Dia de rever alguns velhos conhecidos alados no PAMA-SP
Neste sábado e domingo, 11 e 12 de junho, foi realizado um grande encontro de carros antigos na área do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), numa terceira edição do evento, interrompido pela pandemia.
Mesmo com pouco tempo disponível neste domingo, passei rapidamente por lá, vi muitos carros interessantes e raros, e imaginei que na área mais distante da entrada, no pátio que dá acesso à pista, encontraria alguns velhos conhecidos alados. Dito e feito.
Lá estava o Buffalo preservado que é presença garantida nos “Domingos Aéreos”, tendo ao lado um F-5EM do segundo lote (ex-aggressor da USAF) que já pude ver mais de uma vez cumprindo ciclos de manutenção de 1.200 horas no PAMA-SP, assim como voando.
Não sei todas as matrículas da meia dúzia de caças F-5 recentemente desativados, mas é possível que este, o FAB 4871, com as marcações do Esquadrão Pampa, esteja entre eles. Reparar na ausência dos motores na imagem de abertura (só estão as tubeiras, é possível enxergar através das entradas de ar), do canhão (só se vê a entrada de refrigeração dos aviônicos que tomou o lugar de um dos dois canhões originais), entre outros itens ausentes.
É normal que os caças tenham estes e muitos outros equipamentos retirados logo após a chegada ao PAMA-SP para a manutenção nível parque, até que praticamente tudo é retirado antes da remontagem, incluindo a pintura, mas algo me diz que o 4871 está entre os que não voltarão mais, nesta “diagonal” de desativação que a frota começou a realizar. Já outros exemplares, conforme suas condições, podem eventualmente passar por mais um ciclo operativo. Apenas um palpite.
Também foi possível ver alguns helicópteros desativados, aguardando destino: um Super Puma e alguns “Sapões”. Em geral, as aeronaves de frotas desativadas são leiloadas. Por último, uma foto voltada para o outro lado, onde a movimentação era muito maior. Carros antigos até perder de vista. Em primeiro plano, um belo exemplar de Dodge Dart 4 portas, apenas três ou quatro anos mais velho que o FAB 4871, cujo número USAF original (74-01513) indica que foi produzido em 1974.
Oi Nunao. Este C115 está voando? Eu ficou estático em Marte?
Oi Camargoer, não voa mais. A frota toda foi desativada há uns 15 anos. Se não me engano este foi o último a dar baixa, ainda serviu por um breve período no próprio PAMA-SP para transportar peças, coisas assim.
Ele fica estacionado no pátio e é movimentado mais pra frente e aberto a visitação por dentro, nos dias de portões abertos da FAB.
Por algum tempo após a desativação da frota, ainda restaram algumas partes de fuselagem e asas aguardando destino no parque. Segue uma matéria da época:
https://amp.aereo.jor.br/2011/10/23/pama-sp-2011-os-buffalos-dagua/
Uma curiosidade é que, uns 15 anos atrás, escolhi justamente a matrícula 4871 para meu modelo em escala 1:48 do F-5EM. Ele chegou a “estrelar” uma matéria do PN sobre cortes no orçamento:
Hehehe…e eu também o escolhi para o meu F-5E na 1:72, que montei ainda nos tempos que eles era do Pampa, todo em cinza, em meados da década de 90.
Legal.
Meu Pampa cinza na escala 1:72 é o 4861. Botei um par de Python 3 nele. Ficou bom. Preciso um dia fazer um par de Derbys pro meu 4871.
O meu tem 2 AIM-9B, 2 Mk-82, o tanque no centerline e os tanques grandes nas estações internas das asas. Comprei um kit com 2 bombas Lizard e 2 Derby, ja faz um tempão, mas não montei ainda. Nunca sobra tempo, pois para colocar os Derby, vou ter que transformar ele em EM, e precisarei também colocar uma sonda REVO…não vai ser coisa simples…hehehe…e quando sobra tempo, sempre tem alguma outra coisa para fazer.
Vc também curte Papercraft? Conhece? Vc pode baixar e imprimir da internet de graça ou então comprar kits prontos pra montar….Tens uns que são super detalhados e invocados…Mas são mais difíceis e demorados pra fazerem…
O Nunão cria modelos papercraft:
https://www.naval.com.br/blog/2022/04/22/diorama-da-fragata-independencia-e-corveta-barroso-com-modelos-de-papel/
Tem um programa de computador que permite o povo criar seus próprios projetos de modelos. E esse pessoal que cria costuma postar na net para quem quiser baixar e fazer. Um site bom pra baixar que recomendo é o papercraft paradise:
http://papercraftparadise.blogspot.com/search/label/navy
Os meus favoritos são os dos Mechas… 🙂
Plastimodelismo, papercraft…Essas coisas são muito boas pra fazerem junto com seus filhos. É lúdico, coisa e tal… Entendeu…
Eu pretendo voltar ao plastismodelismo, mas antes ainda pretendo voltar ao ferromodelismo. Adoro. Mas a falta de espaço merece soluções beeeem criativas.
Na base aérea de Manaus também tem um Búfalo. Mas somente no Domingo Aéreo que os de fora podem ver.
Nunão, pelos meus acompanhamentos, o F-5EM 4871 operava no GDA até pouco tempo. Pelo que soube, os F-5 que operavam no GDA foram remanejados para outras Unidades Aéreas (Pampa e Grupo de Caça), permanecendo o Jaguar com um número mínimo de células, apenas para o Alerta de Defesa Aérea, visto que o esquadrão está em transição para o F-39. Quanto à ele ter sido um dos 5 F-5EM desativados, fico na dúvida, pois ele realmente está sem motor, canhão, HUD, trem de pouso dianteiro sem algumas peças, etc. Entretanto, ele ainda está com o assento estável. Pode estar sendo desmontado… Read more »
“cujo número USAF original (74-01513) indica que foi produzido em 1974.”
Até onde eu sei, esse 74 é o ano fiscal (que vai até o primeiro trimestre do ano seguinte) que a aeronave é encomendada, não necessariamente o ano de construção. Não é incomum que a data de fabricação possa ser de 1 a 3 anos após a data de compra.
De fato, Clésio. Mas no caso do F-5 em questão, analisado em conjunto com as numerações de todos os demais recebidos pela FAB nos três lotes (análise serial de fontes), leva a essa conclusão por plausibilidade. Não quis me estender nesses detalhes.
No livro “F-5 No Brasil”, tem as datas de recebimento pela USAF. Quando chegar em casa, vou ver e coloco aqui.
Nunão e Clésio, pelo livro “Northrop F-5 No Brasil”, de Rudnei Cunha e Leandro Casella, o número USAF do 4871 era 71-01420.
Bom dia Nunão! Vcs bem que poderiam fazer uma reportagem sobre os CH-33 da FAB. Abraço!
Exato, embora nos anos 70 a entrega fosse bem rápida.
Os F5 que irão pra FAU, junto com os ST?
F-5 da FAB para o Uruguai? Nunca vi nada sobre isso.
Pois é…em breve teremos novidades.
Prezados, será que valia a pena modernizar o Super Puma?
Nunão, esse Super Puma será leiloado?
Acredito que sim. Se é que já não foi:
https://aereo.jor.br/2020/01/04/h-34-super-puma-usado-no-estado/
Offtopic:
Encontrado destroço de avião americano da Segunda Guerra Mundial que caiu próximo a Natal.
Homenagem aos mortos amanhã próximo ao local.
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/avia-o-que-caiu-durante-segunda-guerra-a-localizado-apa-s-80-anos-diz-pesquisador/540550
que pena que faltou divulgação do evento.
Um off interessante:
Argentina está negociando 4 Chinook dos EEUU
Pelo jeito os 4 Mi-17 que eles usam no programa antártico não vão voltar a operar.
Gostaria de ter grana pra arrematar um UH-1 desse lote. Sou muito fã do modelo. Parecem em bom estado de conservação. Tomara que tenham destino melhor do que virar monumento. Deveriam investir em um empresa como as que existem nos EUA, que conservam a aeronave original para voos panorâmicos.
No caso do Brasil entrar em guerra contra amanhâ contra Venezuela já dá pra imaginar o cenário da FAB clamando por + caças Gripen NG e os EUA limitando-se a persuadir outros países a doarem F-5 pois na visão deles é + fácil para o Brasil operar visto o cinquentenário desse vetor na FAB ! Duvidam? Vejam o que aconteceu na Ucrânia e os Mig-29 ! Enquanto Hipoteticamente Venezuela com a sua disposição quase uma centena de J-15 Chinês e + Su-30 Russo !!
O F-5 é o caça mais longevo da história da FAB, mas ainda faltam 3 anos para completar 50 anos por aqui.