Dia 12 de junho lembra uma das missões mais célebres da Aviação de Transporte: o Correio Aéreo Nacional (CAN)

Ela é responsável por integrar o território nacional, com conexões, muitas vezes, em todo o mundo. Cumpre missões de transporte de cargas, transfere doentes e feridos que necessitam de atendimento urgente, ajuda no combate a incêndios florestais e está sempre alerta para ser engajada na defesa do território nacional.

Recentemente, foi fundamental para as operações Repatriação e COVID-19. No cotidiano, no entanto, atua em diversas outras missões. O dia 12 de junho é dedicado a ela: a Aviação de Transporte. A data lembra uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN).

Nesse dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263, saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP). Assim, 91 anos depois, a Aviação de Transporte segue ainda mais estratégica para a FAB e para o Brasil devido ao seu papel, pois abrange missões de assalto aeroterrestre, busca e salvamento, evacuação aeromédica, reabastecimento em voo, combate a incêndio, exfiltração e infiltração aérea.

Ao todo, a FAB conta com 13 Unidades Aéreas que atuam nessa área, sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF). Para as missões, os esquadrões utilizam as aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, U-100 Phenom e, em um futuro próximo, o KC-30.

Esquadrão Gordo mais operacional

Em março de 2022, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) recebeu as duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium. Na oportunidade, o Comandante do Comando de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento dos cargueiros pelo Esquadrão Gordo é uma nova fase da implantação do KC-390 na FAB. “Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e, hoje, já se encontra em operação no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Assim, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente”, pontuou.

Operação Repatriação

 

Eficiência e versatilidade são duas das palavras que definem bem o KC-390. Devido a essa versatilidade, o maior avião militar multimissão do hemisfério sul foi escolhido para repatriar os brasileiros que saíram da Ucrânia por causa da guerra. “Na ida para Varsóvia, na Polônia, onde os passageiros embarcaram, a aeronave levou cerca de 12 toneladas de donativos em ajuda humanitária ao país europeu. Desembarcada a carga, o espaço foi reconfigurado para oferecer um banheiro extra, refeições e condições suficientes para todos voltarem ao Brasil com o máximo conforto possível”, explicou o comandante da aeronave na missão, Major Aviador Anderson Dias Santiago.

Aquisição de dois KC-30

Visando um salto ainda maior na operação da Aviação de Transporte, a FAB assinou no dia 18 de abril, o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200 (KC-30), compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). A empresa Azul S.A. foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta de R$ 375 milhões de reais, na cotação atual.

A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

A330-MRTT.jpg
A330-MRTT

Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade.

Assim, com a junção das potencialidades operacionais das aeronaves que já estão em atuação e das que serão incorporadas em breve aos esquadrões, a FAB garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da pátria.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Tallguiese

Estava vendo a Live do Felipe Sales ontem a noite e vi que os requisitos de um cargueiro médio da Índia inclusive com uma foto do projeto que eles fizeram com a Rússia era muito parecido com o KC-390 só não foi pra frente. E aquele treinador que é parecido com o tucaninho? Dizem que requisitos semelhante gera soluções semelhante também. Não e?

Mafix

Aquele treinador menor que o ST é muito inferior ao ST em tudo …

Luiz Antonio

O ST não é um treinador.

Jadson S. Cabral

É também. É usado para isso e a Embraer o divulga assim. Um treinador avançado, que também é uma aeronave de ataque leve

Rinaldo Nery

Uma aeronave de ataque leve, que TAMBÉM pode ser um treinador avançado. Foi especificado assim. Essa especificação de treinador foi feita contra a nossa vontade.

glasquis7

Tenho entendido que é um CAS/COIN

Flanker

Sim, é isso. Mas, tambem é um treinador avancado, desempenhando esta função no 2⁰/5⁰ GAV da FAB e em outras Forças Aéreas.

Rinaldo Hora

Missão secundária.

Flanker

Não disse nada em contrário. Mas, que ele faz a função de um LIFT na FAB, faz.

Silvano

Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Tracajá.

“Devagar, mas chego lá” Aquele tracajazinho com asas, começou com os CA-10 Catalina e Douglas C-47 Dakota, certamente um dos melhores símbolos de um esquadrão já feitos.

Grifon Eagle

Logística é tudo, a essência da força!!!

Heinz

De fato, sem logística uma força, não é uma força. Podemos ver isso no conflito da Ucrânia.

Carlos Campos

Off Topic
O site já publicou matéria da Colômbia ter comprado Barak MX?

Felipe Morais

Caramba, é de tirar muito o chapéu para os colombianos. De longe, meu sistema preferido para o Brasil. Baita inveja

glasquis7

Já compraram?

Eu tinha entendido que apenas tinham selecionado ele mas, agora tem que iniciar as negociações.

Carlos Campos

eu vi comproram, mas posso ter errado, de qualquer forma, é uma grande compra, a mais importante da américa do sul no momento.

Heinz

é sério isso? procurei aqui na net e não achei nada relacionado.

Carlos Campos

sim, vi no infodefensa colombia.

Pedro sousa
Equilibrium

Estranho que até agora ninguém noticiou que a Suécia, nossa “parceira estratégica”, desistiu de modernizar seus Hercules H e comprou Hércules J

LucianoSR71

Aqui ainda não saiu a noticia, mas outros sites já publicaram. Por mais que não nos seja agradável, devemos nos colocar no lugar deles, a invasão da Ucrania alterou muito a situação na Europa, a Suecia que sempre defendeu sua neutralidade agora quer entrar o quanto antes na OTAN, suas capacidades que que ser bem melhoradas e prestem atenção que são unidades de C-130 usadas, pois o tempo que antes teriam p/ atualizar as suas já não mais existe, imagine começar um processo de compra de KC-390 que além de todos os trâmites burocráticos até a efetivação da compra teria… Read more »

M65

Muito bom lembrar os pioneiros da aviação civil

Rommelqe

Quanto à opção da Suécia pelos Hercules, entendo que o prazo de entrega dos C130J usados da FAI foi decisivo nesta contratação. Não haveria como aguardar os KC390 neste mesmo período, treinar as tripulações, NATOralizar as instalações/sistemas (veja que as configurações da Hungria e da Italia não necessariamente estariam disponíveis…) entre outros motivos, numa situação de guerra quase que iminente. Por outro lado, a configuração do KC390 e os seus diferenciais frente ao concorrente pode perfeitamente ser suficiente para a Suécia optar pelos mesmos em médio prazo, até porque sua iteração operacional com os Gripens ainda está em fase de… Read more »