Em 2022, a Esquadrilha da Fumaça retomou de forma intensa a sua agenda de demonstrações.

Da sua sede em Pirassununga, o esquadrão equipado com os A-29 Super Tucano passou pelo Rio de Janeiro, por várias cidades no sul do Brasil chegando até Santiago, no Chile.

  • Conheça mais sobre: www.fumaca70.com.br
  • Instagram: @fumaca70anos
  • Produção: Hunter Press
  • Apoio: Força Aérea Brasileira – Academia da Força Aérea – Esquadrilha da Fumaça
  • Patrocínio Platinum: AEL Sistemas – Dakila – Dassault Falcon – Embraer – MBDA – Pratt & Whitney Canada
  • Patrocínio Gold: Esquadrões de Combate – Goodyear – Hangar 33 – REMAER
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HULYK

Tem Esquadrilha da Fumaça pra tudo quanto é lado. Nem pecisa mais ir ao aeroclube ou aeroporto para assisti o show.

Silvano

Eles se reuniram neste fim de semana aqui em São Paulo por várias horas seguidas.

Rinaldo Nery

O João Paulo Moralez tem feito uns trabalhos maravilhosos: Cavaleiros de Aço, 2°/5° GAV e agora esse da Fumaça.

Alexandre Galante

Sim, o trabalho dele é excelente!

Rinaldo Nery

Ajudei-o a escrever o livro sobre o A-29.

Luiz Antonio

Trabalho de primeira diga-se de passagem. Pareceu que eu estava lá.

Flanker

Fantástico! Devo ter assistido mais de 20 apresentações da Fumaça. As primeiras, de muitas (a maioria), foram com os T-27 vermelhos, depois algumas com os T-27 azuis e as últimas 3 que assisti, até agora, foram com os A-29.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Luiz Antonio

A Fumaça é de outro planeta. Em todas as vezes é um show de competência. na década de 70 assisti uma apresentação da Fumaça, sentado no muro do Autodromo de Interlagos em um GP de F1. O Braga no comando, os T-6 “fedendo” no mergulho. O rasante foi o suficiente para literalmente “quase cair do muro”. Sou suspeito para falar da Fumaça. Para mim o melhor Esquadrão de Apresentação do mundo. Sem medo de errar.
Parabéns Fumaceiros. Aguardando “uceis aqui em Pira”.

Rinaldo Nery

Nunca assisti apresentação de estrangeiros ao vivo, mas parece que os italianos também são muito bons (Frecce Tricolori). E o MB339 ajuda!

Luiz Antonio

Realmente os italianos são muito bons. Pessoalmente acho as apresentações com jatos um tanto monótonas (cheguei a assistir apresentações da Fumaça com os Fouga Magister, meio sem sem graça comparadas com as do T-6. Me parece que Lancevaque é só na Fumaça entre os Esquadrões Oficiais. Não sou piloto e desconheço essa manobra realizada por jatos convencionais de acrobacias. Um Lancevaque da Fumaça já vale a visita.

Last edited 2 anos atrás by Luiz Antonio
Flanker

Acredito que o Lancevaque só seja possível em aeronaves à hélice, pois a aeronave “se pendura” nesta, no ápice da manobra. Isso gera muito esforço no eixo da hélice, inclusive esta manobra foi suspensa por um tempo, no final da época dos T-27, justamente por este esforço extremo à que o conjunto hélice/eixo é submetido.

Luiz Antonio

Perfeito. Essa manobra voltou a ser realizada pela Fumaça após a incorporação do A-29. Realmente os jatos não tem como ficar “pendurados”.
No caso dos a hélices como conseguem esse efeito? Mudando o passo a plena potencia? O negócio vê feio.

Rinaldo Nery

Não. Você dá motor a pleno, embala pra 200 kt (no mínimo) e cabra 80°. Gira p esquerda (em função do sentido do giro da hélice). Passando por 60 kt, faz um movimento rotativo com o manche pra direita, levando-o ao batente superior esquerdo (sentido de picar), com pedal esquerdo todo aplicado. Após o giro, centraliza os comandos. Nunca fazer abaixo de 1500 ft (no T-27), porque se entrar em parafuso invertido não há altura suficiente pra recuperar.

Rinaldo Nery

Isso é pro T-27. A-29 não voei.

Flanker

E o MB339 ja tem 40 anos na PAN. Em breve será substituído pelo M345.

Flanker

MB339

Flanker

M345