Aeronaves KC-390 Millennium, A-29 Super Tucano e VC-99 Legacy representam o Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, de 5 a 10 de abril, da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), em Santiago, no Chile. As aeronaves KC-390 Millennium, A-29 Super Tucano e VC-99 Legacy representam a FAB no maior evento do setor aeroespacial da América Latina.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, conheceu as instalações do evento nesta terça-feira (05). “Estamos aqui representando produtos nacionais, o que é motivo de orgulho. Nossa comitiva vai se dividir de acordo com as áreas de interesse, visitando estandes e interagindo com empresas”, disse o Comandante no primeiro dia da feira.

A Esquadrilha da Fumaça realizará demonstrações em todos os dias da feira e a expectativa é de uma grande presença do público no fim de semana, quando visitantes em geral poderão entrar no Aeroporto Internacional de Santiago para acompanhar as atividades aéreas. “É um grande privilégio para qualquer piloto representar o seu país, representar a sua Força. É uma felicidade imensa ter o apoio de toda a FAB pra mostrar o que o Brasil tem de melhor”, destacou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira.

Uma das aeronaves KC-390 Millennium do 1º Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus, que realizou o transporte dos militares brasileiros para o evento, também está exposta para demonstrar suas capacidades. “O que trouxemos para a FIDAE foram algumas das configurações operacionais da aeronave, como a Evacuação Aeromédica (EVAM) com uma cápsula de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN); a Busca e Salvamento com uma posição para o observador SAR (do inglês Search and Rescue); e reconfiguração rápida de carga para passageiros”, explica o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, Major Aviador Daniel Elias Souza.

Para chegar ao Chile, as aeronaves da FAB realizaram a travessia da Cordilheira dos Andes em formação e, a partir do KC-390 Millennium, foi possível registrar os A-29 Super Tucano durante o voo.

 

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Segio

poxa, que legal. A esquadrilha da fumaça vai dar um show lá. Alguém se lembra das cores antigas dos tucanos?

RPiletti

Na primeira apresentação que presenciei deles as cores eram essas aí…

Leandro Costa

Idem. E por mim eram mais bonitas do que as de hoje.

Camargoer.

Olá Leandro. Creio que era a mesma pintura dos aviões anteriores ao T27. Esta pintura predominante em verde e amarelo foi adotada pelos A29

Leandro Costa

Oi Camargo. ‘Mazomenos’ hehehehe. A pintura dos T-6 era branca, azul e vermelha, com formas meio rajadas de vermelho num fundo branco com contornos azuis pelo que me lembro, mas os Fouga Magister do EDA eram azuis, verdes e amarelo com certeza, mas operaram por pouco tempo no EDA. Quando vier ao MUSAL com sua filha vai poder ver tanto o T-6 do Cel. Braga mas cores da EDA quanto um Fouga Magister também nas cores da EDA. Se não me engano só usamos os Magister para a esquadrilha da fumaça mesmo. E vai ficar impressionado de como ele é… Read more »

Leandro Costa

Agora no computador ficou mais fácil de exemplificar com imagens.

Lindo ‘Têmeia’ da EDA.

Leandro Costa

Fouga Magister da EDA

Luiz Blower

A pintura azul, verde e amarelo foi usada antes nos T-27, depois que abandonaram o vermelho que, a despeito de ser clássica, não tinha nada a ver com Brasil. Quando entraram os A-29 a única mudança foi a bandeira do brasil na cauda.

Leandro Costa

Bem lembrado, Luiz.

Rinaldo Nery

Negativo. Os T-27 também foram pintados de verde e amarelo. Quem bolou esse esquema de cores foi o De Oliveira.

glasquis7

Quando estão no Chile voam junto com os Halcones. Até compartem alguma manobras. A “bomba” por exemplo, é uma manobra dos Halcones adotada pela Fumaça. O intercâmbio entre ambas forças é muito grande.

Rinaldo Nery

Não acho q a “bomba” foi inventada pelos Halcones e copiada pelo EDA. Acho que não procede.

glasquis7

O senhor acha. Eu não postaria algo assim se não tivesse certeza.

Rinaldo Nery

Então posta a fonte….

glasquis7

Estou procurando. Foi uma matéria da Globo numa das visitas da Fumaça ao Chile. Tal vez o senhor consiga encontrar antes que eu.

Silvano

Daqui a pouco tu vai dizer que a batida de falta Folha Seca foi ensinada ao Didi do Botafogo por algum jogador do Cobreloa.

glasquis7

A baixa auto estima deve doer muito em vc… Tal vez exista tratamento pra isso.

Silvano

Não tenho baixa auto estima, teu problema aqui é tua mania de grandeza…só isso… dá um pouco de pena, um país que abriga uma feira como a Fidae, não ter nada fabricado localmente para expor ao mundo.

glasquis7

.

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
glasquis7

dá um pouco de pena, um país que abriga uma feira como a Fidae, não ter nada fabricado localmente para expor ao mundo.”

Vc disse que um dos Hercules que EEUU doou ao Chile foi o que se perdeu a caminho da Antártica. Pois bem. O acidente foi em 2019 e a doação foi em 2021. Então tá aí. Chile fabrica “maquinas pra viajar no tempo.

A baixa auto estima deve doer muito em vc… Tal vez exista tratamento pra isso.

glasquis7

Não tenho baixa auto estima, teu problema aqui é tua mania de grandeza…”

E em que momento se manifestou a minha “mania de grandeza”?

Quando eu disse que o KC 390 é um produto muito caro para o Chile?

glasquis7

https://www.youtube.com/watch?v=2AF6uwc9tWE

Min. 1.56

Daqui a pouco eu ia dizer o que mesmo…???

A baixa auto estima deve doer muito em vc… Tal vez exista tratamento pra isso.

glasquis7

Obrigado Roberto, por mais que eu procurasse, nunca ia encontrar a matéria sem a sua ajuda.

Rinaldo Nery

Não existe essa matéria. Tive 4 chefes ex Fumaceiros, na AFA, entre 1991 e 1994, e ninguém me disse isso. Os 4 que me ensinaram a voar no dorso na ala.

glasquis 7

Existe sim. Até postei o link.

glasquis7

Em tudo caso, o senhor deve ter contatos na FAB e até na Fumaça que possam esclarecer isso.

Rinaldo Nery

Tenho companheiro decturma que foi cmt do EDA. Neves Neto.

glasquis7
Rinaldo Nery

Desculpe, quem afirmou foi o repórter. Tive seis companheiros de turma Fumaceiros. Um voa comigo na Azul. NUNCA disseram isso. Desconheço.

glasquis 7

” Tive 4 chefes ex Fumaceiros, na AFA, entre 1991 e 1994″ Isto é matéria recente. Essa manobra a Fumaça adotou depois de 2015. “NUNCA disseram isso. Desconheço.” E por que diriam, é um costume falar pro senhor todas as manobras adotadas? “Desculpe, quem afirmou foi o repórter.” Então, o senhor acha que ela inventou essa informação? Não seria possível ela ter recebido essa informação da própria Fumaça? A troco do que ela inventaria uma informação como essa, pra puxar a sardinha pro lado dos Halcones? O senhor postou que a informação não procedia e eu disse que era verídica.… Read more »

glasquis7

Já postei Cel. O Amigo “Roberto”, muito prestativo, achou e postou o título da matéria.

Deve demorar a aparecer pois a moderação, no caso dos meus comentários, segura eles por horas.

Cadillac

Um oficial da FAB contestando suas afirmações vs a palavra de um repórter. Fica evidente quem é que tem mais credibilidade no assunto. Pra alguém que só sabe spammar sobre auto-estima, lhe deve faltar muito pra querer forçar essa.

glasquis7

É, vc está certo, me falta auto estima e a matéria é falsa, eu a forjei no YT pra diminuir minha baixa auto estima.

Tallguiese

Prefiro as cores antigas do F-20 nos tucanos. Muito mais bonitas!

Grifon Eagle

Brasil acima de tudo!!!

Silvano

Despiorando de forma visível. São Paulo com super movimento, bares antes fechados, agora com música ao vivo, lotados. Tirar obrigação de máscara foi outra sacada genial, isso contribuiu muito para isso também. Construção civil vindo forte. Desemprego de um dígito ainda este ano. Esse KC-390 tá lindo, viva a Fidae.

Silvano

Falei com um campanha hoje, ele é do ramo, me deu uma fita: O cara de Pinda não é amador, ele sabe que o cara de Garanhuns vai desistir. B na frente na espontânea, e essa é a mais importante. Hugs.

glasquis7

Falei com um campanha hoje, ele é do ramo, me deu uma fita”
Aí mano te deu uma fita mesmo? Coloca no cabelo então, quem sabe assim melhora a tua auto estima.

A baixa auto estima deve doer muito em vc… Tal vez exista tratamento pra isso.

Silvano

A Embraer poderia ter levado o Gripen, pensei que fossem levar, já está voando normal, não entendi.

Só uma exposição estática e já seria suficiente para atrair muita atenção.

A SAAB com um avião aqui no Brasil e fica transportando maquete de madeira pra cima e pra baixo.

Henrique

Saab levou o mockup. Gripen só daqui umas 2-3 Fidae

Wellington Góes

O Gripen E, mesmo com a participação da Embraer, por exigência da FAB/GF, não o torna um produto da empresa.

glasquis7

Lembro que na década de 80 a FIDAE era feita em Cerrillos… Como cresceu!

André Sávio Craveiro Bueno

Base Aérea El Bosque? lembro de ter lido em alguma, na verdade algumas, revistas Flap da época.

glasquis7

Também foi realizada lá. Santiago tinha 3 bases aéreas de grande porte. El Bosque, Cerrillos e Pudahuel e tem mais 2 de pequeno porte.

André Sávio Craveiro Bueno

Obrigado amigo.

glasquis 7

Aqui uma das FIDAE feita em Cerrillos

https://www.fgmedia.cl/fidae-1996/

Hoje essa base aérea é um parque aberto ao público e abriga o museu aeronautico.

Andre

Quem sabe na próxima o F39 não da as caras por lá…

Filipe Prestes

Lembro que o Chile tinha uma carta de intenções por até 6 unidades do KC-390 e desde então o assunto morreu. Cessou o interesse e eles provavelmente irão de C-130 usados novamente?

glasquis7

Já foi. O Chile aumentou a sua frota de Hercules de 4 pra 7 aeronaves. A logística pra operar o Hercules já está estabelecida na FACh. Mudar de doutrina para um KC 390, seria muito custoso pro Chile e neste momento, em que o Hercules continua a operar (e continuará por muitos anos) não se justifica o investimento. Peças, suporte, etc. são fáceis de encontrar no mundo inteiro e a um custo atraente. Imagino que o Millenium tenha um custo de operação e principalmente de manutenção, bem mais alto. Temos que lembrar que o orçamento da FACh não chega a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
Equilibrium

Tá maluco? o custo operacional do KC-390 é menor do que o do C-130. Tem o menor custo de ciclo de vida também.

Silvano

Deixa ele pra lá.

glasquis7

Deixa ele pra lá.”

Poderia vc fazer isso.

glasquis7

Então, poderia mostrar quanto custa operar um KC 390 e quanto custa Operar um C 130?

Quanto custam as peças do C 130 e quanto custam as do KC 390?

Tutu

Dentro da concepção do projeto do KC-390 constava se eu não me engano que ele deveria obrigatoriamente ter um custo de manutenção inferior ao do C-130J.

Leandro Costa

Tutu, facilidade de manutenção seja por comunalidade de peças com as outras aeronaves (E-Jets) da Embraer não significa que de fato seja mais barato que o Hércules. Pode ser mais barata que a manutenção dos nossos Hércules aqui no Brasil por serem modelos mais antigos, mas esse valor certamente vai variar de país para país, e considerando quantos C-130J’s e até modelos mais antigos foram fabricados… é bem difícil concorrer na maioria dos casos. E isso certamente não faz da manutenção do KC-390 como sendo cara, apenas não ser mais barata, na maioria dos casos, do que o C-130.

glasquis7

O Chile não opera C 130 J. Apenas 4 C 130 H e 3 KC 130 R. Todos eles de segunda mão e comprados (exceto os dois doados por EEUU) com peças sobressalentes para reposição. Não há como o Millenium ser mais econômico que os C 130 da FACh. Combustível, velocidade e peças não são as únicas variáveis nessa equação de custos de operação. A Lockheed Martin tem um escritório técnico em Santiago dando assessoria direta à FACh através de ENAER. Esta logística se estende aos F 16. Os esforços e os custos de estabelecer este tipo de logísticas não… Read more »

glasquis7

Tá maluco? o custo operacional do KC-390 é menor do que o do C-130. Tem o menor custo de ciclo de vida também.”

Então, dados que corroborem a sua afirmação ou é só achismo?

Sensato

Segundo estimativas da FAB e da Embraer, relatadas no trabalho de Cassio Garcia Ribeiro intitulado “Desenvolvimento tecnológico nacional : o caso KC-390”, disponível no site do IPEA, os custos de ciclo de vida do KC390 serão entre 20 e 30% menores que de qualquer outro avião da mesma classe.

Creio que o fato de usar usar motores comuns na aviação civil e em menor quantidade deve contribuir pra isso já que a manutenção de motores geralmente é um custo importante na operação de aeronaves.

Carlos Campos

o C390 foi feito para ter o mesmo custo de operação de C130 novo, afinal o Brasil não esbanja dinheiro, as peças mais caras são feitas nos EUA mesmo lugar de onde vem o C130. se destaca por ser mais rápido e levar mais carga.

glasquis7

 afinal o Brasil não esbanja dinheiro,…”

Não???

Carlos Campos

Não

glasquis 7

Dá uma revisada nas tuas contas: Arpia, VLS, A Darter,… Tem uma listinha pra vc revisar

Sensato

Todo país que projeta e constrói alguma coisa tem uma lista de projetos que deram certo e outra de projetos que foram cancelados.

Silvano

KC-390 é uma aeronave nova e de última geração.

Chile gosta de equipamentos vintage.

glasquis7

É verdade. O Chile opera Submarinos vintage, Fragatas vintage F 16 Vintage, 200 Leopard 2 A4 Vintage, 24 A 29 Vintage e por aí vai. O curioso é que tem quem gaste fortunas pros franceses ensinar como construir submarinos vintage desses que o Chile opera há 17 anos… Loucura né? Tal vez o Chile prefira o equipamento vintage pra manter sua frota operativa. Tem quem prefira fragatas atuais que nem navegam de tão novas, em fim. O Chile opera C 130 por que é o que pode operar. Não pode se dar ao luxo de ter equipamento atual que fica… Read more »

Silvano

Aquele C-130 que o Chile recebeu dos EUA e veio todo bonito e pintadinho – aqui era tratado como exemplo de boas compras – foi o que se desintegrou rumo a Antártida, seu primeiro voo foi em 1978. Vintage tem seu preço. O Chile é um país limitado industrialmente, então ou compra barato e usado, ou novo de prateleira em pequenas quantidades. O Brasil paga mais caro, mas quer ao menos gerar empregos aqui dentro, e claro, aprender um pouco do processo de produção, de tecnologias que não domina. O Brasil tem um acelerador de partículas em Campinas, o Sirius,… Read more »

glasquis7

“Aquele C-130 que o Chile recebeu dos EUA e veio todo bonito e pintadinho – aqui era tratado como exemplo de boas compras – foi o que se desintegrou rumo a Antártida, seu primeiro voo foi em 1978. Vintage tem seu preço.” Perdido no tempo e no espaço: Acidente com Hercules a caminho da Antártida: 9 de dezembro de 2019 EEUU doa 2 Hercules ao Chile: 3 de Maio de 2021. Ou seja, o Chile perdeu um Hercules antes de tê-lo recebido. Até pra mentir tem que saber as datas em que as coisas acontecem. “O Chile é um país… Read more »

Silvano

Não sabe ler o pagas migué?? estou dizendo que o C-130 “lindão” foi fabricado em 1978. Era um sucatão voador, essa é a verdade. Aqueles dois que o Uruguai comprou da Espanha estão anos luz desses doados pelo seu amiguinho EUA. Sobre o super poder industrial do Chile, bom: militares chilenos já visitaram Itaguaí, onde se fabrica o Riachuelo, e também uma comitiva de militares chilenos já foi em Santa Cataria, no estaleiro das Tamandaré. Em suma, vieram fazer o que por aqui? tomar caipirinha e comer churrasco ou sondar uma possível compra? Navio de 40 anos contra um zero… Read more »

glasquis7

“Não sabe ler o pagas migué??” No teu caso é só migué. ““Aquele C-130 que o Chile recebeu dos EUA e veio todo bonito e pintadinho – aqui era tratado como exemplo de boas compras – foi o que se desintegrou rumo a Antártida,” Sim, claro. Tenta consertar a mentira no grito agora. Não lembro de ter falado sobre o Chile ter algum “super poder industrial”. Quem está falando é vc. “Navio de 40 anos contra um zero bala…” Não sabia que a MB tinha incorporado um navio “zero bala” nestes últimos anos. “Sobre o super poder industrial do Chile,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
Willber Rodrigues

BR falando que o Chile gosta de equipamentos vintage chega a ser engraçado…
As Niterói, Leopard1A5, Cascavel, F-5 e A-4 são dos anos 2000, né?

Silvano

É que eles são a “super potência”.. da região, e são cheios de material vintajão, sim. Vou lhe dar a fita, o Chile não suporta uma guerra prolongada, veja o caso da Rússia, os motivos são dois. O país é muito pouco industrializado, e pouco capaz de produzir alimento de forma sustentada por muito tempo. Argentina tem mais chances que o Chile numa guerra prolongada contra eles, tanto a Argentina tem muito mais poder industrial que o Chile, como são capazes de produzir alimentos de forma sustentada. Não adianta ter Leopard, se o soldado que está dentro não tiver o… Read more »

Silvano

Não adianta dar negativo, parceiro, tem que argumentar. O Brasil vendia carne para os aliados na segunda guerra mundial, foram erguidas verdadeiras cidades por ingleses e americanos onde só existia selva no Mato Grosso, escolas, igrejas, parques, casas, tudo. A finalidade era uma só, produzir alimentos para seus soldados, principalmente carne. Argentina tem essa capacidade, o Chile não tem. Por fim, olha a população do Chile e olha da Argentina, isso conta e muito, essa coisa de tanque e avião super trunfo só existe em canal caça likes. Argentina tem míssil Tow, e o Peru tem o Kornet. Você acha… Read more »

glasquis7

“Por fim, olha a população do Chile e olha da Argentina, isso conta e muito, essa coisa de tanque e avião super trunfo só existe em canal caça likes.”

É. tem tanque super trunfo, spike super trunfo, Fuzis super trunfo, Munição super trunfo, Marder super trunfo, Obus super trunfo, Caças super trunfo, Misseis super trunfo, Capacidade BVR super trunfo, AWACS e Guerra Eletrônica Super Trunfo, Fragatas super trunfo, submarinos super trunfo e por aí vai… Tudo super trunfo.

Entenda, quando uma Força está repleta de “super trunfo” se chama SUPERIORIDADE.

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
glasquis7

olha a população do Chile e olha da Argentina, isso conta e muito,”

Fala isso pros ingleses.

Marco Venâncio

Tá reclamando de negativada mas não era você que falou que dava negativo pra quase todos os comentários nos três sites?

Flanker

Hehehehe…bem isso. Ele diz que negativa todo mundo sem sequer ler os comentários. E depois, não gosta quando negativam ele. Mentalidade 5a série total!

Leandro Costa

As chances de ser uma guerra prolongada pelo canal de Beagle, por exemplo, um objetivo claro e definido, seria difícil para os Argentinos. Enquanto que o Chile tem condições de manter as vias de comunicação marítimas abertas para poder importar o quanto quiser de comida e munições, eles ao mesmo tempo conseguem bloquear as vias marítimas Argentinas. Teriam completo domínio do ar e podem fazer uso de tropas aonde quiserem, ao mesmo tempo negando essa capacidade à Argentina. A economia Chilena sendo bem mais forte, também suportar esse tipo de atividade por mais tempo. A Argentina não. Felizmente a possibilidade… Read more »

Willber Rodrigues

A Argentina tá a 40 anos pulando de uma crise econômica pra outra, vivendo desindustrialização e inflação galopantes. Suas FA’s praticamente não compram nada novo a quase 30, anos, e quando tentam comprar, a Inglaterra e o resto do Ocidente barram qualquer equipamento. Eles não tem NENHUM submarino operante, a meia dúzia de navios que tem são tão velhos quanto as Niterói, e os pouquíssimos caças que possuem não sabem o o que é uma modernização desde a Guerra das Malvinas. Argentina não tem condições nem de fazer guerra contra o Uruguai, que dirá tentar algo contra o Chile. Menos… Read more »

Felipe Morais

Silvano, quando, em uma discussão, seu argumento é plenamente refutado, você recolhe o chapéu e espera a próxima oportunidade.

Insistir no erro não é inteligente. Mudar de assunto não é honesto.

Você falou especificamente dos equipamentos. Criticou as aquisições chilenas. Ponto. Foi plenamente refutado. Ponto.

Não mude de assunto falando da capacidade do Chile de se manter em um conflito. Tem que ter humildade para reconhecer que seu argumento foi mais fraco que o contra argumento.

Silvano

Equipamento chileno?? rapaz, eles compraram o Leopard, e na sequência o Peru comprou o Kornet, a Argentina tem o TOW. Não sei se sabes, o Astros tem um tipo de submunição anti carro e que se guia pelo calor. Você lança um foguete cheio delas, a medida que caem de paraquedas, buscam fontes de calor, ou seja, viaturas, quando detectam, o paraquedas se desconecta e elas vão direto nessa fonte térmica. Os argentinos entram marchando no Chile, o Chile não tem o chamado poder de “durar na ação”… plenamente refutado com o que?? por alguém que nunca leu um manual… Read more »

Felipe Morais

Como eu disse, mudar de assunto é desonesto.

Seu comentário não tem nada relacionado ao meu comentário e, muito menos, com o seu comentário inicial, em resposta ao Glasquis, sobre o qual eu me referia.

Silvano

Willber Rodrigues, o Brasil tem “massa”, força bruta, nenhum, absolutamente nenhum país sul americano tem essa capacidade que o Brasil tem, em caso de conflito regular contra qualquer um, o Brasil ganha pelo princípio da massa, peso específico muito maior.

glasquis 7

É, a conversa era o por que o Chile não tinha avançado no programa KC 390 e nem entendo de como chegou a “quem a tem maior.”

Tem ególatras que precisam de autoafirmação… sei lá, deve ser difícil viver com baixa auto estima.

EduardoSP

Nós somos mesmo uma baleia.

Silvano

Vietnã também era uma baleia, e magra, muito magra mesmo. Deu no que deu.

Willber Rodrigues

Uma hora você fala que a Argentina conseguiria peitar o Chile ( spoiler: não conseguiria ). Agora, fala do Brasil.
Tú não falava de Argentina X Chile?

Silvano

Não falo que a Argentina consiga peitar o Chile, digo que os argentinos entram marchando no Chile… com o que eles têm, dá e sobra. Chile não fabrica nada relevante do ponto de vista militar, incapaz de produzir alimentos de forma auto sustentável.

Numa guerra suja no terreno, a Argentina se garante por muito mais tempo.

Argentina vendia armas leves para países da América Central no tempo das guerras de guerrilha, era coisa simples, morteirinho, granada de mão, mas era o suficiente, quem pagava eram os EUA.

Leandro Costa

Eu que negativei de novo. Se quiser que eu explique, de novo, eu explico.

glasquis7

Não falo que a Argentina consiga peitar o Chile…”

Ué! Mudou de opinião assim tão rápido?

Vá se tratar.

Ler um pouco de historia ajuda a não postar delírios como os seus.

https://www.lanacion.com.ar/opinion/martin-balza-chile-hubiera-ganado-una-guerra-nid555130/

glasquis7

Um dia entenderei aquela fixação que vc tem em desmerecer o Chile…

Isso por que eu estava quieto. O cara me persegue há anos. Alexandre, Montenegro, Thiago, Silvano, Maria… Esses mesmos que se eu mostrar alguma coisa positiva do Chile se sentem ofendidinhos e me acusam de “desmerecer o Brasil”.

KKK

A baixa auto estima deve doer muito em vc… Tal vez exista tratamento pra isso.

Willber Rodrigues

“Não falo que a Argentina consiga peitar o Chile, digo que os argentinos entram marchando no Chile… ”
Primeiro, tú fala que a Argentina poderia vencer o Chile. Depois, mete o Brasil no meio e, por último, fala que a Argentina não conseguiria peitar o Chile, mas os argentinos poderiam entrar marchando no Chile…
Tú quer muito é r0l@ e não tá sabendo pedir…

Reinaldo Deprera

No último dia da FIDAE teremos 2 Gripens sulamericanos fazendo um único rasante. O suficiente para que haja uma epidemia de catapora no Chile.

Save Ferris 😎

Yuri Dogkove
Rodrigo Maçolla

Já foi noticiado aqui amigo

Bueno

KC-390 FAB2856 Corntado o Brasil, Voando de Boa Vista ao Rio de Janeiro 3.400km

FAB2856 Foi para os EUA no dia 04/04/2022

https://www.flightradar24.com/ZEUS27/2b6c0393

Last edited 2 anos atrás by Bueno