KC-390 Millennium realiza primeiro lançamento de carga pesada por extração
A aeronave possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde um único mestre de carga pode gerenciar todas as atividades
A aeronave multimissão KC-390 Millennium concluiu, na última quarta-feira (20/04), o primeiro lançamento de carga pesada por extração (Heavy). A tripulação foi composta por instrutores da Embraer, militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus e pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.
Na ocasião, a aeronave FAB 2857 decolou da Base Aérea de Campo Grande (MS) e se deslocou para a Zona de Lançamento (ZL) Metelo, onde a carga que pesava aproximadamente 1,5 tonelada foi arremessada. O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde um único mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.
Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão, a 40 metros do alvo.
Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Souza, descreveu a importância deste momento para a Força. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu.
FONTE: Força Aérea Brasileira / VÍDEO: Via Rinaldo Nery
E vamo que vamo FAB e KC-390 !!!
Excelente engenharia
Uma pergunta aos especialistas. Nos lançamentos de blindados leves, o que é feito para que a aeronave não desestabilize quando a carga é movimentada até a rampa?
Foi um deslocamento inesperado de peso que quase derrubou um KC-390 durante os testes.
João, não sou especialista, mas acredito que nenhuma aeronave pode lançar um blindado leve! A coisa mais pesada que já tive conhecimento foi a MOAB (C-130).
Caro LUIS
A União Soviética já fazia isso. E o blindado ainda ia com soldados dentro.
Lindados com rodas então é café pequeno.
Bom dia! Servi no Batalhão de Dobragem e Suprimentos Pelo Ar, Btl DoPMSA). Em 1985, foi lançado do C-130, Hércules, o blindado “Urutu”, Na zona de lançamento do Campos dos Afonso-RJ. Deve ter este vídeo no YouTube.
João, é errado afirmar que foi isso a causa da perca de altitude do PROVA34 em Outubro de 2017. Essa hipótese foi levantada por uma pessoa que só trabalha com suposições. Eu conheço pilotos de prova da Embraer e sei que antes de cada voo existe uma análise minuciosa de cada risco e medidas que serão usadas pra mitigar possíveis adversidades durante o ensaio. O que eu acho é que não foi isso que causou tal incidente. Infelizmente nunca vamos saber. Mas ficar por aí espalhando suposições não é legal.
Prezado VFA-31
Esta informação sobre o incidente com o KC-390 foi publicada no sítio Aeromagazine e replicada aqui no Poder Aéreo.
Independente de qualquer coisa, não é motivo para esconder, mas de orgulho dos nossos pilotos e da aeronave.
Abraço
Olá João. Você tem razão. Abraço
Não foi esta a causa daquele evento. Essa história é puro achismo.
Caro Fernando
Reclama com o Galante. Eu me baseio no que a Trilogia publica.
Não me queira mal. Eu sou fã da Embraer, dos aviões da Embraer e até de você, com as tuas explicações. Inclusive positivei teu comentário acima.
Abraço
Foi teste de stall com gelo. Foi colocada uma superfície no extradorso p simular o gelo.
Respondendo a sua pergunta: acredito que o veículo fique “no meio” do avião assim não vai “deslocar” tanto. E essa diferença creio que seja compensada pelo Fly-by-wire.
Não sai pela porta traseira, repentinamente?
A carga não é movimentada até a rampa. Ela permanece onde está. A trava do pallet é liberada, e o páraquedas extrator puxa a carga p fora. Meu filho era instrutor de C-105 no 1°/9°.
Comandante Imaginemos 3 “pacotes” de 7 mil quilos cada (dentro da capacidade do KC-390) ocupando todo o compartimento de carga, para ser lançados do ar. Quando o primeiro for lançado, vai aliviar a parte de trás em 7 toneladas. O peso ficará concentrado no meio e na frente. Quando o segundo sair, o peso ficará só na frente. Quando o último for lançado, durante percurso o peso vai variar por toda a extensão. A dúvida é: como é compensada a variação do centro de gravidade durante as fases da operação? Lembro que quando a União Soviética lançava seus BMD de… Read more »
Acredito que o próprio fly by wire compense. No C-130 e no C-105 é no braço e compensador mesmo.
Galante colocou o vídeo q mandei p ele. Explica melhor.
Quero ver MRTT fazer isto, lancar paraquedistas, operar Antartica, apagar incendio, operar pista curta e nao preparada….. Vai abastecer aviao de caca que teremos em 2028 em pouquissim quantidade e levar turista passeio exterior. Falta prioridade, o KC atende bem o Brasil no curto e medio prazo. Precisamos de mais cacas, misseis, drones e defesa aerea. Transporte KC , C295 e futuro Desaer atendem e com sobra proximos 15 anos.
Os Estados Unidos vivem fazendo cortes em orçamento.
Não dá para ter de tudo.
Mas agora o Brasil tem um governo que defende as forças armadas, diferente de outros que querem perseguir militares, pastores, censurar redes sociais e a imprensa…
Importante observar que o o MD teve três anos consecutivos de aumento de orçamento até 2018.
A partir de 2019 tivemos queda, acredito que até 2021.
Isto não reflete princípios partidários, principalmente porque normalmente um contrato é fechado em uma gestão para ser pago na(s) próxima(s).
É uma soma de necessidade com questões contratuais.
Sem entrar no mérito do teu comentário, mas quanto aos pastores, o lugar deles NÃO É no MEC e em nenhum outro lugar dentro do governo, visto que nenhum deles tem cargo dentro do MEC ou de nenhum outro ministério ou órgão do GF.
Cáro Nonato, como anotado abaixo, o orcamento das forcas de defesa so diminuiu neste periodo, lembro que KC, Guarani, Gripen, Bahia, Atlantico, radares, AVM, Astros e tudo mais mais foi planejado e adquirido em governos anteriores. Neste governo ate momento tivemos cancelamento de KCs, compra para reforma de 2 A330 ( se nao adequar padrao mrtt, vai virar GTE pra passeio) , 4 gripens e 4 corvetas ( que ate agora nem batimento quilha teve, estranho). Acrescento o atraso da homologacao/entrega gripens e nenhum submarino scorpene operacional, provavelmente por nosso pessoal estar mais preocupado com politica ou cargo publico ,… Read more »
Acho que nem compensa te responder. Depois do tanto que já foi deixado claro o quanto um não tem nada a ver com o outro.
O KC, C295 ou qualquer outro do inventário da FAB leva 45ton a mais de 11000km sem escalas?
O MRTT é um avião de categoria diferente, para missões diferentes, e representa uma capacidade imprescindível à nossa força aérea. Ele não é um concorrente do KC, e sim um complemento.
Governar e administrar prioridades, o valoroso F5 e AMX ja estao obsoletos e com celulas extremamente gastas, nao temos defesa ponto ( os su34, su35, su25 estao caindo ucrania por defesa ponto media e alta, missil portatil so esta derrubando helicoptero e talves algum su25 lerdo, aviao sendo derrubado por SAM, Buk, s300). Quarenta gripens operacio al final desta decada ( os 2 chegaram estao sem sensores e nem trilhos asa tem, infelizmente e mais teste por algum tempo ). Nao critico a futura necessidade do mrtt, so critico a compra neste momento , vai ser igual tracker pra marinha… Read more »
Vai não. São coisas muito diferentes.
Nos últimos anos, varias missões de alta complexidade, longas, com varias escalas e múltiplas tripulações e aeronaves (dois regionais presidenciais E190 em Wuhan, um cargueiro C390 e um Legacy na Ucrânia, entre outros) evidenciaram a necessidade de um avião do tipo à disposição. “vai ser igual tracker pra marinha que nao soube planejar nada” – a compra dos *Trader para a MB é questionável (foi realizada quando ainda se previa manter o São Paulo, e tal aeronave era o que dava para operar nele para a função), porém compará-la com a compra de um meio como o A330, tão diferente,… Read more »
Sem sensores e sem trilhos de asas??
o MRTT faz tudo que você falou, e fica ainda mais tempo no ar dando mais alcance que o KC390
Que viagem heim. Já viu MRTT lançando paraquedistas? Posta a foto aí…
Tu não vai ver MRTT fazendo as missões que tu listou por um simples motivo: não são funções dele. Procure, pesquise, leia….e vai ver as diferenças entre uma aeronave estratégica e uma tática.
Vai reabastecer qual caca em missao longo alcance??!?!! Gripen operacional final decada, qual missao longo curso teremos ( se mandar algo ficamos aqui sem nada), vai Ucrania buscar 40 pessoas e 5 cachorros?!?!!( so propaganda e KC fez muito bem) vai pro GTE mesmo
Gripen operacional no final da década? Tu acha que os Gripen irão ser armazenados na medida que forem sendo entregues e sô estarão operacionais no final da década? Bah…desisto..não vou te explicar algo que já foi discutido ad nauseam aqui no PA.
Meu, infelizmente, falou besteira, mas tá no seu direito tá?
O 330 não faz coisas que o 390 faz e o 390 faz coisas que o 330 não faz. Se complementam, por isso foram comprados. A FAB é altamente profissional e não faz coisas de orelhada.
Em tempo, os caças não estarão aqui em 2028 e vc sabe disso. Essa data é a provável FOC caso não ocorra nenhuma urgência. A IOC virá antes e se houver necessidade, os vetores que já estiverem aqui, com os armamentos que já estão aqui, serão muito bem usados com os ótimos pilotos que já temos.
Deveriam priorizar combate a incêndios para atuar na Amazônia e servir de vitrine.
A Floresta Amazônica não pega fogo dessa forma. Não é uma floresta em região de clima mediterrâneo. A umidade é imensa.
Na estação das secas pega sim. Servi 4 anos em Porto Velho.
Mas no inverno a humidade vai embora e aquilo ferve, deveriam sim vencer o lobby dos ambientalistas e liberar logo o uso de produtos químicos (como ocorre no resto do mundo) que servem para apagar incêndios com mais eficiência.
Colocar um avião novo pra ficar exposto a intenso calor, fuligem, desgaste, acidente? Melhor usar os gordos pra isso, deveriam sim comprar mais kits, se não me engano, só temos 02.
Mas não é uma das funções do avião?
Portugal está comprando para isso.
Combater incêndios.
Então o avião é sensível ao calor?
MDS… Ninguém compra avião militar de carga pra ser bombeiro…
Se Portugal quisse avião bombeiro ele comprava um freighter qualquer de linha comercial…. (Tipo dc10 tanker)
https://www.reporternaressi.com.br/noticias/super-tucano-da-esquadrilha-da-fumaca-cai-apos-decolar-da-pista-da-afa-em-pirassununga.html
Entendo que o sistema “Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point)” não só calcula a trajetória “balistica” do objeto lançado e, para isso, logicamente, utiliza dados não só da aeronave – tais como altitude, velocidade, aceleração em pelo menos dois eixos, etc, – como também dados da propria carga, como por exemplo, seu peso e provável arrasto aerodinâmico. Resta saber se há um controle automático da aeronave, compensando os desequilibrios no centro de gravidade a cada instante, corrigindo posição dos flaps etc. Alguem poderia comentar algo a respeito?
O C-390 é full FBW, acredito que exista sim essa correção de forma automática pelo FBW. Até porque o C-390 até onde sei possui leis de controle específicas pra cada missão. REVO, Lançamento.
O Fernando EMB poderia esclarecer melhor.
Com a tecnologia que se tem hoje é possível efetuar deslocamento de cargas dentro das aeronaves, sem comprometer a estrutura e a qualidade de vôo. Tecnologia usada desde os anos 80 nós C130, no Iraque.
Parabéns. Acho o KC390 uma aeronave e tanto. Mais um sucesso brasileiro, assim como o super tucano. 👍😀🇧🇷
…” Millenium”…que nome horrível, deviam mudar!!!
Fiz parte do grupo base na estação antártica comandante Ferraz 2005/2006. O avião que nos conduziu e prestou apoio no abastecimento, atravéz do lançamento de carga foi o C-130 O bom e velho Hércules. Gostaria de saber se o KC-390, fará essa missão, tão importante. Abraços
Faz parte escopo operacional kc390 operar na Antartica, acredito que no proximo verao sera feito testes e homologação. Por ter maior velocidade, capacidade de carga/combustivel, reabastecimento aereo, sistema navegacao e controle digital FBW…… Sera um incremento valioso em seguranca e capacidade na operação Antartica. Governar e administrar prioridades, ai esta uma, bem como combate a incendios.