FAB lança vídeo em homenagem ao Dia da Aviação de Caça
O vídeo destaca a incorporação das aeronaves F-39 Gripen à Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um vídeo de homenagem ao Dia da Aviação de Caça, celebrado em 22 de abril.
A data marca o esforço quase sobre-humano daquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros que estabeleceram uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira.
O vídeo destaca a história e evolução, desde essa conquista, até a chegada de uma nova era, com a incorporação à FAB das aeronaves F-39 Gripen, que chegaram este ano ao Brasil.
Tiste considerar o Super Tucano como caça…
Enfim,somos uma força aérea pobre,os Gripens estão chegando. Mas considerar o Super Tucano um caça é de doer a alma.
Mas se eles operam em esquadrões na fronteira e praticamente só fazem interceptações…aliás…frequentes…eles tecnicamente seriam o que então?
Aviões de apoio aéreo aproximado, que são utilizados para interceptação de teco-teco do tráfico por dois motivos:
1- jumentice brasileira (já viu algum A-10 interceptando avião civil nos EUA?)
2- Pobreza brasileira, já que interceptar de F-5 custaria mais caro.
O teu comentário é a comprovação que tu não entende do assunto.
Tu quer que um avião como o A-10, e um caça como o F-5, fossem usados para interceptar aeronaves leves e movidas a pistão ou turboélice?? Como eles iriam escoltar as aeronaves do tráfico? Como iriam manter a velocidade reduzida dos aviões movidos a hélice? O melhor vetor para interceptar essas aeronaves do tráfico é o A-29. Portanto, não fala sobre o que ru não sabe.
De fato, és um inimigo do estado…
Os aviões usados por traficantes (na grande maioria) mal ultrapassam 300km/h. Nessa velocidade tu quer que um F5 intercepte?
Deveria mudar teu nick para inimigo da inteligência.
Vou fingir que não li isso…
Então por que a força aérea americana adquiriu 3 E faz vendas com a fab para outros países?
Por acaso a USAF os classifica como caças? Lá chama-se F-29???? NÃO! Porque será?
E lá se chama F-29? Outros usuários do Tucano o usam para interceptação de aeronaves ilícitas? Já respondendo à segunda pergunta: Sim.
Poha Leandro! Você não cara. Te considero um dos mais inteligentes comentaristas aqui desse blog. Diga que estou errado,que não entendi seu comentário como afirmação que o A-29 é um caça.
Acho que estão fazendo muita celeuma desnecessária. Dentro do contexto e necessidades da FAB, o A-29 faz parte da Aviação de Caça. Antigamente havia a Aviação de Ataque, mas tudo foi unido na caça, é uma realidade das aeronaves cada vez mais multimissão do que dedicadas. Tanto como treinador que forma pilotos e líderes operacionais da Aviação de Caça, como para missões de ataque, reconhecimento, apoio aéreo aproximado, interceptação, ele cumpre missões de caça, mas dentro de uma arena de combate menor, com velocidades menores. A-1 também não é caça na acepção da palavra, voltado mais a aeronaves que caçam… Read more »
Na USAF também havia essa celeuma c o F-111. Os “caçadores sangue azul”, lá, não consideravam os pilotos do F-111 como caçadores.
Mas, amigo, no cenário atual uma das maiores obrigações da FAB é tentar negar nosso espaço aéreo aos voos do tráfico internacional de drogas. E aí, vamos colocar caças supersônicos, com altíssimo custo por hora de voo, para correr atrás de teco-teco que o tráfico usa? Não faz sentido, seria desperdício, burrice.
Essa frotas de supertucanos é muito útil.
Não recordo de dizer que são inúteis. Diaae que não podem ser consideradoa caças! O Gripen,o F-16,Rafale,MiG-29 e outros. Esses são VERDADEIROS CAÇAS!
Não Marcos; qualquer aeronave destinada a “caçar” e abater outros aviões é pura e simplesmente um “Caça”.
Para outra divisão que você expressa aí existe as chamadas gerações de caças.
Então porque é A-29????
Não só é um caça, como também é o melhor caça da sua categoria, sucesso de exportação!
Parabéns aos caçadores da FAB pelo seu dia. SENTA PUÁ!
Sendo o abaixo a lista de armamentos disponíveis ao A-29 constante na relação do Wikipédia, conclui-se que ele é um caça multimissão, com características de ataque a…. Armamentos Metralhadoras: 2× FN Herstal M3P de 12,7x99mm NATO (cada uma com duzentos e cinquenta tiros, instaladas internamente nas asas) Canhões: 1× pod de canhão GIAT M20A1 de 20 mm (sob a fuselagem) Foguetes: 4× pods de lança-foguetes LM-70/19 de 70 mm ou LAU-68 de 70 mm Bombas: Mk 81; BAFG-120; Mk 82 ou M117 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser); JDAM (munição conjunta de ataque direto); SDB (bombas de pequeno diâmetro); Paveway II (guiada por laser/GPS) Mísseis ar-ar: 2× AIM-9L; MAA-1 (homologado); Python 3 ou Python 4 Mísseis ar-superfície: 2× AGM-65; 4× AGM-114 Estações de armas: 5 pontos… Read more »
Apenas por curiosidade: helicópteros de ataque de alto desempenho (Viper, Apache) poderiam ser empregados na interceptação dos Cessnas do tráfico?
A guarda costeira americana e a Border Patrol não tem interceptadores, como será que impedem os aviões dos cartéis de chegarem nos EUA?
Henrique,
Apenas para exemplificar, a Força Aérea Francesa usa o Fennec em situações de interceptação de aeronaves de baixo desempenho (por exemplo, em ocasiões de proteção de eventos na França ou na segurança local de lançamentos de foguetes na Guiana Francesa).
Quanto aos EUA, não sei se era a guarda-costeira ou outra agência/ organização, mas já vi artigos sobre uso de bimotores da aviação civil nessas interpretações, tem até filme (bom) com o Tom Cruise sobre isso, em que ele interpreta um piloto do tráfico.