Militares da FAB iniciam curso para operar o novo vetor KC-30
A cerimônia de abertura do curso de formação operacional do KC-30 ocorreu nessa segunda-feira (06/06) na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP), onde fica o simulador da aeronave A330.
O evento contou com a participação do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, além de outras autoridades civis e militares.
E a conversão para cargueiro/reabastecedor? Alguma notícia? Vão treinar os pilotos agora. O treinamento é tão demorado assim que até a conversão ser concluída eles estarão formados? Só espero que a FAB não tenha decidido adiar a conversão e ficar usando as aeronaves na configuração atual eternamente…
São, pelo menos, ground school de 2 ou 3 semanas, 10 sessões em simulador e 150h em rota.
Boa tarde. Obrigado pela informação. O meu receio é que com todas essas restrições orçamentárias a FAB tenha resolvido adiar indefinidamente a conversão.
Não lembro exatamente aonde eu havia lido, mas parece que as conversões já estão contratadas. Se alguém puder confirmar, eu ficaria grato.
Eu lembro de ler que já havia uma equipe em Getafe negociando a conversão, e que eles queriam concluir o quanto antes para ter a primeira pronta em 2024, senão teria que esperar mais uns anos, se não me engano.
Obrigado pela info adicional, BK!
E as lagostas, Stelas Artois, Picanhas ? Todas no ponto?. Brincadeirinha Coronel.
Cel. Nery deve ter ido lá cumprimentar o pessoal.
Não fui. Nunca mais pisarei em instalações da Azul. Minhas tratativas agora serão na Justiça do Trabalho.
Que pena. Lamento pela situação.
Sinto muito, Cel. Que as coisas se resolvam favoravelmente ao Sr.
Obrigado.
Que tudo termine bem, Cel. Ainda bem que existe (ainda) a Justiça do Trabalho!
Justiça do Trabalho é um câncer.
Não sei o que é mas tem meu apoio. Está tudo muito sem barreiras e controle. Passei por isso, Não sei se irei à Justiça, mas dá vontade.
Esse avião tem quantas horas disponíveis ?
Alguem sabe se esse modelo KC-30 é novo ou é alguma velharia da do seculo passado?
Foram produzidos em 2014.
Ano 2014 com pouquissimas horas de voo (parados desde 2019).. Está bom pra vc??
Pergunta ao Google. Nem demora pra descobrir os requisitos da licitação
Deve ter umas 10 mat´rias aqui sobre isso
Aviões desse tipo podem ter sua vida medida em horas de voo ou em ciclos de voo. Se decolar de São Paulo e pousar em Paris, a aeronave vai ter umas 11 horas de voo e 1 ciclo. O Rinaldo talvez explique corretamente qual o parâmetro mais usado em aviões dessa categoria, se é hora de voo ou ciclo.
Ciclo.
A maioria dos comentários só Abobrinha. Pelo amor de Deus!!!
É muito complexo de vira-lata… Vou te contar viu!!!
Isso aconteceu aqui, enquanto a aeronave estava sendo preparada para voo, ou na Jordânia?
Campinas. Hangar da Azul.
Foi na universidade da azul, esse não é o avião da FAB.
poxa….removeram o vídeo….não deu tempo de assistir
Os motores das aeronaves adquiridas pela FAB são RR, PW ou GE?
RR
Valeu!
Qual o melhor? GE e RR?
Acho que não é tão simples assim. Cada motor tem sua vantagem e desvantagem. Um deve ser mais barato de adquirir e manter, mas pode ser 1% mais beberrão, outro pode ser mais barato e ter a logística mais simples e ser o mais econômico de todos… tem o suporte, a eletrônica, que em alguns modelos pode ter um serviço a mais e tbm deixa mais caro… pra se ter uma ideia, tem motor aéreo comercial que possui um computador com um sistema opcional oferecido a parte pelo fabricante que envia dados de satélites para o operador o tempo inteiro,… Read more »
A própria Azul é homologada para manutenção da RR Trent 700.
Vai dar um rendimento pro Revo, mas como o Brasil é o país do anuncia e adia…fico com receio…
Será que o KC 30 não vire o Force One do Governo Brasileiro
Se o Presidente for diretamente para uma viagem para o leste europeu ou Ásia é até recomendável que utilize um KC-30.
Para deslocamentos até os EUA/Europa ou mais próximos o VC-1 (A319CJ) é mais que o suficiente.
O KC-30 também poderá ser utilizado para transporte VIP com sua conversão, iguais as que são feitas em outras aeronaves (até o KC-390 pode ser convertido em aeronave de transporte VIP). A questão é dispensar o luxo de camas king size, banheiros com torneiras douradas, poltronas gigantescas e sistema multimídia com 1000 canais de TV para se usar um avião que possa alcançar 14000Km de autonomia, comunicação por satélite e com criptografia, além de um sistema de defesa, indo do Brasil para qualquer lugar da Europa sem precisar fazer escalas. Será que qualquer autoridade aceitaria isso? É mto bom ter… Read more »
Virá sim.
Junto com mais unidades do KC-30 para nosso Eurocom, Southcom, Africom e não podemos esquecer de nosso mais novo Spacecom kkkkkk.