falar besteiras.

Bruno Palma

Portugal tem outro tipo de torre em alguns Pandur, é diferente dos Checos e é um pouco mais alta, e há diferentes tipos de torres que podem não caber.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Palma
Carlos Campos

kkkkkkkkkk antes: Pandur sem nada, depois: Portugal tem outro tipo Pandur.

LucianoSR71

Se vc viu o vídeo, o Pandur II 8×8 estava c/ canhão de 30mm montado, mas eu citei esse caso somente como mero exemplo, não existe apenas esse blindado.

Bruno Palma

Secalhar não…

Bruno Palma

Vigilância de incêndios…

hitoera

Aquele drone da marinha que foi nadar na tv? kkkkkkkkkkk

Bruno Palma

Exatamente em 2011 quando os pequenos drones eram uma coisa nova, por isso que nós que temos empresas de drones reconhecidas mundialmente, já no outro lado do Atlântico fazem um avião cargueiro que é um fracasso em termos de vendas, assim como outro tipo de projetos

Last edited 2 anos atrás by Bruno Palma
Lira

Temos vários projetos fracassados… Emb- 120 Brasília, Emb-312 Tucano, Emb- 145, Erj – 170/175190/195, Phenom… O AMX veio ao mundo na época errada, não vendeu muito, porém o conhecimento adquirido do seu projeto permitiu a Embraer projetar a Família 170/190. O Kc- 390 pode permitir a Embraer buscar novos mercados, não duvide disso. Grande abraço

Segatto

Nem perca tempo com uma pessoa baixa demais como esta, o KC-390 é superior ao C-130J em desempenho e com valor menor, não vendemos mais por falta de lobby e o ignorante fala que foi o contrário, ainda ignora todo o sucesso da EMBRAER, que inclusive é líder mundial dentre os jatos regionais enquanto tenta demonstrar superioridade com alguns aeromodelos cujo maior mérito foi demonstrar capacidade de mergulho na televisão. É só um troll, está realizando o que os anglófonos descrevem como “coping mechanism”

hitoera

Ah sim, agora a Embraer vai correr e construir um C5 Galaxy, porque você não ficou nada impressionado! pffff….

hitoera

Acertou!

Camargoer.

Olá Tutu. O C130J tem menor alcance, menor velocidade e menor capacidade de carga.

MestreD'Avis

Interpretação de texo ajudava. O Bruno disse “Algo que Portugal deveria ter feito (comprado c-130J usados) ou ter adquirido algo com mais capacidades (A-400)”. Onde está aqui que o C-130J tem capacidades superiores? Se bem que ofereço uma de graça: Preço

LucianoSR71

Não sei se tem conhecimento que está ocorrendo uma invasão russa na Ucrania e que desde então a situação na Defesa da Europa mudou completamente, a Alemanha por exemplo, vai gastar a curto prazo o que provavelmente não gastou durante a Guerra Fria e a Suécia, que sempre se orgulhou de ser uma Nação neutra quer entrar o quanto antes na NATO (OTAN p/ nós) e isso significa aumentar bastante, a curto prazo, suas capacidades de defesa, se não daria mais p/ esperar o processo de atualização dos seus C-130H, imagine a compra de um avião novo (só o processo… Read more »

Bruno Palma

Sou de Portugal e sei como o governo de Portugal funciona, gosta muito de ajudar os seus amigos e não falo apenas da Embraer

Joe

Portugal. Exploraram, exploraram e exploraram ainda mais as colônias e o que são hoje? Nada…

Last edited 2 anos atrás by Joe
Carlos Campos

super ajuda de Portugal, 5 cargueiros, quem ajuda mesmo a china que a cada 5 dias despeja aqui 1 bilhão de dólares.

Miguel Brandão

Eu só compro azeite de oliva português. Poderia comprar espanhol, é tudo azeite ,afinal. Mas compro somente azeite português. Minha esposa gosta muitos dos vinhos portugueses.

Lucas

Engraçado né pior que conheço Portugal só pelos azeites e o Cristiano Ronaldo, agora vinho sou mais um Salton.

Henrique

Eu acredito que Portugal escolheu o KC-390 por haver instalações da Embraer em Portugal e parte da produção se dar lá.

Beto

Falou besteira, não tem conhecimento mínimo do produto e da negociação.

Carlos Campos

tinham que olhar mesmo, afinal a EMBRAER gera empregos em Portugal, não fez nada mais do que ser agradecida.

Carlos

Meu caro os teus comentários são um pouco ofensivos e não correspondem à mínima verdade. Qualquer pessoa tem direito a gostar ou não de um avião que vai ser adquirido pelo seu estado e pessoalmente também preferia o A400M, porque voa mais longe e leva mais carga, Se não gostas do que escrevi, tens direito mas sem ofensa. Sobre investimentos da Embraer; o único grande investimento da Embraer foi a compra de 66% do capital das OGMA que já é uma empresa centenária, e adquiriu em conjunto com a EADS e posteriormente comprou a parte da EADS ficando titular dos… Read more »

Carlos Campos

Meu comentário é ofensivo? e o teu conterrâneo é falou um bando de loucuras e não foi ofensivo? ele falou como se portugal tivesse feito um favor ao Brasil por comprar, o que não é verdade, e se portugal saísse do projeto que seja, uma hora iam ressarcir Portugal, agora sobre a OGMA, imagina o quanto a empresa ia sofrer sem os trabalhos que e a EMBRAER passa à ela, ou vai me dizer que a AIRBUS irira fazer parte de sua produção de jatos comercias para uma linha montagem a mais, isso não existe, tenho certeza que OGMA continuaria… Read more »

BK117

Parece uma compra tampão. Igual os Mirage 2000 não impediram a compra dos Gripen, ainda vejo o KC390 voando por lá no futuro.

Jadson S. Cabral

Daqui a 60 anos? Se usaram os C-130H até agora, nada me faz crer que não usarão os C-130J pelo mesmo período. Esquece os suecos

Silvano

O Brasil poderia tentar cavar uma produção do KC-390 nos EUA, neste modelo de Sierra Nevada com o A-29, de preferência para uso das forças e guarda nacional daquele país. Não podemos esquecer que o KC-390 foi concebido desde o projeto para ser facilmente alongado, seria a versão Super KC. Ou então fabricar lá e vender a partir de lá como no caso do ST. Teria muito mais visibilidade e mercado potencial. Olha um dos “aliados” que o governo anterior escolheu como “sócio” do programa KC-390: Argentina. Critério ideológico puro, papinho furado de amiguinho socialista e pátria grande. Com um… Read more »

André Bueno

Prezado SIlvano, há alguma fonte que traga algo sobre essa versão “Super KC”? Eu desconhecia essa possibilidade de alongamento.

Last edited 2 anos atrás by André Bueno
Jadson S. Cabral

Esses dias o Felipe Salles, em uma live em seu canal com o Edmundo, da revistas AERO Magazine, comentou isso. Alguém perguntou e ele disse que na época do desenvolvimento a Embraer/gente envolvida do projeto teria afirmado que o C-390 teria sido pensado para um possível futuro alongamento.
Sendo a Embraer a empresa que é e sendo o C-390 a aeronave que é, concorrente de quem é, acho muito provável. Diria até muito inteligente e necessária a possibilidade.

Silvano

André, colocar algum link aqui é complicado, eu vi essa declaração dada pelo Paulo Gastão, em vídeo antigo no YT, logo no começo quando o KC-390 começou a voar, foi numa feira fora do Brasil, acho que o Jackson Schneider também falou sobre isso. Gastão falou basicamente que o KC-390 foi concebido desde o projeto para ter sua fuselagem facilmente alongada, caso isso fosse de interesse de algum cliente. Alguns sites de defesa começaram a publicar infográficos e tratar do assunto. Achei esta montagem publicada por um comentarista aqui mesmo neste site, faz quatro meses atrás, seria essa a ideia,… Read more »

André Bueno

Obrigado, Silvano.

EduardoSP

Ué, achei que a escolha das empresas parceiras tivesse sido feita pela Embraer, não pela Casa Civil da Presidência da República.
Então está claro porque esses comunistas, comedores de crianças, escolheram empresas da Argentina, Portugal, República Tcheca, Estados Unidos, Inglaterra entre outros países para serem fornecedores do KC-390.

Last edited 2 anos atrás by EduardoSP
Silvano

Não foi a Embraer, foi coisa dos barbudinhos, sim. Esses mesmos barbudinhos tentaram meter eles no programa Gripen, no dia do roll out do KC-390, do nada, inventaram uma história de 24 caças para eles, com toda aquela pompa de produção de partes por essa tal Fadea. Muita batida de tambor, nos sites de defesa deles, a narrativa era de que o Brasil estava desesperado, que pasme, a Embraer precisava da “tecnologia” que só eles dispunham para poder aplicar no KC-390 e também no Gripen, isso foi no auge daquelas crises econômicas já no governo Dilma, bem como o Brasil… Read more »

Carlos Campos

a Argentina que eu saiba só faz uma porta, então tudo bem, de qualquer forma, acredito que dê para substituir os argentinos facilmente, assim como Republica Tcheca caso não compre nada

José Marinho

para que substituir se a FAB ja abriu a cova para enterrar o projecto ao reduzir para 22 e agora quer reduzir para 15

Luiz Trindade

Perae… Eu não entendi uma coisa… Porque não compram diretamente da Lockheed Martin os C-130J?

Tutu

Usados da Força aérea italiana.

LucianoSR71

A Guerra na Ucrânia, mudou tudo na defesa na Europa, eles não podem mais esperar nem mesmo a modernização dos C-130H que possuem, os usados chegarão rapidinho.

Jadson S. Cabral

Lembrando que C-390 usado tbm poderia chegar rapidinho

Nilson

Mas seria bem mais caro, porque o C-390 usado é bem mais novo do que o C-130J usado. Além de que, para mudar de aeronave, demandaria estudos que o momento não permite.

Jadson S. Cabral

Caro pra quem? Pra Suécia? Já viu viu rico se preocupar com isso? E esses estudos não demorariam tanto assim não. A previsão deles é de receber o primeiro avião no próximo ano ainda.

Waldir

Amigo acho isso de não ter disponível ou demandar usado uma tremenda desculpa. Achei os suecos uns tremendos não parceiros. Devíamos devolver esses Gripen que chegaram, cancelar o contrato e comprar outro avião pra eles largarem de serem bobos. Brasileiro é manso. Põe o porrete na mesa. Faz igual todo mundo.

Bruno

Problema não é chegar rapidinho. É mudar tudo, todos os procedimentos, toda a infraestrutura, a cadeia logística, manutenção….ali naquele cenário não há tempo hábil pra isso no momento. Torcer para que num futuro possam dar oportunidade ao 390.

Jadson S. Cabral

Nada que não possa ser feito num período de um ano a ano e meio. Não tem tanta coisa pra mudar assim quanto aos procedimentos, são aeronaves da mesma categoria

Bruno

Acho que muda bastante coisa. E eles não tem esse tempo agora.

Jadson S. Cabral

Você fala como se a Rússia fosse mesmo invadir a Suécia, assim do nada, dentro de 1 ano… Vamos lembrar que essa invasão da Ucrânia não aconteceu “do nada”. Isso vem sendo pensado há pelo menos uns 15 anos. No mínimo isso vem sendo planejado desde antes de anexação da Crimeia, em 2014. E tem mais, a Rússia já está tento dificuldades demais na Ucrânia, ela não conseguiria manter várias frentes de batalha ao mesmo tempo na Suécia e na Finlândia, isso sem falar no apoio ainda maior e irrestrito da OTAN. Eles têm razão em correr? Têm. Mas isso… Read more »

Flanker

Não são só procedimentos que precisariam mudar. É tudo. Treinamento, manuais, apoio, manutenção, equipamentos, bancadas, ferramental, etc.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Waldir

E daí ? Avião muito superior ao Hércules. Não vale a pena ? Rússia não vai invadir ali não. Não são trouxas. Tudo tem limite. Suécia não é a Ucrânia não. Suecos são tão parceiros nossos quanto os argentinos. Bom só pra eles. Ótima parceira. Pra eles né. Cancelar esse contrato dos Gripens aí.

Last edited 2 anos atrás by Waldir
Flanker

Ah, tu queria tirar da FAB os poucos e raros exemplares do KC-390 que já foram entregues e estão sendo usados na implantação do modelo na Força?

Bruno

Ia comentar isso. Precisam pra ontem das aeronaves…e como não vai mudar em quase nada a operação, manutenção e logística nada mais coerente.

Silvano

Esse é o famoso C-130J “Marba”… marbarato.

Nilson

Porque o usado é bem mais barato do que o novo, além de chegar de imediato.

Nonato

Essa história de urgência e demora dos fabricantes… Se eu vivo de fabricar aviões, gastei uma fortuna para desenvolver, é difícil conseguir um comprador, eu reclamo que a FAB reduziu o número de unidades a serem compradas. Aí se aparecer um comprador eu vou dizer: “olhe, queria lhe vender, mas só entrego daqui a 3 anos… meus funcionários não conseguem se concentrar e entregar em um ano. Tudo bem que a GM fabrica mil carros por dia no Brasil… Mas eu levo 3 anos para fabricar um avião e prefiro perder a venda e depois ficar mendigando compradores”. Isso caso… Read more »

Waldir

Ué mas quem falou que foi assim ? Como vc sabe que foi dito que só poderiam entregar em 3 anos ? Eu duvido muito. Pra mim apunhalaram a gente. Cancela essa contrato de Gripen aí. Devolve os que chegaram. Manda eles ficarem com os Gripen deles e vamos achar outra máquina pra nós.

Argos

Q coisa chata isso de repetir um monte de vezes “cancela, cancela”. Muda o disco, compramos o Gripen por ser o melhor pra nós, não foi por camaradagem e nem para “ajudar” a Suécia. Embraer tem q correr atrás do q é melhor para ela assim como a Saab fez.

Marcelo Baptista

Nonato, vc já viu como é a linha de produção da GM? E a comparou com a linha da Boeing, p.e.? Apesar de seguirem, no básico do básico, os mesmos princípios de uma linha de produção, as especificidades do produto são completamente diferentes. Uma aeronave, que custa milhões, é praticamente customizada na fabrica para o cliente. Um carro vc customiza na oficina do mano. Eu duvido que a Embraer tenha se recusado ou colocado algum empecilho para tal, no máximo foi honesta com o cliente sobre os prazos e preços. A Suécia está do lado de um vizinho mau humorado,… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira

Acho que essa redução de compra de aeronaves por parte do governo federal/força aérea teve uma parcela de culpa nisso….notícias negativas são diretamente traduzidas em riscos e são observadas atentamente por todo investidor/cliente.
Em 2017 quando teve o Paris Airshow, a Suécia fez questão que o KC-390 pousa-se lá para ver a aeronave de perto antes de iniciar uma mini turnê pela Europa, o que demonstrava grande interesse.
Nem tudo é culpa da Covid, falta credibilidade no nosso governo federal junto as indústrias de defesa nacionais e isso afeta as exportações.

Jadson S. Cabral

Longe de mim defender essa corja que somos obrigados a reconhecer como “governo”, mas pelo menos nesse caso, acho que isso não fez a menor diferença.
Tá mais pra incompetência, vassalagem, falta de interesse e burrice mesmo.

Argos

O pessoal do 9 dedos, líder do maior esquema de desvio de verba pública já registrado por aqui não é a corja? 🤔

Marcelo

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Last edited 2 anos atrás by Marcelo
Aéreo

Nos anos 80, quando na formação de aviação do EB, a escolha dos Esquilo, Fennec e Pantera não era nem de longe algo que impressionava considerando a utilização militar de helicópteros, todos projetos de DNA civil, verdadeiros soldados de porta de shopping. Mas há algo a se elogiar na escolha para a AvEx. A França fez uma compensação comercial descente com o Brasil e para lá foram 50 Tucanos que se somaram a 41 EMB 121 Xingu que por lá já operavam compensação pela compra dos Mirage III. Compensar a compra de aeronaves, um produto de altíssimo valor agregado, utilizando… Read more »

Waldir

Concordo plenamente. Responsável por isso aí foi quem fechou o contrato… que governo foi mesmo ? Pois é.

Jadson S. Cabral

O brasileiro é muito trouxa mesmo. Também, o governo brasileiro tem mais com o que se preocupar e a nossa diplomacia atual não chega aos pés do que foi um dia, não é mesmo…?

Pedro Fullback

Quando tivemos uma diplomacia? Nossa diplomacia foi para resolver os conflitos dos outros, e não para nos beneficiar.

O que uma senhora que vende bala no sinal ganhou com a nossa diplomacia nesses últimos 50 anos??

Jadson S. Cabral

Eu não sei do que vc está falando. Aqui tratamos de temas militares, de geopolítica. O que uma senhora que vende bala na rua teria a ver com diplomacia???

Aéreo

Falando de temas militares que é nosso foco aqui, acho que nos anos 70 e 80 tivemos uma diplomacia que apesar das limitações foi razoável. O Brasil neste período se posicionou como um exportador de respeito em alguns nichos de produtos militares, em especial no oriente médio onde as coisas costumam ser mais complexas. Também fizemos um bom papel na questão das Malvinas ao meu ver. Fizemos alguns acordos importantes como no programa China-Brazil Earth-Resources Satellite que resultaram em seis satélites construídos conjuntamente. Brasil e Argentina reduziram suas desconfianças quanto a questões nucleares com a criação da Agência Brasileiro-Argentina de… Read more »

Jadson S. Cabral

Até 2010 tínhamos uma boa diplomacia e uma posição confortável. Todos acreditavam que o Brasil havia mudado, que estava virando potência. O presidente brasileiro era bem recebido em todos os lugares do mundo. O Brasileiro era tido como um povo alegre, que se preocupa com o meio ambiente, um povo mediador. Podia ainda não ser o que desejamos, mas estava muito melhor do que temos hoje. E eu não preciso explicar a situação atual.

Carlos Campos

nossa diplomacia tá ruim desde 2002, melhrou só com saída do Ernesto

Camargoer.

Olá Carlos. A diplomacia brasileira sempre foi excelente, desde o Rio Branco. O único período que fracassou foi durante o período do ex- Ernesto Araújo. O atual chanceler parece ter recuperado ao menos a discrição. Ernesto foi um desastre esférico.

Jadson S. Cabral

Pois é. Parece que o pessoal esquece ao finge que esqueceu do período até 2010. Pra mim, a coisa começou a se deteriorar mesmo com a dona doida, que não tinha nenhum carisma e se mostrou totalmente inepta para lidar com várias questões. Depois veio impeachment, que deixou o mundo inteiro sem saber exatamente como reagir e daí pra cá a descida só acelerou

Camargoer.

Caro Jadson. De fato, o carisma de um presidente é importante nas relações internacionais, mas o trabalho diplomático também é conduzido por centenas de servidores de carreira dentro do Itamaraty. Já tive a sorte de participar de uma comissão do Itamaraty para assuntos científicos. O período do Ernesto foi algo sem precedentes. Um desastre em todos os níveis. A crise do impeachment ainda terá que ser estudada porque as pessoas ainda estão sensíveis. Muita gente que participou, de um lado ou de outro, estão vivas e atuantes. História é um prato que se come frio. Acredito que a crise política… Read more »

Allan Lemos

A diplomacia brasileira sempre foi péssima, jamais atendeu aos interesses do Brasil, apenas aos estrangeiros. Graças à passividade e a incompetência do Itamaraty, o país assinou acordos desastrosos que comprometeram a defesa e a soberania nacional.

Carlos Campos

Discordo a do Lul@ da Dilm@ principalmente foram uma porcaria

Jadson S. Cabral

Blá blá blá, ugência, pipipi popopo… Balela, papo fiado, conversa pra boi dormir. Se houvesse empenho do Brasil em vender mesmo, a FAB passava as aeronaves que ela já recebeu. Seria o um ganha-ganha, já que a FAB não quer os 22 e a Embraer não aceita diminuir o contrato de jeito nenhum. A FAB poderia muito bem passar 2 aeronaves dentro de poucos meses e mais duas daqui há no máximo um ano, se quisesse. Não é ela que diz que não tem condições de operar 22 aparelhos??? Pelas minhas contas tá sobrando 7 pra vender. Novamente, o brasileiro… Read more »

Rafael Oliveira

Não basta a FAB querer vender. A Suécia precisa querer comprar. Aparentemente, não quer.

Jadson S. Cabral

E por que não quer? O quão será que são flexíveis? O que será que já foram flexíveis? Será que já chegaram a considerar o C-390? Se sim, por que foram de concorrente? Fato é que quando você entrega todo o seu jogo, fica sem cartas para jogar. No momento em que dissemos que faríamos de tudo para comprar um segundo lote de Gripens, sem fazer qualquer ressalva, os suecos entenderam que faríamos isso sem cobrar qualquer contrapartida deles, entenderam que somos trouxas. Será que não era o caso de falarmos que um possível segundo lote poderia ficar para mais… Read more »

Camargoer.

Caro Rafael. As pessoas gostam de comparar aviões com carros. Eu acho um erro, contudo eu aprendi muito sobre vendas com o pessoal de concessionária. Alguns são muito bons. Insistem, oferecem alternativas, indagam sobre as necessidades do cliente. Quais foram as condições que o governo brasileiro ofereceu para a Suécia? Quais acordos comerciais de compensação? Neste momento, por que o presidente da república ainda não pegou o telefone e ligou para o rei da Suécia oferecendo o KC390? Basta lembrar que o Brasil recuou do Rafale depois de anunciado e a Austrália recuou do submarino francês depois de assinado um… Read more »

Bruno

Entendo sua opinião, mas não é questão de compra de avião novo…é mudar tudo em um momento que não é propício. Óbvio que os 390 são excelentes, mas para a realidade da Suécia, o C-130J hoje é a chance. É praticamente chegar e voar. Não tem que mudar muita coisa. Em um momento futuro, com as coisas mais calmas e “normais”, acho que podem olhar o 390 com bons olhos sim.

Jadson S. Cabral

Acha que podem olhar o C-390 com bons olhos no futuro??? Os caras passaram 60 fucking anos operando C-130H, o que te faz pensar que não ficarão com os C-130J pelo mesmo período? Já vão recebe-los com mais ou menos 20 anos, no mínimo vão operar por mais 20 ou 30 anos.

Bruno

Acredito que possam olhar sim…hoje não. Quem atende a eles hoje é o Hércules e que esteja voando.
Não sabemos o que a Força Aérea Sueca quer no futuro. Essa entrada na OTAN pode ajudar ou não também.Enfim…é uma boa discussão.

Last edited 2 anos atrás by Bruno
Flanker

Tu quer repassar quantos dos KC-390 já entregues? 2? 3? Quem sabe todos os 5? Aí ficamos só com os C-130M, que apesar de veneráveis já estão no final de vida? Aí, voltamos atras e desperdiçamos o pequeno avanço que tivemos com o recebimento destes exemplares iniciais do KC-390?

Larri Gonçalves

Bom se a Suécia vai de KC 130 J, nos poderíamos cancelar o 2º lote de Gripen e comprar alguma aeronave de 5ª geração de ponta e não uma de 4ª G ++, tem a opção do F-35, o caça de 5ª G. Sul Coreano, e Turco que está em desenvolvimento e até mesmo o patenteado aqui no Brasil o caça Russo semelhante ao F-35, quem sabe?

Argos

Quantas nações no mundo tem caças de 5°geração? Dessas, quantas oferecem algum risco para nossa soberania? Desnecessário gastar todo esse valor nesse momento.

SGT MAX WOLF FILHO

Agora era hora do comando falar queremos mais Gripens, porém vocês em contra partida tem que comprar nossos kc-390, a Rússia fez isso conosco com os Mi-35, tá falando na Aeronáutica é bons negociadores, porque equipe técnica temos, porém negociadores não….

Hellen

A Suécia comprou os aviões pq a Itália tem os avioes seminovos a pronta entrega nos seus estoque (com preço atrativo ) e todos com capacidades de fazer reabastecimento em voo !!!

Pedro Fullback

Nossa diplomacia e nossos militares não têm visão estratégica alguma, ninguém é pró-Brasil! Compramos radares, aviões, misseis, e muitos mais dos suecos e eles não fazem um esforço por comprar equipamentos militares brasileiros.
Mesma coisa a França, compramos aviões, submarinos, navios, radares e nenhum esforço por parte da França em comprar um produto militar brasileiro.

Se houver concorrência que têm a França e Suécia, temos que embargar ou exigir compensações comerciais.

Jadson S. Cabral

Com a França eu até entendo, os caras produzem de tudo. Me diz o que a França poderia comprar do Brasil que eles não produzam lá. Talvez só munição leve e se pá já o fazem.
Agora, essa da Suécia foi de f*der mesmo. No fim, só mais uma prova de tudo o que já sabemos sobre o nosso país. Nós, entusiastas, é que gostamos de nos enganar, criar esperanças falsas.

Rafael Oliveira

A França poderia comprar o KC-390 e o Supertucano.

Jadson S. Cabral

É… super tucano, sim. Seria uma boa para eles, que estão envolvidos em operações contra insurgência tudo onde. C-390 é possível, mas não muito provável

Camargoer.

Caro Pedro. Durante o FX2, os presidentes da França e dos EUA visitaram o Brasil. O rei de Suécia também. A Boeing contratou a ex-embarixadora no Brasil como executiva do escritório da Boeing no Brasil. Por mais que eu seja fã do Rafale e torcia por ele, entendo que a FAB fez a escolha certa. A pergunta é quais foram as ações do governo brasileiro em torno do KC390 para a Suécia? Por que o presidente do Brasil, quanto foi á Europa, não fez uma parada na Suécia? Quais são as ações coordenadas do MInDef, MinEcon e Itamaraty, além do… Read more »

Anderson

Na hora de vender Brasil, na hora de comprar nem lembra, precisa fazer pressão quando somos cliente, compro x de vocês vocês compram x do Brasil todos ganham, vem falar que é urgente. Urgente porque a compra do Gripen esta garantida.

Jadson S. Cabral

Porque cometemos a burrice de entregar as cartas. Por que tínhamos que anunciar agora que íamos fazer de tudo para comprar outro lote de Gripens? Quem que vai comprar alguma coisa e mostra que está desesperado?

Camargoer.

Caro Jadson. Creio que o segundo (e talvez um terceiro, se formos otimistas) é carta cantada desde a assinatura do contrato inicial. Por outro lado, lembro que antes do anúncio do F39, o Brasil recebeu visitas de Obama, do rei da Suécia e do presidente da França, aliás várias vezes. A pergunta que temos que fazer seria quais foram os movimentos do governo brasileiro em torno da venda do KC390? Por que em sua única viagem à Europa, o presidente não fez uma parada na Suécia? Por que o ex-chanceler Araújo conduziu uma política externa de confronto e nunca articulou… Read more »

Jadson S. Cabral

Mais ou menos. Todo mundo sabe que o Brasil é extremamente imprevisível, ainda mais quando se trata da continuidade dos programas de defesa. Ninguém de fato poderia garantir que o Brasil compraria um outro lote. Mesmo hoje, com o comandante atual fazendo das tripas coração (nossa, que gíria mais velha) para conseguir o tão sonhado e tbm necessário 2º lote, não dá pra cravar com certeza que ele virá, e se vier, quando vem. Logo, na minha humilde opinião, faria muito sentido se fazer de difícil sim. Quando está negociando, você tenta ao máximo conseguir alguma vantagem no negócio e… Read more »

Luiz Antonio

Vamos ser realistas. A paciência é uma virtude e é dela que dependemos para que o KC 390 obtenha o lugar que merece. O C130J é um projeto de 26 anos e não creio que haja muito espaço para mais melhorias, ou seja, já está no limite. Considerando que o KC-390 possui potencial de melhorias que ainda nem foram introduzidas, o resultado final não deixa dúvidas e nem considerei os custos crescentes de manufatura de um produto e projeto antigo através de processos mais modernos. É como pretender introduzir direção elétrica, controle de tração e freios ABS em um Corcel… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Luiz Antonio
Mensageiro

Além das questões comerciais tem a questão geopolítica. A Europa está unida contra a Rússia e fazendo vários acordoa entre si. Se tiver uma invasão russa à Suécia quem é mais provável de enviar apoio, Itália lá do lado ou Brasil que presta solidariedade a Putin? Pronto.

Rodrigo LD

Oferecer os KC390 já em uso com a FAB, como uma solução mais imediata, para não perder o negócio, chegou a passar pela cabeça de algum iluminado??

Nilton L Junior

Estados não tem amigos tem interesses geopolíticos e econômico o resto é papo para bot ficar na torcida.
Compramos o caça mas não conseguimos vender nosso KC para eles e pelo jeito nem pra FAB, 2023 será outra realidade.

Last edited 2 anos atrás by Nilton L Junior
Jonathan pôrto

Que o Comandante da FAB não veja essa notícia !! Já foi ruim os Hércules Italianos surrados no Governo FHC !!

Gabriel Ferreira

Famoso banho de agua fria.

Flanker

Não entendo o desespero de muitos aqui com essa notícia! Quem não sabia que o KC-390 teria seríssimos problemas enfrentando o C-130J e todo seu eficiente histórico operacional de mais de 60 anos? O KC-390 é ruim? Não. É caro? Para o que entrega, acho que não. Isso é suficiente para vender? A resposta também é não. A compra de equipamentos militares envolve muito mais coisas do que apenas o desempenho da aeronave, e todos sabem disto. E quando temos de um lado um produto conhecido, historicamente confiável e capaz, apoiado pela maior potencia econômica e militar do planeta enfrentando… Read more »

Bueno

KC-390 em treinamento de reabastecimento de Helicóptero.

Vi isto em um video no Canal Aero Por Trás da Aviação, de Operação Naval

Last edited 2 anos atrás by Bueno
Bueno

O KC390 em treinamento, qualificação de reabastecimento de Helicóptero
 
A matricula PT-ZNJ de um dos K390 em qualificação pela EMBRAER

Bueno

Segue imagem retirada do Video

Fabio Mayer

Colocaram até Portugal numa discussão sobre a incompetência brasileira em vender seus produtos. Portugal adquiriu o KC 390, vamos prestigiá-los. A Hungria, idem. Foi dito desde o primeiro momento que o KC 390 não bateria de frente com o C-130 e que ele foi projetado para vender de 200 a 300 aeronaves em um espaço considerável de tempo. Já se sabia que não seria um sucesso imediato de vendas, porque existem centenas de C130(s) e Antonovs no mercado de segunda mão, e estas aeronaves são robustas e de custo operacional baixo. A Suécia é um país que prestigiaria o KC… Read more »