LIVE – Futuro da FAB: o que o comandante da Aeronáutica contou à imprensa especializada em 23 de maio?

91

Na segunda feira passada, 23 de maio, o comandante da Aeronáutica recebeu diversos importantes meios da imprensa brasileira especializada em aviação e defesa.

O brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior desejava neste evento pessoalmente anunciar uma série de decisões pertinentes ao futuro da força que estavam se materializando neste momento. As informações fornecidas no evento repercutiram em diversas mídias na segunda-feira e nos dias seguintes. Para entender os detalhes que se ocultam por trás das grandes manchetes, o impacto e as causas de tudo isso que foi anunciado, Felipe Salles do Canal Base Militar Vídeo Magazine conversou com os jornalistas Roberto Caiafa, do canal Caiafa Master, e Fernando Valduga, do site CAVOK, que estavam lá fisicamente presentes ao evento. Edmundo Ubirantan da AERO Magazine também participou da live.

Alguns destaques do evento, debatidos na live

O comandante da Aeronáutica fez uma apresentação atualizando detalhadamente o status dos principais programas de reequipamento em curso, em especial os caças Saab Gripen E/F, os cargueiros-reabastecedores estratégicos Airbus KC-30 e o Embraer KC-390. O tema das entregas do primeiro lote de 36 caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB), tratativas de sua ampliação para 40 exemplares e de um novo lote de 26 aviões, assuntos muito comentados ontem aqui no Poder Aéreo, começa aproximadamente aos 23 minutos da live. 

Também foi debatida a intenção da FAB de que toda a montagem final dos 8 jatos Gripen F (biposto) seja feita na Suécia pela Saab, ao invés de metade lá e metade nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto. As aeronaves com montagem e integração sob responsabilidade da Embraer, da encomenda da FAB (originariamente 15 aviões com essas etapas de produção realizadas no Brasil) passariam a ser apenas do tipo monoposto. Na imagem acima, as aeronaves Gripen F são as marcadas com círculos no cronograma físico atual.

Um tema interessante e geralmente pouco abordado foi o do desenvolvimento do míssil ar-ar A-Darter e as razões para não ter sido industrializado, devido à crise no desenvolvedor original, a Denel da África do Sul, o que é debatido na live a partir de 47 minutos. Ainda sobre mísseis, a aquisição do Meteor (BVR) é abordada a partir de 57 minutos. O comandante da Aeronáutica informou, no evento com os jornalistas do dia 23, de que um lote de mísseis Meteor já foi recebido e está armazenado no Brasil.

FAB_Press_Comando_AeronauticaIMG_3363-750x563.jpg

O debate sobre a possível redução da encomenda de 22 para 15 aeronaves KC-390, tema que movimentou várias discussões aqui no Poder Aéreo após repercussão da notícia dos jornais O Globo e site Infomoney, começa em 1h20 da live.  Segundo os debatedores, o tema da redução da encomenda para menos de 22 aviões foi abordado, na apresentação do comandante da Aeronáutica no café da manhã, apenas no momento de contextualizar a negociação que a FAB faz com a Embraer há meses sobre o tema, mas a apresentação do comandante mostrou apenas o que está acordado até o momento: 22 aeronaves KC-390 – numa tela onde há a observação de “possível renegociação para redimensionamento da frota”(o que pode ser interpretado tanto como redução quanto ampliação).

Porém, foi dito no evento com jornalistas que outra reunião acontecia naquele mesmo dia entre FAB e Embraer sobre o tema, o que pode ter sido a fonte do Globo e Infomoney, entre outras mídias que abordaram a possível redução. O assunto ainda não está totalmente esclarecido.

O brigadeiro ainda falou sobre o fim do programa STOUT que prometia um novo avião hibrido para substituir o veterano Bandeirante e também dos estudos para um “drone de ataque” a ser desenvolvido pela a Embraer.

Segundo o canal Base Militar Vídeo Magazine, uma nova live para debater os temas que não puderam ser abordados a tempo na de ontem (janela acima) será realizada com os mesmos convidados no próximo domingo às 21h. O comandante da Aeronáutica também foi convidado ao vivo para a futura live (ou para participar de uma subsequente conforme a disponibilidade).

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments