Saab recebe pedido para estudos sobre o desenvolvimento de aeronaves de combate do futuro

55

Conceito Flygsystem 2020 ("Flight System 2020", abreviado FS 2020)

A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa, FMV, referente ao desenvolvimento de aeronaves de combate do futuro. O contrato inclui estudos sobre futuras capacidades aéreas de combate

O estudo é de natureza preparatória e seu objetivo é ampliar o trabalho sobre como as futuras capacidades aéreas de combate podem ser desenvolvidas e realizadas.

O valor do pedido é de aproximadamente SEK 250 milhões.

“Estou muito satisfeito por termos recebido este pedido, que permite o desenvolvimento de capacidades futuras. Isso significa que podemos intensificar nosso trabalho para desenvolver novos conceitos, tecnologias e outros esforços necessários para alcançar capacidade operacional relevante e que prepararão o futuro para as tecnologias de caça da Saab”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar as nações a proteger suas populações e contribuir para a segurança de pessoas e sociedades. Com 18.000 funcionários talentosos, a Saab desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro, sustentável e justo. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas sofisticados em aeronáutica, armas e sensores, bem como sistemas de gerenciamento e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia, mas possui operações globais por meio das quais a empresa contribui para as capacidades de defesa de muitas nações.

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JT8D

Ué, e a parceria com os ingleses no Tempest?

Igor infantaria

Virou água…. e afirmo que o 3 lote para FAB deve ser de 36 SAAB stealth puro sangue… entrega inicial em 2035!!!

Gilberto

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei da piada

Pelo andar da carruagem, em 2035 não vão ter nem finalizado o segundo lote…

cinturão de orion

Não caçoe do que vc não espera (ou não sabe). Em breve, não necessariamente num “3o” Lote, teremos um FS2020.

Gilberto

Flight Simulator 2020? Aí pode ser…

Pedro

Explique aos incautos.

Palpiteiro

Acorda. Meu palpite: é um estudo. Eles tem algumas perguntas que gostariam que fossem respondidas como, perspectivas, tendências, custos, benchmarking e contrataram a Saab para responder. Assim como a FAB tinha contratado Embraer sobre o avião elétrico. É algo que subsidia decisões futuras.

Thom

Queria um avião da próxima geração não. Só um terceiro do Gripen está ótimo. Mas dúvido.

Luís Henrique

A parceria continua, mas desde o início foi divulgado que a SAAB era parceira do programa Tempest como um parceiro industrial e tecnológico, SEM nenhum compromisso de adquirir o caça. Até já havia sido cogitado que a SAAB utilizaria o programa para desenvolver tecnologias em conjunto, absorver e compartilhar, mas no final desenvolveria um caça próprio com os requisitos de sua força aérea. Por exemplo, o Tempest será um caça grande, bimotor e caro, a SAAB pode utilizar tecnologias do Tempest como o mesmo motor por exemplo, porém desenvolver um caça menor, Monomotor, mais leve e mais barato. Eu aposto… Read more »

JT8D

Faz sentido

JT8D

Estranho, alguns “especialistas” do blog disseram que o Gripen seria o último caça desenvolvido pela Suécia …

SGT MAX WOLF FILHO

Suécia contrata Saab para realizar estudo preparatório para futuro pós-Gripen:

Dentro do programa, estão sendo estudadas novas tecnologias que serão necessárias para garantir o domínio aéreo em futuros conflitos, como Inteligência Artificial, combate em rede, aeronaves não tripuladas, novos sensores e tecnologias furtivas a partir de 2035. Fonte: https://www.aviacionline.com/

Last edited 2 anos atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Chris

Sempre me pareceu que eles nos venderam (literalmente, o Gripen saiu mais caro um F-35) uma tecnologia de 4a geracao… Ate pra financiar o desenvolvimento deles da 5a !

Mas enfim… A gente nao tinha muita escolha !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Nascimento

Foi o Brasil putenfia que quis ToT tupiniquim. Logo o preço sobe, simples. Veja os contratos dos outros compradores e verá

Luís Henrique

Isso não é correto. O Gripen E custou bem mais barato que Super Hornet e Rafale. Na época do nosso contrato o F-35 custaria ainda mais caro que o Rafale.
E até hoje depois de muita redução de preço, não acho que seria possível adquirir o F-35 pelo preço que pagamos nos Gripen.

Bruno Vinícius

Os contratos fechados pela Polônia, Japão, Finlândia, Suíça e Coréia do Sul ficaram todos na casa de 145-160 milhões de dólares por F-35. O Brasil pagou 150 milhões por cada Gripen. Claro que cada contrato é diferente (armamentos, suporte, etc.) e parte do valor que pagamos foi pelo ToT, mas é provável que seria sim possível fechar um contrato por 36 F-35s de prateleira pagando um valor semelhante ao que foi pago pelos Gripens. O problema seria que: 1) Fica a dúvida se os americanos aceitariam vender o F-35 para nós; 2) A hora de voo do F-35 é muito… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Luís Henrique

A Polônia conseguiu preço mais barato porque abriu mão dos contratos de offset. O preço estava cotado em U$ 6,5 bi para 32 caças (que dividindo da U$ 203 mi cada), caiu para U$ 4,6 (U$ 143,75 quando dividido pelo número de caças). Foi divulgado que abrir mão das compensações ajudou a reduzir o preço. O nosso contrato do Gripen estava cotado em U$ 4,5 bi para 36 aeronaves (o que dava U$ 125 quando dividido) + grande participação industrial, tot, armamentos, etc. E isso foi na época (2014) que o F-35 era muito mais caro do que é hoje.… Read more »

Flanker

Com certeza o F-35 é mais caro de operar e manter do que o F-39, mas qual é o valor da hora de voo do F-39? Acho que ninguém ainda sabe com certeza. Somente a FAB tem a estimativa mais aproximada da realidade, mas que eu saiba, ela ainda não divulgou nada.

Bruno Vinícius

Luís, quando da assinatura do contrato, parece que o valor subiu de 4,5 bilhões de dólares para 5,4 bilhões (que era o valor em dólares que 39,3 bilhões de coroas suecas valiam à época). https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/10/saab-conclui-venda-de-36-cacas-gripen-ao-brasil-por-us-54-bilhoes.html Porém, concordo que, se de fato o contrato não prever compensações em caso de queda da SEK em relação ao dólar (o que é possível, considerando que peças do caça, incluindo o motor, vem dos EUA), compramos o Gripen por uma barganha. Quanto ao valor do F-35 em 2014, a compra que a Coréia do Sul fez naquele ano, foi de 40 F-35 por 6.4… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Madmax

Disse tudo, comprar até pode ser na mesma faixa de preço, mas é depois que vem o golpe nos custos de manutenção e operação.

Nick

Se for como no estudo FS 2020/25, seguiria conceitualmente o Gripen: Uma 5ª/6ª geração acessível e do tipo “plug and play”. Uma ótima oportunidade de envolver a Embraer no desenvolvimento, incrementando e validandos os offsets ganhos com o F-39. A Turquia também quer desenvolver seu 5ª geração. Vamos aguardar e torcer para alguma mente iluminada enxergar esse oportunidade.

Marcos10

Brasil não tem dinheiro para comprar meia dúzia de aviões kc390 com recursos próprios. Tampouco pesquisar um drone.
Daí querer desenvolver um jato de 6ª geração…

Nonato

Pronto
Ganhou seu dia
Falou mal do Brasil
Já pode ir dormir feliz por ter feito o discurso que está na moda
Não perguntei o que seu país pode fazer por você mas o que você pode fazer pelo seu país…

Flanker

Eu faço tudo que posso pelo Brasil. Pago dezenas de milhares de reais de imposto de renda, todos os anos. Peço nota fiscal até de um copo d’água. Não sonego nada. Então, faço o que posso pelo Brasil. E concordo totalmente com o que o Marcos10 escreveu.

Adriano madureira

Ele falou alguma mentira amigo🤔⁉️

Uma coisa é ser patriota e querer defender o indefensável,outra é ser realista …

Não tem grana para comprar os 22 KCs e viabilizar estudos sobre drone,pensar em adquirir um Gripen 5G só em sonho.

MMerlin

A matéria fala a respeito de P&D por parte da SAAB/Suécia.
Nosso país não tem como hábito este investimento, quando o custo é relativamente alto e retorno a longo prazo,
Preferimos pagar posteriormente pelo famoso ToT e, na sequência, esquecê-lo.
O nome disso, para mim, é preguiça. Mas a alta cúpula acredita ser malandragem. Eles não sabem a diferença entre esperteza e malandragem…

MIGUEL

Da mesma forma que o F-35 ajudou o UK a desenvolver o Tempest, o Tempest vai ajudar a Suecia a desenvolver o FS2020 , o sucessor natural do Gripen… O Brasil pode obter 66 Gripens + 54 Caças FS2020 de 6ª Geração desenvolvidos pela SAAB e montados na SAM, totalizando assim uma frota de 120 caças.

Aviador

Não tem dinheiro nem para 67 gripens

Nonato

Ganhou seu dia né
O Brasil está se recuperando após 20 anos de desmandos…

Chris

Eu admiro o otimismo deste pessoal… Que acredita ate que o Brasil vai ter dinheiro pra desenvolver a tecnologia que pagou caro dos suecos… heheh

Pois na pratica… Compramos o caca em 2014… E mal chegaram as primeiras unidades, ja adiaram as entregas ate pra 2027 !

Luís Henrique

O F-35 voou em 2006 e os EUA pretendem continuar comprando até 2044.

Elias E. Vargas

Por meio do conceito de Tripla Hélice, na qual governo, indústria e academia se unem para promover Pesquisa e Desenvolvimento, através dos representantes de ambos os países nas reuniões anuais com o objetivo de desenhar a direção estratégica da cooperação, o que pode ser visto como um resultado direto do acordo Gripen e a cooperação abrange um amplo campo de áreas de pesquisa e desenvolvimento, oferecendo possibilidades de spin-offs, não somente em projetos militares, mas também em projetos civis. A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança e desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro, sustentável e… Read more »

Carlos Campos

Dado as tecnologias empregadas no Gripen, o fator de maior preocupação seria motor novo, e o design stelth.

Nonato

Design é fácil.
Motor não tem que ser stealth.
Quero dizer em tese qualquer motor pode ser usado num caça stealth.
Logico que o ideal é um motor mais moderno do que o GE 414.
A questão é mais a entrada de ar e saída, resfriamento, vetoracao de empuxo.

Luís Henrique

Não é bem assim Nonato. O motor de um caça de 5a geração deve ser de 5a geração para não comprometer a discrição da aeronave. Tanto a questão da furtividade que altera dependendo do bocal do motor como a assinatura térmica.
Motores de 5a geração entregam mais potência, menor consumo, maior alcance e principalmente reduzem a assinatura térmica da aeronave e ajudam a reduzir a RCS.

Carlos Campos

tudo isso que você falou, além de que pra fazer isso as temperaturas internas aumentam comparados aos motores atuais, a própria França tá tendo dificuldades com as exigências do motor pra seu novo caça. justamente pq o motor fica mais quente. e eles querem um menor que o do Rafale, para ocupar menos espaço e ser mais leve.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Campos
Carlos Campos

sim, mas aí o caça não evolui com facilidade, como vão colocar sistemas de energia dirigida? como vão enfiar um radar mais potente? como vai ficar o processamento de dados com pouca energia? se teu inimigo é furtivo e aparecer perto de ti sem der sinal, como tu vai fugir dele sendo um trambolhão com um bando de mísseis dentro do jato? melhor fazer um motor novo

Robsonmkt

Governo sueco paga para a SAAB desenvolver estudos para um desenvolvimento de caça furtivo. Vai investir 250 milhões de coroas suecas. Mas aqui no Brasil, o pessoal fala: A Embraer que desenvolva aviões para FAB com seus próprios recursos. Depois a FAB compra se quiser e paga a perder de vista.

Silvano

Nunca foi assim, para de mentir e ser desonesto.

Saldanha da Gama

Bom dia!!!!
Quando isto ocorreu? A Embraer não é uma empresa de capital aberto (S/A)? Então, se fosse o caso que vc citou, qual o problema? Ou assim como a Petrobrás, o lucro é meu (acionistas) e o prejuízo é seu ( Brasil ). Se está no mercado, é para correr os riscos do empreendedorismo….
Por isso, sou contra estes meios termos, ou PRIVATIZA ou ESTATIZA…
Abraços

Robsonmkt

Quando isso ocorreu? O tempo todo. Quando escrevi “o pessoal” não estou me referindo aFAB ou a Defesa, mas os entusiastas do assunto, especialmente aqueles que preferem compras de prateleira do que de jm produto desenvolvido aqui. Sem contas aqueles que acham que o Brasil tem de ser mais liberal que os EUA, onde o governo também paga para a indústria privads desenvolver projetos e conceitos. Empresas de defesa são estratégicas e por isso os governos responsáveis nao as deixam falir e mantem um fluxo de contratos com elas.

Bardini

Acho que erraram na interpretação de texto e deixaram todo mundo achando que se trata do desenvolvimento de um novo caça…

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Bardini

Janes: The Swedish Defence Materiel Administration (FMV) has contracted Saab to conduct studies related to the development of future fighter aircraft technologies. The aircraft manufacturer announced the SEK250 million (USD25. million) deal on 1 June, saying that the study will be “preparatory in nature, and its purpose is to widen the work on how future combat air capabilities can be developed and realised” Sweden is partnered with the UK and Italy on the Future Combat Air System (FCAS) programme, with the thenUK defence minister Stuart Andrew and Swedish efence inister Peter Hultqvist signing a memorandum of understanding (MOU) in July… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Dependendo do quanto os suecos levam a sério as ameaças da Rússia, não duvido ser uma versão local do F35, com alguns aviônicos suecos.

paulop

Exato. O texto, se lido com atenção, fala em capacidades aéreas, o que não implica diretamente ser uma nova aeronave, mas seus componentes, sistemas e doutrina de uso(pode ser até um novo tipo de capacidade furtiva, radar, etc) Se isso reverberar para uma aeronave, que sabe.
Se a FAB fosse mais visionária(planejamento) olharia com bastante atenção pra esse projeto.
Abraço

Renato Vilhena

Eu confio nos EUA para matar isto ai no berço e assim deixar o ocidente todo apenas com o F-35 e nada mais para enfrentar o mundo Z.

Esse avião não vingará, nada mais vingará no ocidente. A dependência total do F-35 como única plataforma de quinta geração está quase consumada.

Mas ainda acho que isto ai tem mais chances de sobreviver e vingar do que um projeto francês, pelo simples fato de ser este ai menos ambicioso, mais barato.

Carlos Campos

aí o Tempest e FCAS te acordaram de um sonho de F35 onipresente.

Rodrigo Martins Ferreira

Mais um erro estratégico do mestre do Xadrez 100D

Humilde Observador

Esse conceito parece uma mistura de F35 com J35 Draken.

Marcelo M

Enquanto isso, vamos começar a receber “transferência de teconologia” do Gripen E, que fez as aeronaves custarem substancialmente mais caro. E cujo recebimento está sendo direcionado, em grande parte, a empresas adquiridas pela própria SAAB no Brasil. Quando terminarmos esse “recebimento” de tecnologia, já estaremos querendo comprar caças mais caros, novamente, para receber transferência das novas tecnologias dos novos caças. É preciso sair desse senso comum de que sempre vale a pena pagar mais caro para receber “transferência de tecnologia” e talvez ter um pouco mais de dinheiro para novos projetos.

Carlos Campos

na aprte aeronáutica absorvemos bastante conhecimento, mas na náutica, aí só deus na causa, dá ódio

Angelo

Eu diria 3035….e olhe lá….

Rafael Gustavo de Oliveira

“Saab recebe pedido para estudos sobre o desenvolvimento de aeronaves de combate do futuro”

Legal do título que dá para perceber a preocupação dos políticos com defesa…aqui nem a força aérea dando indireta e diretas nos parlamentares a coisa anda….para vocês terem noção como uma política de Estado é importante para uma nação.

Felipe Maia

Off-topic:
Galera, estou aqui no site da GE (fabricante do motor do Gripen E) e reparei uma coisa: a empresa informa que a versão do F-414 que equipa o Gripen E é o F-414-GE-39E, com 18 mil lbs de empuxo no afterburning.
Será verdade? Caparam o motor do Gripen com 22 mil lbs de empuxo?

https://www.geaviation.com/propulsion/military/f414

Altair Cabral

Com o surgimento da invasão Rússia a Ucrânia é bom mesmo antecipar e agilizar a produção em massa e longa iscala de Aeronaves ultra- modernas para contribuir na defesa da nação Ucrâniana, que está sendo massacrada e extinta pelo governo Russo.