Guerra das Malvinas/Falklands – 40 anos: Fuerza Aérea Argentina iniciava voos de reconhecimento com jatos Boeing 707
Na Guerra das Malvinas/Falklands, em 1982, a Fuerza Aerea Argentina (FAA) possuia 3 jatos Boeing 707. Embora operassem como aviões de transporte de passageiros e carga, a FAA decidiu usá-los em missões de esclarecimento marítimo e vigilância, para acompanhar a descida da Força-Tarefa britânica rumo às Ilhas Malvinas.
As fotos são do dia 21 de abril de 1982, quando a aeronave argentina TC-91 detectou no visual a FT britânica, por volta das 9:00h da manhã.
Um Sea Harrier do 800 NAS, pilotado pelo tenente Simon Hargreaves, interceptou a aeronave, sem contudo derrubá-la, por causa das regras de engajamento (ROE).
No dia 22 de maio, outro 707 no mesmo tipo de missão teve a sorte de escapar de 4 mísseis Sea Dart lançados contra ele, pois as ROE tinham mudado. Depois disso, os argentinos não quiseram mais arriscar.
Por causa desses voos, um DC-10-30 da VARIG, que fazia a linha Joanesburgo-Rio, quase foi abatido por mísseis Sea Dart, quando passava sobre a FT britânica. A verificação visual feita à noite por um Sea Harrier salvou o avião brasileiro.
INFOGRÁFICO: www.zona-militar.com
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Eu iria fazer um exercício de “e se” no caso de abate do avião da Varig por parte dos britânicos, mas logo depois cheguei a conclusão que a resposta ao fato ficaria apenas nas famigeradas notas de repúdio.
Eu também.
Leonel Brizola estava neste DC-10 da Varig que quase foi derrubado.
O comandante acendeu as luzes internas e o caça britânico viu tratar-se de um avião de passageiros.
Eu pensava que a aeronave da Varig envolvida nesse incidente era um 707, não um DC-10.
Essa estória parece mais conversa de pescador. Anos depois da guerra a RAF iria fazer interceptação de tudo que se aproximasse das Falklands, incluindo aeronaves com plano de voo vindas do Brasil?
Ou pode ter sido uma grande coincidência que eles já estava no ar e foram praticar interceptação.
Faça como eu, fale um monte de bobagens, seja negativado milhão e seja feliz por aqui
Acabei de negativar você e o Clésio.
Kkkkk
Eu acho a estória do seu AMIGO ser “estória de pescador”. Não tive intenção de atacar a sua pessoa.
Depois tomaram gosto e vieram nos incomodar. Os israelenses instalaram equipamentos MAGE nos aviões, permitindo que eles viessem “fuçar” o espectro eletromagnético da FIR Curitiba. Daí as constantes interceptações pelos F-5E do Pampa e do Grupo de Caça.
Quem vinha fuçar ? os hermanos ou os ingleses. Nos dê mais detalhes !!
forte abraço
Ingleses. Tem foto de Typhoon feita acredito eu a partir de F-5.
Por isso digo que é urgente o Brasil comprar sistemas anti aéreos de longo alcance. Três baterias, uma na Amazônia, outra Brasília e uma no extremo sul. Algo como o S-400, o problema é que tudo por aqui parece ser feito para não melindrar nossos “amigos” do dito ocidente e OTAN…
Mato que não tem onça veado anda de dia.
Brasilia? Pra que? defender stf? Congresso? Fala sério
Há seres humanos em BSB que não apenas políticos…
Me explique como um Typhoon veio parar aqui, por gentileza.
Decolou do HMS London de noite, mirou na segunda estrela à direita, voou até o amanhecer e chegou até aqui para dar uma espiada.
Tem fotos ou reportagens dessas interceptações de Typhoons da RAF pelos caças do Brasil? Não lembro de ler ou ver nada sobre isso.
E o Nery se referiu aos argentinos, que várias vezes invadiram o espaço aéreo brasileiro com esses Boeing 707.
Aeronaves inglesas pousavam no RJ quando dava problemas na rota Ascenção-Port Stanley. Uma vez lembro e Tornados ADV. 3 aeronaves. não lembro o ano. Quem vinha espionar com equipamento israelense eram os 707 argentinos.
Filho, de onde você tirou isso?
Os “Hermanos”.
Argentinos invadiam o espaço aéreo brasileiro com Boeing 707. Seria interessante ter sido abatido.
Argentinos com o 707. Não ficou claro?
707 dos hermanos
Boa tarde Sr. Nery.
Eu não sabia disso! Aviões ingleses aproximando-se do espaço aéreo Brasileiro a partir das Falklands?
Quais aviões? E o PAMPA e GAvCa os interceptavam?
Em quais anos isso ocorreu? Existem fotos como o Silvano disse?
Aviões argentinos (esses Boeing 707), que invadiam o espaço aéreo no sul do Brasil.
Ah compreendi, falha minha. Mas mesmo assim eu desconhecia essas investidas dos Argentinos. Obrigado Flanker.
Sim, e os babões adoram apoiar os britânicos com unhas e dentes nessa.
Cara, deixa de paspalhice…o Nery se referiu aos 707 argentinos que invadiram várias vezes o espaço aéreo do sul do Brasil.
O Nery está falando dos Argentinos com seus 707, para quem não entendeu.
Muito eficiente esse tal de Sea Dart Hein! 4 disparados e todos erraram! e o alvo era Boeing 707 kkkkkkkk
Mas derrubaram um Lear 35 nas ilhas.
O Sea Dart vitimou ao menos 7 aeronaves argentinas nas Falklands.
Só a título de curiosidade, a aeronave mencionada pelo Rinaldo Nery foi derrubada pelo HMS Exeter (Type42), que foi a unidade mais bem sucedida no emprego deste míssil naquele conflito.
Ao dito cujo também é creditado o abate de um míssil “Silkworm”, de fabricação soviética, durante a Guerra do Golfo, no que teria sido o primeiro abate dessa natureza em condições reais de combate.
O piloto era o Vice Comodoro De la Colina. O Lear estava liderando uma formação de A-4, pois possuía inercial.
Pois sim, Rinaldo.
Considero uma história de coragem extrema a do Escuadron Fenix… São raros os momentos na história da aviação militar como o proporcionado por eles.
E ele estava acima do teto teórico do Sea Dart. Deu azar.
Alguns diriam que se chama criatividade, mas a dura realidade demonstrou que quase tudo foi improviso da parte da Argentina nessa guerra.
E eu que achava que a FT tinha sido avistada na altura de Salvador.
A guerra das Malvinas tem muita história e causa um fascínio até hoje.
Ucrania derruba um su34 e dois helicópteros.
B-707 / SEA HARRIER / SEA DART
Tradução livre de trecho de The Official History of the Falklands Campaign, Volume 2 Em 25 de abril, um preocupado Fieldhouse [ComemCh] enviou mensagem a Woodward [Comandante da FT]: Reportagem da imprensa brasileira … DC10 da companhia aérea interceptada por Sea Harrier… Aeronave teria se aproximado por trás e por cima antes de ultrapassar e se estabelecer a 50 metros a bombordo. Os passageiros alegaram ter ficado assustados. Solicito comentários. Woodward respondeu: Contato radar aéreo detectado 120 ZZ 250 MN em 231910Z sem resposta IFF. Contato fechando sobre a Força, proa 290 a 485 nós. Visident [Visual Identification] por SHAR [Sea Harrier]… Read more »