FAB reúne mais de 50 aviões de combate em Santa Cruz para o Dia da Aviação de Caça
Neste ano, a Força Aérea Brasileira reuniu no pátio junto ao histórico hangar do Zeppelin, na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), mais de 50 aviões de combate para o tradicional Dia da Aviação de Caça, 22 de abril.
Nas imagens divulgadas, é possível contar 52 aviões dentre os que equipam os esquadrões de caça da FAB: 30 turboélices A-29, 4 jatos subsônicos A-1M e 18 jatos supersônicos F-5M. Dois caças F-39 Gripen recém-chegados ao Brasil deverão se reunir para a ocasião, conforme já publicado aqui.
FONTE: FAB
Colaborou: Rinaldo Nery
Prefere vídeo? Veja aqui e inscreva-se no canal Forças de Defesa no YouTube:
Opa, vai rolar um “elephant walk”? Show!
Séria bem legal principalmente se al menos alguns deles estivessem com mísseis
Está mais para sucata walk
viralatismo On
O que você chama de viralatismo, eu chamo de realidade, ou por acaso tu acha que tu mora na Suécia? O Brasil é pobríssimo, acorda cara, eu rodo por aí, tenho amigos em bancos, supermercados e etc, e as histórias que ouço deixam qualquer um desolado.
Traduzindo: “eu tenho contatos”, kkkkkkk
Claro, contatos são mais que essenciais se você quiser ser alguém na vida. Amigo a vida é um jogo de sobrevivência e você tem que sair vencedor, isso aqui não é um passeio no Éden, se tu vacilar é atropelado sem dó, seja pela própria natureza ou pelas pessoas que te cercam.
Ufa! Ainda bem que vc me chamou de amigo, então.
Tô com a vida ganha.
Valeu, amigo
(contém ironia
E você acha que só o Brasil tem tragédias?
O cara usa o nick de “inimigo do estado” e não gosta de ser chamado de vira-lata? Vira-latismo total!
Tamanduá walk
Muito bacana! Bem que poderiam desfilar pela orla. A cidade vai estar cheia de turistas por conta dos desfiles das escolas de samba, e as praias mais ainda. Recreio, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema Copacabana, Urca…
Uma curiosidade: a Varig chegou a fazer apresentações com voos rasantes em Copacabana na década de 60!
https://youtu.be/_WLMCNTPnxo
Nosso Elephant Walk.
Ontem eu vi dois AMX’s decolando de São José dos Campos e Dois F-5.
Não sei se tem algo relacionado más…..
Na verdade quase toda semana tem o som rasgado nos céus.
Bom demais!!!
Moro em São José também mas nunca vejo esses aviões aqui da zona sul.
Só vejo os da Embraer mesmo quando tem alguma coisa especial.
Eles decolam sempre em direção a serra do mar, certo?
Exatamente.
Ontem saíram 4 como mencionei.
O barulho dos motores é muito alto. Eu moro no Jardim San Marino perto do Pavilhão más meu apartamento fica paralelo a pista.
Eu vejo tudo saindo e chegando de lá.
Já vi A-29, F-5, AMX,tucano, Hércules, KC-390., sem mencionar praticamente tosa família comercial da embraer. enfim.
Pequeno Elephant Walk da FAB, não chega a ser do nível de grande potência mas faz inveja nos vizinhos, a faz .
Nós vizinhos com certeza, mas com a entrada em operação dos gripens e um possível segundo lote deles ficaremos muito melhor.
O Nosso pack será bem forte, aliás como nunca foi!
Gripen E+ Meteor+IrisT+R99M+A330 MRTT ou KC390.
Não tem ou. é A330 MRTT + C-390. Mesmo porque os dois podem operar junto, com o C-390 fazendo missão de transporte de carga a longas distâncias com o MRTT o abastecendo.
Esses Aviões Super Tucano Que De Super Não Tem Nada Fala Sério Sem Comentários
?????…como assim? E teu teclado tá com problema?
“…que de super não tem nada” eu discordo.
Mas, ainda que estejam lotados em esquadrões de combate, chamá-lo de caça acho meio forçado.
Alguns dirão “ah, mas tem armamento interno, e pode levar mísseis ar-ar”. Ok, tem e pode. Mas se o critério for esse, então, B-17 tb era caça e os A-6 Intruder ou os Nimrod (que também podiam levar mísseis ar-ar, ainda que não fosse sua dotação normal mas foram sim considerados para prover-lhes capacidade de auto-defesa) também eram.
#sóquenão
Enfim, nada disso tira o brilho e a importância da data.
Se fosse caça, as matrículas do Super Tucano seriam na série 4XXX. Mas eles usam matrículas na série 5XXX, reservadas ao aviões de ataque da FAB, assim como os A-1. Mas a FAB extinguiu a Aviação de Ataque e reuniu tudo na Aviação de Caça.
Desconhecedor palpitando… Compare ao Tucano e vai ver porque é “Super”, do mesmo modo que Super Hornet, comparado ao Hornet, é “Super”.
Qual é FAB, já fez o mais difícil que é reunir as aeronaves, não custa nada fazer um Elephant Walk com 55 aeronaves. rs
Sonho um dia que este seja todo um contingente de caças de uma única base e nao de toda a FAB kkkkk dias melhores viram
Quando entregarem todos os Gripens, pode ser que Anápolis tenha até mais que isso por um tempo, com 36 caças, 5 aviões-radar, 3 de sensoriamento remoto e quase uma dúzia de jatos de transporte.
Né?! Rsrs
E o pessoal faz uma festa enorme por isso daí… Putz… É por isso que digo, a FAB se tornou um enorme Aeroclube….
Tu comemora, por exemplo, o “baita negócio” do H225M…cada um comemora o que lhe agrada.
Ainda não superou? Putz… Rsrsrs
Como tu não pode argumentar sobre esse assunto, faz gracinha….vê se cresce!
Não… É que é perda de tempo explicar, de novo, pra quem acha bonito e bate palmas, ou se exime, pra qualquer besteira que a FAB faz (pra não se queimar). Melhor brincar mesmo… E tu sabes muito bem, não me falta capacidade argumentativa, nem fatos para comprovar minhas opiniões… No mais, acabou o argumento sobre não ter instalado os IRST nos novos caças “de produção”?! Se tu tiver informações, por favor, do porquê o “plug and play” não rolou nestes dias desde que chegaram… Afinal, não tinha sido tirado só para transportar no navio e depois colocar de volta?!… Read more »
Reprovar na prova da EPCAR, ou da AFA, é foda…
Não aceitar críticas também.
Ainda bem que nunca tentei de fato… E se tivesse, já teria pedido baixa…
Ah, nego, já tentou e não passou. Não tenta esconder. Ou então é problema psicológico.
Você quer dizer virão, não? Corrija o tempo do verbo. Não custa escrever corretamente.
Juntando esse ferro velho não da um que preste.
É alumínio
Hahaha
boa kkkkkkkkk
Caro Fábio
30 destas “sucatas” são as aeronaves mais modernas do mundo em sua classe.
Sem falar naquele maiorzinho bem à esquerda.
Abraço
Baita motivo pra se orgulhar.
Então, os Estados Unidos, que tem uma indústria de defesa invejável, está utilizando a sucata brasileira A-29ST atoa? Caraca, bicho…
Para atacar barbudinho de Ak-47 nem precisava de super tucano, bastava alguns MQ-9.
Ah claro, não é a toa que tu ouve falar sobre ele toda hora é só raciocinar um pouco e ver que tua comparação não tem cabimento.
Bonitas as imagens, e parabéns à FAB por manter essa força nesse nível com tantas limitações que temos.
Mas, por favor!!! Não me inventem essa coisa de Elephant Walk com esses aviões. Se comparada as que os países de topo fazem, vai ser como colocar uma focinheira em um Pinscher e sair às ruas com cara de mau.
Respeito a sua opinião, mas comparar com potências militares é lógico que não né, mas no nosso cenário sul americano ficaria legal , e estamos evoluindo.
Alguns anos atrás, foi feito um “micro-elefantinho walk”…hehehehehe… aqui na BASM. Mas, ficou legal!
Elephant Fioti
Tapir Walk
Linda foto!
Não sei há quanto tempo isso não acontece, mas é muito legal ver acontecer novamente. Disse isso porque, quando adolescente, fui como convidado a algumas comemorações do Dia da Aviação de Caça e do Dia do Aviador na BASC no final da dácada de 80 e início da década de 90, onde vários Mirages III E e D, F-5 E e B, A-1 (AMX), Xavantes e Tucanos. Certamente havia mais de 30 desses exemplares: todos fizeram vôos em formação (todos ao mesmo tempo, passando em formação de várias esquadrilhas em fila) e participaram de demonstrações. Para um garoto de 14… Read more »
Portões abertos na BASC,o último foi em 1996,a base aérea de Santa Cruz abria os portões para o público no dia da aviação de caça, tinham apresentações dos tucanos da esquadrilha da fumaça,f5,mirage,AMX entre outros. Desde então nunca mais houvi falar em um portão aberto ao público.
Também assisti umas duas demonstrações como as que você descreveu. Inesquecível!
Também acho que deveriam abrir para o público em geral.
Já tem quase trinta anos que não ponho os pés na BASC, mas lembro perfeitamente das sensações: cheiro de querosene queimada, rugido de turbojatos com afterburner ligado, acesso aos caças (com direito a subir a escada para ver a cabine). É realmente um evento sensacional para quem curte aviação
Linda imagem!
Falem o que quiserem, mas dá orgulho de ver uma foto assim!
A propósito, quantos A-29 ainda existem no inventário da FAB?
Cerca de 90.
Obrigado
A-29 ser chamado de treinador disfarçado só demonstra que você…
Chamar o a29 de treinador mostra tanto conhecimento quanto chamar o f35 de avião invisível.
Parabéns!!
Você se engana meu nobre amigo. Quem leva armamento nos seus pilones não se enquadra apenas como “treinadores”. Mas respeito o seu modo de pensar, pois tens a visão limitada, por não participar desse seleto grupo de pilotos de caça. “Pífios” jatos de ataque. Kkkk. Quando você nascer novamente e conseguir virar um piloto de caça da primeira linha da FAB, a gente continua essa conversa.
Não é temerário colocar toda nossa aviação de caça junta?
Vai que os argentinos mandam um Pucara!!!!
Armados com mísseis hiper sonicos, esse é meu medo.
Olha, você está zoando, mas um único pucará armado com bombas, foguetes e canhões acaba com tudo isso em umas duas passadas no máximo.
E como vc imagina 1 Pucará voando da Argentina até Sta Cruz? Nao tem capacidade REVO, vai invadir o espaço aereo desde o Sul……parem de escrever qqr coisa que vem à mente, tenham filtro, meninos
Meu caro, eu acho, só acho, que o outro colega foi irônico…
Espero que a FAB faça um vídeo bem legal a respeito e disponibilize VÁRIAS imagens do evento, não aceito menos que isso! Kkkk… Viva a caça!
Pergunta, alguém aqui do Aéreo estará por lá tirando aquelas fotinhas maneiras pra nós?
pqp, a força de avioes de combate da fab cabe numa foto!
José,
Dos aviões de combate que estão efetivamente disponíveis pra voo e cumprir missões (porque a qualquer momento uma parte da frota está em alguma fase do ciclo de manutenção) acredito que a foto tenha uns 3/4 do disponível. O restante dos disponíveis permaneceu em suas bases para cumprir alerta e outras missões, como adestramento.
Já em relação à frota total de aviões de combate, aí tem entre 1/3 e metade, dependendo do tipo de arronave.
entao, como eu disse apenas combate, e vc presume q ai esteja 75%, vc concorda que os outros 25% caberiam nessa foto tranquilamente?
Acho que acabaria o espaço no pátio, ou a foto tem que ficar ainda mais distante, prejudicando a visualização das aeronaves individualmente, teria que ampliar muito.
José, só pra deixar claro, eu comentei sobre o que dizia especificamente em seu comentário, sobre as fotos reais da matéria, não sobre se os demais caberiam também numa hipotética outra foto.
Entendi, mas caberia, ate mesmo sem distanciar para tirar a foto.
KC-390 na Janes
https://www.janes.com/defence-news/defence/latest/rokafs-airlift-acquisition-to-draw-diverse-capabilities
um terço de cada modelo, do total de caças da fab esta ai estacionado.
Estará aberto a visitantes?
E pensar que isso aí é praticante toda a aviação de caça do brasil.
Velha e reduzido Força Aérea Brasileira…
Se continuarem negativando eu comentário não demora muito e vou ter ais dislikes que a Força Aérea te aviões lol
Falou verdades mas geral prefere te negativar por falar a realidade.
Realidade de um civil frustrado que não conseguiu ingressar no seleto grupo de pilotos de caça da FAB.
E bota seleto nisso.
Estatisticamente é mais fácil virar piloto nos Estados Unidos ou Russia do que no Brasil tão poucos aviões tem aqui para voar.
Se falat que uns 40% daquela foto são Super Tucanos apenas para encher linguiça na foto.
Desde quando turbo prop feito para COIN é considerado caça?
Em 1954 havia nessa base 40 F8 e 2 TF7, todos jatos e uns outros tantos em Canoas e e Fortaleza. Numericamente regredimos.
claro. Um F5 EM vale no mínimo uns 10 F8. Faz as contas ai agora
Quanto aos números e quantidades, que alguns questionaram, hoje são os seguintes números de aeronaves ativas:
42 F-5M
11 A-1M
87 A-29
Total de 140 aeronaves
A disponibilidade, à partir deste total, somando-se todos os modelos, varia entre 60 e 75%, ou seja, 84 a 105 aeronaves.
Uma dúvida: Não seriam 14 A1M?
Eram 14 a ser modernizados, mas a modernização se limitou a onze aeronaves. O calcanhar de Aquiles dessa aeronave é o motor. Não pelas qualidades, durabilidade e confiabilidade. É um ótimo motor. O problema é que a R&R descontinuou o mesmo há bastante tempo e também encerrou o suporte ao mesmo há alguns anos. Assim, as peças escasseiam e se tornam mais caras de forma contínua.
Flanker, esta quantidade de 11 aeronaves modernizados já está confirmada oficialmente ? Ou extra-oficial por alguém ligado aos esquadrões que as operam ou EMBRAER ?
Quiz dizer conclusão do programa de modernização do AMX em 11 aeronaves.
Não vi nada oficial, mas extra-oficialmente, sim. E faz bastante tempo desde a entrega do 11° exemplar e depois dele, mais nada.
Obrigado.
Prezado Flanker,
Perguntei porque li recente entrevista de um TB mencionando a quantidade de 14 e que os problemas de motores poderiam ser amenizados com os motores e peças das demais aeronaves estocadas.
Não foram adquiridos 99 A-29?
12 cairam?
As perdas foram bem significativas nos anos iniciais de operação do A-29 na FAB. No primeiro acidente, em 2007, de duas esquadrilhas de 4 aeronaves cada, uma foi pega por uma tempestade, causando a queda de uma e o pouso de emergencia das outras 3. Todas não tiveram condições de recuperação. Houveram outros vários acidentes em todas as Unidades aéreas operadoras do modelo, incluindo o EDA. (somente o IPEV não teve perdas com seus 2 exemplares do modelo que operam lá).
Agora, já faz um bom tempo que não se tem acidentes com A-29.
Li em algum lugar que 7 desses F-5 estariam para ser desativados ainda este semestre. Procede tal informe? Obg.
Sim, mas não são 7, o número está errado. São 5 F-5EM. Os outros 2 são um F-5E ex-Jordânia, que nunca entrou em operação na FAB e um F-5FM, o 4806, que já estava inoperante desde 2016, ao “pousar sozinho” em uma campo próximo à BASC, após os 2 tripulantes ejetarem. A aeronave sofreu danos, mas sua recuperação foi considerada e, no ano passado, chegou a ter uma licitação para contratar uma empresa que faria o serviço. Porém, pelo jeito resolveram economizar esse dinheiro. Assim, restam 37 EM e 5 FM.
Ficou bonito! Lembra aquelas fotos dos anos 70 na mesma base.
Viva o 22 de Abril!!!
O Brasileiro e um povo estranho mesmo, quando a FAB não faz algo desse tipo reclamam, quando faz reclamam do mesmo jeito ou ficam de piadinhas.
É complicado.
Concordo inteiramente com você. Falta sensibilidade pra alguns perceberem que a FAB está em reconstrução e tirando o atraso das últimas décadas, que foi grande, é verdade, mas em pouquíssimo tempo estará com Gripen E armado com Meteor e IRIS-T em baixo das asas.
Há viúvas de F-16 até hoje choramingando e continuarão por muito tempo, fazendo força pra não enxergarem que o Grifo está entre os caças mais letais da atualidade. Azar o deles!
O segredo é reclamar, cobrar sempre, estamos bancado. Nunca se canse de cobrar.
Como bom Brasileiro, cheio de direitos, porém sem nenhum “dever”.
Somos nós que estamos pagando por isso, então tem que se cobrar mesmo, do contrário é conivência com maus feitos, dinheiro público mal aplicado, com retorno tecno-industrial duvidoso, para dizer o mínimo…
E esse é o problema do brasileiro mediano, bater palmas pra qualquer besteira que lhe mostra….
O Rio de janeiro todo merece uma apresentação de gala dos novos caças Brasileiro. E viva a aviação de Caça!!!!!!
Vai ter Elephant Walk? Parece que a FAB tá aprendendo como faz as coisas. Chega de desfile xinfrin com meia dúzia de aeronaves
Alguns aqui parecem saber tudo de aviação de caça mas não sabem nem a Língua Portuguesa:
al menos => correto: ao menos / Viram – Verbo vir está conjugado errado. Correto => virão / Atoa – correto => à toa. ****** Educação Brasileira está um lixo mesmo !!!
Estara aberto ao publico??
É por isso que a FAB perdeu, de fato, o que lhe restava de credibilidade, ou respeito… Rsrsrs
Se tornou uma grande guarda aérea nacional, que na melhor das hipóteses serve para policiamento aéreo e de fronteira… Rsrsrs
Pô, dos “mais de 50 aeronaves de caça”, 30 é de Super Tucano, putz!!! 🤦♂️
Tá Çerto!!! Rsrs
Que dureza não ter sido aprovado no concurso da EPCAR, ou da AFA…
Tá explicado então 🤣🤣🤣
Dureza é não aceitar críticas^2.
Não concordo com as críticas. De fato, das FFAA, a FAB vem conduzindo muito bem a reestruturação e aquisição de meios. Peca apenas na quantidade, mas sabemos as razões disso. Só que nesse forum de discussões há apaixonados por aviação em diversas carreiras do mundo privado e do setor público que não necessariamente foram reprovados na EPCAR ou na AFA.
Soa, no mínimo, bastante arrogante e infantil esse tipo de provocação, ou seja lá o que for isso.
Então, só discordo da parte “a FAB vem conduzindo muito bem…” não faltam fatos que comprovem o contrário… Mas é aquela estória, cada um tem sua opinião, respeito, mas discordo.
Até mais!!!
Amigo, não sei há quanto tempo você posta aqui. Esse Wellington é figurinha conhecida há anos, um marreta profissional da FAB. Sim, tenho quase certeza que é alguém frustrado ou com algum problema quanto à Força Aérea do País dele. 99% dos comentários do caboclo são negativos. Já cruzou a linha do razoável. Não há nada de arrogante ou infantil na minha afirmativa, pois ele merece. Se você não gostou, vá visitar o Brasil 247.
Como vc é educado e ponderado em seus argumentos! Não espanta o Aeroclube estar na situação que está. Bom… vc já pulou fora dele.
Se pelo menos tivesse tentado… Mas acho que, pelo histórico das coisas, já teria pedido baixa… E não é nem pelo salário, é porque até voar tá difícil… E quando se voa… Putz… O senhor sabe disso, o que não falta é piloto indo pro privado (como você mesmo), ou mesmo outros segmentos do serviço público… Conheço diversos que fizeram isso… Então, menos….
É meu amigo. Só você nascendo novamente. Não deu pra ser piloto de caça dessa vez né? Sorry guy.
É por aí, Willian. E o caboclo tem defensores aqui.
Essa foto é deprimente. Nossa aviação de caça se resume a F5 e super tucano. Os gripens vão chegar em conta-gotas e mal vão dar pra repor os poucos F5 que já estão dando baixa.
E por mais que o gripen seja ótimo, 36 unidades pra um país do tamanho do Brasil é uma piada de mau gosto.
É muito descaso com a defesa…
Parece que quem menospreza o que temos de bom , está com dor de cotovelo por não ter entrado na FAB! ! Este é nosso país e temos orgulho da nossa FAB! Vários comentários para diminuir o que é conseguido com grande mérito!! É… parabéns aos pilotos pelo patriotismo !! FAB ! A mais bela!!! 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 💚 💛 💙
Parabéns, Maria! Alguns vão vestir a carapuça.
Servi nesse abençoado quartel. 1970/72. Excelentes lembranças.
A TV Brasil (EBC) irá transmitir às 9:30 hrs de 22-abr-22 a solenidade de entrega dos Gripen’s de Sta. Cruz e poderemos visualizar o imponente hangar!
Cerimonia Ao Vivo
https://www.youtube.com/watch?v=CC1A1JPabCA
Bela imagem!
Pena ver apenas 4 AMX 🙁
Assistindo a cerimônia na TV Brasil…
Os Gripens estão sem o IRST…
Achei os cones do nariz curvados para baixo…estranho…
Supremacia aérea
Parabéns FAB…