A DARPA lançou o projeto Liberty Lifter para demonstrar um salto nas capacidades de logística operacional, projetando, construindo e pilotando um avião experimental de longo alcance e baixo custo, capaz de transporte estratégico e tático marítimo. O novo conceito de veículo procura expandir as aeronaves de carga existentes, provando habilidades revolucionárias de transporte aéreo pesado a partir do mar.

O avião previsto combinará transporte estratégico rápido e flexível de cargas muito grandes e pesadas com a capacidade de decolar/pousar na água. Sua estrutura permitirá tanto um voo altamente controlado próximo a superfícies de águas turbulentas quanto um voo sustentado em altitudes médias. Além disso, o avião será construído com uma filosofia de projeto e construção de baixo custo.

Embora o transporte marítimo atual seja muito eficiente no transporte de grandes quantidades de carga útil, ele é vulnerável a ameaças, requer portos funcionais e resulta em longos tempos de trânsito. O transporte aéreo tradicional é muito mais rápido, mas tem capacidade limitada para apoiar as operações marítimas. Além disso, hoje, essas aeronaves sofrem limitações de carga útil ou exigem longas pistas.

Há um histórico de tentativas de desenvolver aeronaves criadas para voar com “efeito asa no solo”, o que significa que a aeronave não está voando mais do que o comprimento de sua envergadura acima do solo ou da água. Os exemplos mais conhecidos são os “ekranoplans” soviéticos. Esses veículos eram de alta velocidade e independentes da pista, mas eram restritos a águas calmas e tinham manobrabilidade limitada.

“Esta primeira fase do programa Liberty Lifter definirá o alcance, as cargas úteis e outros parâmetros do hidroavião exclusivo”, disse Alexander Walan, gerente de programa do Tactical Technology Office da DARPA. “Avanços inovadores previstos por este novo programa DARPA levarão a um demonstrador de avião X que oferece aos combatentes novos recursos durante operações marítimas estendidas”.

Para abordar as deficiências dos veículos e conceitos operacionais existentes, o programa Liberty Lifter se concentra em abordar três desafios principais.

Operações Marítimas Estendidas: A ênfase será colocada na operação em estados turbulentos do mar, criando habilidades de alta sustentação em baixas velocidades para reduzir a carga de impacto das ondas durante a decolagem/aterrissagem e soluções de design inovadoras para absorver as forças das ondas. Além disso, o projeto abordará os riscos de colisão de veículos durante a operação de alta velocidade em ambientes congestionados. Finalmente, o objetivo é que o veículo opere no mar por semanas sem atividades de manutenção em terra.

Produção Acessível em Escala Completa: A construção priorizará projetos de baixo custo e fáceis de fabricar em detrimento de conceitos requintados e de baixo peso. Os materiais devem ser mais acessíveis do que os da fabricação tradicional de aeronaves e disponíveis para compra em grandes quantidades.

Controles Complexos de Voo e Superfície do Mar: Sensores avançados e esquemas de controle serão desenvolvidos para evitar grandes ondas e lidar com interações aerodinâmicas/hidrodinâmicas durante a decolagem/pouso.

FONTE: DARPA

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