WEBSÉRIE: Fumaça 70 anos – Episódio 1 – Dos bastidores ao voo
Em 2022, a Esquadrilha da Fumaça retomou de forma intensa a sua agenda de demonstrações.
Da sua sede em Pirassununga, o esquadrão equipado com os A-29 Super Tucano passou pelo Rio de Janeiro, por várias cidades no sul do Brasil chegando até Santiago, no Chile.
- Conheça mais sobre: www.fumaca70.com.br
- Instagram: @fumaca70anos
- Produção: Hunter Press
- Apoio: Força Aérea Brasileira – Academia da Força Aérea – Esquadrilha da Fumaça
- Patrocínio Platinum: AEL Sistemas – Dakila – Dassault Falcon – Embraer – MBDA – Pratt & Whitney Canada
- Patrocínio Gold: Esquadrões de Combate – Goodyear – Hangar 33 – REMAER
Tem Esquadrilha da Fumaça pra tudo quanto é lado. Nem pecisa mais ir ao aeroclube ou aeroporto para assisti o show.
Eles se reuniram neste fim de semana aqui em São Paulo por várias horas seguidas.
O João Paulo Moralez tem feito uns trabalhos maravilhosos: Cavaleiros de Aço, 2°/5° GAV e agora esse da Fumaça.
Sim, o trabalho dele é excelente!
Ajudei-o a escrever o livro sobre o A-29.
Trabalho de primeira diga-se de passagem. Pareceu que eu estava lá.
Fantástico! Devo ter assistido mais de 20 apresentações da Fumaça. As primeiras, de muitas (a maioria), foram com os T-27 vermelhos, depois algumas com os T-27 azuis e as últimas 3 que assisti, até agora, foram com os A-29.
A Fumaça é de outro planeta. Em todas as vezes é um show de competência. na década de 70 assisti uma apresentação da Fumaça, sentado no muro do Autodromo de Interlagos em um GP de F1. O Braga no comando, os T-6 “fedendo” no mergulho. O rasante foi o suficiente para literalmente “quase cair do muro”. Sou suspeito para falar da Fumaça. Para mim o melhor Esquadrão de Apresentação do mundo. Sem medo de errar.
Parabéns Fumaceiros. Aguardando “uceis aqui em Pira”.
Nunca assisti apresentação de estrangeiros ao vivo, mas parece que os italianos também são muito bons (Frecce Tricolori). E o MB339 ajuda!
Realmente os italianos são muito bons. Pessoalmente acho as apresentações com jatos um tanto monótonas (cheguei a assistir apresentações da Fumaça com os Fouga Magister, meio sem sem graça comparadas com as do T-6. Me parece que Lancevaque é só na Fumaça entre os Esquadrões Oficiais. Não sou piloto e desconheço essa manobra realizada por jatos convencionais de acrobacias. Um Lancevaque da Fumaça já vale a visita.
Acredito que o Lancevaque só seja possível em aeronaves à hélice, pois a aeronave “se pendura” nesta, no ápice da manobra. Isso gera muito esforço no eixo da hélice, inclusive esta manobra foi suspensa por um tempo, no final da época dos T-27, justamente por este esforço extremo à que o conjunto hélice/eixo é submetido.
Perfeito. Essa manobra voltou a ser realizada pela Fumaça após a incorporação do A-29. Realmente os jatos não tem como ficar “pendurados”.
No caso dos a hélices como conseguem esse efeito? Mudando o passo a plena potencia? O negócio vê feio.
Não. Você dá motor a pleno, embala pra 200 kt (no mínimo) e cabra 80°. Gira p esquerda (em função do sentido do giro da hélice). Passando por 60 kt, faz um movimento rotativo com o manche pra direita, levando-o ao batente superior esquerdo (sentido de picar), com pedal esquerdo todo aplicado. Após o giro, centraliza os comandos. Nunca fazer abaixo de 1500 ft (no T-27), porque se entrar em parafuso invertido não há altura suficiente pra recuperar.
Isso é pro T-27. A-29 não voei.
E o MB339 ja tem 40 anos na PAN. Em breve será substituído pelo M345.
MB339
M345