Produção do filme de Tom Cruise pagou à Marinha dos EUA até US$ 11.374 por hora de voo
As estrelas da sequência de ‘Top Gun’ conseguiram voar no F-18, mas não pilotá-lo. Roteiro foi aprovado pelo Pentágono, apesar da imagem de pilotos que quebram as regras
Por Daniel Flatley
A Marinha dos EUA emprestou jatos F/A-18 Super Hornet ao Tom Cruise para o novo filme “Top Gun”. O único problema: o estúdio pagou até US$ 11.374 por hora para usar os avançados aviões de combate — e Cruise não pode tocar nos comandos.
A estrela de “Missão Impossível”, famosa por realizar suas próprias acrobacias, insistiu que todos os atores que interpretam os pilotos do longamente adiado “Top Gun: Maverick” voassem em um dos caças construídos pela Boeing Co. para que eles entendessem como é ser um piloto operando sob a pressão de imensas forças gravitacionais. Cruise, de 59 anos, também voou em um jato para o “Top Gun” original, um grande sucesso em 1986.
Cruise acabou fazendo mais de uma dúzia de missões para o novo filme, mas um regulamento do Pentágono impede que pessoal não militar controle um ativo do Departamento de Defesa que não seja armas pequenas em cenários de treinamento, de acordo com Glen Roberts, chefe do escritório de mídia de entretenimento do Pentágono. Em vez disso, os atores viajaram atrás dos pilotos do F/A-18 depois de completar o treinamento necessário sobre como ejetar do avião em caso de emergência e como sobreviver no mar.
Roberts disse que a Marinha permitiu que a produção usasse aviões, porta-aviões e bases militares, embora ele tenha dito que os verdadeiros pilotos de Top Gun não são os arrogantes quebradores de regras retratados no filme, pessoas que “nunca existiriam na aviação naval”. Em vez disso, eles são nerds do ar estudiosos que trabalham por horas na sala de aula e participam de voos de treinamento intenso na Estação Aérea Naval de Fallon, em Nevada, o local da escola Top Gun.
https://youtu.be/gXXpnqn6094
Um filme “não precisa ser uma carta de amor aos militares” para ganhar a cooperação do Pentágono, disse Roberts. Mas “precisa defender a integridade dos militares”. Os cineastas precisam ter financiamento e distribuição para seu projeto e estar dispostos a enviar seu roteiro para revisão militar. Embora o Pentágono possa solicitar mudanças, Roberts disse que não estava ciente de nenhuma em “Top Gun: Maverick”.
A Paramount Pictures disse nas notas de produção do filme que Cruise criou seu próprio programa de treinamento de voo exigente para os jovens atores do filme, para que eles pudessem suportar os rigores indutores de náusea das manobras aéreas e desempenhar seus papéis com “pilotos reais da Marinha levando-os na viagem de suas vidas”.
O filme está sendo lançado esta semana após atrasos devido à pandemia de coronavírus. As cenas foram filmadas a bordo do USS Abraham Lincoln em agosto de 2018 durante um exercício de treinamento envolvendo o caça F-35C Lightning II, disse Roberts. A produção também foi filmada na Naval Air Station Lemoore, no centro da Califórnia.
O Super Hornet, um jato conhecido como “Rhino”, recebe o maior faturamento no filme sobre o F-35C mais avançado construído pela Lockheed Martin Corp. porque é isso que o roteiro do filme exigia, disse Roberts. Ele também observou que o F-35 é um avião de assento único, então os atores não poderiam voar neles.
Os cineastas reembolsam o Pentágono por qualquer aeronave, a menos que já estejam sendo usadas em um exercício de treinamento previamente agendado ou o voo possa ser contado no tempo necessário do piloto nos controles. Em 2018, quando grande parte das filmagens de “Top Gun: Maverick” foi realizada, o preço dos jatos era de US$ 11.374 por hora.
FONTE: Bloomberg
“Um filme não precisa ser uma carta de amor aos militares para ganhar a cooperação do Pentágono, disse Roberts”. Os caras estão em outro nível
Na década de 1970 os níveis de voluntariado após a Guerra do Vietnã estava tão baixo, que as forças foram obrigadas a aceitar candidatos abaixo da média para preencher os quadros. Isso levou a um profundo trabalho de relações públicas, passando por voos gratuitos para fotógrafos amadores (onde os famoso Katsuhiro Tokunaga começou) e indo até total colaboração com Hollywood, para acesso quase irrestrito a material militar, de onde surgiram filmes como Rambo e Bradock, que tentavam mudar a imagem ruim dos militares após o Vietnã. Top Gun foi um dos filmes que mais surgiram efeito nas campanhas de alistamento.… Read more »
Reza a lenda que “C’était un rendez-vous” tem apenas o som do motor da Ferrari 512 GTB, e que o carro que conduzia as câmeras seria um Mercedes 500 SEL.
E o piloto seria o René Arnoux.
Ué, respondi a um comentário do Roberto que foi removido, mas minha resposta ficou?
Aliás, não entendi o motivo da remoção do comentário dele.
Acho que gostaram da sua resposta , mas não do comentário dele!
Que loucura!
Queria saber se os custos dos voos realizados por aqui, das pseudo-celebridades (Luciano Huck, Ana Maria Braga, Datena, etc.) foram pagos por eles, pelas suas emissoras ou se simplesmente ficaram por conta do “Abreu”.
Alguém saberia me dizer?
Eu assisti o 1o filme em 1987, aos 12 anos. Desde entao, aguardo pela sequencia e finalmente assisti dia 22. Filme espetacular, old school, sem entrar no mérito de roteiro, atuação, o filme homenageia o 1o, emocionante.
Tambem cara, simplesmente, espetacular!!!!! Para nós, a geração que assistiu o primeiro no cinema, e foi um choque pois pela primeira vez filmagens de dogfighters reais. Ontem assisti este e quase decolei da poltrona!!! Minha esposa e filha que nem são tão fas de aviação adoraram tb. Vou assistir de novo. E de quebra, você ganha um trailer do próximo Missão Impossível!!! Tom Cruise se reinventa, impressionante!!!!! Mas claro que tem que deixar o senso crítico técnico de lado, é pra curtir, é hollywood, é TOP GUN!!!1
Ja ouvi um certo comandante criticando várias vezes a idade do personagem ” Maverick” por ser avançada para pilotar caças. Poxa, isso é um filme de aventura. E dos bons. É difícil ver a diferença? E daria para fazer Top Gun sem o Tom Cruise?