VÍDEO: Decolagem dos caças F-39E Gripen da FAB de Navegantes (SC) e chegada a Gavião Peixoto (SP)
Os dois primeiros caças F-39E Gripen de série da FAB decolaram hoje à tarde de Navegantes (SC).
No aeroporto as aeronaves passaram por preparações antes de decolarem em direção Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Que esta decolagem seja seguida de muitas e muitas outras mais.
Definitivamente o lugar deles é no ar… E não em navio ou sendo arrastados pelas ruas..
Como voam… Lindo demais ! Heheh
É uma delícia o som com o efeito Doppler.
São pilotos nacionais pilotando?
Mesma dúvida que a minha.
Sim.
Gustavo de Oliveira Pascotto.
Ramon Santos Fórneas.
Esses foram os dois primeiros pilotos da FAB que foram para a Suécia, lá em 2014, para receber treinamento no Gripen. Tu tens certeza que eram eles ali, hoje?
Como imaginei, os pilotos nesse primeiro voo não foram os que você citou. Foram o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos e o Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres.
São dois pilotos que estavam em treinamento na Suécia.
Sim, no último dogfight foi provado com os F-5 que os nossos pilotos são os melhores
Gustavo de Oliveira Pascotto.
Ramon Santos Fórneas.
Pascoto é o atual cmt do 1° GDA, e não era ele um dos pilotos.
Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos e Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres.
Eba, mais dois protótipos… De repente agora a coisa avança.
De protótipo em protótipo vamos montando um Elephant Walk…..
Será uma “Flea Walk”
E isso aqui é um “vira-lata walk”
Tiraram os Phalanx dos aviões?!?!?!
Que absurdo!!!
Vai ver tiraram os Phalanx dos Gripen para colocar no HMS Ocean que veio sem! Nesse caso é justificável.😂
Hehehehe…boa!
Também tiraram o IRST, os pneus, mudaram o canopy, vou reclamar na concessionaria.
É impressão ou Foi utilizado potência militar, pós-combustor nestas duas decolagem ?
Putz!
Sim, usaram PC.
Sim, decolagem com PC é o usual.
Caro Nunão
Acredito que usaram PC só pra sentir o prazer da potência do motor. Porque se levaram 50 minutos até Gavião Peixoto (563 km em linha reta), voaram a cerca de 600 km/h.
Por favor, me corrija se estiver errado.
Abraço
João, o PC raramente é usado por longos períodos de tempo.
Mesmo porque PC só serve da dar um buster e depois desliga, senão o combustível vai embora de um só vez, sem falar na manutenção dos motores depois. É por isso inclusive que a capacidade de voar supersônico sem PC é muito bem vinda
Caro Leandro
Não me expliquei direito. Claro que PC é por pouco tempo. O que quis dizer é que se iam voar a 600 km/h, pra que decolar com PC?
Como o Gripen possui supercruzeiro, poderiam ir a uns 1.000 km/h (nem falo em 1.200 km/h).
Além disso, as aeronaves estavam “leves” e a pista (1.700 metros) possui mais de 3 vezes a distância mínima para a decolagem (500 metros).
São dúvidas que perguntei ao Nunão. Se o comandante Rinaldo Nery estivesse por aqui, poderia esclarecer.
Abraço
Usaram PC porque é praxe em decolagens de aeronaves que contam com esse dispositivo em sues motores. Decolam mais rápido, sobem mais rápido, alcançam altitude prevista para o voo mais rápido, …
Decola SEMPRE c PC. Ao atingir 300 KIAS tira a PC. Ao atingir o nível de cruzeiro reduz p potência de cruzeiro correspondente ao nível escolhido. Lembrar que a pista de Navegantes tem 1791m. Quanto mais cedo sair do chão (Vliftoff) melhor.
Obrigado comandante. Gostei do “quanto mais cedo sair do chão melhor”.
Abraço e bons vôos
Bem, agora todos temos boas respostas hehehehehe
João, a PC é usada nas decolagens e para alterar a velocidade de forma acentuada e rápida. Nesse caso, eles “desligaram” a PC assim que alcançaram a altitude e velocidade pretendidas para o voo de traslado até GPX.
Tira a PC ao atingir 300KIAS. Isso acontece logo. E mantém 300 KIAS até nivelar. Depois reduz novamente.
Caro Rodrigo
Nem precisava, mas é igual quando a gente dirige um carro potente pela primeira vez. Na primeira acelerada a gente quer ver como é a arrancada.
Abraço
kkk…, compreendo 🙂
Potência Militar.
Potência militar é diferente de PC.
É lógico
Entao, por que tu escreveu potência militar??
Nossa ! E com o preço do combustível !
Rodrigo, potência militar é a potência máxima sem acionar a pós-combustão.
Esquenta não !!!
Ainda faltam 33 !!!
Bora que tem muita faina pela frente !!!
Isso é só o começo!!!💪👍🇧🇷🚀
Erro crítico nesse voo: ninguém avisou os pilotos que pra chegar em Gavião Peixoto tem que passar aqui em BH, preferencialmente em baixa altura, não? Quem sabe até uma escala na Pampulha? Só por segurança de voo…
Mas nem em Curitiba passaram! E olha que dava pra passar baixinho aqui e dar um susto legal no pessoal… rsrsrs
Faz tanto tempo que não vem um caça pra BH que a gente desacostumou, quando os Skyhawk vieram esses dias teve gente achando que era o fim do mundo por causa do barulho hahahhahahah
Virou cidade pequena. 😀
Tenho esperança que apareçam aqui pela BASC para o dia da caça heheheheh
Espero que sim, deve ser show ver ele de perto. Lembro a ultima vez que eu fui num Portões Abertos/ Domingo Aéreo da Pampulha, num dos últimos, senão o ultimo que teve lá, 2008 ou 2009. (Com a saída do CIAAR de PLU, teve alguns no PAMA-LS) O rasante do AMX (se eu me lembro bem) foi o que alavancou o interesse por aviação no meu eu de 8 anos. Com F39, MRTT, KC390, etc., rapaz, vou tentar ir no de Pirassununga ou Anápolis.
Alô FAB, Pampulha tá aí ein…
Opa BK117, e porque não aqui em SJCampos, que tem uma fábrica da Embraer? kkkkkkkkk A FAB bem que poderia fazer uns voos de demonstração desse novo caça nas principais capitais para mostrar à população aonde o dinheiro dos nossos impostos estão sendo usados, e nesse caso do Gripen, muito bem usados por sinal. Não tenho dúvidas que para a realidade orçamentária do Brasil, o Gripen foi a melhor escolha! Rafale e Super Hornet são mais poderosos, levam mais armamentos? Até sim, mas capacidade de carga bélica é apenas um dos quesitos a serem avaliados. Custo de aquisição, custo de… Read more »
O negócio é esperar voltar a ter Portões Abertos pra ver esse bichão de perto.
Sem duvidas foi a melhor escolha: tecnológico, relativamente barato de operar, feito para operar com infraestrutura mínima, robusto, e sem segredos.
Outros caças podem ter características superiores? Sim, mas o Gripen casa perfeitamente com nossas necessidades.
Fala isso não porque a galera do contra, fãs ou viúvas dos Fs e Rafale, irão chiar.
Tive a oportunidade de ver um M-2000 realizando pouso e decolagem aqui no aeroporto da Pampulha. O som do motor SNECMA é inesquecível. Numa segunda oportunidade de outra aeronave aqui em Belo Horizonte ocorreu o estrondo sônico. Estava na avenida que liga a cidade Contagem (próximo ao parque de exposições). Quando olhei para o céu o Mirage já estava próximo a Betim. Outro fato inesquecível. Agora, escutar o som da GE F414 e ver essa imagem deste dois deltas lado a lado no ar é emocionante. Não vejo a hora de conhecer essa máquina de perto. Que venha o segundo… Read more »
É isso aí, Motor General Electric F414 do F-18SH. Construído para aguentar todo e qualquer tipo de clima e intempéries.
Como é q vc sabe?
Porque eu fiz um curso Técnico de Manutenção de Aeronaves.
Ivan, você fez o GMP? O que achou? Pensando seriamente em fazer algo assim em um futuro não tão distante…
É muito bom, para quem gosta, o GMP, Grupo de moto propulsor é no segundo módulo depois do Módulo básico. No módulo básico que é o primeiro, você já conhece todos os motores de uma maneira geral. Logo, passando para o módulo GMP, aqui você se aprofunda em todos os motores utilizados pela aviação civil e comercial. Fiz a prova na anac 2x para passar nesse segundo módulo, tirei o CCT, certificado de conhecimento teórico, já começa a trabalhar de auxiliar de mecânico de aeronaves. Depois fiz o CEL e AVI. O mercado aqui no Sul está parado, eu fiz… Read more »
Obrigado pela resposta, Ivan. Ajudou bastante mesmo. Jovem eu não sou, mas a ideia de mudar de área veio justamente pela saúde hehehehehe
Até os Quero Quero foram pra cabeceira da pista acompanhar as decolagens!
kkkkkkkk
O avião é bonito demais! Pequeno e poderoso!
Não estão faltando os IRIS-T?
Estava procurando por eles? Um absurdo, depois de todos estes anos….
Mas será que não estão inclusos no pacote mais? Na apresentação da Suécia me parece que eles estavam presentes, ainda mais que deram aquela rebaixada no nariz da nave que gerou tanta controvérsia…..
Caro Daniel
Você está se referindo ao míssil Iris-T ou está confundindo com o IRST – Infra-Red Search and Track? Aquele sistema de busca e rastreamento que vai sobre o nariz da aeronave?
De qualquer forma, ambos podem ser instalados e desinstalados no avião.
Abraço
João, me desculpa é o IRST, e muito obrigado pela resposta…sou entusiasta e aprendo muito com vocês… desculpa a falha….
Maravilhoso!
Lindos!
Que venha os 72
Graças a Dilma. Talvez depois do ano que vêm o outro presidente compre mais.
Se a Dilma não tivesse jogado a gente em uma recessão por pura estupidez, corrupção e más decisões em praticamente todas as áreas do governo, mas principalmente na economia, talvez já tivéssemos condições financeiras de ter contratado o 2º lote e os MRTT já estariam entregues.
Se não tivessem arrebentado com nossa economia desta forma, talvez já estivéssemos debatendo é sobre entrar em algum programa em andamento de 6ªGen ou um 3º Lote de F-39.
Pelo mais 30 em lote adicional deve vir, especialemte com o “aquecimento” do cenário geopolítico internacional. Agora já seria interessante a FAB/Embraer pensando já em um UAV de 5ª geração para ser o wingman avançado dos Gripens
Pensar já estão pensando em algo mais ou menos nessa linha (não sei quanto à questão do “wingman”). Vamos ver se o projeto vai pra frente.
Tomara que seja real. Seria algo para substituir os AMX remanescentes, uma força de ataque/recon não tripulado. Que poderia operar de forma autônoma e também em “swarm” com os Gripen E/F fazendo a coordenação. Com o recrudescimento das tensões internacionais, algo pode respingar por aqui, especialmente ao norte da AS.
Imagino a alegria dos pilotos pilotar um caça 0
Se me permitem, publiquei extensa matéria mostrando o passo a passo desde a saída dos aviões da Suécia até a decolagem hj em, presencialmente, emNavegantes. Segue o link para quem tiver interesse em ler.
http://aviacaoemfloripa.blogspot.com/2022/04/o-futuro-chegou-caca-brasileira-ganha.html
Marcelo, parabéns pelo excelente trabalho que fizeram!
E adorei essa parte aqui:
“Segundo a Assessoria de Comunicação da FAB, mais uma dupla de aviões já está sendo preparada na Suécia para ser despachada ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano.”
Obrigado!
Será que a Suécia consegue entregar os outros 33 aviões antes do 5 geração que tá em teste na Turquia? Este também que é um contrato de transferência de tecnologia semelhante???
Quem é o felizardo que tá pilotando? É fabiano, ou sueco?
Dois pilotos brasileiros.
ORGULHO da nossa força aerea homens e mulheres muito qualificados, cuidando de nossas fronteiras e guardando nossa soberania.
Sensacional!
Top a qualidade da imagem!
Que coisa mais linda em! Ouvi o som deles aquii de BC extraordinário 😍😍
Os 2 pilotos pioneiros são o Tenente Coronel Cristiano de Oliveira Peres e o Major Abdon de Rezende Vasconcelos. Experiência inesquecível para eles….
Estão voando em formação bem fechada, mudança de doutrina com aeronaves novas.
Filho, é um deslocamento em tempo de paz. E, p voar IMC na ala (cruzaram formações na subida, dá p ver no vídeo a nebulosidade), tem q estar em CERRADA, ou seja, na ala. Quando atingir condições visuais, afasta pra ROTA.
Alguma imagem do pouso em Gavião Peixoto?
Que venha o restante para o Brasil tomar seu devido lugar no ninho!
Será que vai ser colocado o IRIST nessas aeronaves de série? Ou vão ficar desdentados?
Não vão ter IRST, nem WAD, nem toca-fitas Blaupunkt.
Realmente emocionante!
Seria um sonho ver nossa soberania levada a sério e ver uns 120 desses pelo Brasil!