Saab recebe pedido de atualização dos caças Gripen C/D
A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para garantir a operação contínua do JAS 39 Gripen C/D e fornecer aprimoramentos de capacidade para preservar a relevância operacional da aeronave de combate. O valor do pedido é de SEK 500 milhões
O Gripen C/D é o sistema que será usado por muitos anos na Suécia e em outros países que adquiriram o Gripen. O desenvolvimento também é feito para garantir ainda mais uma solução econômica em relação à construção, projeto e aquisição.
“O Gripen C/D é a espinha dorsal das Forças Armadas Suecas hoje e continuará sendo por muitos anos, então este é um pedido importante onde garantiremos a operação contínua e a relevância operacional do Gripen C/D”, diz Jonas. Hjelm, Head da área de negócios Aeronáutica da Saab.
O objetivo do pedido é iniciar a implementação da atualização para atender à necessidade das Forças Armadas Suecas de manter a alta capacidade e disponibilidade contínuas do Gripen C/D até 2035.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar as nações a proteger suas populações e contribuir para a segurança de pessoas e sociedades. Com 18.000 funcionários talentosos, a Saab desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro, sustentável e justo. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas sofisticados em aeronáutica, armas e sensores, bem como sistemas de gerenciamento e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia, mas possui operações globais por meio das quais a empresa contribui para as capacidades de defesa de muitas nações.
DIVULGAÇÃO: Saab
Será que vão colocar o Wide Area Display que tem na versão E/F?
Eu não porque fazem tanto alvoroço em cima desse WAD (até isso, criaram até acrônimo para a tal “tecnologia”). O WAD é uma tela como outra qualquer.
não sei pq vc ta chorado aqui numa simples pergunta… vai mata aula e trolar o diretor que tu ganha mais
Adicionaria muitos custos. Pelo valor referido deve ser algo mais modesto.
Se eu não estiver enganado o projeto do
GRIPEN ficou um (1) bilhão (não sei se de dólares ou reais) pela insistência da FAB da inclusão do WAD.
Jurava que eles iam transformar os gripen C na versão E e manter as versões D para treinamento. Pelo visto me enganei. Lembro que foi levantada essa possibilidade.
Transformar um C em E é mais fácil que transformá-lo em um F-15, mas ainda assim, quase impossível.
Externamente são muito parecidos mas estruturalmente são diferentes. Não seria possível transformar um C em um E.
A relação do Gripen C para o E é a mesma do Hornet para o Super Hornet, são aeronaves na prática novas.
São aviões diferentes, embora parecidos, análogo a querer transformar um F-5 num F-20.
A primeira imagem da reportagem é bem bacana, lembra-me o F-20 sem os canards é claro.
E também, o Gripen sendo atualizado é um bom sinal, tem muita lenha para queimar ainda.
Isto é muito interessante. Mostra para nós que a Suécia se preocupa em manter e aumentar as capacidades de suas aeronaves, de forma constante, durante todo seu ciclo de vida.
Isto está acontecendo com o C/D e acontecerá com os E/F.
Ou seja, quando chgar a vez do F-39 receber atualizações, a Suécia fará. Não será necessário tomarmos a dianteira, criando um projeto próprio de modernização, como fizemos nos F-5, A-4 e A-1. Caberá a FAB contratar estes upgrades.
O ideal será tentarmos trabalhar em conjunto nesses upgrades.
Assim foi com AMX. Os italianos atualizaram o deles, o Brasil não.
O Brasil atualizou seus AMX, só que não em conjunto com a Itália.
Os italianos atualizaram seus AMX ainda na época da construção das grandes pirâmides. O Brasil o fez alguns milênios depois.
hahahaha! Tenho que concordar!
Comparar laranjas com bananas é possível mas descabido. Ambas são frutas e paramos por aí. O AMX foi outro vetor, com outro país, em outro tempo, para outra função, etc, etc.
Acredito que com o que for aprendido na fabricação e montagem dos Gripen’s, mais o know-how na modernização de outros caças, será mais fácil atualizar os F-39 quando necessário – será a espinha dorsal da FAB por longos anos.
Mestre Zorann, entenda-se que a dita atualização c/D é para tra,e-los ao padrão de avionicos da versão E/F…para eles no momento e pelo tempo, não compensa comprar mais Versão E e sim atualizar a frota já existente para este padrão
Realmente, espero que a FAB mantenha-se em pé de igualdade e em parceria com a SAAB no tocante as atualizações sensíveis para o Gripen E/F. A FAB sempre teve uma tendência em operar os seus meios de forma genérica, sem atualizações críticas.
Tardou no AMX, necessita fazer isso no Super Tucano ao meu ver, e está dando exemplo nos E/R-99M.
No cenário atual, qual é a tarefa crítica que o ST precisaria fazer e não faz por não ter sido ainda atualizado? Quais seriam as atualizações fundamentais a serem feitas nele?
No cenário atual que a FAB os emprega, ele é capaz de cumprir todas as tarefas. Mas no cenário de amanhã, do qual nenhum de nós é capaz de prever, acredito que caibam melhorias como a instalação de blindagens, incremento de capacidades de guerra eletrônica, integração de novos armamentos e sensores, como aqueles guiados por laser, bem como verificar a necessidade de um overhaull ou melhorias no motor, sistemas embarcados dentre outros.
Ele já possui blindagem de cerâmica. É removível. Não utilizamos em tempo de paz porque causa muito arrasto. Aliás, foi desenvolvida pelo Diniz, 01 da minha turma.
Interessante Sr. Nery. Eu desconhecia, eu imaginava que a blindagem deveria vir da fábrica e que não seria removível.
Achei essa matéria que fala sobre o assunto: Brasil desenvolve blindagem para seus ‘Super Tucano’ (infodefensa.com)
Outro artigo interessante, inclusive o site é muito informativo:
Modernização do Super Tucano – Sensores (sistemasdearmas.com.br)
Se procurar na página verá toda a sequencia destes artigos bem como outros de diversos temas.
São aquelas placas q aparecem na fuselagem dos A-29 do Afeganistão.
Exato, cumprem a função a que se destinam. Se não podemos prever o futuro mas fabricamos o avião, se surgir alguma ameaça, podemos fazer o que o vetor precisar. No momento, a FAB tem outras prioridades para essa verba como os Gripen, KC390 e 330.
A agência de aquisições do Min. da Defesa da Suécia (FMV) deu mais informações. O pacote de modernização a verão C/D terá sistemas do “E” bem como haverá outras contratações suplementares relativas aos caças ao longo do ano:
https://www.fmv.se/aktuellt–press/aktuella-handelser/uppgradering-av-gripen-cd/
Exato, vão atualiza-los para o padrão E que está novinho em folha…trazer para a mesma avionica
Vários destes modernizados serão, posteriormente, vendido para forças aéreas menores, fato.
Uma pena que os operadores de Gripen não sejam numerosos…
Isto diminui a necessidade dos suecos de encomendarem mais um lote do Gripen E e se a Suécia de fato entrar para a OTAN, sou capaz de apostar que pelo menos um lote de F35 eles comprarão.
Isto pide indicar:
Demora superior ao esperado para entrada versao E full.
Pouca vantagem da versao E compensando atualizar versao C.
Pudim ameacando diretamente Suecia e nao da esperar versao E pelos motivos acima e demora entrega./fabricacao.
Custo alto versao E, perdendo pedidos importantes , nao gerando escala.
Preco e vantagem tecnica F35.