VÍDEO: Caças russos Sukhoi Su-30SM e Su-35S operando na Ucrânia

77

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou mais um vídeo dos caças russos Su-30SM e Su-35S realizando surtidas nos céus da Ucrânia.

Foi informado que os aviões atingiram uma sistema de defesa aérea Buk-M1 do Exército Ucraniano.

O vídeo mostra o Su-30SM armado com bombas burras e o Su-35S com mísseis ar-ar e antirradiação.

https://youtu.be/gkYoH-4a-as

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Um caça de geração 4++, a ponta de lança da força área russa ainda está lançando aquelas bombas burras que parecem um botijão de gás !?

comment image

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Mirade1969

Eles devem ter um estoque muito grande destas bombas do tempo da URSS e porque não usar? são baratas, já estão pagas e causam destruição também. Acredito eu que se usam as bombas guiadas para alvos mais dificeis e prioritários.

PRAEFECTUS

Cena dramática…

https://youtu.be/R9dODtoD6sM

Salvem o link do canal. Vídeos novos a todo instante.

Grato

PRAEFECTUS

Está aí a máquina…

https://youtu.be/jV57Y8jU7gI

PRAEFECTUS

Ops…errei, agora sim…

https://youtu.be/oYN3azR4frI

Chris

Perderam vários aviões por causa disto.

Com elas, os pilotos são obrigados a voar perto dos alvos.

Marcelo M

Exato. Principalmente se se trata de uma guerra punitiva, na qual o objetivo é matar civis e causar o máximo de estrago em alvos sem relevância militar, com a finalidade de aterrorizar e punir a população civil pelo interesse em se aproximar politicamente do ocidente, e se afastar do jugo Russo depois de todas as atrocidades que sofreu.

Rinaldo Nery

¨Objetivo é matar civis..¨ Você bebeu? Fumou? Larga o copo! Onde você busca informações? Na Globo?

Marcelo M

Engraçado, só se identifica a motivação a partir do resultado das ações. Salvo se você tiver uma linha direta com o Putin, o que deve ser o seu caso, já que se manifesta com tanta intensidade. O fato é que usar bombas burras em áreas densamente populosas é claramente retrato de um descompromisso total e absoluto em evitar baixas civis. E sim. Esta é a melhor resposta para a pergunta: porque não usar?

paulo lahr

Esta guerra é totalmente o oposto do que vc falou.

Jodreski

Bom… sua linha de racionínio faz total sentido, o que não faz sentido é que essa possível economia em armamentos está levando a VKS ter vários jatos de milhões de dólares abatidos na Ucrânia. Economiza-se em armamento e pulveriza o jato e sua tripulação, não sei até onde é uma economia inteligente.

_RR_

Antunes,

A questão sempre é gastar a munição naquilo que vale a pena… Na maior parte das ocasiões em combate convencional, utilizar ‘ponto de impacto continuamente calculado’ ( ou o ‘ponto de impacto continuamente computado’, que seja…) resolve a situação, garantindo considerável precisão com bombas comuns.

Vale lembrar o uso dos A-29 pelos colombianos, no combate contra as FARCs.

Rafael Cordeiro

Concordo que utilizar os modos CCIP e CCRP conferem certo grau de precisão a bombas burras, mas expor um vetor de alto valor como o SU-35 apenas para economizar no armamento, parece no mínimo estranho, estrategicamente falando. Um SU-35 derrubado teria o valor de quantas bombas guiadas? E a questão moral das tropas (tripulação muitas vezes capturada pelo inimigo) e até mesmo a confiabilidade no equipamento que fica em xeque, não conta? (Ainda mais numa das guerras mais valiosas que é a da informação) Vale lembrar que o teatro de operações colombiano e ucraniano é totalmente diferente, geralmente o A-29… Read more »

_RR_

Rafael, Sim. Utilizar um ‘Flanker’ nessa situação pode parecer algo sem sentido, mas se considerarmos a necessidade de um vetor que entre e saia rápido de um espaço de batalha ainda contestado, somadas as limitações claras da quantidade de material disponível aos russos deslocados para as operações na forma de aeronaves e munições (algo perceptível pelo desenrolar dos eventos)… Considerando tudo isso, é possível entender a utilizar aeronaves da família ‘Flanker’ nesse perfil. Utilizei o exemplo do A-29 apenas em alusão ao CCIP e CCRP e destacar a considerável precisão desses meios. Não tinha a intenção de comparar desempenho do… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Os super tucano tem feito sucesso usando mais foguetes e bombas burras que armas inteligentes.

Marcelo M

Importante ressaltar que no meio da floresta a margem de erro pode ser bem farta. Bombardear um acampamento das farc e errar, na pior das hipóteses, vai comprometer a vida selvagem. Não a morte de civis inocentes. Muito diferente de bombardeio em cidades e centros urbanos. Ali os EUA mostraram que mesmo as armas de precisão podem acabar atingindo alvos civis, imagina-se bombas burras.

Henrique

Aquilo nas pontas das asas seriam jammers?

DSC

Henrique,

sim, isso mesmo.
São pods de ECM que operam nas frequências de 2 a 6 GHz (o sistema ECM interno do Su-35S opera entre 6 e 20 GHz).

DSC

http://5b0988e595225.cdn.sohucs.com/images/20180307/6914c5e81aec43c7a8edddb700c08833.jpeg

https://www.keymilitary.com/article/best-breed
“…
The VKS Su-35S fleet is also equipped with KNITRI L265 Khibini-M self-protection jammers, consisting of built-in and podded components. The former are used to create a variety of jamming signals in the H and J frequency bands (covering the frequency range from 6 to 20 GHz) while the latter, seen on frontline aircraft for the first time in late 2015, are housed in wingtip pods and said to cover the E to G bands (2 to 6 GHz), useful for group protection.
…”

Last edited 2 anos atrás by DSC
JSilva

O que me chamou atenção foram os R-77-1, eu tinha impressão que aquelas treliças ficavam fechadas e só eram abertas no momento do disparo, será que isso não gera muito arrasto e diminui a vida útil do míssil?
http://sistemasdearmas.com.br/aam/r77trelica.jpg

Bardini

Mais um vídeo em que as numerações das aeronaves foram censuradas…
.
Em um vídeo divulgado anteriormente, uma das aeronaves havia sido abatida.

Reinaldo Deprera

Tentativa clara de evitar que os ucranianos continuem calando a boca do império da rússia com imagens que comprovam os números reais das baixas russas.

Inimigo do Estado

É, e daí? O caça é da Rússia ela usa como quiser.

Antunes 1980

Esse vetores bateram sem dó nos envelhecidos SU-27 e MIG-29 ucranianos.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Maurício.

Antunes, mas será que teve combates aéreos entre esses caças? Eu acho que nem chegou a ter combates ar-ar, quanto aos envelhecidos Su-27 e Mig-29, era o que a Ucrânia tinha, portanto, não tinha como os Su-35 abaterem outros caças se não esses.

Vinicius Momesso

Quando o MoD da Rússia começou a mostrar os vídeos das missões, muitos Su-35 voltavam com praticamente todos os mísseis com que saiam.

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
paulo lahr

provavelmente não usaram os ar-ar

Paulo1

Nossa

Vinicius Momesso

Até agora quase todos os Su-27 e Mig-29 foram perdidos por fogo anti aéreo, que por sinal, estão funcionando muito bem.

Felipe

fonte?

Kommander

Sabe o que me deixa P* da vida? É ver o quanto essa guerra e outras já mostraram o quão superioridade aérea é importante num conflito, e mais ou tão quão importante quanto superioridade aérea é ter uma defesa AA descente, mas o Brasil vive no mundo da lua, única coisa que os caras sabem investir é em aumento de salário.

Ivanmc

Melhor comentário dos últimos tempos.
Tem muita coisa envolvida no BR, para mudar algum dogma.

Maurício.

Muita corrupção, teve até dinheiro da defesa indo para campos de futebol com grama sintética e capelas, o Brasil em termos de defesa é uma piada.

Rinaldo Nery

Se você tem provas da corrução denuncie no MPF.

Rinaldo Nery

Quem negativou também.

Maurício.

Rinaldo, saia do seu grupo de whatsapp e pesquise! 😉

Rinaldo Nery

Vai no site do STM e veja lá as ações, denúncias e condenações. Tem algumas, sim. Mas não da forma como você afirma.

Ivanmc

Pois é, aqui o problema é endêmico.

Henrique

Caro Kommander, e o Brasil tem tensões políticas ou geopolíticas com quem? Comprar equipamentos para ficarem obsoletos sem uso também não adianta e alimentar a megalomanice igual a Marinha que quer um NAe sem sequer ter meios decentes de superfície tb não dá. O que precisamos ter, e creio que vc irá concordar comigo, é de fato uma Política de Estado decente que priorize o desenvolvimento tecnológico, indústria local e planejamento para não ficarmos dependentes de nenhuma potência (lembrem da Argentina quando não conseguiu repor seus Exoset’s nem munição para seus aviões. Se pegarmos como exemplo a Turquia já será… Read more »

Willber Rodrigues

“(…) que priorize o desenvolvimento tecnológico, indústria local e planejamento para não ficarmos dependentes de nenhuma potência ”
Desenvolvimento tecnológico: ficarmos 30 anos desenvolvendo um ATGM, e ainda não o termina-mos.
Ficarmos dependentes de nenhuma potência: Gripen, Tamandarés e Riachuelos recheados com tecnologia importada, dá pra contar nos dedos o que tem de nacional nesses meios.

Henrique

Vc leu o que mencionei sobre **** Política de Estado ****? Parece que não.
Não estou falando de nosso modus operandi de sempre que empurra projetos, sem real demanda das forças, até ficarem obsoletos.
Pois bem, continue comprando tudo e se mantenha refém de uma cadeia logística externa, a pandemia mostrou bem isso.
Se não gostou de exemplos como China, Israel e Turquia mantemos então o status quo de sempre, quando meios se tornam totalmente obsoletos compramos de prateleira …. sendo um país que poderia exportar tecnologia e não somente commodities.

Willber Rodrigues

Sim, eu sou totalmente fãn de países como China e Israel, que investiram pesado em tecnologia militar. Principalmente a Turquia, que em 20 anos virou o 3° maior exportador de drones do mundo, e Israel, que compra seus meios de fora, mas o “recheio” e a eletrônica são todas “made in Israel”, sem ToT’s mirabolantes, se concentrando em tecnologias que realmente importam, como radares e sensores. O problema é que o Brasil segue a direção CONTRÁRIA. Compramos ToT’s caríssimos de submarinos e fragatas, enquanto importamos sensores, radares, sonares e mísseis. Mas se é pra passar mais de 30 anos desenvolvendo,… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Não precisa muita coisa, no ruim apenas o suficiente para fazer doutrina como se diz. Más no caso se anti-aérea de médio e longo alcance nem para isso temos.

Willber Rodrigues

Relaxa. Quando terminar a 5° Guerra Mundial, o EB vai terminar aquele grupo de estudos sobre a AA que melhor se adequa a nossas necessidades. Depois disso, é só esperar mais uns 30 anos pra comprarem essa AA com ToT, e comprar-mos meia dúzia de equipamentos a peso de ouro.
Ainda bem que temos a FAB, que, mesmo demorando, se mexeu e hoje esta recebendo um excelente vetor de 4° geração ++.

Last edited 2 anos atrás by Willber Rodrigues
leonidas

Osso mesmo é ouvir nego falando: – Mas o Brasil não tem inimigos na AL e dentro dela somos os que possuem o caça mais moderno.
Quem usa este tipo de argumento para justificar a omissão CRIMINOSA do estado brasileiro no tocante a sua defesa, ou usa a AL como parâmetro para comparação do que seria forças armadas minimamente dignas deste nome, só pode ser um humorista ou alguém com sérios ( e irreversíveis) problemas cognitivos…

Willber Rodrigues

“Osso mesmo é ouvir nego falando: – Mas o Brasil não tem inimigos na AL e dentro dela somos os que possuem o caça mais moderno.” Sabe o que é o pior MESMO? Quando você vê milico usando essa desculpa, como eu já ví muitas vezes na trilogia. Já ví várias vezes milico dizendo que, “com a estratégia certa, nossos Leo1A5 derrotariam um T-90 ou Abrams”. É sério, já lí muito esse tipo de desculpa aqui, não to inventando isso. O mundo lá fora desenvolvendo armas laser, forças espaciais, drones controlados por I.A. e já pensando em caças de 6°… Read more »

Kornet

Pior que isso é a torcida que bate de pé junto que somos aliados da Otan e quem pode nos atacar é a Rússia e a China (se vem que essa não é muito confiável, rs).
Enquanto o Brasil ficar nessa infantilidade de achar que tudo é todos nós amam estaremos ferrados.

_RR_

Kommander, A artilharia anti aérea apenas pode dificultar o progresso de uma força aérea organizada, e é isso… Não a deterá, na prática… Há exemplos claros desse raciocínio, como a operação Desert Storm. Muito mais importante, penso eu, é ter um núcleo duro de aeronaves no estado da arte, com equipagens bem treinadas, que pode desferir golpes decisivos ao atacar instalações vitais ou impor perdas a aviação adversária. E isso, mesmo que aos trancos e barrancos, o Brasil está fazendo… A obtenção da superioridade se constitui no básico, claro… Mas a questão é como conseguir isso. Trata-se de uma analise… Read more »

Silvano

Posso ajudar?

Os Exército Vermelho foi o primeiro a chegar no Reichstag em 1945.

Em abril de 1945, a última grande batalha na Europa resultou na conquista de Berlim pelos soviéticos, no suicídio de Adolf Hitler e na queda do Nazismo.

Os generais Zhukov e Konev lhe mandam lembranças.

Vinicius Momesso

Que desperdício tanto do Su-30, quanto do 34 e 35, indo contra aquilo para o qual foram projetados. A super manobrabilidade e as contra-medidas, não adiantam de nada se a aeronave insistir em voar a baixa altitude.

Maurício.

A família Su-27 já é velha, mas esse Su-35 é bonito, apesar de um projeto antigo e um rcs grande, é um baita caça.

Luís Henrique

Rcs do Su-35 não é grande. É várias vezes menor que o do Su-27 e F-15 antigos.
Pesquise todos os trabalhos que fizeram nessa área… fizeram muita coisa, muito uso de materiais compósitos, materiais RAM, etc.

Mirade1969

Só para lembrar que que não só a forma mas também os materiais empregados ajudam na furtividade sendo que do Su-27 para Su-35 foram trinta anos de diferença tecnológica.

Maurício.

Luís, podem ter reduzido o rcs, mas caças como Su-27 e F-15 sempre foram árvores de natal piscando no radar, não tem milagre que reduza tanto o rcs, pega o Gripen E e compara com os “novos” Su-35 e F-15EX, o do Gripen continua sendo menor.

Cristiano de Aquino Campos

Caças de diferentes categorias. Não se deve comparar. Os Russos na época do FX não deviam entender o porquê do Brasil com a dimensão que tem preferir caças leves ou médios aos pesados que tem maior alcance e levam mais armas.

Felipe

Pega o Gripen E ou um F-16 Viper e coloca dois tanque enormes de combustível para ter a mesma autonomia de um Su-27 ou F-15 e compare daí o RCS….comparam o RCS de caças desarmados e sem tanques

Chris

???

SU-30, 35 e ate o 57, nao são apenas derivações do SU-27 ?

É o que eu leio por ai… heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Rinaldo Nery

Imagino que os russos fizeram um Exame de Situação, antes, p saber o que esperar. E, todo conflito tem um Estado Final Desejado. Se os russos não previram isso (acho que previram), estão ferrados.

RENAN

No que vi e cheguei a conclusão que a Rússia tem o objetivo de a Ucrânia não fazer parte da Otan. Pelas declarações do presidente ucraniano já concordou e não a fazer mais parte da Otan. Objetivo alcançado Agora militarmente ações russas com soldados jovens sem experiência, e usando equipamentos desatualizados acredito que a Rússia se desfez de um grande arsenal de estoque que custa caro para manter. Oriundos de décadas passadas. Ou seja a Rússia sabia o resultado de mandar tropas sem equipamentos modernos e sem treinamento adequado. Fez sim um cálculo que perderia muitos soldados mas não se… Read more »

Rinaldo Nery

Então o Exame de Situação não foi muito bem feito. A Inteligência russa falhou.

Jose

Bom…na foto e vídeo não é um mig ???

Henrique

Interessante notar que esses Flanker não usam drop tanks, eles carregam tanto combustível interno que se torna desnecessário combustível extra? Mas até o F-15 que carrega grande quantidade de combustível interno emprega drop tanks, por que os Flanker não?

MIGUEL

Out of Topic : ja temos o desenho dos submarinos AUKUS da Marinha da Australia, mais uma vez será um derivado de um submarino convencional da classe Colins de acordo com o site :
https://www.navalnews.com/naval-news/2022/04/april-fools-no-the-aukus-submarine-is-not-leaking/

Todo mundo seguindo o exemplo Brasileiro, eles vão operar em 2050.

Bardini

Rapaz…
.
Nem vou falar nada, kkkk…

Alexandre Galante

Foi brincadeira de 1 de Abril.

Inimigo do Estado

Verdade, se a Rússia tivesse botado tudo abaixo como fez os EUA no Iraque, matando mais de 200 mil civis, já teria conquistado a Ucrânia.

OJFL

Os Estados Unidos não colocaram tudo abaixo. Eles inclusive tiveram muito cuidado para não destruir alvos civis, ao contrário do que a Rússia está fazendo, atacando prédios residenciais indiscriminadamente. E ainda assim a Rússia não conseguiu conquistar a Ucrânia. Sei que existe muito anti-americanismo no Brasil, mas não é preciso inventar coisas que não ocorreram para criticar os Estados Unidos.

Nilton L Junior

É provável que ainda alguma coisa da força aérea Ucraniana, em algum aeródromo perto da fronteira com a Polônia, mas com enorme restrições para entrar em combate como por exemplo apoio as tropas em solo, ou talvez tenha sido incapacitada totalmente.
O fato concreto e objetivo é que tanto Rússia e Ucrânia vão sair desse conflito com suas forças armadas com aperfeiçoamento em todas as esferas de suas doutrinas de defesa.

Last edited 2 anos atrás by Nilton L Junior
Ivanmc

Foi um laboratório para a Rússia, essa operação militar.

Datafire

Foi um laboratório para a NATO, Japão, Republicas Russas independentistas, até mesmo para Taiwan. Não falar das percas, que se sabe são elevadas, mas toda a doutrina russa de combate, moral, disciplina, estão a dar informações preciosas para possíveis adversários. A Rússia, conseguiu com isto: Encolher a sua. já fraca, economia em 11%, apenas este ano. Tornou a Ucrânia dividida, num país unido e muito mais próximo da EU e USA. “Empurrou” a Finlândia e Suécia para a NATO, ainda este verão. Existe uma real “fuga de cérebros” do país, que irá refletir-se durante anos na capacidade russa de inovar.… Read more »

Ivanmc

É um raciocínio. A verdade na mídia ocidental corporativada, deve estar longe da realidade para nós.
Aqui também temos esse problema de fuga de cérebros… Economia arrasada, maior inflação dos últimos 28 ou 24 anos…
É complicado.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Nilton L Junior

Meu caro esse papo da Russia quebrada é de onde mesmo?? a realidade esta mostrando o contrário, o rublo esta em recuperação e para a incompreensão de muitos a europa pagou até agora a Rússia 35 bilhões de euro pela compra de gás e petróleo.

Nilton L Junior

Para a Ucrânia também.

Ivanmc

Sim. Com certeza, um humorista acabou com o país. Enquanto a Rússia não colocar as mãos nele isso não vai acabar, eu creio.

Nilton L Junior

Ivan não faz sentido para Rússia colocar a mão no Zé Lelénsqui, o cenário provável, perda de território, crise econômica e crise dos refugiados, a tal solidariedade européia vai passar logo logo quando a conta começar a chegar pra Poloneses depois para França e por fim Alemanha, isso vai pra conta do comediante.

Ivanmc

Isso é verdade.

RENAN

As duas guerras mais recentes mostra claramente a necessidade do Brasil ter e em grandes quantidades armamento anti tanque e anti aéreo portáteis de até 5km de alcance aos milhares. Permeado por todo o território nacional e não estar acumulado em depósitos que são os primeiros alvos de guerra Outra necessidade é ter drones de observação e ataque aos milhares tornando o Brasil muito difícil de ser dominado. Pois além do território enorme estás armas causa grandes danos econômicos aos invasores. Destruindo equipamentos caríssimos com um artefato relativamente barato. As doutrinas da segunda guerra mundial será útil apenas nos confrontos… Read more »