República Checa enviará helicópteros de ataque à Ucrânia
A Ucrânia deve receber um estoque de novas armas poderosas, incluindo helicópteros de ataque da República Tcheca. A nova rodada de assistência militar foi anunciada em 23 de maio por dois dos principais oficiais de defesa dos EUA: o secretário de Defesa Lloyd Austin e o general Mark Milley, seu oficial mais graduado.
A força aérea tcheca opera principalmente helicópteros da era soviética, como o Mi-24, mas encomendou novos helicópteros de ataque ocidentais, como o Bell AH-1Z.
Em 23/5 autoridades organizaram uma reunião virtual de seus pares para discutir a assistência contínua à Ucrânia. Chefes de defesa de 47 países estiveram presentes na segunda reunião da coalizão, que foi apelidada de grupo de contato da Ucrânia.
Austin agradeceu a vários países europeus pelas doações de armas prometidas à Ucrânia durante a reunião, incluindo Grécia, Noruega, Polônia e Reino Unido. Mas ele destacou dois outros para elogios particulares.
“Estou especialmente grato à Dinamarca, que anunciou hoje que fornecerá um lançador de mísseis Harpoon para ajudar a Ucrânia a defender sua costa”, diz Austin. “Gostaria também de agradecer à República Tcheca por seu apoio substancial, incluindo uma recente doação de helicópteros de ataque, tanques e sistemas de foguetes.”
Não ficou imediatamente claro quais aeronaves, ou quantas, os tchecos estão enviando para a Ucrânia. De acordo com o diretório FlightGlobal 2022 World Air Forces , a força aérea tcheca opera 15 helicópteros Mil Mi-24 da era soviética e 19 helicópteros da série Mi-17 e encomendou quatro Bell AH-1Zs e oito UH-1Ys para substituí-los.
Ao longo da invasão russa da Ucrânia, que já dura três meses, os líderes ocidentais que organizam ajuda às forças armadas ucranianas mostraram preferência pelo envio de equipamentos do bloco soviético, como caças RAC MiG e sistemas de defesa aérea Almaz-Antey S-300. A maior parte do equipamento operado pelas tropas ucranianas é de origem soviética e, portanto, requer pouco ou nenhum tempo de treinamento após o recebimento.
Em contraste, pode exigir treinamento substancial em jatos e helicópteros ocidentais antes que os operadores ucranianos possam fazer uso eficaz deles. Isso torna os Mi-24 de Praga o provável candidato para os helicópteros de ataque que se dirigem à Ucrânia.
Alguns países do Leste Europeu, incluindo a Polônia, propuseram enviar seus estoques de aeronaves, tanques e mísseis da era soviética para a Ucrânia, em troca desses sistemas serem substituídos por equivalentes modernos fabricados nos EUA.
Os próprios EUA forneceram à Ucrânia cerca de US$ 4 bilhões em equipamentos de seus próprios estoques, incluindo Mi-17 anteriormente destinados à extinta força aérea afegã.
O esforço internacional para fornecer material às forças armadas da Ucrânia parece ganhar força à medida que essas forças obtêm sucesso crescente no campo de batalha.
“O ímpeto de doações e entregas tem sido excelente”, observa Austin. “Após as discussões de hoje, tenho o prazer de informar que estamos intensificando nossos esforços e, seguindo em frente, continuaremos a aprofundar nossa coordenação e cooperação para que a Ucrânia possa sustentar e fortalecer suas operações no campo de batalha.”
Milley observa que o número de tropas americanas dentro e ao redor da Europa agora chega a 100.000 – um aumento de 30% em comparação com os níveis vistos antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O grupo de contato da Ucrânia planeja se reunir novamente em junho.
FONTE: Flightglobal
Pq todos os países do Mundo estão ajudando a Ucrânia, exceto o Brasil, claro?
O Brasil está muito bem assim.
Olá Filipe. Exato. O Brasil e os brasileiros devem insistir no imediato cessar fogo e na solução do conflito por via diplomática.
Solução do conflito via diplomática se encerrou faz tempo, agora a Ucrânia deve lutar até reconquistar todos os territórios roubados pela Rússia.
Essa observação vale para os territorios roubados pelos Israelenses dos Palestinos ?
“…todos os países do mundo estão ajudando a Ucrânia…” pqp… que mundo é esse??? Só contando China, Índia, aliás o leste asiático, Africa, etc etc… mais fácil falar quais ajudam a Ucrânia: países da OTAN + …
Kings, até parece que tu esqueceu que o agressor é o país do PUTON.
Q p… de kings o q rapaz, esse é meu nome, não sou muleque e não tenho medo da minha opinião para me esconder com apelido. A propósito, esse kings deve ser um ser onipresente msm aq, em outros sites e no YouTube ao certo. Vcs não são sequer a maioria jovem.
A propósito, notícia de hj: Zélascado disse ““Minha pergunta é: há unidade (dos países ocidentais) na prática? Eu não a vejo”, lamentou em uma videoconferência durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, antes de afirmar que o país “precisa do apoio de uma Europa unida” https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/05/25/zelensky-lamenta-falta-de-unidade-de-paises-ocidentais-na-guerra-na-ucrania.htm não existe união nem na Europa a favor da Ucrânia nas palavras do próprio Zélascado.
Todos os países da Europa vc quis dizer. O Brasil não ajuda por uma simples razão:
Don’t have money!
Nickas!
Bufunfa!
Um país falido igual o Brasil vai ajudar quem?
Caro I.E. A politica externa brasileira é pautada pela solução dos conflitos pela via diplomática há décadas. Ao longo de diferentes governos e regimes, o Itamaraty sempre atuou pela solução diplomática. Aliás, a única exceção foi o posicionamento do governo brasileiro em relação á Guaidó, influenciado pela política externa de Trump, o que foi um tremendo fiasco da diplomacia brasileira e resultou em danos na relação comercial do Brasil com a Venezuela e no comprometimento da diplomacia brasileira, que tem sido ignorada nas recentes negociações entre a oposição e o governo venezuelano para a realização de eleições no país.
Adivinha que faliu,ou melhor saqueou,o Brasil?
O apedeuta de de 9 dedos e seus saqueadores.
Caro Marcos. Porque essa é a tradição da diplomacia brasileira. Fornecer armas para a Ucrância significa dar continuidade ao conflito, elevar o número de vítimas, inclusive civis, prolongar o problema dos refugiados e resultar em maior destruição da infraestrutura da Ucrânia. A diplomacia brasileira está aplicando a mesma regra que norteia a política externa brasileira: imediato cessar-fogo e negociação do conflito por via diplomática. Alás, a única vez que o Brasil saiu desta linha foi em relação à Venezuela em torno do Guaidó.
vc quis dizer que uns 30 países né…
A intensidade das entregas de armamento e tecnologia e inteligência é fenomenal. Ainda mais incrível é a Rússia lutar contra tudo isto e ainda assim avançar no terreno, sem mobilização nacional. As sanções econômicas são colossais, se não fosse este conjunto de medidas, teríamos situações distintas.
O que está sendo entregue a Ucrânia, é pouco, considerando o que eles precisam no front, é um erro crasso afirmar que só por isso ele estão colocando pesada perdas nos russos. De fato, a “doação” de equipamentos está ajudando, mas não ao ponto de virar o jogo a favor dos ucranianos. A Rússia pode substituir muito mais rápido seus equipamentos perdidos, enquanto a ucrânia não. A Rússia pode escolher onde atacar, empregando a quantidade de forças que quiser, já os ucranianos tem que dividir suas forças por praticamente todo o país, logo a vantagem é toda da Rússia. Me… Read more »
Rapaiz, a Ucrânia está sendo armada e treinada desde 2014. FATO: “Since 2014, in the wake of the Russia-Ukraine conflict, cooperation has been intensified in critical areas.” https://www.nato.int/cps/en/natohq/topics_37750.htm “Nato countries have started delivering arms to Ukraine to help its soldiers fight pro-Russian separatists in the east, the defence minister says.” notícia de 14 de setembro de 2014 https://www.bbc.com/news/world-europe-29198497. Mesmo assim os ucranianos não se mostraram capazes de derrotar os separatistas. A propósito, a fúria do Kremlin começou aí. Enfim, o plano inicial russo foi equivocado. Posteriormente os russos se adequaram a situação e a realidade está aí. “Me surpreende é… Read more »
É, agora que começou, não tem como parar. A Rússia não vai poder mobilizar forças na quantidade necessária para conseguir uma ofensiva decisiva a curto prazo. A Ucrânia não possui soldados treinados e armamentos necessários para uma contra ofensiva geral. Parece caminhar para uma guerra de atrito, com pequenos avanços a cada mês. Cada um na expectativa de que o outro se canse e aceite negociar fazendo concessões. Ruim para todos, principalmente para Ucrânia e Rússia, que estão sofrendo baixas e mutilando sua juventude.
Com certeza, e o pior de tudo: povos irmãos de sangue lutando até a morte. Lastimável.
Até podem compartilhar DNA, mas não são “irmãos” não, muito pelo contrário.
Já estive na Polônia e pude sentir o asco deles pelos alemães. Imagino que seja algo semelhante sentido pelos ucranianos em relação aos russos.
Povos irmãos? Os russos estão matando ucranianos há mais de 100 anos.
Lastimável é pessoas como vc torcer pela Rússia, Ucrânia e Rússia são tão irmãos qto um gato é de uma cobra ( Rússia )
Finlândia, 1940
Ocidente tentando vencer o mal.
Será que os EUA consegue vencer um dos vários “mal” que tem dentro de si? Notícia de ontem: “19 crianças e professora são assassinadas a tiros em escola nos EUA” https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/24/tiroteio-em-escola-no-texas.ghtml . Tiroteios que são praticamente semanais quando não diários, notícias dão conta que nos últimos 20 anos centenas de psicopatas mataram a esmo várias pessoas de uma só vez nesse país, tanto em escolas, universidades, quanto nas ruas. Essa sociedade DOENTE é que combate o “mal” que vc diz? Esse governo que faz guerras por baixo e por cima do pano desde sempre, matando a rodo civis, sempre pobres… Read more »
Caro Fabricio. Coincidentemente, 25 vítimas fatais na ação da PM do RJ.
Comparar professores e crianças com traficantes, assassinos e agressores de mulheres….
A Polícia militar do RJ, Bope, e PRF, estão de parabéns, eliminaram 24 terroristas que viviam aterrorizando a população.
Sinto pena é da mulher, que morreu por uma bala perdida, triste demais por ela.
Uma coisa fessor,são crianças e professores desarmados e inocentes,outra é essa defesa exarcerbada,irracional e delirante de narcotraficantes armados pela imprensa militante e esquerdistas.
E o Biden vem falar no controle de armas enviando 40 bilhões de dólares em armas pra Ucrânia. A guerra hj na Ucrânia vem dos protestos sanguinários do EuroMaidan. A guerra híbrida na Ucrânia patrocinada pelos EUA.
O mal tentando vencer o mal.
Os avanços para trás que a Rússia conseguiu em Kiev, Sumy e kharkiv realmente foram incríveis.
Não entendi prq ainda não aplicaram essa tática em Donbass, onde estão praticamente no mesmo lugar há 3 meses.
Os AFU,SS Azov,Defesa Territorial e os Gauleters das regiões estão enfrentando as pontas de lança do Exército Vermelho.Se jogam nas batalhas sorridentes e cantando Ucrânia Über alles.
Cada dia uma fantasia diferente.
A realidade é muito dura né?
Não é fantasia.Se informe melhor
República Tcheca, mais um alvo p a Russia, bem no centro da europa….essa eu quero ver…
“vem tranquilo, não vem afobado”
É uma “excelente” máquina!
Confia.
Helicóptero russo Ka-52 sofre com vibração excessiva
https://twitter.com/i/status/1524790311687540737
Baita maquina esta cumprindo seu papel no TO, não tem concorrente nos céus da Ucrânia, esta impondo baixas as tropas inimigas com eficiência total.
Z esta dando uma excelente oportunidade para renovar o inventário das forças da nazotan e ainda recebe em euro convertido em rublos.
Enquanto isso a VKS não deixa U ficar no ar.
Demorô. Se tivesse fornecido armamento no começo da guerra, o Putin, hoje, já estava destituído do poder.
mais alvos…americanos ganhando dinheiro, europa na crise econômica, ucraniano morrendo e russo colocando o mundo em uma nova era…