Em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a OTAN tem até 30 aeronaves em patrulha a qualquer momento.
Para deter qualquer potencial agressão contra os Aliados, a OTAN está desdobrando uma combinação sem precedentes de caças, aeronaves de reconhecimento e de apoio.
A Rússia conseguiu unir as democracias ocidentais, as quais mostram seu poder. Apenas as potencias europeias, hoje, já possuem capacidade militar não nuclear superior à Rússia. Se colocar Japão, EUA, Coréia, e outros na conta se tornaria um combate assimétrico. Pra quem se interessar, vale a leitura https://www.iiss.org/blogs/research-paper/2022/03/european-combat-air-power-a-snapshot
China é aliada de seus próprios interesses. Declarou apoio incondicional à Rússia, mas na verdade só garantiu compra de commodities russos em melhores condições e com descontos. Sem apoio militar nem político à invasão da Ucrânia.
Depende né. Inglaterra desde 1945 tem sido um aliado incondicional dos EUA na chamada “relação especial”. Para muitos, mesmo contra os interesses britânicos…. há exemplos. O fato é que a China é extremamente pragmática em suas relações, e não parece estabelecer vínculos confiáveis.
Só que a OTAN já entrou de cabeça no conflito, faltando só enviar tropas, pq dinheiro, equipamento e inteligência eles já fornecem.
E a China? Será que a China estaria disposta a se indispor com o mundo inteiro e ter seu PIB derretido de um dia para o outro põe causa da Rússia? O que a China ganharia com isso mesmo? Só a Rússia e a Coreia do Norte como aliados?
Não há como a China ter seu PIB derretido na mesma velocidade e facilidade como está sendo feito com o Russo, vamos lembrar que o mundo inteiro depende da China para quase tudo. Inclusive isso foi uma coisa que incomodou fortemente o Trump que viu que as empresas americanas praticamente migraram sua linha de produção toda para a China/países asiáticos. Essa mudança foi feita durante décadas e demoraria décadas para ser desfeita, fora que a mudança ocorreu visando tornar os produtos “americanos” mais competitivos no mercado internacional assim como maiores margens de lucro. Ou seja, trazer as linhas de produção… Read more »
Sim, claro. Há suas diferenças, mas do mesmo jeito que o mundo depende da China, a China depende do mundo. E eu diria que a China depende ainda mais, pois o mundo inteiro transferiu sua capacidade produtiva para a China não porque não sabiam produzir, mas pq era mais barato. O mundo, se quisesse, embora muito custoso e demorado, poderia voltar a produzir o que precisa sem a China, mas a China não sobreviveria sem vender tanto quando vende hoje para o mundo inteiro.
Tás todo esquecidinho, primeira a condenar e levantar sanções foi a UE.
Vê quem são os que estão em cima do muro, tens aí a verdade nua e crua, quem são os que as manicures e cabeleireiros.
A China nunca irá defender a Russia, a China tem 45% de toda a sua economia, dependente, precisamente dos países alinhados com a NATO, internamente o PC chinês vê a Russia neste momento como incomodo, e faz tudo por tudo para manter a distancia às posições russas.
A Russia tem uma economia menor quer o Brasil, representa apenas um parceiro ideológico anti americano, mas que qualquer momento pode ser largado no charco sem danos de maior.
Irãn, vários países árabes, alguns da América Latina….África. Mas esses caras falam esses asneiras só para ganharem like. A primeira nuke russa que pulverizar uma grande cidade européia, esses governos europeus de malucos, capachos dos eua caem na hora. Terão o mesmo fim do mussolini. E a guerra para no mesmo instante.
Eu não sei se é a mais pura inocência ou total ignorância dos meios nucleares presentes nestes mesmos países que você acabou de elogiar… Se acaso juntasse o mundo contra a Rússia bastava a mesma atacar com suas ogivas nucleares os EUA, Europa e os países industrializados da Ásia e claro os países atacados com ogivas nucleares também lançaria suas ogivas nucleares tb. Acabando assim com a humanidade que hoje conhecemos! Eu vejo aqui um pessoal doido que isso aconteça. Não dá para entender o que se passa na cabeça desse pessoal!
Russo não, Soviético e os nazis não foram derrotados só pelos Soviéticos, mas por Aliados Ocidentais e Soviéticos, e não esquecer que Estaline e Hitler foram aliados, pois Estaline tinha medo da Alemanha nazi, só foi para a guerra por não ter outra alternativa.
A Rússia conseguiu unir as democracias ocidentais, as quais mostram seu poder. Apenas as potencias europeias, hoje, já possuem capacidade militar não nuclear superior à Rússia”
Então estão esperando o que, para “levar a democracia” ao povo russo? 😀
Coitado dos Chineses pq antes da guerra da Ucrânia todos imaginavam que China e Rússia aliadas somariam grande poder e capacidade bélica ao ponto de confrontar os países ocidentais juntos. Já agora a China já deve ter percebido que Rússia e quase nada ao lado deles é a mesma coisa… Possivelmente em uma guerra acho que a Rússia mais atrapalharia do que ajudaria os Chineses.
Para a USAF faz sentido sim. Já anunciaram aposentadoria e não aposentaram, já mostraram projeto de sucessor, mas o fato é que continua voando e cumprindo missões, testando até aperfeiçoamentos:
Satélites, drones e aviões de reconhecimento pilotados (dos mais variados tipos) se complementam e isso ainda deve continuar por um bom tempo, creio eu.
Nenhum drone voa tão alto quanto o U-2 e satélites dependem de órbitas, tem tempo de revista… um satélite de observação leva dias para passar em cima de um mesmo ponto e esse tempo só cai drasticamente quando existe uma grande constelação, assim o satélite vai passando um atrás do outro, podendo gerar imagens com intervalos de horas, que mesmo assim, às vezes, para alguns casos, ainda não são suficientes. E ainda tem a questão do clima, que atrapalha no espectro visível. Portanto, aviões de observação ainda podem ser bastante úteis para algumas missões
Maurício,
Essa seria uma boa desculpa pro estagiário do departamento de arte não dar se quisesse manter o emprego rsrsrs
PACRF
Visitante
2 anos atrás
Faltaram estrategistas de verdade orientando o Putin. O problema é que líderes autocráticos como ele se cercam apenas de pessoas de “extrema confiança”, ou seja, burocratas arrivistas, bajuladores, admiradores e seguidores. Pior, normalmente não aceitam ouvir “não”, pois consideram-se pessoas “predestinadas”, “messiânicas” ou até mesmo “mitos”.
É como dizem (nem sei se dizem isso), mas quando vc se cerca de pessoas que apenas concordam com você, seja por medo ou bajulação, você nunca saberá quando estiver prestes a cometer erros, pois esses sempre o encorajarão, lhe dando uma falsa noção de realidade. Mas esses, pode ter certeza, serão os primeiros a lhe abandonar quando você cometer o maior dos erros, aquele que causará sua queda.
Não é uma questão de países com seus interesses mesquinhos, como China e EUA ou os EUA e a URSS. Mas sim de uma pais lutando pela sua independência contra um invasor não tem múltiplos lados ai, mas sim um clara luta do bem contra o mal, é claro isso.
Não, pra mim não é. Tem q estudar a história, ir lá na formação do Império Russo. Estudar o que aconteceu na Ucrânia em 2014, e por aí vai… Putin avisou Zelensky “n” vezes. Trucou e se ferrou…
Acho que não é questão de “mandar”.
Putin lidera com mão de ferro, isolado non topo da pirâmide. Estratégias, avaliações e decisões são comprometidas pelo medo, pela bajulação.
Biden pode ser muita coisa, mas está no topo da maior e mais eficiente cadeia militar, diplomática e de inteligência, cercado por dezenas de assessores, bons e ruins.
Quem leva vantagem? O homem que decide tudo sozinho, cercado por bajuladores medrosos ou o “velho” que conta com dezenas dos melhores especialistas em tudo que é área?
E depois disso, a próxima Guerra Mundial será com paus e pedras… rsrsrs
Satyricon
Visitante
2 anos atrás
Existem certos eventos que alteram, profundamente o curso da história. Como quando o Império Russo declarau guerra à Alemanha na IGM, que descambou na revolução Bolchevique, o fim da monarquia Kzarista na Rússia e o nascimento da URSS, que martirizou o mundo por mais de meio século. Estamos vivendo um momento semelhante. A cortina caiu, e o rei está nú. A Rússia não consegue mais posar de força suprema neste planeta. Prova disso é que Finlândia e Suécia se juntarão à OTAN nesta semana. Todo o ocidente hoje está unido à causa Ucraniana, com a nítida impressão de que a… Read more »
Ao final dessa guerra, quem mais se beneficiará será a China.
Vai fazer um negócio da china com o que sobrar da Rússia.
pgusmao
Visitante
2 anos atrás
A Rússia conseguiu de uma só vez o impensável, unir a Europa contra eles, acelerar a entrada da Finlândia e Suécia na OTAN, conseguir a adesão em tempo recorde da Ucrânia à União Europeia, além de tornar a Ucrânia na prática uma quase integrante da OTAN, pois a quantidade de armas fornecidas diariamente é impressionante. Segundo a Revista Newsweek, a Rússia estaria gastando 900 milhões de dólares/dia nessa guerra, tendo um comprometimento de 15% do PIB desse ano e demorará 30 anos para recuperar a economia do país, ou seja, acho que essa guerra está sendo péssima para Rússia. Do… Read more »
Só papagaiada da OTAN, essa “resposta” é para inglês ver, ajudar a Ucrânia de fato com esses caças aí já é outra história, que inclusive a OTAN não teve coragem de participar…
Ei! OTAN não vai entrar em Guerra sem que algum aliado integrante da NATO, seja perturbado. Dizer que irão com seus caças ajudar a Ucrânia, é afirmação de pessoa que não tem argumentos plausíveis. Você vive no mundo da Lua putinete.
Como eu vou saber? Mas falando nisso, quando o F-35, Rafale e Eurofighter vão entrar na guerra e salvar a Ucrânia?
Jodreski
Visitante
2 anos atrás
A Mod Rússia só tomou conhecimento após ler essa notícia, pois se nem detectarem/impedirem o ataque de aeronaves ucranianas à solo Russo eles conseguiram, imagina detectar essas aeronaves da Otan voando em seu próprio território em patrulha. E outra…. se eles conseguirem detectar e o Garmin deles der problema eles não vão saber dizer se as aeronaves estão voando sob seu próprio território ou sob o território Russo. Ah.. vcs vão me perdoar mas depois dessa guerra pra mim a Rússia virou piada pronta.
A Rússia conseguiu unir as democracias ocidentais, as quais mostram seu poder. Apenas as potencias europeias, hoje, já possuem capacidade militar não nuclear superior à Rússia. Se colocar Japão, EUA, Coréia, e outros na conta se tornaria um combate assimétrico. Pra quem se interessar, vale a leitura https://www.iiss.org/blogs/research-paper/2022/03/european-combat-air-power-a-snapshot
“””democracias ocidentais”””
Alumínio dos brabos.
“e outros”
Põe Australia e Canada nessa conta que não são nada desprezíveis!
Sem torcida pro time A ou B, mas do outro lado da moeda não deveríamos colocar China e Coréia do Norte?
China é aliada de seus próprios interesses. Declarou apoio incondicional à Rússia, mas na verdade só garantiu compra de commodities russos em melhores condições e com descontos. Sem apoio militar nem político à invasão da Ucrânia.
Todos os países são aliados de seus próprios interesses, inclusive os todos os membros da Otan e demais países do mundo…. né
Depende né. Inglaterra desde 1945 tem sido um aliado incondicional dos EUA na chamada “relação especial”. Para muitos, mesmo contra os interesses britânicos…. há exemplos. O fato é que a China é extremamente pragmática em suas relações, e não parece estabelecer vínculos confiáveis.
Inglaterra é o 51st estado hoje em dia,
Verdade INCONTESTÁVEL…!! Colônia inversa… rsrsrs
a China é igual a minha cunhada, sempre com interesses escusos. Uma verdadeira raposa!!!
Só que a OTAN já entrou de cabeça no conflito, faltando só enviar tropas, pq dinheiro, equipamento e inteligência eles já fornecem.
E a China? Será que a China estaria disposta a se indispor com o mundo inteiro e ter seu PIB derretido de um dia para o outro põe causa da Rússia? O que a China ganharia com isso mesmo? Só a Rússia e a Coreia do Norte como aliados?
Só lembrando que a China pretende Anexar Taiwan assim que possível…
Não há como a China ter seu PIB derretido na mesma velocidade e facilidade como está sendo feito com o Russo, vamos lembrar que o mundo inteiro depende da China para quase tudo. Inclusive isso foi uma coisa que incomodou fortemente o Trump que viu que as empresas americanas praticamente migraram sua linha de produção toda para a China/países asiáticos. Essa mudança foi feita durante décadas e demoraria décadas para ser desfeita, fora que a mudança ocorreu visando tornar os produtos “americanos” mais competitivos no mercado internacional assim como maiores margens de lucro. Ou seja, trazer as linhas de produção… Read more »
Sim, claro. Há suas diferenças, mas do mesmo jeito que o mundo depende da China, a China depende do mundo. E eu diria que a China depende ainda mais, pois o mundo inteiro transferiu sua capacidade produtiva para a China não porque não sabiam produzir, mas pq era mais barato. O mundo, se quisesse, embora muito custoso e demorado, poderia voltar a produzir o que precisa sem a China, mas a China não sobreviveria sem vender tanto quando vende hoje para o mundo inteiro.
Tás todo esquecidinho, primeira a condenar e levantar sanções foi a UE.
Vê quem são os que estão em cima do muro, tens aí a verdade nua e crua, quem são os que as manicures e cabeleireiros.
Para também não passar vergonha…
A China nunca irá defender a Russia, a China tem 45% de toda a sua economia, dependente, precisamente dos países alinhados com a NATO, internamente o PC chinês vê a Russia neste momento como incomodo, e faz tudo por tudo para manter a distancia às posições russas.
A Russia tem uma economia menor quer o Brasil, representa apenas um parceiro ideológico anti americano, mas que qualquer momento pode ser largado no charco sem danos de maior.
Russia é só uma bucha de canhão buffer para deixar a Otan ocupada e largar mão da China.
Vão dizer algumas frases de efeito para deixar Putin feliz e continuar vendendo gás e petroleo, mas na prática vão fazer nada.
Tem que ser muito alienado em achar que a China é parceira militar dos russos.. a China é um aliado econômico nada mais.
Interessa a China uma Russia quebrada, vira uma pechincha de matérias primas que não corre risco de um bloqueio naval!
Irãn, vários países árabes, alguns da América Latina….África. Mas esses caras falam esses asneiras só para ganharem like. A primeira nuke russa que pulverizar uma grande cidade européia, esses governos europeus de malucos, capachos dos eua caem na hora. Terão o mesmo fim do mussolini. E a guerra para no mesmo instante.
Eu não sei se é a mais pura inocência ou total ignorância dos meios nucleares presentes nestes mesmos países que você acabou de elogiar… Se acaso juntasse o mundo contra a Rússia bastava a mesma atacar com suas ogivas nucleares os EUA, Europa e os países industrializados da Ásia e claro os países atacados com ogivas nucleares também lançaria suas ogivas nucleares tb. Acabando assim com a humanidade que hoje conhecemos! Eu vejo aqui um pessoal doido que isso aconteça. Não dá para entender o que se passa na cabeça desse pessoal!
Simples assim… São nada mais de 7.000 Ogivas!!!
Iludidos com sua existência
Sim, não tenho duvidas, seria um massacre da Russia, no campo de batalha, mais como Napoleão e Hitler, bem sabem, o contra ataque Russo e que e fatal.
Russo não, Soviético e os nazis não foram derrotados só pelos Soviéticos, mas por Aliados Ocidentais e Soviéticos, e não esquecer que Estaline e Hitler foram aliados, pois Estaline tinha medo da Alemanha nazi, só foi para a guerra por não ter outra alternativa.
“Marcelo M
Visitante
14 horas atrás
A Rússia conseguiu unir as democracias ocidentais, as quais mostram seu poder. Apenas as potencias europeias, hoje, já possuem capacidade militar não nuclear superior à Rússia”
Então estão esperando o que, para “levar a democracia” ao povo russo? 😀
Esperando o Putin cumprir suas ameaças de atacar quem ajudasse os ucranianos.
Se a Rússia fosse um cachorro morto eles já teriam levado a “democracia” faz tempo…🤭
Coitado dos Chineses pq antes da guerra da Ucrânia todos imaginavam que China e Rússia aliadas somariam grande poder e capacidade bélica ao ponto de confrontar os países ocidentais juntos. Já agora a China já deve ter percebido que Rússia e quase nada ao lado deles é a mesma coisa… Possivelmente em uma guerra acho que a Rússia mais atrapalharia do que ajudaria os Chineses.
Como fã incondicional do perfil do Mirage III E, adorei a parte francesa do infográfico da OTAN.
Mas o cara que fez precisa dar uma atualizada nos perfis guardados no computador para o Mirage 2000…
Duas dúvidas, sem F-22 desdobrado na Europa? U-2 ainda faz sentido, num mundo com tantos drones e satélites?
Para a USAF faz sentido sim. Já anunciaram aposentadoria e não aposentaram, já mostraram projeto de sucessor, mas o fato é que continua voando e cumprindo missões, testando até aperfeiçoamentos:
https://www.aereo.jor.br/2020/12/21/usaf-testa-inteligencia-artificial-no-aviao-espiao-u-2/
http://www.aereo.jor.br/2011/08/11/aposentadoria-do-u-2/
https://www.aereo.jor.br/2015/08/27/lockheed-martin-skunk-works-trabalha-no-sucessor-do-u-2/
https://www.aereo.jor.br/2015/09/16/revelada-a-primeira-concepcao-artistica-do-substituto-do-u-2/
Satélites, drones e aviões de reconhecimento pilotados (dos mais variados tipos) se complementam e isso ainda deve continuar por um bom tempo, creio eu.
Nenhum drone voa tão alto quanto o U-2 e satélites dependem de órbitas, tem tempo de revista… um satélite de observação leva dias para passar em cima de um mesmo ponto e esse tempo só cai drasticamente quando existe uma grande constelação, assim o satélite vai passando um atrás do outro, podendo gerar imagens com intervalos de horas, que mesmo assim, às vezes, para alguns casos, ainda não são suficientes. E ainda tem a questão do clima, que atrapalha no espectro visível. Portanto, aviões de observação ainda podem ser bastante úteis para algumas missões
estoque de peças mirage dos francesce sao grande ainda, vice que o casos as peças nao vendem mais , ficam só pra eles mesmo
Hehehe..verdade, Nunão. Até o doppler sob o nariz tá lá.
Mas no infográfico ele não está dizendo Mirage 2000, tá só Mirage, então errado ele não tá.😂
Maurício,
Essa seria uma boa desculpa pro estagiário do departamento de arte não dar se quisesse manter o emprego rsrsrs
Faltaram estrategistas de verdade orientando o Putin. O problema é que líderes autocráticos como ele se cercam apenas de pessoas de “extrema confiança”, ou seja, burocratas arrivistas, bajuladores, admiradores e seguidores. Pior, normalmente não aceitam ouvir “não”, pois consideram-se pessoas “predestinadas”, “messiânicas” ou até mesmo “mitos”.
É como dizem (nem sei se dizem isso), mas quando vc se cerca de pessoas que apenas concordam com você, seja por medo ou bajulação, você nunca saberá quando estiver prestes a cometer erros, pois esses sempre o encorajarão, lhe dando uma falsa noção de realidade. Mas esses, pode ter certeza, serão os primeiros a lhe abandonar quando você cometer o maior dos erros, aquele que causará sua queda.
Ninguém manda no Putin, cara, ao contrário, qualquer um manda no velho senil.
Quem é o pior?
Que comentários mais infantis, velho senil??!!?
Isso é mesmo comentários sem sentido nenhum, conversa jogada fora.
Amigo, não torço pra ninguém, pois ambos lados cometeram seus erros. Mas, tenho que concordar: velho senil e pedófilo (que ele esqueceu de comentar).
Não é uma questão de países com seus interesses mesquinhos, como China e EUA ou os EUA e a URSS. Mas sim de uma pais lutando pela sua independência contra um invasor não tem múltiplos lados ai, mas sim um clara luta do bem contra o mal, é claro isso.
Bem X Mal…?? Tá vendo muito STAR WARS… kkkkk
Não, pra mim não é. Tem q estudar a história, ir lá na formação do Império Russo. Estudar o que aconteceu na Ucrânia em 2014, e por aí vai… Putin avisou Zelensky “n” vezes. Trucou e se ferrou…
Acho que não é questão de “mandar”.
Putin lidera com mão de ferro, isolado non topo da pirâmide. Estratégias, avaliações e decisões são comprometidas pelo medo, pela bajulação.
Biden pode ser muita coisa, mas está no topo da maior e mais eficiente cadeia militar, diplomática e de inteligência, cercado por dezenas de assessores, bons e ruins.
Quem leva vantagem? O homem que decide tudo sozinho, cercado por bajuladores medrosos ou o “velho” que conta com dezenas dos melhores especialistas em tudo que é área?
Qual economia está encolhendo e qual está lucrando muito com essa guerra?
Nada melhor e maior do que uma aliança.
Olá Brasil,
A todos estes “pássaros” devemos acrescentar também o velho mas ainda muito impressionante A-10 Warthog que está de regresso à Europa.
http://www.opex360.com/2022/05/12/lavion-tueur-de-chars-a-10-warthog-fait-son-retour-en-europe/
Boa noite a todos
O mapa mostra dois carrier group com bandeira Italianas. Não faria mais sentido um Frances e outro Italiano?
Brasil vai por no ar o quê???
Vai nukar!!!.. 😉
Ai toma “nuke” de volta também. E ninguém ganha.
Está escrito nas estrelas…
E depois disso, a próxima Guerra Mundial será com paus e pedras… rsrsrs
Existem certos eventos que alteram, profundamente o curso da história. Como quando o Império Russo declarau guerra à Alemanha na IGM, que descambou na revolução Bolchevique, o fim da monarquia Kzarista na Rússia e o nascimento da URSS, que martirizou o mundo por mais de meio século. Estamos vivendo um momento semelhante. A cortina caiu, e o rei está nú. A Rússia não consegue mais posar de força suprema neste planeta. Prova disso é que Finlândia e Suécia se juntarão à OTAN nesta semana. Todo o ocidente hoje está unido à causa Ucraniana, com a nítida impressão de que a… Read more »
Ao final dessa guerra, quem mais se beneficiará será a China.
Vai fazer um negócio da china com o que sobrar da Rússia.
A Rússia conseguiu de uma só vez o impensável, unir a Europa contra eles, acelerar a entrada da Finlândia e Suécia na OTAN, conseguir a adesão em tempo recorde da Ucrânia à União Europeia, além de tornar a Ucrânia na prática uma quase integrante da OTAN, pois a quantidade de armas fornecidas diariamente é impressionante. Segundo a Revista Newsweek, a Rússia estaria gastando 900 milhões de dólares/dia nessa guerra, tendo um comprometimento de 15% do PIB desse ano e demorará 30 anos para recuperar a economia do país, ou seja, acho que essa guerra está sendo péssima para Rússia. Do… Read more »
Fonte: “Revista Newsweek”. Parei por ai… rsrs
Só papagaiada da OTAN, essa “resposta” é para inglês ver, ajudar a Ucrânia de fato com esses caças aí já é outra história, que inclusive a OTAN não teve coragem de participar…
Ei! OTAN não vai entrar em Guerra sem que algum aliado integrante da NATO, seja perturbado. Dizer que irão com seus caças ajudar a Ucrânia, é afirmação de pessoa que não tem argumentos plausíveis. Você vive no mundo da Lua putinete.
Chora não Otanzete, ou se preferir,
Natozete…🤭
“Ei! OTAN não vai entrar em Guerra sem que algum aliado integrante da NATO, seja perturbado.”
Vai lá dizer isso para os civis da Sérvia e da Líbia que a OTAN só ataca se for “perturbada”…😉
Falando nisso, como está a compra de GPS doméstico para uso no SU-34?
Como eu vou saber? Mas falando nisso, quando o F-35, Rafale e Eurofighter vão entrar na guerra e salvar a Ucrânia?
A Mod Rússia só tomou conhecimento após ler essa notícia, pois se nem detectarem/impedirem o ataque de aeronaves ucranianas à solo Russo eles conseguiram, imagina detectar essas aeronaves da Otan voando em seu próprio território em patrulha. E outra…. se eles conseguirem detectar e o Garmin deles der problema eles não vão saber dizer se as aeronaves estão voando sob seu próprio território ou sob o território Russo. Ah.. vcs vão me perdoar mas depois dessa guerra pra mim a Rússia virou piada pronta.