A Embraer ainda está trabalhando com 22 pedidos de aeronaves KC-390 pela Força Aérea Brasileira (FAB), disse seu chefe de Defesa e Segurança nesta terça-feira (31), após a instituição sinalizar que quer cortar os pedidos para 15.

Jackson Schneider disse que a empresa foi informada sobre o desejo da Força Aérea de reduzir os pedidos, mas que internamente está mantendo o valor previamente acordado.

A FAB disse em novembro que cortaria unilateralmente seu pedido original de 28 aeronaves para 15, mas depois chegou a um acordo com a Embraer em fevereiro para 22 aviões.

“Temos um contrato de 22 aeronaves para a Força Aérea Brasileira. Tínhamos 28, mas a Força Aérea Brasileira decidiu reduzi-lo, e eles tinham o direito de fazê-lo. … Seguimos as regras”, disse Schneider.

“Hoje temos uma encomenda de 22 aeronaves e não estamos fazendo nenhum movimento que possa representar algum prejuízo para a empresa ou para os acionistas”, acrescentou.

FONTE: Reuters, via Terra

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Oráculo

Aposto em um número final de 18.
É o famoso “estica e puxa” sendo aplicado pela FAB.

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
Camargoer.

Olá Oráculo. Será preciso reorganizar as arquitetura de gastos militares. Hoje, o EB consome 50% dos recursos. A FAB e a MB ficam com cerca de 25% cada. Contudo, os principais programas de defesa do país estão na FAB e na MB (KC390, F39, ProSub e FCT). Não faz sentido o EB manter uma tropa de quase 250 mil cujo principal programa é o Guarani, que custa menos que qualquer um dos programas estratégicos das outras forças. Enquanto isso, o EB mantém 12 mil tropas em mais de 200 “TG” espalhados no Brasil, os quais ainda consomem recursos escassos das… Read more »

Allan Lemos

Isso nāo vai acontecer, é mais provável eles aumentarem o efetivo do que diminuir.

Sempre usarāo a desculpa do tamanho da fronteira, o que mostra que a mentalidade do Alto Comando é atrasada, nāo sabem que nāo é preciso milhares de homens vigiando as fronteiras sendo que drones e satelites poderiam fazer esse mesmo trabalho de forma muito mais barata e eficaz.

De todo modo, a ideia da reduçāo do efetivo tem que partir do poder civil, que teria que implementá-la independentemente dos protestos dos oficiais. Mas duvido que haja políticos com coragem e/ou interesse para fazer isso.

Mafix

A alguns atras eu vi alguns videos de alguns militares falando que se colocasse todo ‘efetivo’ das forças um do lado do outro de braços abertos não cobriria toda fronteira por isso precisam de mais homens e bla bla bla ….

Hoje em dia com satélites de vigilancia sai muito mais barato que manter enormes quantidades de tropa na fronteira…

Camargoer

Caro M. A extensão da fronteira entre os EUA e o México é de 3,1 mil km. Seria.m necessários 1,5 milhao de soldados para cobrir essa fronteiro, considerando que cada soldado de braço aberto ocupasse 2 metros. Eles precisariam convocar a Guarda Nacional para cobrir a fronteira. Riso. Um oficial que acreditasse que seria preciso colocar soldados em pé de braços abertos para vigiar a fronteira deveria ser exonerado pelo nem do serviço público

Claudio Moraes

Olá Camargoer, concordo plenamente com você. É muita lesise alguém do oficialato dizer isso.

Camargoer.

Olá Claudio. Creio que foi na Primeira Guerra que os soldados se expunham de peito aberto aos tiros de metralhadora do inimigo.

Mafix

Não lembro mas parece que foi Heleno ou o Mourão que disse isso posso estar enganado mas lembro que vi alguem falando das forças …

Sensato

Fronteiras demandam demonstração de presença e força. Creio que vocês saibam disso tanto quanto de que o que ele disse era apenas uma figura de linguagem. Lógico que há o que criticar e que meios mais modernos de vigilância podem melhorar o policiamento de nossas fronteiras mas vamos usar mais o bom senso né?

Camargoer.

Caro Allan. Pois é. Os militares tiveram 30 anos desde a promulgação da CF88 para reformular a estrutura militar do país. Agora é tarde. Os militares perderam a chance de fazer uma mudança de dentro para fora. O poder civil fará essa mudança de fora para dentro em algum momento.

Curiango

Boa! Fora gastos em cavalos do EN sem noção , melhor investir drones e mísseis

Curiango

EB

Rinaldo Nery

Já tem um tal de SISFRON, há anos tentando ser implantado, e com recursos contingenciados.

Sensato

Sabe que nem todo drone ou satélite tem capacidade de observar o que ocorre sob a copa das árvores né? Outra dúvida. Caso um drone detecte algum ilícito, como esse drone fará para prender o criminoso?

Gabriel

Desonestidade intelectual ou desconhecimento? (e olha que sou totalmente contrário a TG) Os TG são mantidos com recursos das Prefeituras, por interesse das Prefeituras. Basta o Prefeito/Governador dizer “não quero mais”, que o TG sai de lá. Você sabe que os cidadãos voluntários para o TG nem salário recebem né? Quanto a equacionar efetivos do EB, talvez centralizado OM para uma maior racionalização, pesquisa e descobre a “facilidade” política que é “fechar” uma OM em 99% das cidades brasileiras. Você acha que existem quantos militares voluntários para servir em (por exemplo) Santiago-RS. Da uma pesquisada no efetivo militar dessa cidade.… Read more »

Vitor

Em ele disse que o EB gasta com TG? Não, ele disse que são as prefeituras, leia direito o comentário. Desonestidade leitora da sua parte.

Flanker

O Camargo disse que os TG consomem o dinheiro escasso das prefeituras. Mas, consome pq as prefeituras querem, elas que solicitam e mantém os TG. O EB não obriga ninguém. Agora, se isso (TG) é válido e produz alguma reserva útil, é outra história.

Camargoer.

Olá Flanker. É preciso entender o contexto da criação dos TG há 100 anos, em um país analfabeto, com o fim da escravidão ainda ressoando e sob o impacto da Guerra de Canudos, cujo contingente era de poucas dezenas de milhares. O TG seria praticamente uma herança da Guarda Nacional da época do Império, cujo exército profissional era de cerca de 18 mil tropas antes da Guerra do Paraguai. Para comparação, o EB mobilizou 12 mil tropas em Canudos. Hoje, os estados possuem um efetivo de policiamento (são cerca de 600 mil policias militares) que supera até o efetivo das… Read more »

Flanker

Falou muito….acadêmico prolixo….mas, não rebateu o que eu coloquei: prefeitura pede, TG deixa deexistir naquele município. Ponto. Prefeito quer isso???

Camargoer.

Caro Flanker. Creio que chegou o momento de discutir com seriedade o fim dos TG, tanto em questão econômica quanto sobre sua ineficácia na defesa do país. São dois aspectos do problema. De um lado ele consome recursos escassos da prefeituras e do outro ele nada contribui com a estratégia de defesa. O problema é que o TG é regulamentado por lei federal.

Sensato

Discordo que não contribua em nada para a estratégia de defesa. Qualquer general invasor pensará bastante antes de tentar tomar território de um país que tiver uma massa considerável de cidadãos armados e capazes de usar efetivamente suas armas.

Humilde Observador

Ou imperícia técnica mesmo da parte do leitor.

Silvano

A única coisa que os Atiradores recebem da União/EB são os uniformes e as munições 7,62 para o tiro, apenas um uniforme de campanha completo, e um uniforme usado do ano anterior. O gasto é insignificante e o custo benefício de um TG é gigantesco para o EB e principalmente para a sociedade.

Nenhum prefeito tem coragem de pedir a extinção de um TG de sua cidade, o custo político é altíssimo.

O Vice Presidente José Alencar fez TG em Ubá, e vivia falando disso com orgulho.

Camargoer.

Caro Silvano. Manter TG consome recursos municipais que faltam nas áreas de saúde básica e nas áreas de educação básica e infantil. Os benefícios de um TG são inferiores aos dos serviços de saúde e educação que passaram a ser de responsabilidade dos municípios a partir da CF88.

Flanker

Então, os prefeitos façam sua função e digam que não querem o TG. O EB não obriga ninguém.

Camargoer.

Olá Flanker. Pois é. Sabe que estou pensando em abrir essa discussão em nível. Há algum tempo venho acumulando material sobre o TG para substanciar essa discussão em meu município. Parece necessário levantarmos essa discussão com seriedade.

Rafael Oliveira

A Prefeitura paga o soldo dos militares do TG (não estou falando dos alistados)? Quando eles reformam, ela paga o benefício? Quando eles morrem a Prefeitura paga as pensões para as esposas e filhas solteiras?

Camargoer.

Ola Rafael. Exatamente. Se por um lado, o jovem que presta serviço voluntário no TG o faz em substituição ao serviço obrigatório, o custo da instrução é do EB, que é feito por militares da ativa. Contudo, o maior problema do TG é ele consumir recursos escassos dos municípios. São 12 mil tropas mal treinadas, mal equipadas, que consomem recursos municipais escassos que deveriam ser usados nas áreas de educação infantil e saúde básica.

Flanker

Se o TG produz uma reserva útil, é algo que não acredito, mas basta as prefeituras encerraram o convênio com o EB e acabar com o TG nos seus municípios. Da maneira que tu fala, parece que o EB obriga alguém à manter o TG.

Camargoer.

Olá Flanker. O TG foi instituído há 100 anos, em um contexto bem diferente do atual. Hoje não faz mais sentido o EB manter essa estrutura obsoleta e perdulária. O TG não fornece tropa de reserva (aliás, para que o EB quer 12 reservistas por ano em um contexto no qual cerca de 90 mil jovens prestam serviço militar obrigatório anualmente?), é inútil em questões de segurança pública e despreparado para defesa civil. Seu impacto na economia local é insignificante e ainda consome recursos municipais escassos em outras áreas, como educação infantil em creches e saúde básica, ambas de responsabilidade… Read more »

Flanker

A responsabilidade não é do EB. As prefeituras que assumam suas responsabilidades.

Camargoer.

Olá Flanker. Fiz uma estimativa de gastos anuais. O EB empenha cerca de 500 militares no TG (metade oficiais e metade sargentos), ao custo de cerca de R$ 50 milhões por ano. È muito dinheiro para um resultado pífio. Estimo que as prefeituras gastem o dobro disso. Em termos de Sociedade, é muito dinheiro gasto para um retorno pífio.

Leandro Costa

Simples nunca vai ser. Mas se deixarmos de fazer o que é necessário por ser difícil, nunca vamos alcançar nada neste país.

Astolfo

Nunca é simples quando não há interesse e nem se quer fazer. Sabemos que os militares brasileiros, notoriamente os oficiais, nada mais são que funcionários públicos mamando nas tetas do erário público.

marcus mendes

São um bando de come e dorme.

Rinaldo Nery

São sim. Inclusive os pilotos dos helicópteros que salvam vidas nas calamidades? Aqueles que foram recolher 154 cadáveres na selva, no acidente do GOL 1907? Aqueles que voaram centenas do horas sobre o Atlântico atrás do AF447?

Jadson S. Cabral

O senhor é inteligente o suficiente pra saber que toda generalização é burra, que quando falamos “os militares”, não estamos falando TODOS os militares e que não deixamos de considerar o bom trabalho e o esforço feito por boa parte de vocês, mas também não dá pra fechar os olhos pra alguns absurdos que acontecem aqui em nome disso. Sim, as forças armadas são como qualquer outro órgão público no Brasil, possui sua importância, tem seus bons membros, mas também é extremamente corporativista. Isso pra não me estender muito.

Rinaldo Nery

Você concorda com o termo ¨come e dormem¨?

Jadson S. Cabral

No que diz respeito a uma boa parte do efetivo, concordo. Os militares, salvo algumas especificidades, não são diferentes de qualquer outra classe de funcionário público, que como tal, sempre tem aqueles que prezam mais pelos seus bons salários e regalias que qualquer outra coisa.

Flanker

Santiago é uma cidade pequena (ao redor de 60 mil habitantes), mas bem aprazível, melhor de morar e viver do que qualquer cidade do norte do país. É sede da 1a Brigada de Cavalaria Mecanizada, 19⁰ GAC, 9⁰ Blog e 11a CiaComMec, além de 1 HGU.

Velame

É pura desonestidade intelectual. Ele não tem coragem de dizer o porque ele é contra os TGs, então usa esses subterfúgios, esse papinho de recursos e tenta enganar os trouxas. Tem método.

Camargoer.

Caro Gabriel. Ninguém fica menor por pedir desculpas. Por respeito aos meus colegas da trilogia, optei por encerrar qualquer debate com quem é ofensivo ou desrespeitoso. Considero intolerável qualquer ofensa. Tenho certeza que o ambiente na trilogia fica melhor, mais divertido e inteligente quando os comentários são feitos de modo educado.

Maximus

Excelente observação Camargoer. Nossas primeiras linhas de defesa são a força aérea e a marinha. O primeiro embate deve ser travado longe da nossa costa ou espaço aéreo. Se o EB chegar a ser acionado e pq nossa primeira linha falhou…a partir desse ponto nao haveria mais muito o que fazer.

Nonato

Quem aumentou o efetivo?

Rinaldo Nery

O efetivo é aumentado por proposta da respectiva Força, apresentado ao Congresso, na forma de emenda à Lei de Efetivos. Se foi aumentado, é porque passou na votação. Cobrem dos congressistas, também.

Camargoer.

Olá Rinaldo. São ambos responsáveis. De um lado, o tamanho do efetivo é uma proposta da respectiva força, que faz a sua estimativa em função das suas demandas. Do outro, há o executivo, que deve filtrar essa demanda via órgão de planejamento e órgão financeiro (que deveriam ser orgãos separados). Por fim, há o congresso que aprova a lei enviada pelo executivo. São 3 níveis de responsabilidade.

Curiango

Ou volta o MD ser Civil ou Gf começa a fazer um rodízio no MD amas Três Forças

Camargoer.

Caro Curiango. Este papel articulador das ações cujo comando é feito em rodizio cabe ao Estado Maior Conjunto (EMCFA), antigo EMFA. Ele sim representa as forças militares. O cargo de ministro é de indicação livre do presidente e cabe ao ministro representar o presidente dentro da instituição. Instituir um rodízio é inconstitucional porque viola o Art.84 das atribuições do presidente.

Rinaldo Nery

Não discordando do resto, você bate nessa tecla dos TG. Já que gosta de números, seria bom mostrar quanto é o gasto, e quanto representa em termos percentuais para o orçamento de EB. Eu não sei, e até é uma informação interessante.

Camargoer.

Ola Rinaldo. Obrigado pela sugestão. Provavelmente vai demorar um pouco, porque seria legal conseguir saber quanto algumas prefeituras gastam com o TG. Eu terei que buscar via portal da transparência estas informações. São relativamente difíceis de serem encontradas no meio dos gastos orçamentários. Assm que for garimpando os números, vou disponibiliza-los.

Rinaldo Nery

O dinheiro é das prefeituras? E no que isso interfere na eficiência do EB?

Camargoer.

Caro Rinaldo. Os problemas das forças armadas estão relacionados em como são empregados os R$ 100 bilhões anuais do orçamento do MInDef. O problema dos TG é a sua ineficácia no preparo do tropas reservistas e na demanda de recursos das prefeituras, que possuem outras prioridades nas áreas de educação e saúde. Os problemas das forças armadas passam por questões como a tentativa do EB de comprar aeronaves obsoletas para cumprir uma missão que poderia se feita pela FAB com aeronaves modernas, mas que são subutilizadas por falta de recursos para custeio. Está no fato do EB consumir 50% dos… Read more »

Rinaldo Nery

E a culpa é do EB ou do prefeito? Conforme vários postaram acima.

Camargoer.

Caro Rinaldo. Do ponto de vista do orçamento municipal, a responsabilidade é da prefeitura que é responsável pela manutenção e custeio da sede, geralmente fornecendo funcionários civis, viaturas (não militares) e tudo mais. Minha estimativa é que a prefeitura gaste tanto com uma sede de TG quanto gastaria com uma creche (sem trocadilho). O problema é que os TG foram implantados em uma época na qual as prefeituras não forneciam este tipo de serviço e havia uma pressão por instituir algum tipo de “reserva militar” ou algum tipo de ‘guarda nacional”. Este tempo passou. De um outro ponto de vista,… Read more »

Rinaldo Nery

Quando você for fazer a sua pesquisa, verifique quantos TG o EB quis fechar e as prefeituras imploraram pra não fechar. Vamos ver o resultado…

Camargoer.

Ola Rinaldo. Acho difícil que eu consiga levantar tudo isso. São mais de 200 TG. Nem sei como levantar isso. Últimos dez anos? Desde a CF88? Eu teria que me dedicar só a isso por um ou dois anos. Precisaria de ajuda de todo mundo da trilogia para levantar estes dados.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Escrevi para o Chefe de Instrução do TG de minha cidade com algumas perguntas. Assim que tiver uma resposta, eu colocarei aqui. Quem sabe eu consiga escrever um artigo para ser publicado aqui na trilogia sobre este assunto? vai dar trabalho

Paulo Juvencio

Excelente análise. Já está na hora das FFAA, principalmente o EB diminuir efetivos acabando com os conscritos, trocando-os por profissionais voluntários com melhor nível intelectual e soldo melhorado. Assim a qualidade compensaria a quantidade

Leonardo

Aposto em 21(o maximo que a fab pode reduzir unilateralmente)

Camargoer.

Olá colegas. Esta declaração da Embraer já havia sido dada para o jornalista de “O Globo” naquela matéria. Por enquanto, vale o que está escrito. 22 aeronaves.

Matheus

Por mais que não seja surpresa, eu não quis opinar ainda pois só o Globo tinha noticiado isso. Nenhuma outra plataforma oficial ou especializada tinha falado sobre isso.

Se ficar nos 22 mesmo, ótimo que seja.

MAB

Na apresentação, o comandante afirma que o número ideal seriam 15 unidades e não que seriam reduzidas. Ele ainda confirma que tem que levar em conta as leis brasileiras para este tipo de contrato, menciona que a FAB teria direito de reduzir em até 25% unilateralmente e que não exerceram este direito e que sim foi reduzido próximo de 20%. Ou seja, a FAB ainda poderia reduzir mais, contudo matematicamente não chega nas 15 unidades. Prefiro acreditar na hipótese levantada pelo PA de esticar o prazo e diminuir a cadência. Algo que a MB também deveria levar em conta com… Read more »

Leonardo

A fab já demonstrou que irá reduzir o que ainda tem direito no contrato inícial,ou seja no mínimo mais um avião vai ser reduzido,agora tbm não acredito que a Embraer vai aceitar qualquer redução acima dos 7 previstos em lei

JSilva

Uma forma não convencional de resolver isso, e que poderia ter apoio da Embraer, seria uma negociação governo a governo para que se consiga um comprador das 7 unidades que a FAB ainda pretende cortar.
Muito provavelmente uma negociação governo a governo exigiria que o Brasil também comprasse alguma coisa deste país.
Inclusive a própria Suécia poderia ser provocada para se interessar por essas unidades de KC-390 em troca de um lote maior de Gripens.

Aéreo

Seria oportuno discutir o porque aquele “enorme” mercado potencial apresentado pela FAB e EMBRAER quando na justificativa do projeto não se apresentou ainda.

Bor

-Força política conta muito nesses casos nas concorrencias. Principalmente contra os EUA.
-O Brasil é um país isolado e um nanico diplomático. Opiniões politicas a parte, o presidente ajudou muito em isolar ainda mais o país no cenário geopolitico.

AMSS

Vc acredita no que escreve?

Nanico diplomático?

Nos próximos anos já está bem claro que haverá escassez de alimentos e o Brasil terá influência cada vez maior na geopolítica.

EUA já sinalizou aproximação (fez convite formal para a Cúpula das Américas), Rússia já sinalizou aproximação, OMC já enviou emissários ao Brasil questionando sobre a produção agrícola…

Acreditar em analista político ideologizado é complicado…

Gabriel

Seria porque projetar, desenvolver, produzir e vender um avião do porte do KC-390 e competir com aeronaves já consagradas é diferente do que comercializar pizza na esquina?

Nascimento

Se é tão difícil a FAB deveria focar naquilo que tinha mais conhecimento e era mais rentável e barato, fazia o STOUT e os drones e deixava o cargueiro de lado e comprava os C-130 modernizados, simples.

Estava na cara que o KC-390 não iria vender 100-200 unidades…

Jadson Cabral

Homem de pouca fé, diziam isso do Rafale tbm

Aéreo

Que capacidade intelectual de argumentação…clap clap clap

Camargoer.

Caro Aéreo. Este mercado potencial é de décadas, talvez pelos próximos 40~50 anos (ou até mais). Pelo que lembro, as 700 aeronaves é o mercado total. O KC390 poderá ocupar uma fração dele. Já vendeu 29. Seria sim oportuno perguntar o que o governo federal tem feito para vender o produto nacional. Lembrando. Obama, Sarkozy e o rei da Suécia vieram ao Brasil durante o período de licitação do FX2.

Bardini

Pq precisavam aprovar o projeto…

Rafael Oliveira

À época, a Lockheed confirmou que suas projeções de mercado era semelhantes às da Embraer.
Por óbvio ela não concordava que a Embraer conseguiria abocanhar 20% desse mercado.

Maurício Veiga

A previsão para esse “mercado potencial” é de médio para longo prazo, o Rafale também agonizou por muitos anos até “ressuscitar” e ganhar espaço de mercado!!! O projeto está passando pela fase de maturação e futuramente consolidação, tudo tem seu tempo e o KC390 está muito adiante dos seus concorrentes…

Bardini

O argumento é que a previsão era para longo prazo então, pq depois de 10 anos, já estamos no que deveria ser “médio prazo”, rsrsrs…

Maurício Veiga

Aguarde, ainda vamos falar sobre isso em um Futuro próximo…

Bardini

Tomara…

Gabriel

É assim mesmo.
Existe o interesse do Estado, da Empresa e da Força Aérea.
E aí entram os contratos assinados, restrições de recursos, interesses econômicos e políticos.
No final chegarão a um “meio termo”, “bão” para todas as partes…rsrs

leonidas

Olha isso tudo é tão RIDICULO Sempre este tipo de situação, essa miséria, esse choro, contando moedas. Enquanto isso todo tipo de regalia absurda que implica no desembolso de centenas de milhões de reais para a elite do funcionalismo público (leia-se Juízes e promotores) são aprovados sem discussão! Industria militar lida com pesquisa avançada, traz ENORME valor agregado e cria (demanda) mão de obra qualificada. Ela é para a evolução tecnológica o que a F1 representa para evolução em tecnologia automotiva. Mas a má vontade, o desprezo de governos sucessivos de amplos aspectos ideológicos. Em menor ou maior grau o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by leonidas
Dilbert_SC

Caro Leonidas,
O Brasil tem uma quinta coluna extremamente atuante no país para que mantenhamos essa condição servil que se arrasta desde 1500.

Gabriel

Lembrei de um “causou” que aconteceu em uma cidade do interior. Um Circo chegou na cidade e fez um acordo com a Prefeitura: crianças matrículadas na rede municipal de ensino não pagariam entrada desde que apresentassem comprovante de matrícula. Foi aquela enxurrada de comprovantes e um sucesso de público (muito mais crianças, é claro), com a popularidade do Prefeito indo as alturas. No final da semana de apresentações o representante do Circo compareceu na Prefeitura, com os comprovantes, solicitando a indenização das entradas, pelo poder público, conforme havia sido combinado. Cada um conclua o fim da história. Ensinamento: fazer caridade… Read more »

Henrique

Ai só falta a FAB querer judicializar a questão pra reduzir a quantidade dando um claro sinal de que o futuro da Embraer não é no Brasil mais

Adriano Silva

A Culpa disso foi a jornalista da Rede Esgoto, que mentiu falando que era 15 kcs 390.

Felipe Morais

Sua ânsia de criticar a Globo é tão superior assim a sua capacidade de ler o texto?

Jadson Cabral

Mentiu sim… E a nota da FAB desmentindo? Cadê???

Camargoer.

Caro Adriano. O artigo publicado em “O Globo” informava que consultada pelo jornalista, a Embraer confirmou o contrato de 22 aeronaves.

Maurício.

Eu lembro que tinha um usuário da trilogia com o nome de Mauricio R.
Por algum motivo ele detestava a Embraer e por tabela o C-390, ele deve estar bem feliz com essa lenga-lenga que está envolvendo o avião.

Rinaldo Nery

Acho q agora ele conseguiu a tão sonhada vaga na EMBRAER! Deve estar rebitando fusejagem agora! Hahahaha

Rinaldo Nery

* fuselagem

Bruno Palma

Em Portugal na Força Aérea já há conversas não-públicas no possível cancelamento do KC-390 devido aos altos custos que irá ter devido ás poucas unidades construídas e avançar para o A400M com ajuda da Europa, o KC nunca foi o avião que “nós” precisávamos devido ao alcance semelhantes aos C-130, foi apenas um negócio do governo com a Embraer.

Silvano

Seria o ideal, estou 100% de acordo, Portugal cancela todos os KC-390 e a Embraer traz todo a sua planta em Évora de volta para São José dos Campos, todos os portugueses são demitidos e centenas de brasileiros serão contratados no Brasil.

A Embraer e o Brasil saem ganhando e muito.

Adriano Madureira

E Portugal sendo um país pobre,certamente poderia decidir por cancelar…

Leonardo

Acho que prefiro um kc390 com um motor usado no mundo inteiro na aviação civil do que um a400 com motores que só tem neles

Nascimento

Quais foram os requisitos operacionais da FAP? Você tem eles pra eu ler? Grato.

Bardini

Desde a compra, eu vi tuga revoltado com o custo do pacote.
.
Aliás… Eu achei bastante racional, quando alguém levantou a questão/ideia de receber A400M das encomendas da Alemanha e C-130 ex-RAF, como complemento.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Camargoer.

Olá Bardini. O custo do pacote contratado por Portugal para a aquisição de 5 KC390 é inferior ao custo do que o Egito pagou por 12 C130J.

Bardini

Olá Camargoer. E o que o Brasil gastou só para desenvolver o KC-390, foi mais do que o Egito pagou em 12 C-130J-30…

Camargoer.

Caro Bardini. O custo de desenvolvimento do KC390 foi bancado pelo governos brasileiro, algo semelhante ao que foi o T27 e do A29. O valor dos contratos de venda, tanto do KC390 quanto do C130J, envolvem treinamento, suporte logístico e até sobressalentes. É interessante observar que o Egito comprou vários motores sobressalentes junto com os aviões. Ainda assim, o custo unitário do KC390 é menor (cerca de US$ 175 milhões par Portugal e US$ 150 milhões para a Hungria) que o valor pago pelo Egito pelos C130J (cerca de US$ 180 milhões).

Camargoer.

Caro Bardini. Considerando que um KC390 custe US$ 50 milhões (pode ser mais) e que cerca de 15% deste valor seja de algum modo revertido em impostos (diretos, pagos pela Embraer ou indiretos pagos pelos funcionários de empresa), isso significa que após 70 unidades, a produção do KC390 teria resultado em cerca de US$ 500 milhões o para o Tesouro, ou cerca de R$ 2,5 bilhões, mais que o investido pelo governo federal no desenvolvimento do projeto, isso sem contar as divisas geradas pelas exportação, no impacto no PIB dos empregos diretos e indiretos gerados pela produção da aeronave. Claro,… Read more »

sub urbano

Europa vai jogar duro, lógico. O kc390 terá poucas chances, ainda mais com a diplomacia fraca dos ultimos anos no Brasil. Não podemos esquecer quem fechou essa compra com portugal… época que o brasil jogava duro também e tinha postura de país grande. Hoje é o “i love you trump” kkk

Jadson Cabral

Eu acho que se Portugal cancelar essa compra vai acabar pagando mais caro que receber os aviões. Não vejo a menor possibilidade disso.
Além do mais, vc fala como se o A400M fosse muito barato… não precisa disso tudo. É só falar que não gosta do KC-390 e pronto

Last edited 2 anos atrás by Jadson Cabral
Bruno Palma

O KC-390 pode ser um avião excelente mas não para o que Portugal precisa. Temos militares em África por ex em Moçambique e tanto o C-130 e o KC-390 precisam de fazer 2 ou 3 escalas para lá chegar.

Camargoer.

Caro Bruno. Quando se comparam os contratos de aquisição dos C130J novos com os contratos do KC390, notamos que o valor unitários do KC390 é menor que do C130J. Apenas para comparação, o Egito adquiriu 12 C130J via FMS (portanto sem compensação comercial) por US$ 2,2 bilhões (US$ 180 milhões por unidade) enquanto que Portugal comprou 5 KC390 por US$ 880 milhões (US$ 176 milhões por unidade) com participação da industria portuguesa no projeto. Obviamente, fez mais sentido para Portugal comprar o KC390 que o C130.

Bruno Palma

Portugal possivelmente irá para o A400M se tiver fundos europeus ou se a Alemanha ou Espanha venderem alguns que compraram em excesso, e falando de KC-390 vs C-130J, o C-130J mesmo sendo um pouco inferior em alguns aspetos irá sempre se mais barato de operar porque um tem 300 unidades construídas e o outro vai ter 25 e já é muito, isso significa que os custos de manutenção e de aquisição de peças será muito mais barato por haver um grande mercado o que o KC-390 não irá ter.

Camargoer.

Caro Bruno. Eu acho arriscado afirmar que a mnutençao do KC390 é maior ou menor que a do C130J. Primeiro, o KC390 foi projetado para ter uma manutenção em níveis da aviação comercia, inclusive em relação á motorização e do uso de aviônicos comerciais. O KC390 também tem um software superior inclusive para verificação de manutenção preventiva. Acredito que a manutenção do KC390 seja mais simples e barata do que do velho C130J.

Jadson S. Cabral

Sem falar que são dois motores contra quatro, né? 4 turbo-hélices exclusivos para o avião e com passo variável. A manutenção deve ser muito mais cara que dois motores civis simples a reação

Camargoer.

Olá Jadson. Você tem razão. Bem lembrado

Thiago A.

Só pode tá de brincadeira um presente de grego como seria o Atlas para a FAP, é cada uma que a gente vê… Já por aí se tira seriedade do sujeito.

Bueno

Vc é das Forças de Portugal?
se as conversas não é publica como sabe?
tipo a fonte que não pode ser revelada…

Last edited 2 anos atrás by Bueno
João Pedro

É a Gestão da Pobreza.

Rafael Oliveira

A FAB e o Governo Federal ficam passando a perna na Embraer.
Daqui a pouco ela fecha a unidade de Gavião Peixoto e transfere ainda mais linhas de produção para os EUA e o povo vai ficar reclamando que ela é traidora da Pátria, que os investidores estrangeiros só pensam no lucro, que ela não cumpre sua função social e outras bravatas típicas.

SGT MAX WOLF FILHO

A regra é clara, que se a FAB não seguir com o combinado com o KC 390, as vendas internacionais do KC vão pra vala, assim como o Exército fez com o EE-T1 Osório nos anos 80, depois passa-se os anos e não adianta ficar lamentando que matamos nossa indústria nacional de novo, assim como foi com nossa Engesa e com o carro elétrico da Gurgel.

Jadson Cabral

Ótimo. Se a empresa aceitasse, imagino que os acionistas teriam o direito de acionar a justiça contra a própria Embraer, por fazê-los perder dinheiro. Se FAB não quer ou não consegue operar os 22, que encontre uma maneira de vender o excedente. Quem sabe assim não se empenham mais e fazer mais pressão mindo a fora. Já passou da hora de botar a Suécia contra a parede, né?

Felipe

O comandante da FAB disse que estão negociando mas que contratualmente eles só podem reduzir para 21 aviões (-25%). Se esse desejo da FAB de reduzir para 15 for para aumentar a projeção de 66 para 72 Gripen E/F eu apoio…
Contudo levando em conta que teremos 2 esquadrões de KC390 , 1 em Anápolis e 1 no RJ, o ideal seriam 16 aeronaves para fechar 8 em cada.

Otafran Sousa Lima Brasil

Parabéns a FAB pelo novo programa de aquisição a novos KC 390, são Aeronaves para transporte de cargas, viaturas, tropas e combustíveis para abastecimento dos F 5 Tiger II, A1 AMX, F 39 Gripen e A 29 Super Tucano, os principais Caças dos Esquadrões Brasileiros. Adquirir novos KC 390 é aparelhar melhor o Espaço Aéreo que temos na Dimensão 22, do programa FX-2 atual, preparando a FAB para a aquisição da 5 geração de Caças, temos interesse em comprar o F 35 Lightning II Norte Americano, para integrar os nossos Esquadrões e aumentar o poder de combatividade Brasileiro em todo… Read more »

Foxtrot

Vai pra cima deles Embraer.
Contratos tem que ser cumpridos e compras pagas.
Não importa se o comprador gastou o dinheiro em coisas que não deviam.

Saldanha da Gama

Li comentários sobre o gasto excessivo do exército com pessoal e a redução do número de KC´s….Mas, e os gastos bilionários do programa de transferência de tecnologia para a FAB, será usado ou jogado no lixo mais uma vez? Se a diminuição de 72 vetores para 66, sinalizarem, que iremos desenvolver ou nos associar em uma nova plataforma, eu baterei palmas de pé….Espero que não desistam de montar uma boa parte desses no Brasil.

Sensato

Os comentários seguem adubando os olhos como usual mas os fatos divulgados até o momento são que o desejo, já claramente verbalizado pelo 01 da FAB é reduzir a encomenda pra 15, porém, também já foi claramente verbalizado que isso só ocorrerá se a Embraer concordar. Em caso negativo, eles pretendem usar a prerrogativa perfeitamente legal de reduzir em 25% o contrato, levando o total a 21 aviões. Como a Embraer está declarando que pretende manter os 22, logicamente a negociação não está concluída. Qualquer coisa, além disso, é problema de interpretação ou vontade de criar factóides. Aguardemos cenas dos… Read more »

Cansado

E assim, como bons brasileiros, “cumprir contratos” é a última prioridade.
Sempre aparecem inúmeras desculpas.
Vejo isso diariamente na minha profissão.
O brasileiro é o campeão mundial de descumprimento de contratos.
E como vemos nessa notícia, o exemplo já vem de cima, infelizmente.
Lamentável.

Flanker

Todo mundo só fala em comprar 22 KC-390 – quando reduziram de 28 para 22 foi uma choradeira – agora que a FAB talvez esteja pensando em 15 unidades, pronto…é o fim do mundo. O contrato dos Gripen foi de 36, conseguiram colocar mais 4, elevando para 40. Se fala em 26 em um futuro segundo lote. E todos berram que é uma miséria, etc. Só que ninguém fala em como a FAB vai manter e operar essas aeronaves. Vai ter aumento do orçamento? Eu não sobe de nada quanto à isso. Mesmo que se concretize o segundo lote de… Read more »

Azor

Lamentável a FAB não honrar seus compromissos com a Embraer.